28/09/2012

Os minimalistas vêem as coisas pelo que elas são

As coisas que temos são úteis, são bonitas ou são emocionais. 

As coisas úteis são, como é óbvio, coisas que utilizamos no dia a dia, coisas que nos fazem falta e coisas que, de facto, tornam a nossa vida mais simples.
As coisas bonitas são aquelas que não são necessárias, mas que mantemos porque são bonitas e gostamos de olhar para elas, ou porque a sua presença faz-nos mais felizes.
As coisas emocionais são aquelas que mantemos porque nos trazem recordações, como lembranças de viagens ou coisas herdadas de familiares.

Antes de estabelecer limites ao que entra em nossa casa e na nossa vida, há que simplificar o que já cá está.

As coisas úteis são para manter, desde que sejam usadas e cumpram a sua função.
As coisas bonitas adicionam beleza ao espaço e nós gostamos de olhar para elas, mas demasiadas coisas bonitas (demasiadas molduras, demasiados bibelots, demasiada roupa) anulam-se umas às outras e não trazem nada além de caos.
As coisas emocionais são as mais complicadas, que mantemos porque nos trazem recordações de alguém ou de algum sítio ou de algum acontecimento. Se estas coisas nos trazem também alegria, são para manter. Se as temos apenas por obrigação, é altura de mandá-las embora. Uma fotografia é o suficiente para nos lembrarmos dessas coisas sempre que quisermos, sem as termos a ocupar espaço na nossa casa e na nossa vida.

Um dos princípios do minimalismo é ver as coisas pelo que elas são. 
Se tens coisas que não são úteis nem bonitas, desapega-te delas e passarás menos tempo a limpá-las, a organizá-las e a pensar nelas. E assim, terás mais tempo, mais espaço e menos preocupações.


6 comentários:

  1. Tinha de partilhar! Vou aprendo muito contigo e melhorando a cada dia :)
    Bom fds!

    ResponderEliminar
  2. sem duvida! Uma ideia excelente, as vezes faz-nos falta ser mais pragmaticos e pensar se precisamos mesmo disto.
    quanto menos coisas mais facil e limpar, e fazer mudancas, e ate acho que fica melhor. Comparo por exemplo as coisas que tenho bom os bibelots todos que a minha mae tem la para casa, e que eu me farto de perguntar para que

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, concordo com tudo o que dizes. Para mim é fácil desapegar-me do que não é util ou não é bonito... e também mesmo que seja bonito se ja forem demasiadas coisas também consigo desapegar-me e escolher de todas as que ficam. Mas do emocional é mais complicado principalmente quando são coisas por obrigação mas que a sua "eliminação" podem implicar mal-entendidos.
    Bom fim-de-semana ;-)

    ResponderEliminar
  4. Tão simples e tão verdadeiro, amei!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo que falastes!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...