21/05/2013

Repensando o vegetarianismo

Nos últimos dias tenho andado a pensar nisto de ser vegetariana... e se vale a pena impôr-me este rótulo. Apesar de, no geral, me sentir bem desde que deixei de comer carne e peixe, há mais de 3 meses, há certos aspectos do vegetarianismo que são menos positivos:

- Tenho andado com o estômago inchado, sobretudo quando como mais feijão, o que não é nada agradável.

- As opções vegetarianas que encontro fora de casa nem sempre são, a meu ver, saudáveis. A verdade é que sinto que a minha alimentação era mais saudável quando comia carne e peixe do que agora.

- Essas opções vegetarianas incluem lasanhas, tortilhas, quiches (de legumes, alho francês, bróculos, etc.), com imensos ovos e molhos; eu não comia lasanha de carne porque achava aquilo uma bomba, e agora tenho que gramar com lasanhas de outras coisas... e os ovos então, já não os posso ver à frente...

- Como em casa temos que fazer duas refeições diferentes (o J. faz para ele e para os miúdos e eu faço para mim), as duas refeições não costumam ficar prontas ao mesmo tempo. O que acontece é que como tenho que esperar pela minha comida enquanto os homens da casa estão a comer, não comemos todos juntos à mesa, o que me chateia bastante.

- Como não tenho feito menus semanais, visto que o J. está totalmente responsável pela comida dele e dos miúdos, as refeições que ele prepara costumam ser acompanhadas de... batata frita - coisa que também me chateia. Quando eu fazia menus semanais, planeava refeições mais equilibradas...

- Não sei se está relacionado, mas é um facto que desde que deixei de comer carne e peixe tenho imensa dificuldade em levantar-me cedo como costumava fazer. Dantes, mesmo no inverno, noite cerrada lá fora, não tinha qualquer problema em levantar-me às 5 da manhã. Agora, às 6h o sol brilha e os pássaros cantam e eu só penso em dormir...

Por estes motivos, vou largar o rótulo de vegetariana. 

Vou comer carne e peixe, de preferência grelhados, quando me apetecer, e vou fazer refeições vegetarianas quando me apetecer.
Vou continuar a não comer pão, cereais e laticínios (só um pãozinho com queijo muito raramente), eliminar/diminuir o arroz (que é sempre integral) e diminuir nos feijões, lentilhas e coisas do género. 
Vou voltar a comer poucos ovos (entenda-se, gemas) e eliminar lasanhas, tortilhas e similares da minha alimentação.
Vou aumentar mais as verduras frescas e não exagerar na fruta por causa do açúcar. 
Vou fazer salame de chocolate e bolos em casa (faço com farinha integral e açúcar amarelo) e não comprar já feito. 
Vou substituir a farinha de trigo (mesmo sendo integral) por outras farinhas (de amêndoa, alfarroba ou côco). 
Vou deixar de beber chá preto e talvez chá verde (por causa da cafeína) e beber apenas chás de ervas. E muita água.

Do vegetarianismo ficou-me uma maior consciência do sofrimento dos animais que são criados em condições terríveis para a nossa alimentação. Como não quero contribuir para isso, vou começar a comprar carne e ovos biológicos - mesmo sendo mais caros. 

Não consigo ler mais o rótulo dos ovos que costumo comprar, que falam em gaiolas melhoradas - essas gaiolas melhoradas têm que ter uma área mínima de 750 cm quadrados por galinha. Isto corresponde a um quadrado com menos de 28 cm de lado - por galinha... Não, eu quero ovos de galinhas felizes, criadas ao ar livre! 

Adorei este post da Ema (e todos os outros posts dela sobre produtos biológicos) - diz ela: "De qualquer maneira se este é o preço (2.44€ por 6 ovos) para não cortarem o bico às galinhas que põem os ovos que como, nem para as encafuarem em espaços mínimos e fechados, nem para matarem os pintainhos machos de formas horríveis, eu aceito-o." E isto resume o que eu penso. Vamos ver como corre...

