11/08/2014

Adeus redes sociais, olá vida real... e outras coisas

Hoje ao fim da tarde vou desactivar a minha conta do Facebook, incluindo a página do blog. Desactivar, não apagar por completo. Será temporário, mas é um exercício que quero fazer. As razões são várias e aqui ficam algumas:

> O FB é aditivo. Eu nem me interesso muito por aquilo que os meus "amigos" postam no FB, mas dou por mim a ir lá ver sempre que estou na pausa entre pomodoros. Entro, vejo se tenho notificações, olho para as últimas publicações e saio. Não demoro mais de 1 ou 2 minutos, mas se multiplicarmos isto por várias vezes ao dia, é demasiado. E as pausas entre pomodoros devem ser usadas para descansar a cabeça...

> Não se aprende muito com o FB. É verdade que aparecem lá notícias interessantes e links para coisas giras, mas não é nada que eu não possa descobrir googlando, se estiver mesmo interessada em determinado assunto.

> Há muita inveja e comportamentos passivo-agressivos no FB. Desde pessoas a dizer mal nas costas umas das outras, até comentários completamente despropositados em fotos e status updates. Simplesmente, aborrece-me. 

> Sempre me irritou quando pessoas que não falariam comigo se me encontrassem na rua me mandam os parabéns pelo FB no meu dia de anos...


Além do facebook, continuo a perder demasiado tempo na internet. Por exemplo, ponho-me a pesquisar projectos DIY giros que gostava de fazer, como macramé e papier-maché, mas passo mais tempo a pesquisar, a ver, a ler, a tirar ideias, do que propriamente a fazer. 

O mesmo com blogs. Passo mais tempo a ler do que a pôr em prática as dicas úteis que leio. Decidi que, tal como como não vou eliminar a minha conta do FB, não vou eliminar blogs do meu Bloglovin. O que fiz foi adicionar alguns blogs de que gosto muito (no máximo de 10) ao The Old Reader e deixar o Bloglovin quieto durante uns tempos.

Por fim, apaguei de vez a minha conta no Flickr. A verdade é que já há mais de um ano que não a usava, desde que comecei com o Instagram... Em relação ao IG, adoro-o e é, sem dúvida, para continuar! Outras redes sociais que manterei são o Pinterest e o YouTube.

Em relação ao Facebook, não estabeleci nenhum período de tempo para fazer esta experiência... Quero estar sem Facebook pelo menos durante um mês inteiro! Vamos ver como corre!

Mas, afinal, qual é o objectivo de tudo isto? Eu não quero ficar incontactável nem desligada do resto do mundo! Continuarei a escrever no blog (que tem andado muito sossegado ultimamente, eu sei...), a postar fotos no Instagram, e quem sabe uns videos no YouTube. Continuarei a ler alguns blogs, a inspirar-me com o Pinterest e a fazer pesquisas no google sempre que queira saber mais acerca de algum assunto.

O que eu quero mesmo é mais tempo e mais espaço branco, tanto mental como físico. Quero acabar projectos, quero começar coisas novas, quero não fazer nada, e a verdade é que, como todos bem sabemos, a internet e as redes sociais roubam-nos isso...

Além disso, se tudo correr bem, vou começar uma nova aventura em setembro. Posso já levantar a ponta do véu... Sempre quis fazer uma segunda licenciatura e este ano finalmente candidatei-me através dos concursos especiais para titulares de cursos superiores. Vamos lá ver se entro... são poucas vagas... Alguém se atreve a adivinhar o curso a que concorri? É aqui no Algarve, claro...


E tu, alguma vez desactivaste a conta do Facebook? Como correu?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

32 comentários:

  1. Uhnmmmmmm dietética e nutrição ? Bj, Sofia Costa

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! Parabéns por essas decisões... Julgo que irás sentir muita diferença!! Eu nunca tive conta no Facebook: primeiro por uma questão de tempo (tenho dois filhos pequenos); depois porque não gosto que me controlem/vejam/acompanhem a minha vida e, por fim, se quero ter, falar e estar com os meus amigos, faço-o pessoalmente. Gastar minutos ou horas a andar a ver o que os outros fazem não condiz com a minha personalidade. E não me venham com a conversa de que é muito giro encontrar "amigos" antigos! O que disseste sobre o aniversário é tão verdade... Acompanho alguns blogs (talvez meia dúzia) e é só... se sou info-excluída? Talvez, mas muito mais feliz, tranquila, com tempo para dedicar àqueles que me são queridos... e com muito espaço mental!
    Espero que entres na tão desejada licenciatura!
    Beijinhos
    Alexandra

