02/10/2012

1 ano de minimalismo

Foi há pouco mais de 1 ano que eu decidi, numa varanda de hotel numa ilha grega, tornar-me minimalista. Já há algum tempo que andava a ler e a investigar sobre o assunto, e os minimalistas pareciam ser pessoas muito felizes. E assim de repente, decidi: eu quero ser minimalista.

Sucintamente, minimalismo é identificar o essencial e eliminar o resto. Como o essencial varia de pessoa para pessoa, o minimalismo é um conceito subjectivo e difícil de definir.

Em poucas linhas, ser minimalista, para mim, é:

- não ter tralha em casa
- gastar o mínimo tempo possível a limpar e a organizar a casa, mas tê-la sempre limpa e organizada
- ter apenas a mobília necessária; não ter peças de mobília só porque é normal tê-las (como as mesinhas de cabeceira...)
- ver as coisas pelo que elas são; por exemplo, um carro é apenas um meio de me transportar do sítio A para o sítio B 
- não ter relações emocionais com as coisas, com os objectos
- não gastar dinheiro em coisas que não preciso e gastar dinheiro de forma mais consciente - e, no processo, poupar mais dinheiro para dias chuvosos e dar mais a quem tem menos
- dizer não às coisas que não me interessam, sobretudo no trabalho
- não perder tempo em coisas que não me interessam, e, assim, ter mais tempo para as coisas que gosto 

Ao longo destes 12 meses, muitas foram as mudanças que fiz em casa e no trabalho, como por exemplo:

Na sala
- vendi a mesa de jantar e comprei uma mais pequena
- vendi as 6 cadeiras da mesa e substitui-as por apenas 2
- dei a mesa de centro
- dei um candeeiro de pé
- livrei-me de vários bibelots

Na cozinha:
- dei pequenos electrodomésticos que não serviam para nada

No quarto:
- vendi as 2 mesas de cabeceira e substituí-as por 2 bed pockets
- livrei-me da cadeira para pôr a roupa

Na família
- começámos a passar a maior parte dos serões em família

No trabalho:
- comecei a dizer não
- recusei alunos para orientar
- recusei participar na organização de eventos
- deixei-me de conversas de corredor
- comecei a dedicar-me seriamente aos meus objectivos de carreira 

O balanço deste ano de minimalismo? Nunca fui tão feliz!

35 comentários:

  1. Parabéns, Rita!
    E obrigada por seres uma grande inspiração!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Parabens Rita !!! ;)
    Beijinhos e muito muito obrigada por todas as partilhas !

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post! Adoro vir espreitar o teu blogue, consigo trazer sempre algo para copiar! É um estilo de vida que me seduz imenso. Nada de desperdício! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. fantástico! Eu já tenho alguma filosofia de vida que passa por aí, sem saber que havia um nome para tal. Mas de facto há aí pontos, sobretudo na vida profissional, que tenho sempre como objectivo mas nem sempre consigo pôr em prática... Obrigada pela inspiração.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Rita! Nota-se a tua paixão pelo minimalismo em cada artigo do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto do teu email:) Consegue-nos abrir os olhos pa realidade, e passamos a dar valor a coisas que por vezes esqueceos que são tão mas tão importantes.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns Rita! O importante é mesmo isso, sermos felizes! ^.^'

    ResponderEliminar
  9. Rita, mais um post delicioso! Sou minimalista há mais de 10 anos... tenho muito pouca coisa em casa, não tenho televisão, não tenho micro ondas, não tenho máquina da louça, nem esses electrodomésticos pequeninos que toda a gente tem. Tento ser, também um pouco "ecologista" e poupar ao máximo, a energia e o ambiente... comidas super simples, desde sopa a cozidos e grelhados e muita fruta... tento ter uma alimentação saudável e equilibrada e gastar pouco tempo na cozinha e nas limpezas. Com isso, preparo as minhas aulas (sou prof.) faço os meus pontinhos (patchwork e ponto cruz) procuro ir a pé para o emprego e ainda tenho tempo para o BTT, ao fim de semana! Mania? Não! Ou melhor, até pode ser... mas acreditem, é uma simples e inteligente forma de vida que me torna muito mais feliz e faz com que a minha pegada seja o mais ecológica possível... :)
    Beijinhos! Carla Bordalesa

