04/10/2017

A minha vida simplesmente perfeita - parte II

Há uns anos escrevi um post sobre todas as mudanças que fiz na minha vida e cheguei à conclusão que tinha uma vida perfeita! Esse post era falso, uma brincadeira, um sonho - era, no fundo, como eu gostaria que as coisas fossem... Umas coisas eram verdade, outras (ainda) não.

E hoje, passados 4 anos, onde é que estou? Vou revisitar essa lista de coisas perfeitas e ver se correspondem à realidade...

- Sou madrugadora. Venci a preguiça, levanto-me às 6h da manhã (ou mais cedo), pratico yoga e meditação durante quase 2 horas e consigo despachar-me a mim e aos miúdos nas calmas de modo a chegarmos todos a horas à escola e ao trabalho.

Com muita pena minha, nos últimos tempos não tenho nada de madrugadora... Deito-me tarde e, portanto, não consigo acordar cedo. É uma coisa a mudar, porque sinto-me muito melhor quando funciono ao contrário. Obviamente não tenho tempo para quase 2 horas de yoga e meditação, mas quero mesmo voltar a tornar isto verdade em breve...

- A minha prática diária de yoga não falha; quando me levanto antes das 6h estudo, escrevo, leio, e aquelas duas horas de yoga, relaxamento e meditação são prioritárias na minha vida - e graças a esta prática, nunca andei tão calma e focada como agora.

Muitas vezes pratico à tarde. Tenho praticado menos porque faço natação e musculação e às vezes estou cansada e o corpo pede mesmo descanso. Mas, como já referi, o yoga voltará a ser prioritário em breve.

- Estabeleci vários menus semanais e respectivas listas de compras. Agora, em cada dia da semana sabemos exactamente o que é que vai ser o jantar, quem é que o vai cozinhar e sabemos que temos todos os ingredientes necessários em casa. E como agora vou sempre almoçar a casa (porque descanso meia hora depois do almoço, coisa que ajuda muito os madrugadores), os restos já não vão para o lixo.

Sim! Tenho feito os menus e respetivas listas de compras! Ajuda imenso! E sim, também costumo ir a casa almoçar restos - aproveito tudo! Mas já não descanso meia hora depois do almoço... porque já não me levanto cedo...

- No trabalho sou um ninja da produtividade. Uso o sistema do Zen To Done, o Google Calendar e o Evernote para me organizar, os Pomodoros para me focar, e a motivação de ver as coisas feitas para continuar a trabalhar concentrada e com vontade. Não trabalho horas a mais e consigo fazer imenso - porque já venci a procrastinação e as distracções.

Tem dias. Visto de fora, podem dizer que sim, que eu faço imenso, mas eu, como me cobro sempre muito, acho que... tem dias... Continuo a usar o GCal, os pomodoros, diversas ferramentas digitais, e há dias em que trabalho feita maluca, mas outros dias não faço nada... bipolaridades...

- A minha casa está sempre decentemente limpa e arrumada. Estabeleci uma rotina de limpeza simples (fazemos um pouco todos os dias) e com muito pouca tralha em casa conseguimos deixar tudo a brilhar em pouco tempo. E nem pensar fazer limpezas ao fim de semana.

Estive uns anos sem empregada (quando escrevi o post original não tinha), mas ela voltou e trata das limpezas. Ao fim de semana costumo dar uma aspiradela e vou fazendo as rotinas da roupa. Tenho pouco trabalho nesta área e a casa costuma estar sempre em condições...

- Os fins de semana são para a família. Fiz listas de actividades para fazer com os miúdos em casa e uma de sítios novos que queremos visitar. Assim, há sempre coisas para fazer ao fim de semana. A actividade física ao fim de semana é muito importante para nós, e isso inclui passeios de bicicleta e yoga em família (sim, todos a praticar yoga!).