45 comentários:

  1. Olá, que interessante essa mudança!

    Fiz um percurso semelhante: de alimentação tradicional para a macrobiotica e agora paleo.

    E agora a vida tem muito mais sabor e saúde!

    Uma referência na matéria: http://www.marksdailyapple.com

    Vai correr bem!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso essa parte de teres dificuldade em levantares-te de manhã é um pouco estranha, a alimentação vegetariana dá-nos muito mais energia. Só se o tipo de alimentos que comes não forem mesmo adequados ao teu organismo.
    No teu caso deve ser mesmo complicado teres que adaptar a tua alimentação ao resto da família. E porque não fazerem de vez em quando uma refeição vegatariana para todos? No resto dos dias comem comida não vegetariana normalmente, penso que assim será melhor. E quando comeres refeições vegetarianas tenta fazer mais à base de vegetais e menos de arroz/massas/farinhas, vais ver que te vais sentir mais leve.
    Geralmente quando como leguminosas tento não beber líquidos à refeição nem comer fruta à sobremesa, pois a fruta fermenta e fico inchada. Nesses casos como a fruta antes da refeição, cerca de meia hora e já não tenho esse problema.
    Fora de casa é mesmo um grande problema, bem sei. Acho que só vale a pena comer em restaurantes vegetarianos, senão nunca se come bem!
    Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita,
    Eu não sou vegetariana mas não como carne há cerca de 10 anos. Apesar de restringir algumas opções quando como fora, não é tão restrititivo como um regime ovo-lacto vegetariano ou vegan. Adoro peixe e como imensas vezes, além das várias refeições vegetarianas.
    Acho que a ideia principal é não te "apegares" a nenhum rótulo mas ires vendo com o que te sentes bem, essa opção pode passar por retirar alimentos específicos.
    Por vezes faço carne para o meu namorado e, um dos truques, para estar tudo pronto ao mesmo tempo é ter algumas coisas vegetarianas congeladas (normalmente estes pratos levam mais tempo do que grelhar um bife, por exemplo) e as saladas semi-preparadas, por exemplo. E outras vezes, a refeição é vegetariana para ambos.
    Espero que encontres a melhor solução para as tuas necessidades e estilo de vida!

    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de acrescentar uma coisa ao meu último comentário: costumo comprar a maior parte dos ovos no mercado, na banca onde compro a fruta. São mais baratos do que os biológicos de supermercado, e são igualmente caseiros (nota-se bem a diferença). Experimenta perguntar aos vendedores locais!
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Cozinhar o feijão com um pedaço de algo Kombu ajuda a atenuar os seus efeitos sobre a digestão.

    Silvia

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, utilizo a farinha de espelta para substituir a de trigo e tenho-me dado muito bem. Em relação aos ovos tenho tentado comprar no mercado local e não no hiper ou supermercado.

    ResponderEliminar
  7. Não precisamos de nos ater a rótulos, devemos escolher de acordo com a nossa consciência e não para nos inserirmos dentro de um determinado modelo. Acho que deve experimentar tudo o que deseja até chegar ao seu padrão, àquele que lhe serve melhor, tanto na sua saúde como em todas as dimensões da sua vida.

    ResponderEliminar
  8. Cheguei à mesma conclusão ou seja, vou comer tofu e seitans e outros processados, quando na verdade tenho uma óptima alimentação, com comida que o meu avó comeria e identificaria? É chato os problemas dos animais mas cada vez há mais consciência e aumentaram as ofertas dos biológicos. A vida é mesmo assim, matar para comer e as plantas também sentem quando as arrancamos para as comer... Devemos ter consciência do que colocamos na boca, e não exagerar em nada, na verdade se formos a ver tudo faz mal: a água está poluída, a farinha tem glutem, o leite lactose, a carne químicos, os vegetais pesticidas, etc etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As plantas não sentem! Não têm sistema nervoso...

