15/05/2013

Relaxamento para crianças

Hoje em dia as crianças vivem dias agitados com a escola, as actividades extracurriculares, a sua vida social (muitas vezes mais activa que a dos pais)... Os meus filhos chegam muitas vezes a casa cansados, desmotivados e só querem sentar-se em frente à televisão. Como sou apaixonada pelo yoga, tenho feito algumas posturas (asanas) com eles. À noite, antes de dormir, fazemos uma sessão de relaxamento que envolve algumas asanas simples e um pouco de meditação. A meditação para crianças é diferente da meditação que os adultos geralmente fazem. Não é pôr as crianças a observar a sua respiração nem a entoar o OM. É com exercícios de visualização - histórias em que eles são os protagonistas.

Em primeiro lugar, a criança deita-se na cama de barriga para cima para fazer algumas asanas simples, que mantém durante alguns momentos. Aqui está um dos meus filhos a demonstrá-las.

1. Joelhos ao peito - com os joelhos juntos, puxá-los em direcção ao peito e abraçar com os braços.

2. Bebé feliz - a criança agarra os pés pelo lado de dentro e abre as pernas, levando os joelhos em direcção ao chão.

3. Pés ao alto - levar as pernas para o alto; também pode usar-se a parede para encostar as pernas.

4. Shavasana - pose de relaxamento com as pernas estendidas e os braços ao longo do corpo, todo o corpo relaxado. A criança fica nesta posição durante a história.

Depois destas posturas de relaxamento, chegou a vez da história. No quarto fica apenas uma luz suave (para que eu consiga ler a história) e gosto de pôr música a tocar. Adoro este album Indigo Dreams: Kid's Relaxation Music (há excertos no you tube e o album completo no Spotify).

Aqui fica uma história (adaptada deste livro), que deve ser lida pausadamente com uma voz calma e relaxada.

Um dia na praia

Imagina que estás na praia, a caminhar na areia. Sente a areia quente nos teus pés. A areia está seca ou molhada? Aproxima-te da beira-mar e continua a caminhar, sentido a água salgada a molhar os teus pés e pernas. De vez em quando páras para observar as conchas que o mar traz consigo. Apanha um concha e observa-a. Leva contigo a concha e continua a andar pela praia.
Agora encontraste um sítio bonito na praia e estendes a tua toalha na areia. Deita-te na toalha e sente o sol quente na pele. Sentes também uma leve brisa, suave e refrescante.
Ouve as ondas a rebentar na praia. Ouve as crianças que brincam lá ao fundo, divertidas, e ouve as gaivotas que cantam. Ouve o som das ondas do mar. A onda vem até à costa e depois volta para trás, para o oceano. 
Continuas deitado na areia. Agora, coloca a mão na tua barriga. Sente a barriga a subir quando o ar entra pelo teu nariz. Sente a barriga a descer quando o ar sai. Para cima, para baixo, tal como as ondas do mar.

No fim da história, a criança permance na cama e eventualmente acaba por adormecer...


namaste,
Rita

6 comentários:

  1. Ohhh!! Quero ser criança também!! Achei perfeita a ilustração que fizeste de um momento com os teus filhos, tanto no conteúdo como na escrita. Que lindo Rita!

    ResponderEliminar
  2. Fascinante... esta noite já farei com minha filhota! Obrigada Rita! Abraços, Telma

    ResponderEliminar
  3. Mesmo não tendo filhos adorei as dicas :)

    ResponderEliminar
  4. Rita, já aqui contei que a minha filha de 4 anos faz algum yoga com a educadora na escola. Não fazem todos os dias mas todos os dias fazem relaxamento, em vez da sesta que não tem lugar nos infantários públicos.
    Ela é e sempre foi uma menina cheia de energia. Desde que soube que aprendeu a relaxar na escola, uso isso para a acalmar na hora de dormir. Resulta muito bem :) No caso dela, a educadora faz alguns exercícios de respiração e relaxamento e depois o chefe da turma naquele dia e o respectivo ajudante fazem massagens aos coleguinhas, à educadora e à auxiliar. ela adora receber massagens e é tiro e queda para adormecer relaxada.

    ResponderEliminar
  5. E para os crescidos?!??

    ResponderEliminar
  6. Renata Carvalho18/05/13, 02:46

    Excelente ideia, Rita! E as músicas? Adorei. Ótima indicação. Obrigada!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...