23/02/2012

Criar uma rotina matinal

Todas as quintas-feiras falo um pouco de cada um dos projectos do e-book da Tsh Oxenreider, One Bite at a Time, e de como os implemento na minha vida.


Hoje é o projecto nº 3 - Criar uma rotina matinal.

Já aqui falei das vantagens de ter rotinas bem definidas. As rotinas simplificam a minha vida, aumentam a minha produtividade e dão-me mais tempo.

A minha rotina matinal é simples mas talvez um pouco radical; no entanto, quando a sigo à risca, o dia corre muito melhor, sou mais produtiva e mantenho níveis elevados de energia até à hora de deitar.

Resumidamente, a minha rotina matinal é a seguinte:

5h - levantar
- fazer chá preto
- trabalhar ao computador
6h45 - pequeno-almoço
7h-8h - ginásio, banho, vestir
8h-9h - preparar miúdos, levá-los à escola
9h - trabalho

O levantar às 5 da manhã nem sempre consigo, sobretudo no Inverno porque está frio e ainda é noite cerrada a esta hora.

Mas como é que criei esta rotina? Foi basicamente por necessidade. Eu sou uma pessoa matinal, gosto de me levantar cedo e a minha cabeça funciona muito melhor de manhã... Mas 5 da manhã? Pura necessidade. O meu trabalho é exigente e não consigo fazer tudo o que tenho para fazer nas 8h que passo na universidade. Quem trabalha em ciência sabe do que falo. Estamos sempre envolvidos em demasiados projectos e um horário de trabalho normal não é suficiente para tudo. Como passo muito tempo no laboratório, fica-me a faltar tempo para estar ao computador a tratar dados e a escrever artigos. É isso que faço em casa de manhã. Podia fazê-lo à noite e deitar-me mais tarde, mas eu funciono melhor de manhã. E sabe tão bem ver o nascer do Sol e ouvir o silêncio da manhã!...

O segredo para as manhãs correrem bem é só um: planear tudo na noite anterior.
Por exemplo, se eu não tiver coisas bem definidas para fazer ao computador logo de manhã, não me levanto. Se não tiver a roupa do ginásio pronta para vestir e o saco preparado, não vou ao ginásio. Se não tiver a chávena de chá pronta ao lado do fogão, com o pacotinho de chá lá dentro, o mais provável é não fazer chá.
Tenho que ter tudo planeado para que de manhã quando o despertador toca, não arranjar desculpas para ficar na cama. A verdade é que tem sido cada vez mais fácil levantar-me cedo. No outro dia esqueci-me de pôr o despertador para as 5 e acordei às 6 sozinha. Aos fins-de-semana tenho acordado naturalmente às 7h.

Claro que não precisam ser tão radicais como eu. Um dos objectivos da rotina matinal é fazer as coisas com calma para não começar o dia logo com stress. Se as suas manhãs são uma correria, por que não levantar-se 15 minutos mais cedo? Ou meia hora?
Imagine como seria o seu dia ideal (de forma realista, claro). Agora, é só ter força de vontade suficiente para fazer algumas pequenas mudanças que vão melhorar bastante a sua vida!

27 comentários:

  1. Eu também prefiro levantar-me cedo, inclusive ao fim-de-semana (levanto-me sempre às 6h30min).

    Mas tu levantas-te tão cedo que fiquei curiosa com uma coisa: quantas horas dormes? Não te sentes cansada ao longo do dia, por te levantares tão cedo?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda! Geralmente deito-me às 22h30 mas só adormeço depois das 23h. Assim, durmo 6 horas. Não me sinto cansada, pois muitas vezes faço uma pequena sesta de meia hora a seguir ao almoço, quando vou almoçar a casa. Esta estratégia está num ebook que comprei chamado How to become an advanced early riser. Mas nem todos os dias consigo levantar-me às 5h. Esta semana tenho andado constipada e só tenho conseguido sair da cama às 7h...

