04/05/2012

Simplificar e organizar papéis em casa


Bem sei que tenho andado um pouco desligada do blog e do facebook, o que se deveu à falta da internet em casa (agora já tenho de novo), o que por sua vez me deixou com mais tempo para fazer outras coisas... como ler. E devo dizer que me soube muito bem ter lido dois livros numa semana e estar agora a meio do terceiro. Por outro lado, a minha cabeça tem andado completamente focada numa viagem que vou fazer daqui a umas semanas à Alemanha que pode mudar a minha vida (para muito melhor, claro).

Tenho também aproveitado para destralhar e minimizar ao máximo os meus pertences. Já cheguei ao ponto de ter gavetas e prateleiras vazias, e é viciante. É viciante deitar fora coisas que não preciso e manter apenas aquilo que é realmente necessário. É bom minimizar e simplificar e aperceber-me que finalmente sei onde estão todas as minhas coisas.

Estes dias tenho andado de volta dos papéis, tanto em casa como no trabalho. A Tsh Oxenreider tem vários projectos relacionados com a simplificação e organização dos papéis no seu e-book One Bite at a Time. Ela fala de como organizar e arquivar os papéis (projecto nº 21), de como criar um arquivo para os documentos mais importantes (projecto nº 17) e de como organizar os recibos (projecto nº 9). Bem, eu agora tenho isso tudo organizado numa caixa de cartão Kassett. Decidi que todos os nossos papéis tinham que caber lá dentro (a caixa mede 33x38x30 cm).

Os papéis que lá tenho e que ocupam a maior parte do espaço são papéis que tenho que guardar mas os quais provavelmente não me vão servir para nada, como declarações de IRS e papeladas e papelinhos que as acompanham, papéis das finanças e da segurança social, recibos de ordenado, contratos de trabalho, avaliações da escola dos miúdos, documentos da casa,  e coisas assim; estes papéis constituem o que a Miss Minimalist chama de deep storage, tal como expliquei aqui.

Dentro da caixa tenho também uma pasta plástica de elásticos que tem documentos importantes que levaria comigo em caso de incêndio ou de alguma catástrofe natural. Tenho os boletins de nascimento, certificados de habilitações (só tenho o da licenciatura, mestrado e doutoramento; certificados de outros cursos, workshops, formações e coisas do género estão digitalizados), boletins de vacinas, passaportes, fotocópias dos cartões de cidadão e de outros documentos.

Tenho ainda um dossier A4 fininho, que não costuma estar dentro da caixa, mas perto dela, na estante, que funciona como uma agenda da casa e da família. Lá dentro estão as seguintes capinhas transparentes:
- fazer/resolver (por exemplo, neste momento tem uma ficha de inscrição no ATL para preencher);
- pagar (contas para pagar; não tem lá nada, que eu pago as contas mal as recebo);
- pago (tem o último recibo do condomínio e o último da água - só guardo o último recibo, pois se houver algum problema, tenho o extracto do banco, em pdf, claro, para provar que as contas foram pagas; as outras contas recebo em pdf);
- arquivar (papéis para arquivar na caixa ou para digitalizar);
- IRS 2012 (onde ponho todos os papelinhos para o IRS; depois de entregue o IRS, a capinha com respectivos papelinhos toma o seu lugar permanente dentro caixa);
- tickler (papéis que vou precisar numa data específica; neste momento tem os bilhetes de avião para a tal viagem e a confirmação da reserva do hotel, assim como um voucher de 2 noites para um hotel em Setúbal a aproveitar em breve).
Tenho também papéis que consulto às vezes, como informações da escola, informação de emergência, números de contas bancárias, etc.

Outro tipo de informação que muitas pessoas colocam dentro da agenda da casa, como menus semanais, inventários da despensa, listas de compras, orçamentos mensais, etc., eu não tenho. Uso o mínimo papel possível e tudo o que possa fazer no computador, faço. De resto, tenho o quadro magnético para escrever os menus e outras coisas.

Resumindo, o sistema que descrevi aqui e aqui foi alterado e simplificado.
Todos os papéis importantes cabem agora nesta singela caixa de cartão branca! Ah, bliss!

22 comentários:

  1. Tenho mesmo de fazer isso. Aproveito agora que vou iniciar uma nova vida, que vou mudar de casa, para iniciar... Vou passando para receber mais dicas! Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Boa! Também ando nessa, de reduzir a papelada. Deitei tanta coisa fora...
    Beijinhos e uma óptima viagem,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,

    Tenho andado numa de destralhar/simplificar cá em casa e posso dizer-te que tens sido uma grande inspiração para mim. Agradeço todo o tempo que dedicas aqui ao blog porque acredito que tem ajudado muitas pessoas a ganharem coragem e atacarem todos os cantinhos de tralha lá de casa.

    Os papéis, mais um canto que envolve sempre muita confusão. Cá em casa temos uma estante com dossiers divididos por categorias mas chego à conclusão que é demais e não preciso de tanto espaço(este post só veio ajudar a esta constatação). Tenho que atacar isto com mais atenção. Lá está, a base de uma boa organização é sem dúvida a funcionalidade. Os dossiers estão arrumadinhos e organizados mas não estão funcionais porque acabo por ter cartas e papéis espalhados aqui e acolá.

    Bjs e desculpa este testamento...
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Como vc bem disse Rita, destralhar é viciante. Consegui muita coisa, mas ainda tenho muito trabalho pela frente. Mesmo assim é gratificante!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita, conheci seu blog recentemente através do vida organizada e estou adorando, tem me inspirado para uma mudança de vida aos poucos, obrigada e parabéns por todas as suas conquistas.

    abraços,
    Ana.