      Eliminar
  9. Olá!
    Eu sou vegetariana há 5 anos e vegan desde janeiro de 2012. A minha entrada no vegetarianismo foi perigosa - compensei a ausência de carne e peixe, com queijo e foi uma catástrofe! Ganhei peso, as minhas análise foram castróficas ( o colesterol e os triglicerídeos dispararam) e sentia-me pesada, com pouca energia! Depois, lentamente, fui com atenção verificando o que me fazia bem, e o que me fazia mal, e fui fazendo pequenas alterações! Depois, vi o earthlings e jurei que nunca mais iria comer (voluntariamente, mas isso é outra história :)) produtos animais!
    Em cinco meses tinha níveis séricos de colesterol como nunca tive na vida! A minha pele ficou limpa, o cabelo brilhante ( e a minha consciência tranquila)! E começou nova batalha - sentir-me inchada à custa do feijão e das demais leguminosas! Experimentei tudo: a alga, demolhar muitas vezes, demolhar poucas vezes, colher a espuma da cozeduar a meio...enfim! Nesta altura sinto-me muito bem, com muita energia e nada inchada! O segredo? para mim é fugir do trigo (dos refinados), leguminosas duas vezes por semana no máximo, e como tofú ( que finalmente aprendi a cozinhar) e frutos secos em abundância! Espero ter ajudado!
    Beijinho
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei a dica. Me tornei vegetariana e tbem andei abusando do queijo, porém sem lactose e com acompanhamento nutricional. Não consumo glutém e tenho diminuido tambem o açúcar!

      Eliminar
    2. Amei a dica. Me tornei vegetariana e tbem andei abusando do queijo, porém sem lactose e com acompanhamento nutricional. Não consumo glutém e tenho diminuido tambem o açúcar!

      Eliminar
  10. Bem, com a leitura do teu post cheguei à conclusão k pensava...ser vegetariano é mais difícil do k parece! :( Acredito k vais encontrar uma alimentação com que te sintas bem fisicamente e com a tua consciência! ;)
    beijinho Rita!

    ResponderEliminar
  11. Oi Rita! Leio seu blog com frequencia e gosto muito! Não costumo comentar, mas dessa vez não pude me omitir!

    É que não como animais há quase 30 anos (tenho 47). Naquela época, principalmente aqui no Brasil, era raro usarmos o termo "vegetariano", então eu dizia apenas: não gosto de carne. Às vezes tinha que explicar melhor, pois muitas pessoas achavam que então eu comia peixe, frango, salsichas...
    Nunca me ative a rótulos nem nunca me senti parte de um grupo fechado, quase uma irmandade, como às vezes parece!

    Não sei se a nossa alimentação aqui no Brasil é tão diferente, mas a minha consiste basicamente de arroz integral, muito pouco feijão (não gosto muito), geralmente lentilha, soja no máximo uma vez por semana (faço um molho, como se fosse carne moída, e uso como recheio de torta), e muitos legumes e verduras: cenouras, batatas, batata doce, inhame, mandioca, chuchu, abobrinha, tomates, cebolas, brócolis, couve, etc etc. Não como ovos e quase nenhum laticínio - cada vez menos - e evito farinha de trigo em excesso.

    Imagino que se minha família comesse carne (meus 3 filhos são vegetarianos!), eu faria a minha comida de modo que eles a comessem também, e na deles haveria o acréscimo de uma carne - que o pai prepararia rsrs

    Acho que a alimentação sem carne é mais simples do que parece. Para pessoas que me perguntam como começar a ser vegetariano, eu digo simplesmente: tire a carne do prato e coma o resto. Depois, com o tempo, a pessoa pode ir descobrindo pratos e sabores diferentes, mas nunca achei que é necessário haver uma "substituição" da carne - o que realmente faz a pessoa consumir muito queijo, ovos e massas.

    Só pra registrar, realmente não acho que o mal causado aos animais possa ser comparado ao cultivo de plantas, na minha opinião há uma diferença enorme entre torturar e matar animais e colher plantas para alimentar-se.

    Para finalizar, gostaria de indicar um site muito bom, o http://www.cantinhovegetariano.com.br/search/label/Receitas.
    Mesmo voltando a comer carne você vai gostar das receitas, descobri há pouco tempo e são fantásticas!