      Eliminar
  2. Antes de comentar o teu post gostava de dizer que já algum tempo que sigo o blog e adoro lê-lo! Adoro o conceito minimalista e penso que é mesmo um conceito de vida que gostaria de aplicar na minha. Neste momento ainda estou a construir a minha vida e isso torna tudo um pouquinho mais complicado mas tudo a seu tempo. (introdução grande, desculpa)
    Há algum tempo que tento criar essa rotina matinal... acho que desde que andava na escola que pendurava uma folha com tudo desde levantar a escovar dentes! =) neste momento está a ser muito difícildado os horários do meu namorado mas vou tentar e este post deu-me outra vez força para o fazer! Obrigada!

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa estratégia de escrever tudo numa folha é óptima! Também já fiz isso! Força com as novas rotinas!

      Eliminar
  3. Curiosidade pura: o teu ginário é ao lado de casa?
    Acho que vou implementar uma rotina destas a partir da primavera - estará mais quentinho (estou no Nortw ;) ). É que eu tb funciono melhor de manhã. Como o meu escritório é muito frio, vou aguardar por esta altura do ano. Depois é não fazer barulho porque a minha pipoca de 2,5 acorda com facilidade mas lá está - é uma questão de experimentar.
    Escrever das 6 às 7h com uma chávena na mão parece-me uma óptima ideia e sim, tal como tu, terei de ter tudo organizado.
    Mais uma vez, és um modelo ;) e eu vou copiar-te!!!
    Thanks, Rita, espero que estejas melhor da constipação!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ginásio é na minha rua! Demoro 1 minuto a lá chegar!

      Eliminar
  4. Aiii como eu gostaria actualmente de conseguir levantar-me assim cedo.
    Actualmente não estou a conseguir e a sensação de facto não é muito boa por acabo por andar toda stressada de manha e às pressas!

    Quando me consigo levantar cedo nota que realmente consigo fazer muito mais coisas e o dia até me corre melhor e sem pressas!

    Actualmente não estou a conseguir.
    Deve ser uma fase...

    Porque eu gosto muito de me levantar cedo e ouvir o tal silêncio da manhã é maravilhoso principalmente no verão!!!
    É fantástico!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso muita força de vontade para levantar cedo... eu muitas vezes também não consigo... No Verão é muito mais fácil porque não está frio e amanhece mais cedo!

      Eliminar
  5. Pronto, tenho que reconhecer que és a minha nova heroína. Eu adorava ter força de vontade para fazer o mesmo, as coisas que eu teria tempo para fazer... mas a cama está quente, e fora dela está frio e escuro...
    Como fazes para acordar e levantar logo? Pões o despertador e assim que toca pulas da cama? Ou dás mais 5 minutos?
    E a que horas te deitas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deito-me às 22h30. Nos últimos dias tenho acordado um pouco antes das 5, sem o despertador (o organismo vai-se habituando) e para resultar, tenho que sair logo da cama. Se ficar mais 5 minutos, adormeço outra vez... Um dos segredos para sair da cama é ter algo muito importante para fazer. Eu, como tenho a tarifa bi-horária, levanto-me às 5 e vou pôr a máquina da roupa a lavar. E já que estou na cozinha, ponho logo o chá a fazer... Resulta!

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta. :)
      Hoje acordei meia hora mais cedo, inspirada pelo teu exemplo.
      1 hora era o ideal, mas, baby steps!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Bem tu levantas-te super cedooo e dou-te os parabens por isso. Eu ando feita preguiçosa. Mas lá está, é uma questão de habito. Em tempos levantava-me 2h mais cedo que actualmente para poder praticar exercicio e andava perfeita!!! Depois a preguiça apoderou-se de mim. Algo que vou tentar mudar, como tenho mudado tantaaaaa coisa graças a ti! Enfim, es uma inspiração.

