20/02/2013

A minha rotina de limpeza minimalista

Desde que, no verão passado, deixei de ter empregada, tenho andado a experimentar vários esquemas de limpeza da casa que deixem a casa limpa sem muito esforço.

Experimentei o speed cleaning para limpar a casa toda em menos de nada. Experimentei não ter nenhuma rotina e limpar o que fosse preciso quando fosse preciso. E experimentei dividir a casa pelos dias da semana, tendo em consideração os nossos horários (sim, porque não faço tudo sozinha...).

Este último método é o que tem dado melhores resultados. Em cada dia da semana dedicamo-nos a uma área da casa. Como temos pouca coisa em casa, em termos de mobília e tralhas decorativas, é muito fácil limpar. Não temos que tirar e pôr dezenas de coisas das prateleiras para limpar o pó nem temos que afastar móveis para aspirar e lavar o chão. A rotina semanal é a seguinte:

Segunda
- quarto dos miúdos (e mudar lençóis)

Terça
- nada...

Quarta
- casas de banho (e mudar toalhas)

Quinta
- suite e varanda (e mudar lençóis)
- escritório, hall e corredor

Sexta
- sala e varanda (limpar)

Fim de semana
- geralmente nada...

Estas limpezas são mais rápidas quanto mais arrumadas estiverem as coisas. Para tal, todos os dias faço um pick-up rápido pela casa - basicamente, arrumo o que estiver desarrumado. Não tenho nenhum dia dedicado à cozinha, porque esta divisão é limpa praticamente todos os dias (bancadas, fogão, mesa, cadeiras, lava-louça são sempre limpos após o pequeno-almoço e o jantar).

Esta limpeza semanal é simples: limpar o pó das superfícies horizontais (e das verticais que precisarem de ser limpas) e aspirar o chão. Aliás, o chão de toda a casa é aspirado dia sim dia não (3 gatos em casa...). À sexta-feira, depois de aspirar, passo a esfregona na casa toda. Na cozinha, é mais frequente a lavagem do chão. As casas de banho são limpas várias vezes por semana (tenho um pano e detergente multiusos de vinagre em cada casa de banho, para ser mais fácil e rápido limpar), sobretudo as sanitas e os lavatórios, mas no dia das casas de banho faço uma limpeza mais profunda.

Em relação às coisas que não precisam de ser limpas com frequência semanal, como vidros e azulejos, ou lavar cortinados e almofadas, guio-me pelo bom senso (e pelos olhos): se estiver sujo, limpo. Cheguei a apontar as datas em que limpava ou lavava determinada coisa, mas deixei-me disso. Não gosto de complicar e, como disse, guio-me pelo bom senso.

Diariamente tenho ritmos bem definidos que são fundamentais para ter a casa sempre em ordem. De manhã faço sempre a cama antes de sair de casa (e os miúdos fazem as deles), lavo a louça do pequeno-almoço, e limpo a mesa e as cadeiras, que ficam sempre cheias de migalhas. Se for necessário, limpo as bancadas e o fogão, e varro o chão. Quando tenho tempo, ainda dou um jeito à casa de banho dos miúdos. As sanitas e lavatórios das casas de banho são limpas quase todos os dias... Depois do jantar, lavamos sempre a louça e limpamos a cozinha. Claro que um dia ou outro as coisas falham... ou não lavo a louça depois do jantar ou não varro o chão ou ficam coisas desarrumadas... 

Quanto à roupa, também faço as coisas de forma simples. Quando há roupa suficiente para encher a máquina, ponho a roupa a lavar. Na prática, vou fazendo várias máquinas ao longo da semana. Optei por mudar os lençóis das camas e as toalhas em dias diferentes para conseguir lavar tudo no dia e assim evitar que se fossem acumulando - quando o tempo está mais húmido, a roupa demora mais que um dia a secar. De resto, estendo a roupa ao sol e em pouco tempo seca (no verão é em 1 ou 2 horas). Nunca senti necessidade de ter máquina de secar roupa.

Quanto tinha a tarifa bi-horária, passava a roupa toda ao domingo depois do jantar - sempre a ver televisão!  Aliás, a pouca televisão que vejo é geralmente quando estou a passar a roupa a ferro. Agora vou passando a roupa ao longo da semana, sempre que tiro a roupa seca do estendal, pois o cesto a transbordar de roupa para passar é uma visão assaz assustadora! 

E basicamente é isto. Alguma organização e muito bom senso e a coisa faz-se. Para mim, tratar das tarefas domésticas (excepto cozinhar) sempre foi um prazer! E todos cá em casa fazem a sua parte!