    ResponderEliminar
  3. Oi, Rita!
    Que texto sincero, gosto muito da forma como escreve. Faz uma ano e meio que tenho me afastado progressivamente do Facebook e, no mês passado, desativei de vez a minha conta. É libertador :)
    Não preciso prestar da minha vida para ninguém, nem acompanhar freneticamente o que os outros postam. Quem realmente importa, nos procura por email ou whatsapp, assim, tenho tido conversas lindas e produtivas com amigos que nem sempre vejo, mas que estão perto do coração.

    Um abraço, Rita! Boa sorte nos novos projetos :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita, eu também já desactivei a minha conta durante um mês.
    A primeira semana foi estranha. Apercebi-me que acedia ao FB de forma automática. Dava por mim a tentar abrir a página sem razão nenhuma e sem me lembrar que a tinha desactivado.
    Depois fechava a janela e ficava com a sensação que não tinha nada para fazer!!
    A seguir pensava nas vantagens de não ter FB e ia fazer outra coisa.

    Acabei por voltar a activar a conta devido a solicitações de amigos. Especialmente de uma amiga que está no estrangeiro. Mas já perdi a conta às vezes em que pensei voltar a desactivá-la.

    ResponderEliminar
  5. Acho uma ideia excelente! Também eu gostava de ter " coragem" para fazer o mesmo, quem sabe se acaba por ser uma resolução para o pós férias ...
    Concordo que a internet é uma espécie de buraco negro que nos suga muito do nosso precioso tempo que podia ser passado a fazer outras coisas bem mais interessantes; normalmente penso em espreitar durante meia hora o FB e alguns blogues e quando dou por isso já passaram duas horas :p
    De momento só tenho o FB e o blogue, tenho resistido ao Pinterest e experimentei o instagram mas desisti, olhando de fora parece-me incompreensível e excessivo esta necessidade de registar tudo, embora goste muito de tirar fotografias ...
    Boas férias ( se fôr caso disso) e boa sorte para entrares no curso que queres :)

    ResponderEliminar
  6. Durante algum tempo resisti ao Facebook e acabei por abrir uma conta para participar num grupo criado por colegas de uma pós-graduação que frequentei. A pouco e pouco, alguns amigos ou colegas adicionaram-me, mas nunca o utilizei para partilhar aspetos da minha vida. Já pensei em desativar a conta várias vezes, pelas razões que enumera. Contudo, este ano voltei a estudar e, mais uma vez, os colegas criaram um grupo onde partilhamos informações e ideias. Este último aspeto acrescido pelo facto de participar noutros grupos com temas que me interessam e por seguir algumas páginas que me são úteis têm-me levado a continuar com a conta ativa e, apesar de não me expor ou de não fazer partilhas, sinto-me "prisioneira" numa rede que é utilizada em grande parte para maledicência ou como um exercício de narcisismo.
    Boa sorte para o regresso à faculdade :)

    PS: Gosto de ler o que escreve e faz-me sempre refletir na necessidade de sabermos aproveitar bem o nosso tempo e a a vida que temos.

    ResponderEliminar
  7. já desactivei exactamente pelas mesmas razões que estão aqui apresentadas...e também porque dava por mim mais preocupada em captar e ver o momento através de uma lente ou ecran do que a senti-lo e desfrutar!
    desactivei 3 meses e estive óptima!
    sinceramente que estou cheiinha de vontade de desactivar novamente quando for de férias...na verdade não me traz nada de novo (?) e só me distrai da vida real que é importante como a minha família!
    além de tudo senti-me mais tranquila e equilibrada...também um bocadinho excluida, porque estou num meio onde as redes sociais são muito utilizadas (fiquei sem saber que as minhas colegas tinham ido comer um delicioso crepe de chocolate branco!) e por vezes estava fora das conversas, mas soube-me bem saber que tinha dominio sobre mim e não mais uma adição!

    ResponderEliminar
  8. e tal como a Jackeline aprofundei mais as relações com as pessoas que realmente gostam de mim e me passaram a procurar mais vezes de forma mais próxima!

