03/08/2012

A técnica do tomate (aka, a técnica Pomodoro)

A técnica Pomodoro é a última maravilha que descobri, graças a este post da Thais (mais desenvolvido aqui). Há um site sobre a técnica e um ebook grátis com tudo bem explicado. Basicamente, nunca fui tão produtiva como nestas últimas semanas em que tenho usado a técnica Pomodoro diariamente.

Eu sempre tentei fazer mais ou menos como a Thais explicou neste post, ou seja, 1h30 de trabalho e 15 minutos de pausa, mas a maior parte das vezes era difícil estar focada no trabalho durante esse tempo e acabava por abrir o email, ir ao facebook, ver qualquer coisa na net e, claro, depois sentia-me culpada por isso... 

Com a técnica Pomodoro, trabalho 25 minutos e descanso 5. Como são só 25 minutos de cada vez, consigo estar concentrada durante esse tempo e os 5 minutos de pausa são perfeitos para descansar a cabeça ou levantar-me para esticar as pernas.

Resumidamente, a técnica Pomodoro tem as seguintes regras:

1. Um Pomodoro são blocos de 30 minutos, dos quais 25 são de trabalho e 5 são de descanso.

2. De 4 em 4 Pomodoros, faz-se uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.

Para usar a técnica Pomodoro, deve fazer-se uma lista de tarefas para o dia e definir mais ou menos quanto tempo demorará a execução de cada tarefa, ou seja, quantos Pomodoros. Depois, é só começar a contar o tempo e trabalhar nas tarefas, em blocos de 25 minutos. A grande vantagem desta técnica é que consigo mesmo estar completamente focada no trabalho durante os 25 minutos - o que geralmente não acontecia com blocos de tempo maiores...

Para contar o tempo, pode usar-se um timer de cozinha (o nome da técnica vem do timer que o seu autor usava, que era em forma de tomate) ou uma das dezenas de aplicações que existem para windows, mac, chrome, iphone, etc... 

Para contar os Pomodoros, uso o programa Flowkeeper, onde escrevo as tarefas para o dia e atribuo o número de Pomodoros necessários para as executar. O Flowkeeper faz o resto, avisando-me quando passam os 25 minutos de trabalho e avisando-me novamente quando se esgotam os 5 minutos de descanso.


Estou mesmo a gostar desta técnica do tomate (para quem não sabe, pomodoro é tomate em italiano)! 

Estabeleci que num dia normal de trabalho (que agora tem sido das 8 às 17h) tenho que fazer pelo menos 14 pomodoros, ou seja, são 7 horas de trabalho a sério (como comentei neste excelente post da Mafalda, se formos a contar o tempo de trabalho útil da maior parte das pessoas, não deve passar das 3 horas por dia...).


Neste último mês, além de ter descoberto esta técnica maravilhosa, deixei de usar o Toodledo... e comecei a usar apenas o Evernote como to do list... mas mais sobre isso daqui a uns dias...





18 comentários:

  1. Desconhecia esta técnica, mas acho que faz muito sentido. Acho sinceramente que é um estímulo à produtividade. Para te ser franca fiquei tão curiosa, que vou experimentá-la ainda hoje.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi Rita

    Eu tenho usado essa técnica todos os dias desde que li o post da Thaís. Tem rendido muito mesmo, sobretudo no trabalho. Uso-a tanto para estudar/praticar piano (sei que também toca) como para realização de produções audio/visuais e o facto de parar esses 5 minutos faz render muito mais do que uma hora seguida por exemplo. Para além de que depois da paragem dos 5minutos a cabeça está menos tensa, a vista descansou. Os erros onde encalho às vezes desaparecem ou "limpam-se" depois que paro os 5 minutos.

    Gostei bastante que tivesse colocado o livro aqui. Já fiz download e vou ler este fim de semana, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Acho que esta técnica dos pomodoros não vai resultar para mim pois quando estou lançada no trabalho prefiro terminar a tarefa do que fazer um intervalo de 5 minutos (tenho de aproveitar a energia).
    Aguardo ansiosamente o post do Evernote como to do list.
    Obrigada
    Anuskas

    ResponderEliminar
  4. Oi Rita,

    conheci a técnica beeeem antes da Thaís. É figurinha carimbada em alguns sites de pós-graduação e pesquisa para aumentar a produtividade. =D Adoro também.
    Mas não vim só comentar por isso (até pq eu daquelas que leem tudo e nunca dizem nada), eu queria te dizer que tem vários aplicativos dentro do Google Chrome que visam a técnica Pomodoro. O meu preferido é o http://www.pomodoro.me/, só pq eu acho a interface mais bonitinha. =D
    Espero que essa informação seja útil.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita,
    Essa técnica parece-me exclente para quem trabalha com horários flexíveis ou em casa. Quem tem que cumprir as 40H/semanais de trabalho e por vezes mais não tem essa possibilidade, pois tem que ser produtivo ao longo de 8H/dia.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andresa, aí é que está: ninguém consegue trabalhar, estar focado e concentrado, durante 8 horas seguidas sem fazer pausas. Esta técnica não tem nada a ver com horários de trabalho, tem a ver com aproveitarmos e rentabilizarmos o trabalho, seja ele um trabalho com horários fixos ou flexíveis.

      Eliminar
  6. Oi Rita,

    a minha produtividade que está péssima hoje, pois descobri seu blog ontem a noite e dormi muito, muito tarde lendo.rs. Eu já levava um estilo de vida simples, mas andava incomodada com alguns excessos que andei fazendo e, lendo suas ideias e os outros blogs e livros que vc indica, estou vendo que posso simplificar ainda mais, para voltar ao foco. Muito obrigada por compartilhar com a gente!