E vocês, têm uma rotina de limpeza definida ou limpam quando está sujo?

13 comentários:

  1. Oi, Rita! Aqui temos algo definido... E eu odeeeio passar roupa, mas passo tudo de uma vez, no sábado, enquanto 'assisto' um dos meus programas favoritos.
    Roupa lavo todos os dias e aqui temos as coisas certas pra fazer todos os dias. Como nem tudo é perfeito... às vezes deixamos de cumprir algumas coisas pela correria ou simplesmente pelo cansaço. rs


    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Antes demais, quero dar-lhe os parabéns pelo blog!
    É fantástico! Maravilhoso!
    Desde de que o descobri há cerca de dois dias atrás, já destralhei 8 sacos de lixo daqueles grandes da minha casa :)
    Coisas que não usamos, desde cd's a roupa das camas... foi uma sensação de libertação enorme!
    Só lhe posso estar grata! Obrigada de coração!
    Quanto à rotina... eu costumava ser obecessiva com a limpeza, até entrar em depressão e a médica lhe chamar um comportamento obecessivo-compulsivo...
    Fiz um esquema parecido com o seu que agora sigo e fico com os fins de semana livres, para o que quiser :)
    2ªs - mudo as camas (que são 3) e trato dessas roupas
    3ªs - Limpo os armários da cozinha e da marquise (incluindo o microondas e frigorifico)
    4ªs - Limpo os wc's (que são 2)
    5ªs - Limpo o pó (as miúdas limpam ao quarto delas, assim com fazem outras tarefas a par das minhas nos restantes dias, elas tb têm um esquema com as tarefas diárias, se cumprirem todas sem eu ter de andar sempre atrás delas, recebem um euro no final da semana ;)
    6ªs - Aspiro e lavo o chão

    E pronto, tudo feito e sem grande esforço :)
    Beijinhos

    Sónia

    ResponderEliminar
  3. Olá rita!
    Nós ca por casa somoa 2! mas durante a semana sou só eu.... ela trabalha longe! :( a lógica é lavar roupa durante a semana após a meia noite ( bi-horário) e passa-la ao domingo de manha enquanto ele fica a dormitar! :P a limpeza vou limpando durante a semana. todos os dias passo a mopa no chão e uma vez por semana aspiro. ( como não andamos calçados em casa o lixo basicamente é só pó! ) também tenho poucos móveis e a casa sendo pequena, numa hora dou conta do recado todo! :) a cozinha normalmente as 4ª que chego mais cedo a casa dou-lhe uma baldeação maior!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita!
    Aqui por casa vamos fazendo conforme é necessário e os miúdos ajudam. Todos os dias há qualquer coisa para arrumar, mas tento deitar-me todos os dias com a casa minimamente arrumada.
    Quanto à roupa, não engomamos nada. Quando sai da corda, dobramos e arrumamos (os miúdos arrumam a sua roupa). Quando o tempo está muito húmido, a roupa vai à máquina de secar cerca de 30 minutos para acabar de secar, mas vai sempre primeiro à corda. Assim poupamos energia.
    A casa de banho vou sempre limpando conforme me ditam os meus olhos e às vezes o nariz.
    Com 3 crianças em casa todo o dia é difícil manter a casa arrumada e limpa, mas tentamos ser organizados. Nunca deixamos roupa por dobrar de um dia para o outro nem loiça por lavar. Às vezes as coisas falham, mas no geral somos organizados. Temos mesmo que ser.
    A casa é varrida todos os dias e aspirada quando já não dá mais!!! Os miúdos adoram aspirar, mas tento ser o mais sustentável possível e não aspirar todos os dias.
    Também somos muito minimalistas para que seja mais fácil viver cá em casa. O nosso lema é "Less is More".

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso da ideia de repartir as limpezas pelos dias da semana :-D parece-me que facilita o raciocíonio diário e não é necessário andar com a lista das tarefas para todo o lado, como costumo fazer! Fico stressada quando olho para a lista (parecem-me demasiadas coisas) acho que em termos psicológicos definir uma divisão torna-se mais libertador e motivante do que a lista (digo pela minha pequena experiência) por isso acho que vou adoptar este método. Se entretanto quiserem vejam a progressão em www.stebysteptobehappy.blogspot.com (Rita espero que não se importe de mencionar o meu link caso contrário não aceite o meu comentário - obrigada!)