    ResponderEliminar
  7. Ultimamente tenho pensado em muita nas minhas rotinas e na forma como organizo o meu dia e as diferentes áreas da minha. Muito provavelmente deve ser o resultado de ler blogs como o teu, o Vida Organizada da Thais e outros do género. Começo a chegar à conclusão de que estava a chegar ao final do dia e que ficava sempre com a sensação de que me faltava sempre qualquer coisa para fazer. Eu levanto-me às 6h e deixo muita coisa organizada do dia anterior porque tenho a perfeita consciência de que não faria nem metade das coisas se não fosse assim. :) Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também comecei a fazer estas coisas por influência de outros blogs - e adoro o da Thais!

      Eliminar
    2. Nesta minha tentativa de melhoria das rotinas, confesso que o teu blog e o da Thais têm sido verdadeiras inspirações. Porque acho que podemos sempre evoluir e melhorar e que podemos sempre aprender algo de novo com que nos rodeia. Continua assim! :)

      Eliminar
  8. Olá Rita,
    És uma mulher corajosa... levantar ás 5h... eu não consigo, sou mais da noite, prefiro deixar tudo feito e só depois ir-me deitar. Mas lá está.... depende da pessoa.
    Também gosto muito de chá, mas desculpa o reparo... notei que de manhã pões uma saqueta na chávena para o chá... eu actualmente evito ao máximo comprar chá em saquetas e, passo a explicar: compro o chá no supermercado mas vêm as ervas num únivco saco e apenas retiramos o necessário para aqueles pequenos depósitos que penduramos no bule ou chávena; ou então uso um pequeno bule que tem de capacidade cerca de 750ml (é baratinho, foi comprado numa loja dos 300) coloco lá a saqueta e dá para fazer chá para o bule inteiro e para mim é suficiente, e acredita a dose não é fraca. Já usei uma saqueta no bule para chá para 3 pessoas e resultou sem problemas.
    Se fizer só para mim o que sobra no bule ou deixo arrefecer e bebo frio ou ponho num termo e vou bebendo mais quentinho.
    Com esta medida compro chá bem mais barato (basta ver o preço/Kg) e é mais ecológico também.
    Desculpa o longo comentário.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. Pacotinho de chá é uma forma de dizer... (também, não posso escrever aqui todos os pormenores senão isto era uma grande seca para os leitores...). Eu bebo o chá darjeeling do continente, e ponho as ervas numa colher para fazer chá (daquelas com buraquinhos, põe-se as ervas lá dentro e fecha-se), que corresponde a uma dose!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também faço assim, uma dose por chávena porque gosto do chá forte e faço-o rápido porque uso uma chaleira eléctrica. Faço duas chávenas de cada vez para aproveitar a água fervida e guardo uma para tomar mais tarde. Achas que o chá perde as propriedades?

      As melhoras,
      Anuskas

      Eliminar
    2. Não sei... mas para mim, desde que não perca o sabor, está tudo bem!

      Eliminar
  10. Antes de mais muitos Parabéns pelo blog, pela minha parte só tenho a agradecer as dicas. Já reformulei várias coisas da minha vida à conta do teu blog ("virei" minimalista, por exemplo: já não vou comprar mais armários para a cozinha, vou limpar a cozinha de tralhas e idem aspas aspas para o resto da casa). O que está a ser mais dificil é mesmo acordar cedo e dar conta do recado ao longo do dia com 2 filhotes com 27 e 7 meses, trabalho, marido e lida da casa. O ginásio tem de ficar para trás nesta fase.
    De qualquer maneira queria dizer que desde há 2 meses que este blog é mesmo uma inspiração para mim. Já li todos os projectos do "one bite at a Time", já aderi Jorte, Evernote, Google Calendar entre outros, (realmente são uma ajuda preciosa) e aguardo o livro Organized Simplicity.
    Estou mesmo empenhada nesta mudança de paradigma para a minha vida para poder direccionar o meu tempo para o que realmente interessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! E fico feliz por saber que o que escrevo é útil! Obrigada!

      Eliminar
  11. Olá Rita,
    Desculpa, foi apenas uma ideia, que felizmente já fazes...
    Obrigada pela partilha de dicas, que tanto nos inspiram.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  12. Vera Rocha23/02/12, 23:28

    Olá Rita!