    Obrigada pelos artigos do teu blog, principalmente sobre minimalismo, organização e ioga, adoro!
    E... desculpe o tamanho do comentário!...


    ResponderEliminar
  12. olá rita, isso que descreves é estranho. uma alimentação vegetariana nao deveria incidir tanto nos ovos e natas, nem ter esses efeitos...
    conheces este site? apesar de ela ser mais crudivorista que outra coisa, a alimentação com muitos vegetais crus e sumos e batidos de frutas, mesmo incluindo refeições com sopa, carne e peixe, parece-me melhor opção que essa que referes ter actualmente.

    http://www.vidaemestadocru.com/

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita.

    Gostei muito deste teu post porque realmente ser vegetariano envolve muita adaptação, como se viu pelo que escreveste. Não é só na comida em si.

    Cá por casa tentamos fazer refeições vegetarianas. Ainda hoje fiz uma, só com lentilhas e estava muito boa. No entanto, se me deres alguma coisa desenxabida, provavelmente fica no prato. Gosto muito de comer e por isso tem de haver variedade e sabor no que coloco na mesa. Além disso o Ricardo nunca foi habituado a experimentar novos sabores e, por isso, tudo o que é refeição sem carne e sem peixe tem de ser bem elaborado e variado, senão acabamos por comer muito disto ou daquilo e, consequentemente, enjoar.

    Já desisti de ser vegetariana porque inevitavelmente teria mais stress para conseguir fazer refeições diferentes e que todos gostassem (o marido não cozinha, por enquanto...) mas não quer dizer que não faça refeições assim pelo menos 2x por semana. Ou seja, embora não seja vegetariana, tento melhorar a minha alimentação o melhor que sei e posso. Em vez de comer carne e peixe constantemente, diminuo o seu consumo.

    Adoro estes posts porque se aprende muito, principalmente com os comentários.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita!
    Cá em casa há anos que fazemos uma refeição vegetariana (pelo menos) 1x/semana e corre bem, mesmo com os miúdos. Preferimos as carnes brancas e o peixe, preferencialmente grelhados, cozidos ou salteados com legumes (ao estilo oriental). Para variar podemos cozinhar de outras formas (ex.: estufar). Quanto aos ovos, também os compro na feira cá do sítio e são bem mais baratos do que os biológicos. Acho que são biológicos q.b. :)
    Bjinhos!

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita!!!
    Não como carne nem peixe, ovos raramente... opto por uma alimentação a base de legumes e frutas, enquanto o marido e as filhas fazem uma refeição normal eu como uma grande salada ou batidos de fruta!Como te sugeriram dá uma vista de olhos no site "vida em estado cru" ou na pag. do facebook "ZD vitaliza" vais encontrar informações muito úteis. Não tenho uma alimentação cem por cento crua, se me apetecer muito pão,uma fatia de bolo eu como. Gosto muito de passar por aqui!! Felicidades

    ResponderEliminar
  16. Que estranha essa situação de te sentires com menos energia para te levantares. Eu SEMPRE tive imensa dificuldade para me levantar da cama e dsd que deixei de comer carne sinto-me com mais energia. E tenho conseguido a proeza de me levantar cedo todas as manhãs durante o maior tempo seguido que algumas vez consegui. Mas eu tb so nao como carne. Como peixe, embora muito raramente.

    Quanto a encontrar boas alternativas na rua, no inicia parecia-me ser muito complicado mas é uma questão de habito. Ha cada vez mais restaurantes vegetarianos e há muitas alternativas em outros que não são vegetarianos. Acho que só come mal quem quer. Confesso que o facto de o meu namorado ser vegan ajuda bastante na hora de concordar com o restaurante onde ir. Ter um companheiro que não tem os mesmos hábitos ou parecidos torna as coisas mais complicadas (mas possíveis).