    ResponderEliminar
  10. wow es claramente um exemplo a seguir, parabens!!! foi um conjunto de grandes sucessos este ano :)

    ResponderEliminar
  11. Que bom que é saber que te sentes realmente feliz após este ano a ser minimalista. Estou muito, muito interessada neste estilo de vida e ando a informar-me e a ler sobre isso. O primeiro passo foi ler o teu blog :-)

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Que coincidência! O teu blogue tem sido um dos que mais me inspira e o meu está a fazer, precisamente hoje, 1 ano. Não sei se o que quero ser se define como minimalista mas sei que partilho muitas das tuas ideias e objectivos!

    Muito obrigada por todas as leituras que me tens proporcionado :)

    ResponderEliminar
  13. Tenho vindo a destralhar a minha casa a mais de 1 ano já que pelo meio tivemos uma mudança.

    Cada vez tenho menos coisas e cada vez me sinto mais leve.
    Destralhamento e desapego não é uma coisa fácil mas aprende-se e o resultado é bem satisfatório.

    Grata pelos teus posts e pela partilha.

    Um dia feliz
    :)

    ResponderEliminar
  14. alessandra03/10/12, 13:46

    Rita, como você faz para dizer "não" ou recusar atribuições no trabalho e não ser mal avaliada? abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu trabalho não é desses... (sou postdoc, se pesquisar na net encontra o significado). A única coisa que conta para a minha "avaliação" é o número de artigos científicos publicados em revistas científicas internacionais...

      Eliminar
  15. alessandra03/10/12, 14:11

    ok, Rita, entendi, vc é pesquisadora, função rara no Brasil. Tb sou pos doc, mas sou profa universitária. No Brasil, um prof universitário do serviço público federal, com pos doutorado, precisa se envolver em várias atribuições aqui chamadas "ensino, pesquisa e extensão". Uma dessas sempre fica de lado (geralmente a extensão à comunidade). Ainda estou tentando ser minimalista nesse ponto, mas sem me sentir fazendo de menos. =) Obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os professores cá também têm essas 3 grandes funções, e a extensão também costuma ficar esquecida... em relação à investigação, quem a faz são sobretudo os posdocs e alunos de doutoramento, e não os professores. Em relação à nossa avaliação para renovação de contratos, é mesmo só os artigos que interessa, daí eu dizer não a coisas que não vão contribuir para as avaliações e que não me interessam... se for uma coisa que me interesse, claro que digo sim, mesmo que não contribua em nada para o meu currículo!

      Eliminar
  16. Parabéns Rita!
    A felicidade somos nós que a construímos e tu escolheste um caminho que te faz muito mais feliz e sem dúvida que inspiras muita gente. Por isso só te podes sentir orgulhosa pelo que fizeste a nível pessoal e pelo que vais fazendo na vida de muitas pessoas.
    Beijinhos e continuação de muito sucesso.

    ResponderEliminar
  17. Olá! Meus parabéns por continuar seguindo seu ritmo, conquistando seus objetivos! Conheci o blog por meio do blog brasileiro http://vidaorganizada.com/ e estou impressionada. Por tudo que li, acreditava que você era minimalista há muito mais anos. Meu marido é minimalista desde sempre, mas sem saber que esse conceito existia. Ele é minimalista ao extremo por simplesmente ser assim, e ele é bem feliz. Agora sou eu quem está querendo mudar um pouco o jeito de ser e tentar ser mais feliz.
    Obrigada por compartilhar tudinho com a gente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Não consegui ver as revistas da Burda mas estou interessada. podes mandar-me um mail com os valores????
    sentirsentindo@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. Olá Rita!

