07/12/2014

Como estudar - as técnicas que eu relembrei...



Agora que voltei a ser estudante, tive que relembrar algumas das técnicas mais eficazes para estudar a muita matéria das várias disciplinas que tenho no curso de psicologia. Na minha primeira frequência tive 19,7 - por isso acho que estes métodos resultam! Aqui ficam eles:

1 || Ir às aulas

Se há coisa que estou a fazer de forma diferente nesta segunda licenciatura, é ir ao máximo de aulas que consigo. Quando tirei a minha primeira licenciatura, em biologia marinha, estabeleci como objectivo acabá-la com média de 16 e fiz os mínimos para tal - e consegui, mesmo com muitas baldas às aulas. Agora que sou mais velha, mais experiente e tenho uma motivação diferente, tenho feito questão de ir às aulas, sentar-me na fila da frente e estar com atenção - e tem feito toda a diferença, porque parte da matéria fica logo na cabeça.

2 || Começar a estudar para as frequências ou exames com antecedência

E não nas vésperas, como era o normal. Como só posso estudar cerca de 1 hora por dia, começo o estudo para uma frequência com uma semana ou mais de antecedência. Assim, tenho tempo suficiente para ver e rever a matéria toda.

3 || Fazer apontamentos da matéria, à mão

Estudos mostram que os apontamentos tirados à mão, com papel e caneta, são mais eficazes que apontamentos no computador. Nas aulas faço apontamentos no computador, directamente nos pdfs dados pelos professores, mas para estudar faço os meus próprios apontamentos em papel. Assim, ao escrever, consigo compreender e assimilar muita coisa.

4 || Fazer e responder a perguntas sobre a matéria

Esta é a parte mais importante. Enquanto faço os apontamentos, elaboro também questões sobre a matéria numa folha à parte. A fase final do estudo é responder, no papel, a essas questões, como se fosse um exame. Assim é que percebo bem a minha compreensão da matéria e o que tenho que estudar mais. A primeira vez respondo sempre por escrito e corrijo se necessário. De seguida, respondo oralmente e verifico se as respostas estão certas. Pode também fazer-se isto com cartões que têm de um lado a pergunta e do outro lado a resposta. Nas disciplinas que metem matemática, é fazer muitos, muitos, muitos exercícios.

5 || Tirar todas as dúvidas com os professores

Quase ninguém liga a esta parte, mas é mesmo importante - tirar as dúvidas, preferencialmente com os professores. Os professores estão sempre abertos a esclarecer dúvidas e muitos deles valorizam mesmo quem os procura. No último exame que fiz (como professora) os únicos alunos que tiveram tudo certo foram os que vieram ter comigo para tirar dúvidas... Quando estou a estudar, aponto o que não percebo bem e se continuar a não perceber mesmo depois de fazer uma pesquisa nos livros, vou ter com os professores. E tem funcionado!

E tu, que estratégias usas para estudar?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Olá Rita!
    Eu tirei a minha licenciatura já mais velha e notei uma diferença enorme em relação aos meus colegas. Por exemplo, como tu dizes, raramente os estudantes tiram as suas dúvidas com os professores e isso para mim foi uma das técnicas mais importantes. Ajuda imenso! Todas as tuas dicas são muito boas e fiz todas quando estive a estudar :)
    Bom domingo e bons estudos!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu também tirei duas licenciaturas. No último ano da segunda licenciatura resolvi ir tirar dúvidas com os profs e percebi o quanto eu tinha perdido nos outros anos por não ter feito isso mais cedo... É que bastava ouvir comentários do professor a dizer "isso não é importante, não perca tempo a estudar isso" para eliminar logo um capítulo inteiro. E nem que fosse só por isso, já valia a pena.

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas :)

    Vem fazer parte da inciativa "Blogger Christmas Wish - Solidariedade" http://missindigo.blogspot.pt/2014/12/blogger-christmas-wish-solidariedade.html

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre fiz apontamentos à mão e escrevia muito (o calo no dedo nunca desapareceu) porque também me parecia mais eficaz para reter a matéria :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Rita!

    Obrigada por esta partilha. :) Apesar de já não estar na faculdade, continuo a estudar todos os dias yoga, por isso, estas técnicas dão sempre jeito.

    Durante a licenciatura em Jornalismo, não me apliquei nada: fazia tudo à última hora, nunca atirava apontamento, pedia sempre tudo emprestado. Mesmo assim consegui acabar com média de 14. Mas sinto que podia ter aproveitado muito melhor.

    Os apontamentos à mão resultam muito bem comigo: percebo mais facilmente e, quando vou estudar, já é meio caminho andado para tudo correr bem.

    Muito boa sorte para esta segunda licenciatura! *

    ResponderEliminar
  6. Rita, alguma dica para quem estuda ou quer estudar por conta?

    Já tenho duas graduações, e pensei em começar uma terceira na mesma área da primeira, entretanto, aqui no Brasil desanima-me o curso ter 4 anos, o público que é muito mais jovem que eu (atrapalha-me o barulho, etc), e o tempo noturno que acho que 'perderei' estudando algo por hobby.

    Comprei alguns livros do assunto (nutrição) e o Lehninger para pensar nessa forma de estudo, mas não sei mesmo como começar. Comprarei mais para frente outros livros da bibliografia básica de uma ótima universidade pública daqui, que me servirá de guia, caso leve adiante o estudo.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Rita. Que lindo a sua empolgação com o curso. Já leu algo sobre a curva do esquecimento? Veja esse artigo www.supermemoria.com.br/2008/05/curva-do-esquecimento.html?m=1
    É um estudo sobre quanto você retém ou esquece. É bem legal.
    Um abração com o calor do Brasil pra vocês aí das bandas do além mar (que devem estar com um tiquinho de frio, ne?) Feliz 2015!!!

    ResponderEliminar
  8. Também tirei duas licenciaturas e neste momento estou a acabar uma pós graduação e o primeiro ano de um mestrado. As minhas técnicas são identicas à tua e como explicadora e "professora" voluntária numa IPSS são também as técnicas que tento sempre que os meus "alunos" aprendam desde cedo. Este ano, estive com uma turma de 5º ano, e fiquei chocada com a dificuldade que os alunos apresentaram para fazerem, por exemplo, perguntas sobre a matéria.... Outra coisa que me ajudou muito nos meus estudos e tem feito a diferença para tirar notas acima de 17 tem sido o Pomodoro que conheci através de ti. Antigamente estudava sem pausas e nem me apercebia do cansaço acumulado e como isso acabava por prejudicar a assimilação da matéria. Os pomodoros ensinaram-me a estudar de forma saudável!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...