18/04/2012

Speed cleaning

Li pela primeira sobre o conceito de speed cleaning no "Simplify your life" da Elaine St. James, o livro seminal sobre simplicidade voluntária. Fiquei imediatamente intrigada, pois ela diz que podemos limpar a casa toda em pouco mais de 1 hora usando este método. Apesar de ter empregada que vem uma vez por semana limpar bem a casa, uma limpeza semanal não é suficiente numa casa com crianças e animais. Costumo fazer uma limpeza mais rápida à sexta-feira ou ao sábado, e aspiro sempre que necessário, por causa dos pêlos dos gatos. Fui investigar essa coisa do speed cleaning e apliquei o método cá em casa - e não é que resulta mesmo?

Então, segui estes passos para limpar a casa usando o speed cleaning: 

1. reuni os materiais necessários: detergente multi-usos de vinagre (para a mobília branca), pano de pó seco de microfibras, pano húmido de microfibras, saco de lixo, cesto;

2. comecei na sala, depois os quartos, um a um, depois as casas de banho e por fim a cozinha;

3. em cada divisão, comecei do lado direito e desloquei-me no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio (mas também pode ser no outro sentido, claro);

4. limpei primeiro as coisas mais altas e depois as mais baixas, por causa da força da gravidade;

5. limpei só as superfícies horizontais, que obviamente sujam-se muito mais que as superfícies verticais;

6. passei primeiro o pano seco para tirar o pó e partículas e depois o pano húmido com o multiusos;

7. todo o lixo que fui encontrando foi para o saco do lixo; coisas desarrumados foram para o cesto para serem colocadas no devido lugar;

8. quando acabei uma divisão, passei para outra, levando o material comigo;

9. em cada divisão, fui arrumando as coisas que estavam no cesto;

10. depois de estarem todas as divisões limpas, aspirei a casa (ligo o aspirador a uma tomada central com uma extensão grande, e assim consigo aspirar a casa toda sem ter que ligar o aspirador a tomadas diferentes);

11. depois de aspirar, enchi o balde com água morna e um pouco de vinagre e detergente da louça e lavei o chão da casa toda.

E assim limpei um apartamento de 130 m2 em menos de uma hora e meia! Ficou impecável, a cheirar a limpo, e até queimei umas quantas calorias.

Incorporei o speed cleaning na minha rotina de sexta-feira à tarde. Neste dia gosto de sair do trabalho mais cedo, à la norte da Europa, para ir às compras semanais e agora aproveito também para speed cleanar a casa!

E vocês, como fazem a limpeza da vossa casa? Um bocadinho todos os dias ou uma grande limpeza de vez em quando?

18 comentários:

  1. Um bocadinho todos os dias!
    Sou fã do conceito da Fly Lady. Há quase 2 anos que procuro usar 15 mnts por dia para fazer qualquer coisa, seja arrumar uma gaveta, limpar um quarto, pôr ordem.
    E depois à 6ª Feira a empregada está lá em casa e faz uma limpeza geral. Qd se faz todos os dias um pouco, ela pode concentrar-se nos detalhes!
    Com a chegada dos dias maiores e mais quentes, fazemos as camas de manhã e eu dou um jeito aos wcs antes de sair de casa, logo de manhã.
    Só não me arranjo com as roupas. É ao fds que faço umas 3 máquinas... detesto tratar da roupa. Qd faço tem de ficar bem feito... mas detesto pôr roupa a lavar. Provavelmente pq a lavandaria está no andar de cima... :)
    Gosto do conceito speed cleaning - a ver se faço qd a empregada faltar!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Este assunto interessa-me sobremaneira!
    Vou experimentar este método.

    ResponderEliminar
  3. Um bocadinho todos os dias. Já sei o que a casa gasta, se não for fazendo, acumulo e depois no fim de semana há tanta coisa para limpar que acabo por inventar qq tarefa na rua só para fugir...

    ent há noite vou limpando uma divisão cada dia.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. gostei!! obrigada pela partilha!!

    ResponderEliminar
  5. Uma vez por semana!
    Demoro cerca de 2,5 horas para limpar um T2 de 110 m2.
    Se tiver ajuda, 1.5 horas!

    ResponderEliminar
  6. que interessante Rita! já tinha lido um pouco sobre isto mas, sinceramente, achava que era um pouco utópico! obrigada por me tirares as dúvidas! assim tão bem explicado por ti, até parece fácil! como ando em processo de destralhar a casa, actualmente faço um bocadinho todos os dias quando regresso da escola e não tenho trabalhos para corrigir ou aulas para preparar! este método de um pouco todos os dias só tem um defeito: quando não o posso aplicar 3 ou 4 dias seguidos, acumula e deixa-me muito mais para o fds... enfim, testarei o speed cleaning! beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  7. eu bem queria fazer um pouco todos os dias para nãoa cumular a ter mais tempo ao fim de semana para descansar mas tem sido dificil.