    Precisamos de tão puco para sermos felizes...a gente que complica tudo.Adorei a postagem muito inspiradora.
    Beijos e tudo de maravilhoso!

    ResponderEliminar
  20. Bem, o balanço não poderia ser mesmo mais positivo :). Muitos parabéns!! Ao ler-te penso que acho que não conseguiria tornar-me tão minimalista. Mas tenho consciência que já consegui reduzir em muitas coisas... :)

    ResponderEliminar
  21. olá Rita,

    parabéns pelo balanço! :) adorei q tivesses colocado a definição dos bed pocket's. não conhecia e acho uma ideia gira, em especial para o quarto dos miúdos! obrigada.
    R

    ResponderEliminar
  22. Parabéns Rita!! Continua que nós cá estaremos para te acompanhar! No final do ano também eu estou de parabéns pelas mesmas razões. A cada dia que passa quero livrar-me sempre de mais e mais coisas. Isto é mesmo viciante! O melhor de tudo, é que ganhamos muito mais do que aquilo que perdemos :)

    ResponderEliminar
  23. Onde conseguiste vender as tuas cadeiras? Obrigada.

    ResponderEliminar
  24. M. Gonzaga11/10/12, 12:24

    Olá Rita. Antes de tudo, parabéns pelo blogue. Já a sigo há muito tempo e tem sido uma descoberta inspiradora. Tenho duas filhas muito pequenas, um marido com alguma tendencia para "tralhar", e parece-me a mim, um apartamento demasiado grande...passível de ser cheiinho de tralha até ao teto. Neste último ano tenho aprendido muito com o seu blogue e sobretudo também com a enorme partilha que faz de outros blogues que privilegiam a "simple living". Muito obrigada por isso.
    A minha pergunta prende-se com o número de vezes que leio nos seus posts que vendeu as tralhas. Nunca o fiz...acho que dar pode ser uma boa forma de reutilizar as coisas. Mas tenho tanta roupa das meninas, minha, do meu marido. Tantas loiças e loisas e coisas numa garagem atulhada (quando começei a destralhar a casa faltou-me a coragem de me livrar definitavemente de coisas face ao seu valor monetário), e no atual contexto de crise, gostava de as vender. Como faz isso? É fácil, ágil? Ou é um processo muito demorado? E compensa monetáriamente o tempo que se gasta? Confesso que não me apetece nada perder o meu tempo a pesquisar sites e sitios para vender as coisas...e gastar imensa energia a vender tralhas se não compensar...
    Muito obrigada e um beijinho
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena se forem coisas boas, úteis e em bom estado, mas claro que nunca se consegue vender por muito dinheiro... O resto, roupa, louça, etc. prefiro dar em vez de vender, e assim faço uma boa acção!...
      Eu costumo vender no custo justo

      Eliminar
  25. adorei te conhecer num momento tão bonito da tua vida, por que é muito dificil se desfazer dos objetos, que acreditamos amar.Adorei teu exemplo e pretendo segui-lo. Bjocas Ana Lúcia

    ResponderEliminar
  26. Adorei ler tua história, espero conseguir seguir teu exemplo. bjos

    ResponderEliminar
  27. Venho aqui há semanas. Já li muita coisa nesse blog e, gostaria de parabenizá-la pelo excelente conteúdo. Parabéns por ter se mantido firme no propósito do minimalismo. Estou tentando reduzir tbm... é uma luta diária. Mas o bichinho minimalista morde a gente e, aos poucos, vamos conseguindo reduzir sem sofrimento... é um processo gostoso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Fora de série.

    Considero-me um minimalista em parte!

    Adorei!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  29. hey! just wandering on your blog... re-reading some stuff... wishing I reak Portuguese more easily... you are awesome! xox

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...