24/09/2014

Ajustando a rotina noturna

Tenho que admitir que o nome deste blog nunca correspondeu tanto à verdade como agora. Nunca estive tão ocupada como estou actualmente. A ocupação é voluntária, é por gosto, mas a verdade é que há ajustes a fazer nas rotinas diárias para conseguir dar resposta a tudo o que tenho para fazer. Acordar cedo é, mais do que nunca, uma prioridade.

O mais importante para conseguir acordar cedo é deitar mais cedo. Parece óbvio, mas na prática é difícil de cumprir. Há sempre imensa coisa para fazer de noite - deixar a casa arrumada, preparar roupa e comida para o dia seguinte, tratar das crianças, relaxar...

A minha rotina matinal está bem definida e costuma funcionar. A minha rotina noturna, nem por isso. Acho que tenho passado demasiado tempo a pensar nas manhãs, quando, como eu bem sei, uma boa manhã começa na noite anterior. Assim, chegou a altura de ajustar a minha rotina da noite! 
Se tens o mesmo problema, continua a ler...

1 || A que horas quero acordar?

Idealmente, às 6h. Assim, consigo fazer a minha prática de yoga e despachar-me nas calmas. Como agora estou assoberbada em trabalho, tenho acordado algumas vezes às 5h, para adiantar trabalho antes do yoga, mas quero ver se não o faço muitas vezes...

2 || Quantas horas tenho que dormir para funcionar bem no dia seguinte?

Entre 7 e 8 horas.

3 || Assim, a que horas devo ir para a cama?

Entre as 10 e as 11 da noite. Idealmente estar na cama às 10, ler um pouco, e apagar as luzes até às 10h30, pois eu costumo demorar algum tempo a adormecer.

4 || O que quero fazer antes de ir para a cama?

Geralmente, a louça fica lavada e a cozinha arrumada logo após o jantar, assim como mochilas dos miúdos e roupas para o dia seguinte (poderia dizer que é a rotina do fim da tarde/serão). Quero que a rotina da noite se foque em mim. Quero fazer o seguinte:
> algum yoga e meditação
> lavar a cara, cremes, essas coisas
> escrever no diário
> ler

5 || Quanto tempo preciso para essas actividades?

Os tempos mínimos:
> algum yoga e meditação - 10 minutos
> lavar a cara, cremes, essas coisas - 1 minuto
> escrever no diário - 5 minutos
> ler - 10 minutos
total = pouco mais de 25 minutos

Os tempos máximos:
> algum yoga e meditação - 10 minutos de alongamentos e 15 minutos de meditação
> lavar a cara, cremes, essas coisas - se também escovar o cabelo e fizer uma massagem facial e, já agora, se também der uma limpeza rápida à casa de banho, 5 minutos
> escrever no diário - acho que 5 minutos está bom, mas vá, 10...
> ler - por mim, a noite toda! vá, no máximo, meia hora
total = 1 hora e 10 minutos

6 || Assim, a que horas devo começar a rotina noturna?

Se considerar que devo ter a luz apagada às 10 e meia, então devo começar a rotina entre as 9 e pouco (quando tenho mais tempo) e as 10 (para os tempos mínimos).

7 || Como inserir esta rotina nas rotinas familiares?

Isto para mim é importante - ter tempo em família. Os meus filhos começam a preparar-se para ir para a cama por volta das 9 e pouco, por isso faríamos as nossas rotinas ao mesmo tempo. Após o jantar e até à hora de ir dormir, passamos tempo em família. 
Ultimamente comecei a trabalhar um pouco de noite, mas prefiro aproveitar melhor o dia, acordar mais cedo, trabalhar algumas horas ao fim de semana, do que após o jantar. Televisão só vejo quando passo a roupa a ferro... De resto, gosto de jogar às cartas com o J. Vegetar no sofá a olhar para a televisão já não tem lugar na minha vida.

8 || Como começar a deitar mais cedo?

Da mesma forma que não resulta pôr o despertador para 2 horas mais cedo que o habitual, ir para a cama bastante mais cedo não resultará... porque não temos sono. Tal como aconselhado para o acordar, devemos ir uns 10 minutos mais cedo para a cama num dia, mais 10 minutos nos dias seguintes e por aí fora até chegar à hora de deitar pretendida. Há até quem ponha um despertador para relembrar a hora de ir dormir.

Basicamente, é isto! Pode ajudar escrever as tarefas que queremos realizar antes de ir para a cama num papel e afixá-lo num sítio visível - é provavelmente o que eu vou fazer...

E tu, como é a tua rotina noturna?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

5 comentários:

  1. Estou tão habituada já a deitar-me cedo para acordar cedo! :D Não sei como adquiri o hábito... Por um lado sempre entrei muito cedo ao trabalho, por outro lado sou uma madrugadora inata. O deitar-me cedo permitiu-me controlar as insónias, o que para mim é óptimo. Para as insónias é importante o controlo da rotina diária (comer a horas, deitar e levantar sempre à mesma hora...), os rituais.
    A verdade é que não preciso de pensar para me ir deitar... Cá está, já adquiri o hábito. O que me acontece é, quando quebro a rotina, saídas com amigos, famílias, jantares... fico capaz de adormecer em qualquer lado! Nem parece uma coisa de que sofreu de insónias!
    Mas de manhã tenho um problema. Sou muito mole... Levo muito tempo a comer, "desligo" frequentemente. Sou capaz de ficar a ver o sol nascer... E depois às tantas são horas de ir para o trabalho e nada feito!!!!

    ResponderEliminar
  2. Agora como estou desempregada tenho tempo para tudo. Contudo, gosto muito dos teus pensamentos e do "desenho" da tua rotina para esta fase mais preenchida da tua vida. Resta-me é saber, como consegues acordar cedo para fazeres exercício e andares nas calmas a saber que daqui por uma hora ou uma hora e meia tens de ir trabalhar?

    ResponderEliminar
  3. Eu trabalho durante a noite e quando chego em casa tomo um bom leite quente ou chá e vou deitar e ler um pouco - um livro e depois minha devocional com a bíblia. Faço minha oração para agradecer mais um dia de vida a Deus e depois tento dormir, mas o sono às vezes demora a chegar.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Rita,

    Nunca escrevi um comentário antes, mas adoro seu blog e não perco uma postagem.
    Tb estou passando por um momento em que preciso adaptar minha rotina noturna para conseguir dormir mais cedo e, consequentemente, acordar mais cedo. Com certeza, vou usar o seu esquema de perguntas para poder fazer meus ajustes. Já estou até mandando o post para o meu marido para podermos fazer isso juntos.
    Depois eu conto como ficou.
    Muito Obrigada e muito sucesso em sua nova fase de vida!

    ResponderEliminar
  5. eu tenho um problema: acho sempre que há algo que me está a escapar.
    não é televisão
    não é facebook
    é toda uma vida fora de casa cheia de coisas interessantes
    o que faço?
    bloqueio como se faz nos supermercados evitando o corredor das batatas fritas?
    eliminar a informação será suficiente para ignorar o apelo?
    e a culpa de não ter "qualquer coisa"?
    isto para mim é terrível porque gostaria de fechar a porta e deixar o mundo na rua e ficar em paz

    ?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...