    ResponderEliminar
  7. Oi Rita... eu uso o pomodoro a algum tempo, principalmente quando tenho tarefas que não me fazem muito gosto de serem feitas. Então utilizo o pomodoro que faz com que o trabalho se desenvolva independente da minha vontade... rs

    ResponderEliminar
  8. Adorei a dica do Flowkeeper! Vou falar disso no meu blog, tá? Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Oi Rita,
    Como muitos aqui, sou uma fã. rs
    Adoro seu blog, mesmo, é sério! Como muitas mulheres, estou à procura de paz, tempo, tranquilidade... Sigo à linha minimalista agora, e aqui, encontrei minha "apostila" pra todo o processo, claro que, cada um adapta conforme sua vida e realidade.
    Olha, parabéns pela dedicação ao blog e por compartilhar suas experiências com a gente!!!!!!!!
    Saiba que quando quero presentear alguém especial, ofereço seu livro, que imprimo e mando encadernar. É UM SUCESSO!!!!!!!!!
    Obrigada pela contribuição,
    Débora Cunha
    debinha4@bol.com.br

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,

    Tenho seguido o seu blog, que serviu como ponto de partida para começar a implementar algumas mudanças no meu dia-a-dia.
    Há algum tempo que sentia necessidade de alterar a minha rotina e hábitos, só não sabia bem como o fazer e os seus posts, principalmente os relacionados com o minimalismo, têm sido um guia e uma ajuda preciosa.

    Através deste post fiquei a conhecer esta técnica. Como freelance e a trabalhar em casa, este método é o ideal para me ajudar a focar, organizar melhor o tempo e ser mais produtiva.
    Aliás, já o comecei a implementar e estou a escrever este comentário nos intervalos... :)
    Sinto necessidade de fazer pausas regularmente, porque assim o trabalho rende-me mais, mas não é fácil controlar a duração dessas pausas e saber quando as fazer. Este temporizador facilita imenso essa tarefa!

    Recentemente, tenho procurado criar a rotina de treinar em casa e acho que podemos aproveitar estas pausas de 5 minutos para fazer alguns exercícios, principalmente se seguirmos as instruções deste site:

    http://nanoworkout.com/

    Não sei se já conhece este conceito, mas como sei que também começou a fazer exercício em casa e para agradecer, de alguma forma, os conselhos que tem dado, lembrei-me de partilhar este site.

    muito obrigada,
    marina

    ResponderEliminar
  11. Gostei do post, mas também acho que só resulta para quem trabalha em escritório, laboratório ou similar. Eu trabalho no atendimento ao publico e em 5 horas só tenho direito a 10 min de pausa para comer alguma coisa. É extremamente cansativo até à hora de jantar (trabalho num centro comercial até às 24H e nunca saímos a horas). Temos ainda a agravante de quem sai do posto de trabalho para ir ao wc várias vezes por dia, ser olhado de lado...
    Enfim é só para dar outra prespectiva. Não dúvido que a técnica seja excelente, mas não se aplica a todos os casos. No entanto, acho que posso aplicá-la a tarefas de casa, nos meus dias de folga :)
    Celeste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste, no meu ver, esta técnica só faz sentido para quem faz coisas com grande desgaste mental, seja num escritório ou em casa. Por outras palavras, faz sentido para quem tem que puxar mesmo pela cabeça. Eu já trabalhei no atendimento ao público (no aeroporto) e nunca senti necessidade nenhuma de fazer pausas de meia em meia hora para descansar a cabeça. Agora, quando tenho que estar meia hora a olhar para resultados e a pensar no seu significado, aí sim, é muito desgastante para o cérebro - e tenho que estar mesmo focada para conseguir fazer o trabalho, mas num nível de concentração que nunca precisei a trabalhar no aeroporto (e eu fazia check-in, por isso também tinha que tomar atenção a muitas coisas). Num laboratório não faz sentido usar esta técnica, pois devido à natureza do trabalho, não se pode largar uma tarefa a meio só porque já passaram 25 minutos...

      Eliminar
    2. É mesmo isso que penso! Só faz sentido para determinadas profissões. É claro que não sinto necessidade de uma pausa de 25 em 25 minutos, mas como faço caixa e trabalho num sitio muito movimentado tenho que ter muita atenção ao que estou a fazer. Obviamente, não tem nada a ver com trabalho cientifico.

      Eliminar
  12. Hello Rita,

    E o ponto de diminuir o tempo de "namoro" com a tábua de engomar?

    beijinho,
    R

    ResponderEliminar
  13. Olá
    Utilizo o cherrytomato, e com este dá para ver o q realmente se faz no computador. Acho que para começar a utilizar esta tecnica no computador é o melhor, para nos tornarmos mais disciplinados e ter a noção dos segundos q se perde em cliques noutros programas.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela dica, vou experimentar, assim pode ser que consiga, ainda fazer mais coisas, sim porque os meus amigos já me dizem que não sabem com é que arranjo tempo pois ando sempre a fazer mil e 1coisas, mas agora com "agenda" vai ser ainda melhor!!!
    beijinho!!

    ResponderEliminar
  15. Adorei por completo este post. Uma vez que sou estudante vou passar a aplicar este método pois quando entrar no mercado de trabalho, a minha área só vai exigir esforço mental quando atingir postos mais altos. Muito obrigada, estou a ficar cada vez mais fã do seu blog. Eu sou uma pessoa por natureza desarrumada, é o meu pior hábito e o seu blog é um incentivo para mudar este meu mau hábito. Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...