07/07/2015

Minimalismo em férias... é possível?



Este post veio muito atrasado... Há quase dois anos, a Natália escreveu-me o seguinte:

"Acho que existe uma coisa em que me vai ser difícil ser minimalista... é nas férias! :)

É que nas férias apetece tudo do bom e do melhor, tudo a que temos direito!! :) Os melhores hoteis, os melhores restaurantes, as melhores praias, os melhores destinos, enfim, muita coisa e tudo do bom e do melhor...

Como é que se implementa o minimalismo em tempo de férias e ao mesmo tempo ficarmos com a sensação que fomos "mimados" com muitas coisas boas e por isso foram umas férias merecidas e reconfortantes?"

Nunca me esqueci deste email porque fiquei a pensar no assunto, e agora chegou a altura de refletir melhor acerca disso, sobretudo porque estou de férias e estão a ser fantásticas!

Ora bem, como em tudo, a questão das férias depende muita da pessoa - da sua personalidade, dos seus gostos e das suas prioridades. Para mim, por exemplo, umas boas férias são as que estou a ter agora. Casa na praia de Faro, não ter que andar de carro todos os dias para ir para a praia, muito sol e mergulhos, uma espreguiçadeira no pátio para me estender a ler, muito ar livre, muito sossego, muitos livros, muitos grelhados, peixe e marisco, muita fruta, caminhadas depois do jantar, jogos de cartas à noite com o J., brincadeiras com os miúdos. 

Tudo do bom e do melhor, para mim, é isto. Tranquilidade, sossego, silêncio, tempo para relaxar. Eu nunca fui pessoa de gostar de festas, almoçaradas com muita gente que se prolongam até ao jantar, bares, música alta e barulho. Prefiro mil vezes mais a casinha na praia de Faro, do que um bom hotel num qualquer destino exótico. Prefiro os grelhados no carvão que o J. faz do que a comida dos melhores restaurantes. Prefiro a praia de Faro, que não é nada de espetacular, do que praias mais bonitas e mais bem tratadas.

Parece-me, portanto, que é uma questão que tem muito a ver com a personalidade. Eu, sendo introvertida, gostando de estar sozinha, sossegada, sinto-me energizada com férias assim. Pessoas extrovertidas, que precisam da companhia de outros, que apreciam jantaradas e festas, provavelmente sentir-se-iam a definhar numas férias como as minhas. 

Mas voltando ao minimalismo, é uma questão de prioridades e necessidades. Será que precisamos mesmo dos melhores hotéis, dos melhores restaurantes, das melhores praias e dos melhores destinos para sermos felizes? Eu sei que não é isso que me faz feliz - mas isso sou eu. Ser minimalista é definir o essencial e eliminar o resto. Bons hotéis e bons restaurantes não são essenciais para mim. Umas férias calmas, em que consigo estar sossegada e ter muito tempo para mim, isso sim é essencial para o meu bem-estar.

No minimalismo, como já escrevi tantas vezes, cada um sabe de si. Mas se uma pessoa precisa mesmo de tudo do bom e do melhor durante as férias para ser feliz, será que é minimalista? Ou será que está a cair na teia do consumismo e do fazer ou ter para mostrar aos outros?



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.

Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

4 comentários:

  1. Há uns anos, antes de nascerem os meus três filhos, fiz um safari fotográfico em África, seguido de duas semanas de puro relax em Zanzibar. O meu hotel tinha 5 quartos, mas só o nosso estava ocupado. Dava directamente para a praia de areia branca, de coral, mais fina e limpa que possas imaginar. Podíamos andar quilômetros a pé pela praia sem encontrar absolutamente ninguém. O hotel era lindo, a comida maravilhosa na sua frescura e simplicidade. Não ficou barato, mas prefiro ter essas lembranças do que o dinheiro no banco. De modo algum fiz essa ou outra qualquer viagem para mostrar aos outros, nem me parece que isso seja o objectivo de ninguém com juízo.
    Ir de férias para ter de arrumar a casa, cozinhar e lavar loiça para mim seria impensável. Para isso fico em casa e já me chega o resto do ano. Não sou minimalista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre quis fazer um safari em África! Essas férias parecem divinais!

      Eliminar
  2. Olá Rita,

    Julgo que já aqui referiste que uma pessoa minimalista não tem de ser uma pessoa sem bens materiais, por exemplo a casa de um minimalista pode ter um belo sofá de um grande designer que custa bastante dinheiro. Nas férias será o mesmo. O minimalista sabe as férias que gosta, sejam elas a fazer o tour da Europa em autocaravana por pouco dinheiro ou a fazer a volta ao mundo em hotéis de cinco estrelas. Depende do que é essencial para cada um, sem ter em considerações consumismo ou mostrar aos outros o que quer que seja.

    Filipa

    ResponderEliminar
  3. http://minimalismfilm.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...