06/03/2012

O meu hall branco e cinzento

Como é que sabemos que finalmente acertámos na decoração? Quando o tempo passa e não temos vontade de mudar. É o que tem acontecido com a minha casa. Já por aqui passaram várias mobílias, vários objectos decorativos, muitos cortinados e muitos têxteis. A certa altura percebi qual o estilo decorativo que mais tem a ver comigo (escandinavo) e comecei a mudar a decoração nesse sentido. 
O hall de entrada e corredor escapou ao branco nas paredes, que foram pintadas de cinzento porque adoro o contraste desta cor com o branco da mobília.


Fiz um cortinado para tapar a porta da entrada (copiei a ideia da Benita). O tecido, tal como os vários tecidos da almofada do banco, são do Ikea. O banco é uma prateleira (também Ikea) igual à de cima, que foi transformada em banco. As duas foram pintadas com esmalte branco.


Aqui o hall visto perto da entrada para a cozinha e para a sala. O candeeiro Orgel e os espelhos Sörli são Ikea (claro!). A prateleira (que não é Ikea!) serve de apoio para pousar as chaves. Os gatos na parede são reproduções de Steinlen.


O armário de madeira de mogno era da minha avó e é das melhores peças de mobiliário que tenho em casa. Lá dentro estão os meus sapatos (os meus 20 pares de sapatos... quando eram mais de 50 estavam alguns no armário que se esconde atrás do cortinado das flores), malas, toalhas de mesa, cachecóis, óculos de sol, pilhas, lista telefónica, e outras coisas... Atrás do cortinado, que ainda não tem as bainhas feitas e é por isso que está um pouco torto, está um armário embutido que tem casacos e os sapatos dos homens da casa. Os dois cortinados foram feitos com tecidos Kajsastina (que também foi usado na mala que está pendurada).


O corredor com a entrada para os quartos com candeeiro Varmluft branco e uma pequena estante que pintámos de branco, onde guardamos toalhas, lençóis e outros têxteis.


O tecido nas portas do armário sobrou das bainhas dos cortinados Matilda que temos na sala e escritório.
O quadro por cima do armário é um desenho a carvão feito por um aluno da minha avó (que era professora de inglês). Representa a última ceia - que, ao olhos do miúdo, na altura com 12 anos, foi um piquenique. Muito giro!

22 comentários:

  1. Muito bom gosto... se fosse a ti, acho que pintaria também os rodapés e as ombreiras/portas de branco! Fiz isso cá em casa e ficou muito melhor, mais iluminado e "branquinho" parece que a casa ganhou luminosidade!!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, adorava pintar as portas e o resto das madeiras de branco, mas não tenho coragem... Se fosse tão fácil pintar madeira como é pintar paredes, já o tinha feito, mas lixar, dar primário e dar várias camadas de esmalte dá imenso trabalho... Como é que fizeste? Também foi assim ou usaste outro método? bj, rita.

      Eliminar
    2. Desculpa meter a colher, mas dá para pintar sem precisar de lixar. :)
      Basta escolher uma tinta com boa cobertura. Eu já fiz e resultou. Pintei as ombreiras todas da minha casa anterior de branco. A tinta era da Robbialac.

      Eliminar
    3. Hazel, a sério?? Que bom!! E qual era a tinta, ainda te lembras? Era esmalte?

      Eliminar
  2. E posto isto enches-me de vontade de redecorar a minha casa. Este ano tem mesmo que ser pintada e quero alterar alguns apontamentos decorativos. Gostei muito do teu último post sobre a forma como nos apegamos aos objetos. Não acho nada impessoal a tua casa e o importante é sertimo-nos bem no nosso canto. Eu ando numa fase que até os tapetes me incomodam... acho que só servem para se encher de pó! Mas ainda tenho alguns, dão um ar muito acolhedor aos espaços. Dilemas! :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito, muito. Que sensação de paz, de serenidade, de "tudo estar onde deve estar". :)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Fiquei aqui com uma interrogação na minha cabeça...porquê um cortinado na porta da entrada? nunca tinha visto e parece-me um pouco estranho... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia! Eu já tinha visto em vários sítios (na internet, não ao vivo) e adorei o cortinado que a Benita fez para a porta dela (http://chezlarsson.com/myblog/2011/11/door-drapery.html).
      Acho que fica giro e dá um ar mais cozy, mas o motivo principal é para não entrar tanto vento pela porta (entra algum quando a porta da rua fica aberta). Bem sei que podia calafetar com aquelas fitas amarelas, mas gosto mais assim!