    ResponderEliminar
  6. fantastico post!! eu durante a semana sigo a pratica de ir limpando as coisas a medida que vou sujando, como por exemplo a cozinha limpo sempre depois do jantar. roupa lavo assim que o cesto estiver cheio (ou o de roupa mista ou o de roupa branca). po e casas de banho so ao fim de semana, se bem q tendo arrumar durante a semana as coisas. mas confesso que e dificil, ou pq passo a semana fora de casa e so regresso na 5a a noite, ou pq trabalho de dia e de noite, e ja me custa fazer o jantar qto mais limpar pfff
    mas nada como divisao de tarefas e sim idealmente ter um dia para cada coisa para custar menos. ptto sem duvida um excelente guideline :)

    ResponderEliminar
  7. Ola Rita,
    O seu blog tem me ajudado imenso, obrigada!
    Durante a semana não faço limpeza nenhuma a não ser o que é necessario como a cozinha, a mesinha da sala de estar, dar uma varridela ao chão e passar a esponja nos lavatorios.
    Isso porque não temos tempo. Chego a casa às 6:45, ha que dar o banho aos miudos (16 meses e 5 anos), aquecer o jantar ou ter que o fazer e deitar o bébé por volta das 8 e a filha meia hora depois...
    E depois disto tudo e de um dia de trabalho, não apetece mais nada a não ser descansar. Mas deixo tudo sempre arrumado antes de me deitar.
    Também reduzi ao minimo os objetos decorativos. Na cozinha tenho menos coisas na bancada, na casa de banho também e como a casa esta sempre arrumada a limpeza é rapida. Eu limpo o po e a casa de banho e o meu marido passa o aspirador e limpa os vidros quando necessario.
    Mas a minha casa não esta la muito limpa pois não tenho tempo de fazer limpeza a fundo, como por exemplo dentro dos armarios, as gavetas, ... vou fazendo de vez em quando.
    Passo a ferro o que é mesmo necessario. Uma vez seca, dobro a roupa que não precisa de ser passada muito bem e arrumo. Passo a ferro uma vez por semana, à noite (ou ao FDS de manhã quando acordo muito cedo o que é raro).
    No proximo verão vou mudar de casa, por isso vou continuando a destralhar. A mudança vai ser otima para me ver livre de muita coisa.
    Graças ao blog da Rita encaro as tarefas domesticas de outra maneira e deixei de me chatear porque sei que hã maneira de simplificar e que isso so depende de nos.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Rita, mais uma vez vens simplificas as tarefas. Vou utilizar as tuas dicas. OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  9. Eu uso o bom senso sempre, e limpo quando está sujo. Sempre me fez muita confusão as pessoas que têm um dia da semana definido para as limpezas, que normalmente é ao fim de semana, recuso-me a passar o fim de semana em limpezas.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita!
    Cá por casa (somos quatro) não se passa a ferro! Não há tempo nem necessidade: as crianças usam bibe e desde que a roupa seja retirada logo que a máquina pare, estendida bem esticada e depois bem dobrada depois se seca, não fica amarrotada... assim há mais tempo para a família! E não faz sentido passar um pijama a ferro e depois irmo-nos deitar e amarrotá-lo todo: é gasto de energia e de tempo!
    Obrigada pelas dicas do seu blog!
    Alexandra

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    em primeiro lugar quero dar-lhe os Parabéns pelo excelente blog e pela partilha de tanta informação útil.Quando descobri este blog fiquei completamente viciada e queria ler tudo ao mesmo tempo, fundamentalmente porque os temas são interessantes e as soluções simples para resolver as questões práticas do quotidiano sem grades teorias, como eu gosto.
    Em geral a minha limpeza da casa resume-se a um dia por semana em que pego numa ponta e acabo noutra.Acabo sempre por ficar cansada e com vontade de voltar a ter empregada, confesso. Vou experimentar esta divisão de tarefas pela semana que me parece bem mais simpática.
    Obrigada mais uma vez pela partilha:)
    Raquel

    ResponderEliminar
  12. Oi Rita, qui em casa todos ajudam nas limpezas. Dividimos as tarefas por dias há sempre qualquer coisa para arrumar, mas quando chega ao fim de semana temos algum tempo para descansar.
    O maior problema é a roupa, para engomar porque as crianças e não conseguem ajudar e fica difícil engomar tudo de noite.
    Obrigado pelas dicas do blog e felicidades.

    ResponderEliminar
  13. O blog que vi as panelas B k é da Cristine Versluis ,como organizo a minha cozinha.
    Bem organizada a casa dela . poderá se interessar de visitar
    Att Célia REgina

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...