Ah, ah, os fins de semana são para estudar e fazer trabalhos da psicologia! Mentira, geralmente ao sábado é descanso total, mas ao domingo trabalho. Passeamos de bicicleta (quando está menos calor) e fazemos coisas juntos. Os miúdos já não alinham em certas coisas porque estão naquela fase da pré-adolescência, mas continuamos a fazer atividades em família.

- Cada vez se vê menos televisão em casa. Em vez disso, jogamos mais às cartas e jogos de tabuleiro, ponho os miúdos a fazer desenhos ou a brincar um com o outro, sentamo-nos na varanda a ver o mar lá ao fundo... 

Continuamos com uma televisão na sala, mas agora os miúdos também têm uma no quarto... pré-adolescência. Eu vejo muito pouca; atualmente é só a Teoria do Bing Bang e o Mayday Desastres Aéreos; estou ansiosamente à espera da última temporada do Scandal.

- Leio pelo menos 1 livro por semana; readquiri o hábito de ler um pouco antes de dormir. Também comecei a escrever um diário com os meus pensamentos e reflexões.

Este ano ando a ler menos que o normal, mas leio sempre à noite na cama. Agora estou a fazer uma maratona de João Tordo. Raramente escrevo no diário - só quando estou mesmo preocupada com alguma coisa (por isso, deve ser bom sinal não escrever nada...)

- Sou implacável com o orçamento, que é bem planeado e cumprido. Procuro sempre maneiras de poupar, mas sem perder a qualidade (na comida, por exemplo, prefiro pagar mais por produtos biológicos da região) e priorizando certas coisas (actividades culturais, por exemplo) em detrimento de outras (como roupa...).

Sim, continuo implacável!! É um dos hábitos mais antigos que tenho! Acho que é desde 2010 ou 2011 que faço um orçamento mensal e aponto as despesas todas! Já nem saberia viver doutra forma... Continuo a preferir pagar mais pela qualidade e continuo a investir em experiências e não em coisas.

- Temos ritmos e rituais diários bem definidos e realistas. Mesmos nos dias em que chegamos mais tarde a casa, o jantar já está pensado e nunca mais andámos com correrias de um lado para o outro. Os miúdos também têm os seus ritmos diários, e nunca deixar para amanhã o que se pode fazer hoje é o mote. Todos os membros da família têm tarefas diárias bem definidas e todos as cumprem.

Sim, podemos dizer que sim. Uma máquina bem oleada, mas há sempre espaço para melhorar.

- Destralhei ainda mais a casa e neste momento não tenho nada que não precise ou que não use. E sei o sítio de tudo!

Ando sempre a destralhar! Sou completamente alérgica a tralha. Às vezes custa-me separar-me de certas coisas (como livros ou roupa), mas depois lembro-me do desapego...

- Apesar de ter muito menos roupa do que antes, tenho sempre coisas para vestir. Só compro roupa quando preciso e só uso roupa com a qual me sinto fabulosa. Quando está descosido, arranjo, e penso sempre em maneiras diferentes de usar a mesma peça de roupa - quanto mais versátil, melhor!

Sim, raramente compro roupa e geralmente é quando preciso de alguma coisa. Arranjo o que está estragado e tento usar as mesmas peças de formas diferentes. Voltei ao método sazonal de análise de cores e, portanto, às minhas cores (preto, branco, cinzentos, azul...), o que torna tudo muito mais fácil.

E é isto! Este exercício é giro - pensar em como seria a nossa vida perfeita, pôr no papel, e depois, claro, tentar tornar essa vida realidade, passo a passo...

3 comentários:

  1. Adorei o antes e o actual. Também preciso de organizar as minhas ideias. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Desde que mudei de casa, fez em Agosto um ano que mudei em tantaaaaa coisa. Sou uma nova pessoa (so assim para começar levanto-me 2h mais cedo todos dias só porque sim, porque me sinto bem assim), Outras coisas ainda tenho de melhorar. Gosto de te ler, inspiras-me.


    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...