    ResponderEliminar
  9. Eu apaguei a minha página do Facebook tem cerca de 6 meses (daí o nome do meu blog). Achei que o Facebook estava a me tornar possessiva e controladora. Há momentos em que me faz falta ainda, confesso. Mas no geral, é uma paz enorme na minha vida. Força nisso :)

    ResponderEliminar
  10. Era muito viciada em facebook.
    Desativei definitivamente fazem 3 meses e com toda sinceridade não pretendo voltar nunca mais.
    Hoje faço mais coisas e ate mesmo me sinto entediada as vezes e por incrivel que pareça é uma sensação tão boa. Paro pra deitar e ouvir um pouco de musica.
    Minha vida mudou de ritmo.

    ResponderEliminar
  11. Rita, já comentei aqui, como vc, tenho uma filha e estou pós-doutorando. Tenho liberdade relativa qto aos meus horários, mas as expectativas e cobranças qto a resultados são altas e aprender a me organizar e priorizar é fundamental pra mim. Até pq também faço pós-doutorado em procrastinação (pena que pra esse não tem certificado). Já faz dois anos que apaguei minha conta no FB e afins, e não me arrependo. Também não perdi nada com isso, nem emprego, nem amigos, nem informações relevantes. Talvez até tenha "perdido" alguma coisa, fofocas do laboratório, intriguinhas entre parentes etc. oq não considero exatamente como perda e penso que vc concorda comigo. Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah, eu compreendo bem!! Eu sou expert em procrastinação também!! ;)

      Eliminar
  12. Psicologia? Filosofia? :)

    ResponderEliminar
  13. Excelente decisão, Rita.
    Também gostaria de sair do FB, o meu perfil fica lá abandonado, mas tem alguns contatos que não gostaria de perder.
    Você vai cursar Educação Física?

    ResponderEliminar
  14. Bioquímica?
    Não uso o facebook! Não tenho tempo (2 crianças pequenas!),nem gosto! Mas ainda assim passo demasiado tempo na net! Sem dúvida, um aspeto a melhorar! Felicidades para a nova licenciatura!

    ResponderEliminar
  15. Já desativei a minha conta por duas vezes, partilhar é cada vez menos frequente, agora uso-o mais apenas como chat porque quer queira quer não toda a gente usa e se preciso de falar com alguém sei que estão por ali. Tenho amigos que imigraram e é pelo fb que falamos mais vezes. Gostava de poder passar para o skype por exemplo mas não há tanta aderência como ao fabebook :(

    :) boa sorte com o curso!

    ResponderEliminar
  16. Olá. Eu também não tenho facebook.
    Criei uma conta há uns anos atrás, mas às tantas dava por mim a ver as páginas de outros e as fotos que lá colocam e confesso que isso deixava-me bastante desconfortável (parecia que estava a "coscuvilhar" na vida dos outros). Quando comecei a receber convites de amizade de pessoas que trabalham na minha instituição mas que nunca me falavam então é que achei que aquilo não fazia sentido absolutamente nenhum e desativei a conta. Tenho outros canais para manter o contacto com os meus amigos e o facebook não me faz falta absolutamente nenhuma.

    ResponderEliminar
  17. Ontem depois de ler estas linhas e ate de postar foi a minha gota de agua. Fiz log out ao facebook ao instangram e ao pinterest . Quando li "passava mais tempo a tirar ideias que a por em prática" foi o meu clique. Tenho 3 moveis para reciclar mais um espelho ha meses na garagem e o pinterest cheio de ideias. Ora assim não vale. Tenho o mundo na palma da mão com o iPhone e é viciantes ..... Chega!!! Preciso viver, Bj Sofia Costa

    ResponderEliminar
  18. Ainda não tive coragem de excluir minha conta. O que fiz foi excluir o aplicativo do telefone movel, como não trabalho no computador isso facilita, pois acesso somente uma vez ao dia. Tenho deixado de seguir muitas pessoas na timeline, diminuiu a quantidade de conteúdo inútil, mas ainda tenho um longo caminho a trilhar...

