30/11/2015

O que pensas sobre o ambiente?



ATUALIZAÇÃO


Muito obrigada às dezenas de pessoas que já preencheram o questionário!!
Esqueci-me de referir que o questionário é só para ser preenchido por Portugueses. Este instrumento já foi aplicado e validado no Brasil e agora estamos a fazer o mesmo para Portugal. Desculpem não ter avisado logo... sou nova nestas coisas da psicologia... estou mais habituada a microscópios e coisas do género... ;)

~~~~~

Caros leitores, venho pedir-vos um grande favor!

Estou a fazer uma investigação na área do ambiente e para tal preciso que muitas pessoas respondam a um questionário sobre questões ambientais...

O questionário é anónimo, claro, e demora cerca de 15 minutos a preencher.

Ao contrário da investigação que estou habitada a fazer nas ciências do mar, para a qual precisamos de dinheiro, muito dinheiro, para podermos comprar equipamentos e materiais de laboratório, em psicologia precisamos, não de dinheiro (bom, algum, também), mas sobretudo... de pessoas!

Pessoas que não se importem de dar 15 minutinhos do seu tempo para participar nestes estudos e fazer a Ciência andar para a frente!

Por isso, aqui fica o meu apelo a todos vós que me lêem!

Para aceder ao questionário, aqui está o link


Muito obrigada pela vossa participação! E se puderem divulgar o link do questionário pelos vossos contactos... fico muito grata!!

10 comentários:

  1. Bom dia

    Tentei responder ao questionário mas é demasiado extenso e tem muitas perguntas semelhantes.
    Percebo que são questões de controlo, mas dada a extensão do tema e do questionário acaba por confundir e cansar, uma vez que parece que estamos a responder sempre às mesmas perguntas colocadas de forma diferente.
    Aceite como crítica positiva.
    Tentarei voltar ao questionário quando tiver um bocadinho mais de disponibilidade.

    Bj e Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Já está , espero ter ajudado !
    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. As perguntas de controle tornam o questionário muito aborrecido de responder. Mas completei-o. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Já respondi! Este assunto interessa-me bastante... Depois se puderes dá-nos um feed back das conclusões! :)

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!
    Partindo do princípio que o questionário, "O que pensa sobre o ambiente?", pretende estudar, de um ponto de vista académico, a opinião de uma determinada amostra da população acerca do tema "Ambiente", sinto-me na obrigação de dizer que o questionário em causa parece ser bastante mau, a todos os níveis. Daí não poder responder às perguntas propostas. No entanto, e tendo em conta que se trata de uma investigação no campo da Psicologia, pode ser que o objectivo do inquérito seja estudar como uma amostra da população reage ao ambiente de caos (des)informativo que a rodeia. Nesse caso penso que o inquérito em questão, toda a sua estrutura, perguntas e respostas possíveis, é bastante adequado. Ainda assim, não respondo a esse tipo de inquéritos.
    Obrigada.

    Rosália Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosália.
      O questionário pretende estudar as atitudes ambientais. Este questionário não foi desenvolvido por nós, mas sim noutros países, em outras línguas, onde já está validado, ou seja, ele mede aquilo que é suposto medir. Nós estamos a fazer a validação para português.

      O que os participantes devem fazer é apenas dizer o seu grau de concordância com cada frase. O resto é trabalho dos investigadores, portanto não tem que se preocupar com isso. Os participantes não têm que avaliar o questionário em si, e geralmente as pessoas com menos habilitações ou problemas cognitivos é que têm dificuldade em ler, compreender e escolher o seu grau de concordância. Não estou a dizer que é o seu caso, claro, mas digo-lhe que está a complicar coisas que não são complicadas.

      Mas obrigada de qualquer modo por ter tentado responder.

      Eliminar
  6. Feito! Não e boa ideia responder a noite pois as tantas ficamos baralhados. Tema impertinente, gostava de saber os resultados :)

    ResponderEliminar
  7. Respondi ao questionário. Mas também achei curiosa a sequência de perguntas. Por vezes perguntei a mim mesma se tinha respondido o mesmo anteriormente ou não :-).

    Se possível, mais tarde, gostaria de ter acesso aos resultados do estudo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...