    ResponderEliminar
  17. Oi, Rita.
    Eu acredito que você faça uma mudança na sua vida com a intenção de se sentir bem. Se você não se sente bem, não se sente feliz, então para que insistir? As coisas devem acontecer naturalmente, nada pode ser forçado, então não se preocupe e faça o que for melhor pra você, o que vai te fazer sentir bem.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. Oi Rita!

    Talvés vc esteja com falta da vitamina B12. Procurei um nutrólogo para me adaptar melhor à dieta vegetariana, e ele me receitou: B12 e cobre. Minha vida mudou! Sentia-me cansada e um pouco fraca,sabe? E olha... Sou ovo- lacto-vegetariana,como ovos, derivados do leite mas não como,carne vermelha e nem frango ( não consigo nem sentir o cheiro).

    Procure um nutrólogo ou um nutricionista. Que tal?!

    Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  19. Olá. Sobre os ovos eu tb leio os rotulos e compro "ovo campones" que diz ser de galinhas criadas ao ar livre...ja me lembrei que podem por as gaiolas cá fora, espero que n seja o caso.

    ResponderEliminar
  20. Você está certa em fugir dos rótulos. Porque temos que ser isso ou aquilo? Não sou vegetariana, mas como pouquíssima carne. Em casa, as refeições são as normais, de qualquer familia brasileira, apenas sem carnes. Lá a cada dez dias comemos peixe, e uma vez por mes compro meio quilo de carne moida, que divido em porções, congelo, e me serve para preparar molhos mais saborosos. Semanalmente, faço uma comprinha de legumes e verduras sem agrotóxico, ovos desses de galinhas que vêem a luz do sol, e queijos de um produtor que chama suas vacas pelo nome...rsrs. Recebo em casa, o que facilita muito minha vida. Sai mais caro? Não, no total não sai mais caro. Garanto que minha despesa com alimentação ainda é mais baixa que outra família que compre no supermercado carnes diversas, pratos semi-prontos, doces e bolos.
    Mas quando vou jantar num restaurante, ou sou convidada para a casa de alguém, como o que todos comerem, inclusive carne. Não desgosto, apenas evito. Às vezes, quando me apetece, como um belo sanduíche de presunto também...:)
    Sei que é muito mais fácil para mim do que para você: as refeições são para mim e minha filha adolescente, que não faz nenhuma questão de carne. Acho que tens que fazer o que for melhor e mais fácil dentro da sua realidade.
    Acho que, comendo ou não produtos de origem animal, devemos manter nossa alimentação o mais tradicional possível. Se a familia não é oriental, os tofus e bardanas sempre serão estranhos ao nosso paladar. E porque haveríamos de comer só coisas cruas, se sempre havia uma panela de sopa fumegando na cozinha de nossos avós?

    ResponderEliminar
  21. Olá...
    pois, é que estranho essa sensação de fadiga ao amanhecer se deva à alimentação vegetariana. Normalmente seria o contrário, mas cada caso é um caso. Eu ainda não sou vegetariana, mas pretendo ser. Digo que pretendo, pois de cada vez que que faço uma alimentação mais pobre em carne ou peixe e sigo um caminho mais vegetariano sinto-me muito melhor. Sinto-me muito mais leve, com digestões fáceis, mais bem disposta, enfim, sinto-me muito mais saudável. O meu problema é que gosto muito de carne e peixe.

    Mas creio que que estou cada vez mais próxima desta mudança que quero fazer pois há outra questão que me está a tocar bastante: a forma como os animais para abate são tratados, bem como os ovos, como referes no post. Estou a ler um livro sobre a forma como os animais para abate são tratados(com muitas pausas, pois o livro é muito forte!). Se puderes lê, é muito bom. "Comer animais" de Jonathan Foer.

    **

    ResponderEliminar
  22. Nossa, Rita! Eu deixei de comer carnes desde o final do ano passado, quase uns 6 meses já. E também estou com dificuldade de acordar cedo como vinha conseguindo, será que pode ter relação? Vou observar e procurar mais informações sobre isso, talvez encontre outro alimento que ajuda.
    Se for isso mesmo, será o primeiro ponto negativo de ter parado com as carnes (ainda como peixes de vez em nunca!). No mais, só pontos positivos, mais disposição durante o dia (só acordar que tá difícil =X), e até percebi uma diminuição e desacelaração no crescimento dos pelos que por aqui sempre foi acelerado e eu odiava! Acho que o hormônio da carne interferiam nisso.

