05/10/2017

Ideias desorganizadas

Eu sou grande fã do Leo Babauta, minimalista-mor, o homem por trás do grande Zen Habits. Foi através dos seus escritos que me tornei minimalista, que comecei a meditar, que me tornei mais produtiva... Conhecer o Zen Habits abriu todo um mundo novo para mim. Quando me sinto mais stressada, desalinhada, sem rumo, é para os escritos do Leo que me viro. Adoro o homem, pronto!

Mas ele tem uma ideia que sempre me deixou irritada (porque não quero que isto seja assim como ele diz!) - um hábito de cada vez. Mudar uma coisa de cada vez. Fazer mudanças pequenas. Acordar 15 minutos mais cedo. Meditar apenas 2 minutos para começar. Pequenas mudanças, small steps, one breath at a time. 

O meu problema com esta filosofia é que eu quero tudo! E agora! Quero implementar todas as mudanças, quero ler todos os livros, quero fazer todos os cursos, quero mudar tudo de repente. E, claro, depois fico assoberbada com tanta coisa e acabo não fazer quase nada. Reli este post que escrevi sobre os meus planos para 2015 - aí falo em um hábito de cada vez, mas depois planeio montes de coisas em simultâneo... mas onde é que eu tenho andado com a cabeça?? 
(tenho este problema também em relação ao exercício físico e falei sobre isso aqui)

Enfim... comecei a pensar que se calhar devia acreditar mesmo no Leo e focar-me numa coisa de cada vez.

Então, o que é tenho andado a fazer nesse sentido? Em primeiro lugar, não posso comprar mais livros, nem cursos, nem ebooks, nem nada! Já tenho material de leitura, no qual gastei dinheiro(!), para muitos meses! Também cancelei todas as minhas subscrições em sites de yoga (EkhartYoga, YogaGlo, OmStars...) e cancelei a Netflix. Quase que subscrevi o programa Sea Change do Leo, mas recuei a tempo - tenho muita coisa dele ainda por ler, não preciso de mais! 

Isto tudo porquê? Quero manter as coisas simples. Quero ter uma vida simples. Ter muitas opções deixa-me assoberbada, mesmo. Deixa-me cansada. Aliás, eu noto esta falta de clareza e, desculpem-me a repetição, noto o meu assoberbamento (eu prefiro overwhelm) até na minha escrita! Sim, aqui, neste post! Parece que tenho mil e um coisas a bombardear-me o cérebro e não consigo passar tudo de forma clara para o papel. 

Ter demasiadas escolhas complica-me a vida - porque eu quero todas elas. E isto tem que acabar!
Quero focar-me no mais importante!

Huum... estou aqui a pensar que vou fazer um daquele mapas mentais para organizar as minhas prioridades. Estão a ver como estou overwhelmed? Nem vou acabar este post decentemente. Vou ali organizar as minhas ideias e já volto!

E vocês, também se sentem assim às vezes?

9 comentários:

  1. Xiii... como me revejo neste teu texto. Eu sinto-me muitas vezes cansadíssima e frustradíssima por não conseguir chegar a todo o lado nem fazer tudo o que queria e depois o mindset é obviamente muito mais pessimista e negativo. Quero fazer todas as tarefas da escola dentro dos prazos, quero ter a casa impecável, quero ser uma mãe exemplar e fazer coisas giras com a miúda, quero fazer mil e um projetos com os alunos e as coisas até vão acontecendo, mas muito à custa da minha sanidade mental, que há dias em que acho que nem o meu nome já sei direito!
    Preciso mesmo de arranjar alguém que dê uma ajuda com as tarefas domésticas, porque é onde sinto que perco demasiado tempo e disponibilidade mental! Obrigada por teres respondido ao meu comentário na tua página sobre o teu post das tarefas domésticas :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. é o paradoxo da escolha.

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes Rita! Demasiadas.

    ResponderEliminar
  4. Também sou como tu! Não consigo fazer uma coisa de cada vez, também quero tudo ao mesmo tempo...Tenho a minha cabeça cheia de ideias e pensamentos e estou mesmo a precisar de parar e escrever. Apenas quando escrevo, consigo libertar a minha cabeça. Mas preciso de silêncio...beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Caramba, eu me sinto exatamente assim!

    ResponderEliminar
  6. Sou tal e qual e sinto isto mesmo na pele "Isto tudo porquê? Quero manter as coisas simples. Quero ter uma vida simples. Ter muitas opções deixa-me assoberbada, mesmo. Deixa-me cansada."
    As vezes quero tudo, fazer tudo, aprender tudo, mas depois fico tao cansada com tanta escolha que nem sei qual pegar e acabo por nem decidir assim tanto pelo melhor. É isto em relaçao a tudo, meu deus que canseira as vezes.


    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  7. Sinto isso constantemente... A cabeça a mil e o corpo a não responder e querer fazer as coisas com calma... :) Helena

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...