14/03/2012

Criar uma lista de compras mestra

Eu não vou às compras sem uma lista. Isto é ponto assente há muito anos. Mas ao longo destes anos, a minha abordagem às listas de compras foi mudando. Já usei listas feitas por outras pessoas e disponíveis na internet, divididas em categorias e com os vários produtos discriminados* (a maior parte dos quais eu não compro), já usei pedaços de papel onde vou escrevendo os produtos que fazem falta ao longo da semana, e já criei a minha própria lista em word, dividida em categorias de produtos...

Até que descobri o tipo de lista que me dá mais jeito: a minha própria lista de compras mestra, dividida, não por categorias, mas por zonas de arrumação dos produtos (frigorífico, congelador, despensa**, casa de banho, e por aí fora).


À medida que dou pela falta de um produto vou apontando na lista e no dia das compras ou na véspera, abro o frigorífico, o congelador, a despensa e as portas dos armários e vejo o que faz falta - o que está na lista para cada zona e não tenho. Muito mais fácil!

A vantagem das listas de compras por categoria é, para mim, só uma: no supermercado, os produtos de cada categoria costumam estar mais ou menos no mesmo sítio. Mas para elaborar a lista e não me esquecer de nada, é mais fácil ter uma lista mestra por zonas de arrumação em casa.

Para fazer uma lista destas é preciso um papel e um lápis. Comece numa ponta da cozinha, num dia em que tenha ido às compras para ter tudo bem atestado, vá abrindo os armários e escreva os vários produtos que lá tem. Depois, faça uma lista toda bonita no computador, imprima-a e coloque-a na cozinha (acho que a maioria das pessoas põe a lista na porta do frigorífico, não?). Vá apontando os produtos que precisa e no dia das compras, pegue na lista e dê uma volta aos armários para ver o que não tem.
Também pode fazer o download da minha lista e modificá-la à medida das suas necessidades.


* nota de português, só porque me apetece: discriminar = separar, diferenciar, distinguir (ele foi acusado de discriminar a colega por ser mulher); descriminar = absolver, inocentar (descriminação do aborto) - atenção que descriminar é o mesmo que descriminalizar (a segunda é um neologismo)
** despensa = compartimento para guardar produtos, normalmente alimentares (eu guardo a comida na despensa); dispensa = isenção, permissão para não cumprir algo a que se está obrigado (ex, dispensa do serviço militar)

15 comentários:

  1. Excelente dica!Também funciono assim. Aliás, já o disse em http://manualdafelicidade.blogspot.com/2012/02/minha-lista-de-compras.html

    Confirmo que se perde muito menos tempo e também se poupa dinheiro (não corremos o risco de trazer coisas que já temos em casa, ou de nos esquecermos de algo).

    Desculpa a pergunta, mas como consegues colocar um documento para os teus leitores fazerem download? Eu não sei fazer isso e acabo por enviar sempre por e-mail, a quem me solicita. Isto faz com que gaste muito mais tempo na tarefa. Se me puderes ajudar com esta dúvida, agradeço.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda! É no google docs! Ponho lá o ficheiro e depois partilho-o!

      Eliminar
  2. Fantástico........já estou a adaptar a lista aos meus armários e à minha organização! E concordo, as listas da internet não são as minhas, acabo sempre por desistir, agora aponto num papel, o problema é que me esqueço de metade, assim parece-me perfeito......Bjo grande e mil obrigadas por dicas tão boas diariamente...

    ResponderEliminar
  3. Espectacular, esta ideia! Memso muito boa, Rita!

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho a minha própria lista, mas em vez de estar organizada de acordo com a minha casa, está de acordo com o supermercado. Ou seja, faço a lista pela ordem em que os produtos me "aparecem" no supermercado, conforme a volta que dou.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito da dica e já vou experimentar essa semana

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Faço da mesma forma mas organizo por items: mercearia, limpeza,etc.
    Outra coisa que faço e que dá resultado pelo menos para mim é começar as compras no supermercado pelo ultimo corredor a contar da entrada principal. As grandes tentações estão logo á entrada e se começarmos pelo "fim", no final das compras estamos já cansadas e com o carrinho cheio: é bem mais facil resistir!

    ResponderEliminar
  7. Olá boa tarde, fiz um inventário da despensa, do frigorífico e da casa de banho e com isto fiz a lista de compras. Deixei de lado os produtos que só uso esporadicamente (farinha de centeio por ex.).
    No inventário defini também níveis mínimos para cada item, 2 kg de arroz por ex., e quando vou buscar um pacote e já só existem dois, ponho na lista de compras. Assim raramente me acontece acabar algum bem de "primeira necessidade". Defini também as quantidades a comprar, no caso do arroz compro sempre 3 Kg.
    Isto ajuda-me a diminuir o nº de idas ao supermercado e o tempo que gasto quando lá vou.
    Como sempre um post bem escrito e muito útil!

    ResponderEliminar
  8. Até agora usamos o velho sistema de ir apontando as faltas no papelinho à medida que nos íamos apercebendo. Resultado: faltava sempre qualquer coisa.

    As listas "modelo" que vi até agora online nunca me convenceram, sempre me pareceram feitas para me fazer gastar mais do que necessito.

    Este método que sugeres parece-me incomparavelmente melhor do que qualquer outro e, portanto, vou experimentar.

    Mais uma vez, obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar
  9. Tenho de ver se me dedico uns 5 minutos às listas :) Eu tenho o método da lista no frigorífico - quando dou por falta de alguma coisa, aponto lá. Tenho de ver se as começo a organizar melhor, para não andar a correr de um lado para o outro, à medida que vou lendo a lista:P

    ResponderEliminar
  10. Olá! Óptimos esclarecimentos de português! (é muito habitual nos blogues as autoras escreverem "dispensa" quando se referem à "despensa"; espero que te leiam ;-)

    Uma sugestão: Conheces as listas do Our Groceries? (www.ourgroceries.com)acho o sistema súper prático; espectacular mesmo. Dá em qq smartphone, qq marca, qq sistema operativo, e qq computador, e sincroniza em quantos aparelhos quiseres, o que é bom, pois dá para partilhar as listas, e, se formos riscando o que já comprámos, a outra pessoa vê em tempo real. Ha, e é grátis. É onde faço as minhas listas todas (não só de compras) o telemóvel está sempre à mão por isso é tão prático. Achei que te podia ser útil. Mar.

    ResponderEliminar
  11. Eu também uso o our groceries. Adoro. Criei categorias por tipos de lojas onde compro. Adorei este post.

    ResponderEliminar
  12. Rita!! Obrigada pelas excelentes ajudas!!! Queria imprimir a sua lista, mas de maneira nenhuma consigo que fique legivel! Todas as palavras ficam desfocadas! ja tentei mil e uma maneiras! pode me ajudar?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...