14/02/2013

Planear o trabalho com um cronograma

Update - aqui está o template deste cronograma

Como referi neste post, eu não consigo trabalhar em muitos projectos ao mesmo tempo. Geralmente trabalho em duas coisas ao mesmo tempo, mas mais que isso a minha cabeça começa a dispersar-se e parece que o trabalho não avança. Geralmente é um projecto de escrita e um de laboratório. Gosto de escrever de manhã e estar no lab à tarde. E, apesar de não gostar de fazer muitos planos ou ter muitos objectivos, o trabalho académico tem que ser planeado com antecedência.

Usava o Evernote para fazê-lo, mas entretanto voltei a fazer as minhas listas no GTasks e voltei também a usar um cronograma, que é uma coisa que comecei a fazer há muitos anos e depois deixei... Mas dá muito jeito para visualisar e planear o trabalho que tenho pela frente.


É basicamente um ficheiro excel onde escrevo os projectos (artigos, experiências, viagens, etc.) importantes que tenho para fazer, atribuindo-lhes datas para serem realizados. As cores relacionam-se com o tipo de projecto (escrita, lab, microscopia, viagens).

Em cada semana vejo o que é que tem que ser feito e as tarefas mais pequenas, mas importantes, que vão surgindo, como rever algum artigo, trabalhos de alunos, etc., vou encaixando à segunda-feira (segunda-feira é o meu dia de fazer de tudo um pouco, mas aos outros dias não gosto de ser perturbada...). Estas listas de coisas a fazer estão no GTasks.

Diariamente, estabeleço três MITs, ou tarefas mais importantes, que aponto na agenda Moleskine, assim como várias pequenas tarefas que têm que ser feitas nesse dia. 

Como em tudo, uma revisão semanal e mensal é necessária para ver se as tarefas estão a ser feitas. Quando acontecem imprevistos ou atrasos ou aparecem novos projectos, altero o cronograma, e já não fico stressada por causa disso... Estes planos, listas, cronogramas servem para me guiar - não são coisas rígidas que têm que ser cumpridas à risca. Funcionam como uma bússola, e não como um mapa...

12 comentários:

  1. Já andava com a ideia de planear as minhas coisas assim há algum tempo.. Faltava-me um bom modelo. E encontrei-o aqui! Obrigado Rita! A sua ajuda tem sido preciosa - mesmo que não me conheça e nem saiba o quanto me ajuda :)
    letsmaketeanotwar.blogspot.com

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  2. Eu fiz algo do género para quando estive de licença de gravidez :) Mas não consegui por em prática. A vinda do bebé deixou a minha vida de pernas para o ar e ainda hoje, passados 2 anos, está! Tenho seguido o teu blog e gostava imenso de simplificar e minimizar muitas coisas na minha casa, mas não consigo :( a partir de que idade dos teus filhos conseguiste por a casa em ordem?! :)
    Bjs M.

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    1. Quando me tornei minimalista as coisas ficaram mais fáceis. Isso foi há uns 2 anos, tinham eles 5 e 6 anos.

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  3. onvidamos a apresentação de trabalhos sobre estratégias, ferramentas e abordagens desenvolvidas por agentes de comunicação de Ciência (Museu ou Centro de Ciência, Escolas, Gabinetes de Comunicação de Ciência, Media, Artistas ou outros) dentro de um dos seguintes temas:

    1: Envolver o Público
    2: Envolver os Cientistas
    3: Envolver os Media

    Os resumos poderão ser submetidos em inglês ou português através do formulário em anexo, enviados até às 00h00 do dia 26 de Março, devendo ser indicando o formato preferencial para apresentação (oral ou póster) cuja decisão final fica dependente da avaliação da comissão científica.

    Os resumos devem incluir:

    Nomes e afiliações dos autores
    Contacto do autor principal
    Descrição do trabalho (contextualização, problematização, principais resultados e conclusões) até 2500 caracteres incluindo espaços
    Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso. O anúncio dos trabalhos seleccionados e a publicação do programa definitivo do congresso serão feitos no dia 22 de Abril.

    Todos os resumos seleccionados serão publicados num livro online. Os autores das apresentações orais serão posteriormente convidados a escrever um artigo para o livro de proceedings da conferência. Os livros de resumos e proceedings serão publicados em inglês.

    Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013

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  4. É um prazer ler-te! Obrigada por partilhares a tua forma de estar. Foi por tua causa que comecei a interessar-me pelo minimalismo, deixo aqui uma referência a um livro que estou ainda a ler, de que estou a gostar muito e talvez possa interessar a alguém: "A arte da simplicidade" Dominique Loreau, Bizâncio.

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  5. Eu bem que faço cronogramas, mas depois ponho-me a procrastinar e nada feito!

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  6. parece-me uma excelente ideia, eu pessoalmente gosto imenso, pq sou dada a graficos. actualmente faco isso para o meu trabalho, mas devia faze-lo para as coisas pessoais pq nao tenho tido tempo pra nada :(

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  7. Adorei, Rita! Você não poderia disponibilizar um template da planilha excel que vc usa? Seria de imensa valia!

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  8. ola Rita! sou uma leitora do seu blog, brasileira vivendo em barcelona, e apaixonada por organizaçao, minimalismo e ioga. queria tambem te dar um alerta... o link do template nao esta funcionando. um abraço, Rê

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Obrigada pelo comentário!

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