01/08/2012

Use o speed cleaning para limpar a casa

Como as tais 100 dicas da Elaine St. James suscitaram algum interesse pela parte dos leitores, vou falar de algumas delas mais em detalhe e de como essas pequenas alterações para simplificar a vida foram ou estão a ser aplicadas na minha própria vida.

3. Use o speed cleaning para limpar a casa

Descobri o conceito de speed cleaning precisamente no livro da Elaine e apliquei-o de imediato! Agora que já não tenho empregada, o speed cleaning faz ainda mais sentido, pois não quero andar todos os dias de volta com panos e aspirador. Uma das vantagens de ter uma casa com pouca tralha, é que tenho pouca coisa para limpar! Elaborei uma nova rotina de limpeza, que ainda não está a funcionar a 100% por causa do pé partido, mas consiste basicamente em fazer um speed cleaning a toda a casa duas vezes por semana (segundas e quintas) e uma limpeza profunda a uma só divisão da casa noutro dia. 

Já desenvolvi um bocadinho mais a minha aplicação do speed cleaning cá em casa, em relação a este postBasicamente é isto:

1. Reunir os materiais num cesto: multiusos de vinagre concentrado e diluído, panos de microfibra, Pronto para móveis de madeira (ainda estou à procura de uma alternativa natural), saco de lixo e o cestinho da tralha.

2. Ordem das divisões: escritório, suite, quarto miúdos, casas de banho, hall e corredor, sala e cozinha.

3. Percorrer a divisão no sentido dos ponteiros do relógio (ou no outro, tanto faz) e recolher todo o lixo para o saco e a tralha para o cesto.

4. Percorrer a divisão e limpar as superfícies horizontais e objectos decorativos, das zonas mais altas para as mais baixas, passando um pano seco primeiro e depois um pano com multiusos.

5. Limpar superfícies verticais apenas se estiverem sujas (os vidros costumam estar...).

6. Arrumar o que está desarrumado.

7. Quando todas as divisões estiverem limpas, aspirar toda a casa, incluindo as varandas.

8. Passar a esfregona.

E assim, numa hora limpo os meus 130 metros quadrados.

22 comentários:

  1. Rita,
    Sigo o teu blog há algum tempo e acho-o bastante inspirador. Esta série de dicas tem sido bastante útil!
    Sobre o speed cleaning, aplico algo semelhante. Tenho uma rotina de limpeza básica diária - que cumpro 90% das vezes - e que é fundamental para manter a casa limpa e organizada durante a semana. Quanto a limpezas mais profundas, faço-as ao sábado de manhã, com a ajuda (efectiva :D ) do meu marido e rapidamente a tarefa fica feita.

    ResponderEliminar
  2. 130m quadrados numa hora?! como é que consegues?! eu demoro mais tempo com muito menos metros quadrados.
    Celeste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pouca mobília e poucas coisas em cima da mobília...

      Eliminar
    2. Eu tb tenho pouco mobilia, se calhar tenho é as coisas mais desarrumadas, n sei

      Eliminar
    3. Meninas tneho 45 m2 e nao me animo NEM de começar.... voces sao otimas!

      Eliminar
  3. Olá Rita,
    Gosto muito do método spead cleaning e tenho-o aplicado. Li recentemente no blog da Thaís (Vida Organizada) essa ideia de limpar profundamente uma divisão por semana e acho que resulta muito bem. A minha casa é grande, troca-la por outra mais pequena não faz parte dos planos familiares, logo, livra-la de tralha e simplificar na limpeza e organização da mesma é a melhor solução, aceite por todos cá em casa :)

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita.

    Pois é, desde que tenho a casa com menos tralha consigo ter tudo mais arrumado e limpo. Inacreditavelmente demoro menos tempo a fazê-lo. Nunca uso os fins-de-semana para limpar (uma das vantagens de trabalhar a partir de casa) e introduzi na minha rotina determinadas coisas que nunca consegui fazer desde que tenho casa própria. Além disso tem-me permitido fazer algumas limpezas profundas de forma mais regular e que me facilita muito o trabalho das limpezas de Verão.

    Quanto ao limpa-móveis eu uso um natural há já largos meses e adoro. Podes ver mais aqui http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2011/09/limpa-moveis-caseiro.html

    Podes sempre diminuir a quantidade de vinagre mas garanto que ao fim de algum tempo o cheiro desaparece. Os móveis demoram mais tempo a ganhar pó e vejo que estão bem cuidados.

    Espero ter ajudado.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. :D não sabia que se chamava assim, mas também é essa a minha técnica, assim como a de uma vez por semana atacar uma divisão, aqui quando por exemplo acerto no meu quarto junto a WC, mas o que demora mesmo é a roupa que vou deixando pendurada no cabide :P :P consigo no máximo estar 1 mês sem roupa espalhada

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, passas primeiro com um pano seco e depois é que passas com o multiusos? Eu costumo fazer ao contrário para secar bem a superfície e no verão só passo mesmo com o multiusos. Há alguma razão para o fazeres como fazes? Achas que dá mais resultado?
    Obrigada
    Anuskas

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, instintivamente também "aprendi" a fazer assim a limpeza.
    Apesar de ainda não ter falado dele no meu blog, descobri (num dos meus livrinhos) um limpa-móveis fantástico:
    1 porção de azeite
    1 porção de sumo de limão
    Colocar num frasco com borrifador. Agitar antes de usar. É fantástico!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita,

    Achei muito inteligente esse método de limpeza e irei fazer o teste em minha casa =)
    Quem sabe assim não me animo a limpá-la com mais frequência...

    Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita!
    Adorei as sugestões da Anabela e da Ema! Acho que vou experimentar a da segunda, já que não suporto o cheiro a vinagre.
    A minha mãe, naquele tempo em que os guardanapos eram sempre de pano, não se ouvia falar de 'filme plástico', e o papel de alumínio era um conceito estranho, usava óleo de cedro nos móveis. Presumo eu, que às vezes sou mesmo ecobética, que seja 500% natural, e tudo e tudo.
    B'jihos,
    Fátima

    ResponderEliminar
  10. Olá, Rita, tudo bem?
    Acompanho seu blog há algum tempo, pois sempre busco mais e mais informações sobre minimalismo e vida simples. Gostei muito quando descobri seu espaço e venho desde então, como disse acima, acompanhando-o.
    Contudo, neste post específico algo me intrigou: como contou em outro post, está com o pé machucado, sarando aos poucos e isto deve dificultar bastante manter certa rotina (sei porque já passei por isso!). Mas ao ler a lista do speed cleaning fiquei intrigada com uma coisa e por isso, caso não seja um incomodo, eu gostaria de saber: as rotinas de casa, limpar, lavar, cozinhar e etc., não são divididas por todos - exceto, claro, as crianças que são pequenas e não penso que devam arcar que este tipo de obrigação (além dos cuidados com os estudos e seu material escolar; e com seus brinquedos)?

    É que você sempre explica a sua rotina de cuidados mas não seria mais fácil limpar, organizar e etc. com mais pessoas fazendo (não me refiro a empregada)? Ou é isto que acontece e eu estou fazendo, sem querer, confusão com o que li?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tarefas são divididas por todos. Eu gosto de limpar, mas o meu companheiro cozinha, eu lavo a louça, ele prepara os lanches dos miúdos e faz-nos o pequeno-almoço, e ultimamente, como tenho o pé partido, ele faz quase tudo em casa. Os nossos filhos arrumam as suas coisas, fazem as suas camas, levantam e limpam a mesa depois de comer e ajudam no que podem.

      Eliminar
  11. para os móveis, cá em casa, não há "prontos" nem afins. é só o pano do pó, à maneira antiga, e sacudir muitas vezes à janela.

    ResponderEliminar
  12. Eu faço um speed cleaning tb aqui por casa. Tenho uma casa de 2 pisos, o que modifica isto um pouco. No entanto, o speed cleanig aqui só funciona em baixo, pois em cima só temos quartos e um wc que é limpo 2 vezes por semana a fundo.
    Eu limpo as bancadas da cozinha e passo junto aos puxadores das portas, lavo a louça do peq almoço e lavo o lava louças. Depois sigo para o chão. Como tenho um chão extremamente áspero, aspiro o piso de baixo todos os dias. Aspiro tudo, incluindo escadas, o tapete do gato e por baixo da chez long. Passo lava tudo na mesa de centro da sala, limpo o pó aos móveis pretos da sala e avanço para o wc. Limpo a sanita com lixivia e abrasivo e depois uso uma mistura de lixivia e wc pato ecológico. Passo todas as louças e bancadas e termino passando no chão. Passo toalhitas no sofá e fica pronto.

    Quanto ao limpa móveis, vou experimentar este com limão.

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita,

    Adorei este post pois é super esclarecedor e pretendo implementar a rotina de speed cleaning cá em casa, pois desde que o meu bebé nasceu tem sido muito complicado ter uma rotina principalmente no que diz respeito às limpezas.
    No entanto, tenho uma questão para te colocar, demoras actualmente 1H sem estares a 100%?
    É que achei esse timing espectacular e visto que só tenho dois quartos, uma sala, um wc e a cozinha, mais duas varandas, queria ter um timing para me orientar.
    Obrigada.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, 1 hora quando estou boa! Com o pé partido, as rotinas todas cá de casa mudaram...

      Eliminar
  14. Olá Rita. Deixei hoje um post no meu blog fazendo referência ao teu.

    E sim, concordo plenamente com a questão de tudo ser mais rápido e uma hora chegar pra arrumar e limpar muito mais coisas do que antes (mas isso só depois que se perde um tempo pondo coisas sem utilidade para o lixo/doando e tendo tudo no lugar certo). Talvez esteja a haver confusão em alguns comentários entre limpar e arrumar/organizar. Em uma hora consigo sim limpar toda a casa e ainda sobra um pouquinho de tempo para organizar umas coisitas :)

    ResponderEliminar
  15. Encontrei este item e lembrei-me do tema "alternativa natural" do pronto para móveis.
    Espero que seja útil!

    ÓLEO DE COZINHA
    A opinião dos especialistas: os óleos vegetais, como os de oliva, girassol e linhaça, servem para dar brilho
    Produtos de limpeza que substitui: lustradores de móveis
    Químicas eliminadas na substituição: formaldeído e solvente
    Dicas de como usá-lo:
    - Para manter janelas e esquadrias de alumínio brilhando - é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais. Em seguida passe um tecido macio ou flanela com óleo e faça o polimento
    - Para limpar e lustrar móveis de madeira - Junte duas xícaras de óleo ao suco de um limão. Use um tecido suave para aplicar a mistura
    Economia em dinheiro com a troca de produtos*: 65%

    DICA RETIRADA: http://planetasustentavel.abril.com.br/home/

    ResponderEliminar
  16. Olá Rita
    Para os móveis de madeira um óleo para o corpo e umas gotas de uma essência a gosto( no meu caso alfazema) num borrifador/pulverizador ca em casa funciona sempre além de proteger os móveis fica o cheio.

    Obrigada pelas dicas
    Natália Carvalho

    ResponderEliminar
  17. Alguma coisas uteis, obrigado.
    Nota a dica 85 = 99 ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...