16/01/2012

Acabar com o papel

O minimalismo anda de mãos dadas com um estilo de vida frugal e verde. Ao comprar e ter apenas aquilo de que necessita, o minimalista poupa dinheiro e diminui a sua pegada ecológica. Eu, antes de descobrir o minimalismo, comecei a ter mais consciência de como as minhas escolhas afectavam o meio ambiente e tomei a decisão de diminuir activamente a minha pegada ecológica.

Uma coisa que alterei radicalmente cá em casa foi o papel. Praticamente já não usamos papel nenhum, tirando o higiénico!

Guardanapos
Agora só usamos guardanapos de pano. Tenho 20 e poucos guardanapos, herdados da minha avó, grandes e de boa qualidade (e brancos!). Duram 3-4 dias, lavam-se na máquina com o resto da roupa e com uma passagem do ferro ficam impecáveis.

Papel de cozinha
Comprei uma embalagem de 4 rolos há vários meses e ainda tenho 1. Uso tão pouco que o rolo que costumava estar na bancada da cozinha, agora está no armário debaixo do lava-louça. O papel de cozinha agora serve basicamente para eu me assoar quando estou na cozinha e não tenho nenhum lenço de pano à mão...

Lenços de assoar
Fiz panos de assoar com um lençol velho e uma tesoura zigzag. Tenho-os em vários pontos da casa (para não ir ao papel de cozinha), lavo-os na máquina com o resto da roupa e passo-os a ferro só para matar algum bicho que lá tenha ficado... Ainda compro pacotes de lenços para ter na mala e usar na rua...

Folhas de papel, envelopes e similares
Praticamente não imprimo nada, a não ser que seja mesmo, mesmo preciso. Costumava imprimir artigos do trabalho para ler, sublinhar e rabiscar, mas deixei-me disso. Leio no computador, poupo papel e tinta.  Quando tenho mesmo que imprimir alguma coisa, diminuo as margens dos documentos ou ponho uma letra mais pequena. Aproveito envelopes e uso folhas de rascunho para imprimir no outro lado ou para tirar apontamentos.

Agenda e caderno de apontamentos
Depois das agendas GTD e da versão simplificada, agora tenho uma Moleskine de bolso e o resto é tudo digital, via Toodledo e Gcal, como expliquei aqui.

8 comentários:

  1. como concordo consigo. às vezes até me dói a alma quando tenho que imprimir exemplares de projectos como se não houvesse amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Acho boa ideia os guardanapos de pano (mas os panos de assoar não, por favor! lol). Como fazes para identificar o guardanapo para as refeições seguintes? Tens alguma dica?

    ResponderEliminar
  3. Carla, os guardanapos que estão em uso ficam numa taça em cima da mesa da cozinha (os outros estão guardados na gaveta). Para identificar o guardanapo de cada pessoa dei-lhes uns pontinhos de cores diferentes e cada cor corresponde a um de nós os quatro...

    ResponderEliminar
  4. Eu também imprimo muito pouco e uso as folhas dos dois lados. Também leio tudo no computador mas eu gostava era de saber como escrever notas por cima dos documentos. Um professor da universidade a quem enviei o meu trabalho antes de o defender, escreveu anotações no documento para depois me dizer, parecia manuscrito mas aquilo estava no portátil dele nas margens do meu trabalho. Sabes ideia do que se trata?

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. Anuskas, deve ter sido naqueles computadores que dá para escrever à mão no ecran... Mas no word dá para escrever comentários que ficam nas margens... E no adobe pro também.

    ResponderEliminar
  6. Rita,
    faz como eu..tenho uns sacos de guardanapos em crochet (bem catitas, modéstia à parte)
    Miss_David

    ResponderEliminar
  7. oi Rita, cheguei no seu blog hoje e pelo que percebo, você é professora universitária. Eu resolvi a não impressão de artigos científicos usando o Mendeley, que é um programa que se instala no computador e também uma base on line, o que inclui um rede social acadêmica. O programa baixado tem recursos muito interessantes e produtivos para uso acadêmico. Até mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Não sou professora, sou investigadora. Já ouvi falar no Mendeley, mas tenho que ver isso melhor! Obrigada pela dica!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...