      Eliminar
    2. Hummm...
      Entretanto uma outra questão, fizeste um banco apartir de uma prateleira certo? è resistente?
      Já agora, adorei o hall, acho que só retirava mesmo o cortinado :) o movel branco do corredor é LINDO!
      Bjs

      Eliminar
  5. Não percebi a ideia de colocar cortinados em frente à porta de entrada e em frente ao roupeiro! É por algum motivo em especial ou é apenas uma opção decorativa? Adorei os móveis antigos! Sou uma autêntica fã!! A decoração está super leve e suave...o que acho que fazia falta (para mim,é claro) eram os tapetes e um apontamento de cor! Mas já sei que não te dás bem com tapetes!! E com cores!! :) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sini! O cortinado em frente à porta expliquei num comentário acima. Em frente ao roupeiro já tive portas de fole, já pensei em painéis deslizantes e outras coisas, mas o cortinado foi a opção mais fácil, barata e feita por mim (e gira, claro, pelo menos para mim). Já tive vários tapetes na entrada mas ora estavam sempre tortos por causa dos gatos (sobretudo aqueles mais maleáveis) ou estavam sempre sujos, visto ser a entrada da casa. Simplifiquei e desisisti de tapetes no hall. Mas eu gosto de tapetes! Só no escritório e no hall é que não tenho nenhum... De muita cor é que não gosto nada...

      Eliminar
  6. Olá, Gosto bastante do teu corredor e adoro os móveis antigos. Gostei da ideia do cortinado na porta da frente dá-lhe um ar mais intimista. A única coisa que eu não aprecio muito é a prateleira que utilizas como banco, eu preferia uma pequena arca para guardar por exemplo galochas.

    ResponderEliminar
  7. Cá em Portugal, também nunca vi nenhuma casa com cortinado a camuflar a porta da entrada mas em França, por exemplo, é muito frequente. Dependendo da porta, pode ajudar nas correntes de ar e acrescenta conforto. Felizmente, nesta casa, tenho uma super-porta, muito bem isolada e que dispensa acessórios. Mas já vivi em casas onde a cortina teria dado muito jeito. A tua está bem gira.

    Ia perguntar pelos tapetes, depois li os comentários e percebi que os motivos são semelhantes aos meus. Também optei por não ter tapete no hall de entrada. Por um lado, parece-me sempre que está a faltar qualquer coisa mas, por outro, é tão mais prático.

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante do teu hall... tão clean... ;)

    Beijossss

    Di

    ResponderEliminar
  9. Eu adorei o móvel branco estreito do corredor.

    ResponderEliminar
  10. Rita, quanto à pintura dos rodapés, ombreiras, portas e roupeiros realmente dão muito trabalho (há que fazer por fases) uma divisão de casa vez, por exemplo!! Mas depois vale a pena o resultado!!
    Sara

    ResponderEliminar
  11. Em casa dos meus pais havia um cortinado na porta de entrada. Protege do vento e é um elemento decorativo bem original.
    Gostei muito da forma como decoraste a tua casa, mas...é o meu gosto, detesto de morte a cor cinzenta! Mesmo em pormenores!

    ResponderEliminar
  12. Mas que bonito... tens mesmo jeito... ficou suave, elegante e cheio de luz.

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Estou sempre por aqui, mas acredito que esta seja a primeira vez que comento, portanto em primeiro lugar preciso dizer que teus escritos e reflexões são uma inspiração para mim.
    As lindas fotografias do teu hall me chamaram atenção, mas o texto sim veio confirmar a admiração que tenho pela opção de vida que fizestes e que tenho buscado para mim.
    Um detalhe que saltou aos meus olhos foi este lindo móvel que pertenceu a tua avó porque na tua postagem sobre a relação afetiva com os objetos, percebi que o comentário que o originou estava encharcado da ideia de que tu não dá valor a objetos de família, e fiquei muito feliz de ver que minha interpretação estava mais próxima da realidade, pois a mim pareceu que tu apenas não valoriza o que é superflúo, seja qual for a origem, e que não precisas dessa bela peça de mogno para lembrar de tua avó, mas como ela tem função e é bonita aí esta brilhando em tua casa, sem a necessidade de ficares entulhando-a com mobília e mais mobília a título de herança sentimental.
    Enfim para um primeiro comentário, acabei por escrever um tratado.
    até mais...

    ResponderEliminar
  14. Rita, mais uma vez amei este post!
    Já usamos cá por casa a ideia dos cortinados. Temos um junto às escadas para o andar de cima - é uma zona que não é usada e onde o calor se perde facilmente. Fica cozy e giro - compramos um cortinado muito espesso, em tons quentes (rosa, castanho) e dá um ar muito confortável. Temos também previsto para a porta de casa, mas terá de ser arredondado, uma vez que a porta abre para dentro.
    Adoro o estilo da tua casa! Adoro o estilo escandinavo! Ainda assim, cá por casa, adoramos cores quentes. Em quase todas as zonas da casa existe uma parede com cor. Porquê? Porque sim, porque gosto das sensações que as cores me transmitem, a energia. Mas há meses que me apetece ter uma entrada d género da tua. Há uma, no site da Marta Stewart, que me inspira imenso...
    Em termos de móveis, optámos por comprar usados - temos art deco, temos ikea, temos outros que foram feitos pelo meu marido e temos sofas que foram feitos à medida, inspirados na Roche bobois. Desse ponto de vista, estamos longe do escandinávio - estamos próximos daquilo que é cosy, pelo menos para nós, é claro!
    Um bjinho!

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita,
    Gosto do teu cortinado na porta que também já tinha visto no site da Benita e tinha adorado, realmente dá um ar bem mais confortável e acolhedor.
    Tal como outras leitoras adorei o teu móvel branco das toalhas, está lindo!
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...