    ResponderEliminar
  19. tem que ser psicologia
    associar a biologia ao resto do ser humano

    ResponderEliminar
  20. Olá Rita, andamos em sintonia, também voltei a candidatar me à Universidade. Entrei no Mestrado em Gestão. 8 anos depois não vai ser pêra doce voltar a estudar.
    Espero que continues com tempo para o blog, que eu adoro. Já pensei um cento de vezes em apagar o facebook, não o faço, mas passo cada vez lá menos tempo. Até porque agora estou mais virada para o instagram. Vou tentar encontrar o teu. Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Rita,
    Não desactivei a minha conta do FB, mas vou lá raramente.
    Nunca fui de expôr a minha vida nas redes sociais (tipo onde foram as minhas férias, onde jantei, com quem, onde estive, etc...).
    Esse é que acho o mal, exporem a vida privada on-line.
    Boa sorte para a nova licenciatura!...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  22. Olá Rita,
    Sim, eu já desisti do FB, mas acabei voltando quando estive a fim de encontrar uma amiga de 40 anos atrás!!! e a encontrei !! .... porém, já estou sentindo novamente a vontade de desativar o FB, simplesmente porque isso se torna um vício ... e eu estou perdendo tempo (precioso) da minha vida de 68 anos já vividos e quero aproveitar em coisas melhores. Beijos, obrigada por compartilhar as tuas experiências. Maria Alice

    ResponderEliminar
  23. Tenho muita vontade de desativar também o meu facebook. Também perco muito tempo a percorrer kms de mural para parar apenas em duas ou três notícias ou artigos interessantes. Os mesmos que iria encontrar provavelmente mais rapido em pesquisas no google. Enerva-me sentir que tenho que por infinitos gostos em mil e uma alteraçoes de estado de amigos para que nao pensem que nao gosto deles (ainda por cima uma coisa nao tem nada a ver com a outra). Quando aderi foi mais para poder estar mais proximo da comunidade que ajuda os animais. E agora dá vontade de fugir pois com tantos apelos dicicilmente nos focamos num e de facto agimos. Tal como tu, leio leio leio e ponho pouco em prática. Estive para fechar a minha conta, mas ao mudar para o estrangeiro vi no facebook a possibilidade de actualizar de forma facil os que mais gosto. Mas realmente há outras soluçoes, outras aplicaçoes. Vou ficar a meditar sobre o assunto, porque realmente perco muito tempo e sinto-me mal comigo pois podia ter lido um livro, estudado ou enviado um e-mail profundo a uma amiga. Quanto a tua nova licenciatura, faz sentido: juntando as duas terás mais facilidade da união do corpo com a mente!! Interessante :) Força!

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Não há muito a se aproveitar do site. Facilita comunicação? Prefiro whatsapp, pois ali eu sei que contêm os contatos que eu preciso. Da primeira vez que desativei o facebook, foi estranho, mas no outro dia eu mal me lembrava, e só voltei a reativar por causa de uma amiga. A partir do momento que dei a ideia dos emails, eu desativei definitivamente. Muitos me pressionam e irritam sobre a necessidade de eu mantê-lo, mesmo que eu não use. Mas se eu não uso, por que mantê-lo? É mais uma rede em que me sinto exposta demais, mesmo que eu não poste nada extremamente pessoal, somente poucas fotos de família e amigos. Eu já tinha tirado a maioria do meu feed, o que limpou a visão que eu tinha dali, mas sempre teve algo que me incomodava. Não é difícil, apenas deixe de lado que com pouco você esquece, pois a necessidade de tê-lo não é tão eficaz e presente como todos pensam.

    ResponderEliminar
  26. É muito provável que estou recebendo uma luz para desativar meu Facebook e viver minha vida.

    Hoje passei o dia pensando se devo ou não desativa-lo e entro aqui no seu blog e vejo este post... Um sinal.

    Mas gostaria de fazer como você, temporário inicialmente.

    Por favor, você pode dizer como fez Rita?

    Muito, muito obrigada

    Luciene

    ResponderEliminar
  27. Eu estou com a minha conta no FB desativada atualmente, mas passando pelas mesmas dificuldades que você: tenho infinitas contas associadas ao Facebook, feitas em momentos que ficava com preguiça de criar um cadastro independente, mas agora estão me dando uma dor de cabeça enorme! Vou ter que desassociar uma por uma... Mas bem, fica a lição pra não colocar todos os ovos em um cesto só... Vou pensar melhor antes de fazer um cadastro associado da próxima vez!

    ResponderEliminar
  28. Minha conta está desativada há um ano e não sinto falta. Como você disse o que mais me deixava com sentimentos ruins eram as pessoas passivas-agressivas, como isso me deixava psicologicamente cansada. Hoje me sinto mais na vida real, leio mais, não exponho tanto a minha vida ou minhas opiniões. Vivo melhor, definitivamente.
    Abraços

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...