    Desde há muito que consulto o seu blog e que me identifico consigo, apesar de ser mais nova (24). Compreendo tudo o que descreve porque partilho de algumas situações, nomeadamente o facto de trabalhar em ciência (PhD em curso). Desde miúda que fui habituada a organizar-me e a impor rotinas a mim mesma por trabalhar com os meus pais, e o hábito de acordar cedo e dormir pouco já vem de muito cedo. Essa estratégia de levantar às 5h tinha eu no meu 12º ano e nos primeiros anos de faculdade, quando precisava de estudar e o tempo era já um bem escasso devido a ter de ajudar os pais :)

    Hoje em dia, tenho fases em que ainda opto por me levantar assim cedo e arrancar o mais cedo possível, ou (mais frequentemente nos últimos tempos) ficar até mais tarde de volta do trabalho (1 ou 2 da manhã) e acordar pelas 7/7.30. Mas no meu caso é ajustável, dado não ter filhos nem outras responsabilidades. Mas partilho igualmente dessa necessidade de planear os meus dias e impor rotinas a mim própria, tenho sempre em mente o plano a cumprir no dia seguinte, finalizar tarefa X até ao dia Y e o hábito de estabelecer deadlines a mim mesma, por mais que eles não sejam rigidamente impostos por ninguém para além de mim própria.

    Apesar de a "visitar" muitas vezes, foi hoje que não resisti a deixar um comentário e um beijinho de força, pois, como disse, identifico-me muito com o que escreve e descreve! E sim, para quem trabalha em ciência, os dias têm de ser esticados além das típicas 8 horas de trabalho. Mas desde que a motivação não fuja, a força estará sempre lá, por mais horários estranhos e rotinas rígidas que tenhamos de impor a nós próprios. :)
    Um beijinho

    Vera R.

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Eu ainda ando a dar os primeiros passos em termos de organização e "destralhar". Sou leitora assídua do teu blog e do da Thais.
    Talvez por ainda ser pouco organizada, quanto mais cedo me levanto pior: ponho-me a fazer uma data de coisas, porque acho que tenho tempo e depois acabo por quase chegar atrasada ao trabalho...
    Espero conseguir melhorar e rentabilizar melhor o meu tempo. O teu blog é realmente inspirador. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Rita, admiro-te! Quem me dera conseguir levantar-me cedo, a sério... O meu sistema não deixa... Eu bem tento mas não consigo. Antes de ser mãe precisava de dormir, no mínimo 9h por noite para andar bem. Agora nem de perto nem de longe consigo esse valor mas no mínimo as 8h porque senão a dor de cabeça entra em ação.
    Ainda assim, as manhãs já foram piores. Agora, para entrar às 9h, consigo levantar-me às 7h20, tratar das piolhas (pequeno-almoço, higiene, vestir), vestir-me e maquilhar-me, tomar pequeno-almoço, estender uma roupa (a máquina lava durante a noite) e fazer as camas antes de sair. Piolhas no infantário às 8h30 e eu no trabalho entre as 8h45 e as 8h55. Nada mau!!
    Ginásio não consigo: nem física nem monetariamente. Além disso, acho que as gémeas já me dão a minha dose de exercício diário :P
    Tal como tu, muitas coisas têm que ficar preparadas de véspera: mochilas das piolhas, pasta do trabalho, roupas que usaremos no dia seguinte, ideia do que levar para lanches, cozinha e sala arrumada, banhos tomados.

    Os meus sinceros parabéns pelas voltas que dás! E obrigada pela partilha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. É a ler este tipo de posts que mais tenho noção que, a hora e meia que perco todos os dias em transportes para chegar ao trabalho (mais outra hora e meia para chegar a casa...)é tempo de qualidade de vida, de vida efectiva, que perco :(

    By the way...obrigada Rita por todos os teus posts tão interessantes e úteis! Estamos aqui para partilhar e aprender!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...