    ResponderEliminar
  23. Agora que li os comentários, lembrei de um blog com várias receitas bacanas! É vegano, mas vale para os onívoros também. Aliás, comecei a lê-lo quando comia de tudo. Além de receitas, tem muita informação sobre alimentação.

    Deixo o link de um post específico falando sobre o consumo de carne responsável: http://www.papacapimveg.com/2011/01/31/por-um-onivorismo-responsavel/

    ResponderEliminar
  24. Eu não sou fundamentalista. Como bastantes menus vegetarianos mas não me considero vegetariana. Confesso que como carne com muito menos frequência do que fazia antigamente porque na verdade sinto-me mais leve evitando-a (tenho dificuldade em fazer as digestões) e porque prefiro mesmo vegetais.Além disso penso um bocado nos animaizitos e cada vez me incomoda mais....enfim...
    Acho que o ideal é seguir mesmo a nossa vontade dentro do bom senso.
    Beijinho Rita

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita.
    Ser vegetariana não é uma mania. É um estilo de vida.
    E não é para todos. É para quem tem convicções fortes.

    ResponderEliminar
  26. tenho a dizer que e dificil! especialmente em paises como a alemanha, onde sinto bem a dificuldade que os meus colegas passam em encontrar comida vegetariana. Passo bem sem comer carnes vermelhas, porem sabe bem um peixinho grelhado de vez em quando ou frango. Seria mais facil controlar em casa, mas eu passo a maior parte do meu tempo fora. Mas acho que nao faz mal a reducao e uma proximidade grande com o vegetarismo, mas nao consigo ser puramente vegetariana. talvez um dia :)

    ResponderEliminar
  27. Olá Rita

    Um fantástico energizante matinal, é um greensmoothie, só folhas verdes, fruta e água, aqui as dicas sobre como preparar e cuidados a ter (ex: não juntar raízes, variar fruta e legumes, não comer nada 40 minutos, antes e depois,etc, etc):
    http://greensmoothiesblog.com/green-smoothie-questions/
    http://greensmoothiesblog.com/guidelines-green-smoothies/
    Também me debato com algumas questões e "indigestões", do caminho para ser vegetariana, mas acho que como em tudo, é uma aprendizagem, interna e externa e uma partilha e que com calma e tempo se chega lá:).Hoje para ajudar vou frequentar um pequeno workshop de culinária vegetariana do Dada Dhyanananda http://www.prama.pt/node/309.
    Elsa

    ResponderEliminar
  28. ah e este aqui tb me parece um bom smoothie:
    http://colherdemae.blogspot.pt/2013/05/smoothie-de-melao.html
    Elsa

    ResponderEliminar
  29. Grande post, partilho plenamente.
    Cada um com a sua verdade, tal como os medicamentos não são iguais para todos, tb as dietas e milagres não são. Tenha cada um a força de procurar o seu ideal constante.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Rita, voce pode planejar as refeiçoes e o marido somente executa :-) assim tens as refeiçoes equilibradas. Ah queria tanto que voce nos escrevesse todos os dias! hahahaha Eu sei que isto nao é possivel mas ia ser bom! beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Passei pelo mesmo dilema e cheguei à mesma conclusão há algum tempo atrás. Eu e o meu marido decidimos ser vegetarianos. Começamos a ingerir refeições vegetarianas fora de casa e apercebemo-nos exactamente do mesmo que tu. A refeições vegetarianas que encontras fora de casa são muitas vezes menos saudáveis do que as refeições que incluem carne e peixe. Acabamos por desistir, a bem da nossa própria saúde. Limitamos bastante a quantidade de carne e peixe que comemos mas não eliminamos completamente. Há situações em que se torna complicado ser vegetariano (por exemplo quando estás num almoço de familia em que alguém preparou uma refeição com carinho que inclui muita carne...).