    O meu problema é os miudos andarem sempre atrás de mim!!!!!

    outro problema é pensar será que perco mais tempo se limpar todos os dias do que tirar especificamente um dia e esse dia limpa se tudo....vou ter de experimentar as duas versões e ver com qual deles fico com mais tempo para os pequenos.

    Obrigada pela partilha mais uma vez!

    ResponderEliminar
  8. Esse método parece ser bom.
    Eu faço um bocadinho todos os dias para ao fim de semana ter mais tempo para o meu filho! Mas hei-de experimetar esse método:) Pareceu-me bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu faço todos os dias. Cada dia limpo uma divisão a fundo e depois à sexta-feira ou sábado faço uma espécie de super speed cleaning. Limpo as superfícies horizontais só com um pano húmido, passo um pano no wc, trato do chão e desinfecto a cozinha.

    ResponderEliminar
  10. Eu é sempre ao fds mas tb quero experimentar este método para ver se ficava com o fds mais livre. Uma dúvida: o detergente multi-usos de vinagre não faz mal aos móveis? E o lava chão pode-se passar tb no chão de madeira?

    ResponderEliminar
  11. Olá

    É muito interessante, se possivel coloque fotos dos utensilios para poder ter uma melhor ideia como fazer e organizar.me

    Obrigada pela informação

    ResponderEliminar
  12. Eu já aplico esse conceito mas só uma vez por semana, ao sábado. Mas aindo incluo estender roupa e passar roupa. Como as tarefas cá em casa são partilhadas, para fazer tudo isso levo 2h30. Durante a semana tento ter tudo no lugar. Nunca inicio limpezas sem estar tudo no lugar a que pertence (fazer as duas coisas ao mesmo tempo não dá para mim). A desarrumação é que nos faz perder tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu já faço isso normalmente à 6ª feira À tarde e como tento arrumar as coisas que estão fora do sitio todos os dias a tarefa fica facilitada.
    Eu era daquelas que perdia um sábado inteiro de volta da casa até que meti na cabeça que não podia ser. Organizei-me e voilá! Sobra tempo para outras coisas :))

    ResponderEliminar
  14. Eu já faço isso normalmente à 6ª feira À tarde e como tento arrumar as coisas que estão fora do sitio todos os dias a tarefa fica facilitada.
    Eu era daquelas que perdia um sábado inteiro de volta da casa até que meti na cabeça que não podia ser. Organizei-me e voilá! Sobra tempo para outras coisas :))

    ResponderEliminar
  15. Foi bom descobrir o seu blog Rita, e descobrir que existem mais "bichos raros" como eu. O "Simplifique a Sua Vida" da Elaine St. James foi o 1º livro do género que eu li, já lá vão uns aninhos, para quem necessitar deixo a informação que existe a tradução em português, publicada pela Sinais de Fogo.
    Eu também perdia o fim-de-semana nas limpezas e este foi um método que me ajudou a simplificar. Obrigada por me trazer um pouco mais de alegria aos meus dias. :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei conhecer o conceito do speed cleaning, e descobri que eu já fazia algumas dessas coisas. Duas que acrescentei e que aprendi consigo foi andar com os detergentes todos juntos atrás de mim, assim como um cesto para ir colocando as coisas desarrumadas. Posso dizer que poupei duas horas ao total da limpeza. Eu tenho 5 assoalhadas para limpar, 2 casas de banho, uma cozinha e um corredor longuíssimo, e antes fazia tudo em 6 horas (é esgotante, por isso fazia 3 horas cada dia do fds). Hoje fiz metade da casa em duas horas graças a estas técnicas. Não fiz bem igual, mas lá arranjei o meu método. E muito importante, é ou termos ajuda, ou se não a tivermos, pelo menos que os miudos não nos empatem! Ficam a fazer os trabalhos ou a brincar nas divisões que não estou a limpar nesse dia. E sobra-me mais uma hora por dia para estar com eles! Também é de salientar que tento que a minha casa seja minimalista, não há paciência para traquitanas que só custam a limpar. Até tapetes evito ter para não ter de os sacudir! Obrigada Busy Woman!

    ResponderEliminar
  17. Muito interessante!
    Consigo fazer a limpeza diária de nossa casa em 2 1/2 a 3 horas, sem contar o tempo para rastelar o jardim e cuidar das roupas.
    Faço isto diariamente e escolho uma tarefa mais demorada por dia, nos fds apenas dou uma "geral" sendo mais ou menos 1 hora de serviço.
    Tento manter tudo sempre no lugar: "tirou, usou, guardou".
    Durante as tarefas de limpeza tenho usado uma guaiaca com bons compartimentos que me permitem carregar: telefone (s/ fio), caneta, papel e os óculos; assim não preciso ficar andando feito uma barata tonta procurando uma coisa ou outra quando tem uma chamada.
    Obrigada por partilhar as dicas, vou tentar minimizar o tempo aplicando as sugestões do conceito "speed cleaning".

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...