12/05/2012

Roupa simplificada

Já escrevi aqui várias vezes que gosto de roupa e sapatos, mas já fui muito mais consumidora do que sou agora. Desde que iniciei a minha jornada no minimalismo, livrei-me de mais de metade da minha roupa, sapatos e acessórios, com alguma dor no início, mas sem remorsos.
Agora só compro roupa se realmente precisar de alguma peça. Já não faço compras por impulso nem como forma de combater os dias mais cinzentos. 

Uma das coisas que mais me ajuda a escolher roupa é ter descoberto as minhas cores, de acordo com o season colour analysis. Desde que me apercebi que as cores que me ficam melhor são o branco, cinzentos e preto (e também azuis escuros e vermelhos escuros), só olho para peças dessas cores quando estou numa loja. Logo aí diminuo imenso as possibilidades de compra. É que dantes, se gostava de uma peça, era capaz de a comprar em todas as cores disponíveis. Já tive umas calças em preto, branco, rosa e laranja...

Este método da cor foi o meu principal aliado para me livrar de mais de metade da minha roupa. Fiz um esquema em papel para me ajudar, do qual falei aqui


Resumidamente, uma peça de roupa, se quer manter-se no meu armário, tem que estar de acordo com os seguintes critérios:

A cor é uma das minhas cores.
A peça fica-me mesmo bem.
A peça combina com outras coisas.
Costumo usar a peça.
Gosto muito da peça.

Este critérios aplicam-se tanto às peças que já tenho, como às peças que quero comprar. E devo dizer que ter reduzido o meu guarda-roupa a basicamente três cores simplifica imenso as coisas na hora de escolher peças para vestir e quando as vou comprar. 

Já não preciso de casacos de várias cores para combinar com as várias blusas, nem sapatos e acessórios de todas as formas e feitios para combinar com tudo o resto. 

As malas então, que tinha dezenas em várias cores (preto, castanho, cinzento, rosa, vermelho, etc.) e vários formatos, sofreram um corte radical. Tenho apenas duas, uma preta mais formal e de boa qualidade e uma castanha mais rasca que será substituída por uma melhor quando se estragar. De resto, tenho algumas malas em tecido feitas por mim, que uso sobretudo na primavera e verão. 

Descobri que acessórios castanhos bonitos, como umas botas ou um cinto, ficam bem com tudo, e fiz as pazes com o castanho, apesar de esta ser uma cor que não posso usar em demasia nem perto da cara, pois dá-me um ar mais velho.

Continuo a não usar brincos com colares, pois parece-me demasiado, nem colares compridos com cintos, e adoro a máxima da Coco Chanel "When accessorizing, always take off the last thing you put on".

E continuo a achar que menos é mais, e que o menos, o simples, é o oposto da vulgaridade e do excesso.

6 comentários:

  1. Adorei as dicas. Temos tanta coisa que não usamos...

    ResponderEliminar
  2. Ai rapariga que tu és uma fonte de inspiração, todos os dias. Graças a ti, entro na zara e não trago nada. Graças a ti, aprendi a usar melhor a roupa, a combinar e a dizer-me que, de facto, menos é muitooooo mais!
    Já viste como és o máximo :)

    Bjitos e estou curiosa por saber o que se vai passar em relação à Alemanha... ;)

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso do teu blog e és uma inspiração para mim, admiro-te muito, mas um armário com apenas essas cores é demasiado monótono para mim e o "divertido" de combinar e misturar lá se ia... :S

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito deste assunto e tenho tentado diminuir a quantidade de roupas que possuo, para daqui pra frente adquirir as novas com mais sabedoria. És uma inspiração Rita, origada!

    ResponderEliminar
  5. bem que espectáculo! eu já tinha visto isto das cores que nos ficam bem no outro post em que falas do assunto. curiosa e porque sempre tive tendência para as mesmas cores, fui espreitar! é espantoso, pois as minhas cores são basicamente as cores que eu já usava e com as quais me sentia bem! é excelente! por acaso são muito semelhantes às tuas, só que eu não sou muito de usar branco! gosto do branco para decoração e para muitas outras cores, para não me sinto bem vestida com o branco, por isso, as [muito] poucas peças que tenho, decidi começar a usá-las sobrepostas e assim... fica bem!

    Rita, caindo no erro de me repetir e de repetir outras pessoas, tu és uma muito boa inspiração!
    obrigada pela amável partilha!

    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  6. Acompanho o blogue há algum tempo e já tinha visto esta lista que adorei. É perfeita! Gostava muito de partilhá-la no meu blogue porque vai de encontro ao que partilho por lá (previsto para amanhã ás 9h), com o respectivo link e créditos. Espero que não se importe, se se importar retirarei o post, claro...
    Parabens pelo trabalho desenvolvido por aqui, é sem dúvida uma inspiração!
    Maria
    lovelylooknow.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...