    ResponderEliminar
  6. Bem, Rita. Os meus parabéns pela tua capacidade de organização e de destralhar! É mesmo fantástica! Cada vez mais nos últimos tempos (e muito provavelmente fruto das minhas leituras aqui do blog...), tenho começado a olhar de outra forma para os meus objectos, roupas e afins lá de casa e tenho começado a ver se todas essas coisas são de facto necessários ou se existem algumas que podem ser mais úteis a outras pessoas. E é o que tenho feito com roupas e calçado. Tudo aquilo que não uso, não tem nada que estar a ocupar espaço nos armários lá de casa e tenho feito a selecção e dado tudo aquilo que já não uso ou que já não me serve. Próximo passo é sem dúvida melhor a organização da papelada essencial e este post aqui veio dar uma grande ajuda. Obrigada :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita, também fiz uma faxina assim recentemente e todos os meus documentos importantes agora cabem numa gaveta. Rotinas da casa, menus semanais e até receitas tenho no Evernote. É fácil de acessar e não guardo papel à toa.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. sinto-me tentada em desligar a net cá de casa durante duas semanas para fazer o que andas a fazer! By the way, e se te tornasses numa especialista em destralhanço? Isso é que era! Contratava-te já! Vinhas cá passar uma semana e eu é que dizia bliss! :)))
    bjs e boa viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, ficavas com a casa vazia!!! Jogar fora a tralha dos outros ainda é mais fácil que jogar a minha!! ;)

      Eliminar
  9. ah! Graças a ti, vou aos shoppings, entro e saio sem vontade de trazer nada... só de pensar que inundo a casa de cenas que não me trazem nada... até estás a contagiar-me na minha relação com os livros... Lol! Obrigada, sabes? Obrigada, mesmo! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já nem vou aos shoppings, a não ser quando preciso de alguma coisa... já não tenho pachorra...

      Eliminar
  10. Muito obrigada por todos os vossos comentários! Fico muito feliz por ajudar!

    ResponderEliminar
  11. Já estou a organizar a pasta com os documentos importantes em caso de incêndio ou outra situação de emergência :) Ainda não tinha isso organizado.
    Obrigada. És uma inspiração!

    ResponderEliminar
  12. GRATA PELA ATENÇÃO E DEDICAÇÃO AO BLOG.
    www.brinqfacil.com.br

    ResponderEliminar
  13. Conhecem o serviço trade-in da amazon (http://www.amazon.com/Trade-In/b?ie=UTF8&node=2242532011). Já experimentaram?
    Podemos enviar cds, dvds, livros e aparelhos electrónicos gratuitamente e a amazon paga em créditos na nossa conta amazon.
    Ainda não experimentei mas estou mesmo tentada a fazê-lo.

    ResponderEliminar
  14. Rita, descobri o seu blog há uma semana e estou a explorar, com muito gosto o conteúdo. Eu sou uma minimalista em potencial :) mas fiquei a meio caminho, em sofrimento para conseguir desalojar da minha existência a "tralha" física e outra... Obrigada pelos exemplos e também por toda a informação dos links!

    ResponderEliminar
  15. É realmente notável o teu empenho em destralhar e simplificar a vida. Facilita-nos tanto!! Tenho de começar a simplificar algumas coisas lá em casa, principalmente porque o rapaz acumula papelada, que passado meio século é que se lembra de arrumar. ;)

    Andas a inspirar-me... :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  16. Olá Rita,
    Acho óptimo, que tenhas conseguido guardar tudo numa caixa. Cada um deve procurar o método que mais lhe convém, mas sem dúvida que o princípio de não acumular é comum a qualquer um deles.

    Boas arrumações e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita,
    Estou a organizar os papéis dos meus filhos... e preciso de uma sugestão tua :) tenho dois miúdos, um no 2º ano e outro no 5º e a quantidade de papél que trazem para casa é de dar em maluca para a organizar. São várias pastas, cada uma de seu ano, com muitos desenhos e recordações, alguns vou emoldurar e decorar a parede do escritório e os outros o que me aconselhas?? É um sufoco tanta tralha que nos vemos obrigados a acumular...

    Obrigada,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura,
      tirar fotografias ou digitalizar, e jogar os originais fora! É o que eu faço. Mas não te esqueças que nós não somos obrigados a acumular nada, a não ser as coisas do IRS, e é só durante 5 anos! Se acumulamos é porque queremos... ou não temos coragem de jogar as coisas fora ou tomar decisões em relação ao que devemos fazer com essas papeladas.

      Eliminar
    2. É verdade... Estou a fazer uma pré-seleção, as fichas de exercícios, que de certeza nunca mais vamos olhar para elas, não me custa nada mandar para a reciclagem, os desenhos e as composições é que é pior. Já me tinha lembrado dessa ideia de digitalizar alguns (todos acho que é tarefa para muito tempo :)
      Obrigada pela rápida sugestão!

      Eliminar
  18. Descobri o teu blog esta semana e estou a adorar!! Procuro muita informação na net sobre arrumação e adoro decoração minimalista, mas nem sempre sei/consigo dar o exemplo!! Para além disso, confesso que o meu inglês não é o melhor e aborrece-me ter a maior parte da informação em inglês :( é frustrante!!

    Os exemplos de livros que dás (ou que eu vi até agora) são em inglês também. Podes informar-me de alguns em PT?

    Obrigada. Eu vou continuar por cá! ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...