06/02/2012

Fazer o pior logo de manhã

A trabalhar desde as 5 da manhã...

Como disse no início de Janeiro, estava a pensar fazer um post sobre cada um dos 52 projectos do livro One Bite at a Time da Tsh Oxenreider. Se ainda não conhecem o livro, vale mesmo a pena uma espreitadela!

Então, o seu primeiro projecto é: 

Eat your frog

que basicamente significa que devemos fazer em primeiro lugar, logo de manhã, aquilo que menos queremos ou aquela tarefa que mais nos custa.
Acordamos cheios de boas intenções, mas milhões de outras coisas atravessam-se no caminho e aquela tarefa chata mas importante acaba por não ser feita.

Duas coisas podem ajudar: estabelecer uma rotina matinal e uma lista das três tarefas mais importantes para esse dia.

Eu não faria metade do que faço sem rotinas bem definidas. As rotinas simplificam a minha vida, aumentam a minha produtividade e dão-me mais tempo.

Definir as tarefas mais importantes, geralmente três, permite organizar o dia de forma a que essas tarefas sejam mesmo realizadas. Se não fizermos mais nada o dia inteiro, pelo menos o mais importante foi feito.

Uma dessas 3 tarefas mais importantes será o tal sapo. A tarefa que não queremos fazer mas tem mesmo que ser...

Por exemplo, eu andava a adiar uma tarefa, fazer a revisão de um artigo para uma revista científica, há 2 ou 3 semanas. Hoje decidi que me levantava às 5 da manhã para o fazer. E levantei-me. E fiz a revisão do artigo. E tirei um enorme peso dos ombros!

Um bom exemplo de uma tarefa que também gosto de fazer logo de manhã e o dia corre-me sempre melhor é ir ao ginásio (às 7h). Fico cheia de energia para o resto do dia e com uma sensação de dever cumprido!

Agora dois apartes...

Não vou mais enviar as folhas da agenda (a diária e a semanal), pois tenho perdido demasiado tempo com isso e de certeza que me esqueci de responder a várias pessoas e isso chateia-me. As folhas originais estão aqui e aqui e não custa nada alterá-las para ficar ao nosso gosto.

Descobri o blog da Fat Mum Slim e adoro os seus passatempos de fotografia. Ela dá ideias para tirarmos uma foto por dia (um projecto que já tentei e falhei), mas gostei sobretudo do projecto Your day in photos (1 foto a cada hora). Hoje vou tentar fazê-lo (a foto de cima é a primeira).

12 comentários:

  1. Oh Rita, como eu admiro a tua determinação!!!
    Hoje tinha decidido acordar e fazer uma tarefa que não me apetece nada, e entretanto fiz mil coisas menos essa tarefa... Típico, não é?
    Vou por agora mãos ao trabalho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estou a ler um livro do Brian Tracy que tem exactamente esse nome e baseia-se nesse conceito, planear cerca de duas tarefas por dia que serão as A1 e A2 e fazê-las como se a nossa vida dependesse disso de forma a disciplinarmos-nos a começar sempre por fazer o mais difícil e terminá-lo. Regra geral as tarefas A ou aquilo que procrastinamos são 20% da nossa lista mas que conta para 80% dos resultados. Logo mesmo que não façamos mais nada nesse dia (tarefas tipo B, C, D) devemos sempre fazer as A primeiro porque elas é que irão determinar a qualidade e fazer a verdadeira diferença do que foi produzido nesse dia.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Comer o sapo logo pela manhã parece-me uma ideia excelente... arruma-se logo o problema.

    ResponderEliminar
  4. Oh Rita, eu queria tanto ser como tu! Levantar-me às 5h para trabalhar? Se for para vir ver os mails e ler o teu blog enquanto tomo o café eu consigo... e ginásio às 7h da manhã? Para andar um pouco de bicicleta durante o dia já é o que é... Queria mesmo ser mais mexida!

    Admiro-te imenso em todos os aspectos como sabes! Não mudes nunca!

    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. FreeAtMind06/02/12, 22:59

    Obrigado pelas dicas...

    Podes em vez de andar a enviar a folha por e-mail para cada pessoa partilha-la pela conta do dropbox com um link partilhado ou colocando-a na pasta de partilha e disponibilizares o link para download.
    Não te lembras-te disso??

    Cya

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cya,
      Para fazer isso com o Dropbox tenho que mandar convites às pessoas para ficarem com acesso à pasta - mais trabalho que não quero ter. De qualquer modo, a autora dos templates não sou eu (eu só os modifiquei para ficarem mais ao meu gosto - e já nem os uso) e qualquer pessoa pode tirá-los do site donde eu os tirei e fazer as modificações que quiser!

      Eliminar
  6. FreeAtMind06/02/12, 23:30

    Não têm que ter conta para fazer o download do ficheiro. Testa com este link: https://dl.dropbox.com/s/fijsxjh9pq1dd5l/adblockplus-pf.txt?dl=1

    Cya

    ResponderEliminar
  7. FreeAtMind06/02/12, 23:31

    Desculpa enganei-me no link o correcto é: http://db.tt/IrEr8cTc

    ResponderEliminar
  8. Fiquei com muita vontade de ler. Tanta determinação e motivação são mesmo inspiradores a sério. Às vezes empurramos demasiado as coisas com a barriga. Vende-se na Fnac?
    Beijinhos e gostei do blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um e-book. Vende-se no link que indiquei no texto. É muito bom!

      Eliminar
  9. Olá Rita!

    Por recomendação sua comprei este e-book e estou muito contente! Fiquei contente por perceber que já punha em prática algumas das coisas que a autora recomenda e já comecei com as outra também.
    O meu sapo é a corrida, que tenho mesmo que fazer por questões profissionais! Comecei aos poucos e estou qause a deixar de ter sapo para engolir pois aos poucos está a tornar-se um gosto!
    Muito obrigada pelas suas dicas e recomendações. Têm-me ajudado bastante!

    ResponderEliminar
  10. começar o dia pelo pior é realmente uma boa ideia: tira-nos um peso de cima que nos permite passar o resto do dia bem mais aliviadas! :)
    mas 5h da manhã?... eu sou noctívaga, se me levantasse a essa hora para trabalhar, só saía asneira! ehehe :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...