20/05/2016

Revisitando os meus sapatos

Só agora me apercebi que este blog fez 5 anos no passado dia 18, há 2 dias atrás! Bem sei que já não escrevo como escrevia, não por falta de vontade ou por não ter nada para escrever, mas sim por falta de tempo... Desde que me meti na licenciatura em Psicologia, o tempo que eu dispendia a pesquisar e a escrever para o blog é agora passado a estudar, a fazer trabalhos... enfim, vida de trabalhadora-estudante, mãe, e outras coisas é assim...

Mas agora que tenho um tempinho vou relembrar um dos posts que mais gostei - aquele em que mostrei como diminuí a minha coleção de sapatos. Ora, na altura, em setembro de 2011, tinha 55 pares de sapatos. Estava a iniciar-me no minimalismo, entusiasmada em simplificar as coisas, e consegui desapegar-me dos sapatos e livrar-me daqueles que não usava ou que não eram confortáveis. Nessa altura, reduzi o número de sapatos para 33 pares.



Pouco tempo depois, minimizei ainda mais os sapatos.

Desde essa altura, nunca mais deixei acumular. Perdi o interesse em comprar sapatos para colmatar outras coisas... perdi o interesse em gastar dinheiro em coisas que não preciso... Abracei mesmo o minimalismo e isso tem-se mantido até agora.

Atualmente, tenho 24 pares de sapatos. Ei-los na foto abaixo (as sapatilhas em baixo à direita foram fora; estavam demasiado velhas e as solas descoladas; tenho ainda umas botas castanhas de cabedal que estão guardadas e não aparecem na foto).



Quando olho para as fotos antigas, sim, tenho saudades de alguns dos sapatos. As sabrinas vermelhas, por exemplo. Mas se bem me lembro, faziam doer os pés... Pelo menos 8 pares já tinha na foto de 2011 e ainda os tenho - estão a durar!! Livrei-me de muitos outros sapatos e fui comprando alguns pelo caminho. Destes 20 e tal pares, não calço todos. 

Os 2 pares de sapatos fechados de salto alto e as sandálias castanhas de cunha não uso (os pares 3, 4 e 5 da fila de cima, da esquerda para a direita). As sandálias pretas ao lado raramente... 
Passei o inverno praticamente todo com os dois pares de botas da fila de trás, umas pretas, outras beges. 
As sabrinas, uso e gosto, mas este ano parece que passámos da chuva diretamente para o verão, ou seja, das botas para as sandálias. 
E quando é preciso um calçado mais fechado, a minha escolha vai a para sapatilhas - essas duas all star da frente são as minhas preferidas. 
Relativamente às sandálias, vejo um par que não uso e dois que precisam de substituição (as sandálias castanhas e brancas da fila do meio). 
E só tenho 2 pares de chinelos, os azuis e os pretos do lado direito da foto.

Olhando para a foto, reconheço que preciso de ir às compras. Mas agora, em vez de comprar só por comprar, compro porque preciso mesmo. Para ser mais exata, as sandálias castanhas e as brancas  (ao lado das sabrinas) estão em muito mau estado; duvido que aguentem mais um verão. Também preciso de um par de chinelos; os chinelos pretos da foto (no lado direito, fila do meio) foram comprados no Jumbo há uns dois anos e têm-se aguentado muito bem, mas é hora de arranjar outros; estes ficam para a praia.

Vinte e poucos pares de sapatos, é isto. E não os uso todos! Será que consigo minimizar ainda mais??

12 comentários:

  1. Consegues! Tenho de ir contar os meus sapatos. Tenho muitos que não uso. Agora preciso é de não comprar sem lhe sentir a necessidade. Mas às vezes tenho a tentação de o fazer só para aproveitar os saldos.

    ResponderEliminar
  2. E parabéns ao blog, é o meu preferido em português :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver aí muitos pares que não usas :) Por isso consegues certamente minimizar muito mais e dar esses pares a quem os irá usar. Talvez num próximo ataque aos sapatos :)
    Bom fim-de-semana! Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Consegues e ... eu consigo também! Só por causa deste post vou organizar os meus sapatos. Eu sou uma fã assumida e praticante do destralhar. Mas um dos bons exemplos foi - eu regressada duma viagem de 8 meses na Asia (a viver com muito pouco) cheguei ao Porto e assim continuei. Houve no minimo 3 pares de sandálias que não usei um Verão inteiro: tinha-me esquecido delas numa caixa. Mas a verdade foi esta: eu vivi bem sem elas:) Adoro o teu blog, mesmo que estejas um pouco mais ausente, mas nós respeitamos!

    ResponderEliminar
  5. Entendo quem tenha sapatos para quase todos os dias do ano :))
    Eu tenho dois pares. Uso uns todos os dias e quando se estragam compro outros.

    ResponderEliminar
  6. Se há pares que não usa, ainda consegue minimizar mais :-)

    ResponderEliminar
  7. Sim, pelas imagens, nota-se que reduziu bastante o número de sapatos. Mas, como minimalista que diz ser, parece-me que poderia reduzir mais.
    Na realidade não necessitamos de um par de sapatos para cada tipo de roupa...Basta que compremos um ou dois pares que se adaptem a diversos tipos de roupa. Atualmente, somos 3 cá em casa e parece-me que no total não temos 24 pares e, ainda assim, há alguns que calçamos mais que outros.

    ResponderEliminar
  8. otimo seu blog! sempre cheio de conteúdo

    www.mundominimalistablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita é com enorme prazer que informo que falei de ti no meu blogue https://organizadaesaudavel.blogspot.pt/ "O meu Minimalismo num sopro!" da importância que este assunto veio trazer à minha vida, desde já muito obrigado pelas partilhas e do bem que elas trazem para a nossa vida, Beijinhos e um Bom Domingo ! TÊ

    ResponderEliminar
  10. Ao longo do tempo vamos sempre conseguindo reduzir ainda mais =)
    Digo isto por experiência própria! Vivo feliz com apenas 8 pares de sapatos :P
    Gostei de espreitar a tua colecção !

    Sophie.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita!
    Também tenho minimalizado muito minha vida e hoje tenho 10 pares e acho que poderia até diminuir. Tenho certeza que consegues!

    ResponderEliminar
  12. Bem, que transformação! Acho que encontrei o teu blog quando pesquisava por organização e gestão doméstica e por isto fiquei por cá. Adoro as dicas e admiro imenso a forma de vida que abraçaste. Eu tento reduzir na minha vida aquilo de que não preciso mas é um trabalho ainda em evolução.
    Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...