    Acho que nesta questão, tal como no minimalismo, cada um deve seguir aquilo que torna a sua vida mais simples e mais saudável e não o contrário.

    Quanto aos alimentos biológicos, felizmente tenho a sorte de a minha mãe ser agricultora o que me enche a casa de alimentos cuja a proveniência conheco bem e em que confio completamente.

    ACB

    ResponderEliminar
  32. Acho que o J. ficou feliz! :) E tu tambem. Estamos sempre à procura dos nossos ideais e do que resulta melhor connosco, e se há coisa que raramente se enquadra nessa fase são os rótulos. Sê o que tu queres, sê vegetariana do teu modo pegando nos ideais do vegetarianismo. Sê feliz do teu jeito, pois o que te faz feliz é diferente do que faz feliz qualquer outra pessoa.

    ResponderEliminar
  33. Excelente post! Aprendi muuiiiito com os comentários. Até vim espreitar várias vezes para ver se havia novidades.

    Concordo com o comentário de AB lá para cima, ser vegetariano não deve ser para todos. Por isso é que eu tenho essa mania há muitos anos mas nunca consegui fazer dela um modo de vida. A maior parte das minhas refeições não inclui carne/peixe (e cada vez mais me custa comê-la) mas ainda não convenci o resto da família e chateia-me demais o tempo que passo ao fogão e não comermos ao mesmo.

    «Desculpas!!!» concluí - afinal o que me falta são as fortes convicções!

    ResponderEliminar
  34. Detesto as fábricas de animais, mas o que quero dizer é que as coisas nunca são assim tão simples.

    Exemplo, tudo bem não se matam os pintainhos machos, mas o que fazer com eles? É que quando chega à altura eles vão começar a literalmente lutar até à morte e não podem estar todos com as galinhas... Ou ainda o impacto negativo que a agricultura humana tem nos terrenos, por exemplo como a rega artificial aumenta a quantidade de sódio na terra diminuindo a qualidade do solo e se não tivermos cuidado estamos a torná-lo estéril, ou ainda a quantidade de organismos/outros animais/outras plantas que dizimamos para podermos cultivar apenas as espécies seleccionadas por nós.

    Ou como as monoculturas anuais como o milho, o trigo, o soja e a batata estão a dar cabo de ecossistemas inteiros e como o favorecimento dessas espécies extingue outras.

    As coisas nunca são assim tão simples, sei que andamos todos à procura de algo simples a que nos agarrar, como um rótulo verde de esperança, de forma a acharmos que não estamos a fazer nada de errado e podemos dormir de consciência tranquila, mas existe muito mais a ter em conta, as coisas estão sempre muito mais interligadas do que podemos pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se quisermos ir ainda mais além, foi necessário produzir em massa (animais, plantas, etc.) porque a população mundial aumentou muito e é preciso dar de comer a todos. Como a população aumentou e nós minimizámos os processos de selecção natural, prolongamos artificialmente a vida, e assim sobrevivem os mais fortes e os mais fracos. Logo, todos têm que comer!
      Sem entrar em questões éticas sobre o valor da vida, a verdade é que o ser humano alterou muitos ecossistemas da Terra, e agora todos pagamos por isso. "Todos" quer dizer os animais, as plantas, os solos, a água, o ar, o homem, o planeta.

      Eliminar
  35. Olá Rita,
    Já sou leitora regular há algum tempo, mas nunca me deu para comentar. Não gosto nada de rótulos ou etiquetas, mas recentemente descobri que já inventaram um nome para pessoas como eu, o maridão e os filhotes. Ao que parece somos "flexitarianos", isto é, em cada regime vamos pescando o que nos interessa e o que se adapta à nossa família.

    Cá em casa incluímos muitas refeições vegetarianas (mais de 50%) que incluem algumas leguminosas, seitan caseiro, soja biológica e tofu (que ainda quero aprender a fazer caseiro), mas que procuramos basear sobretudo nos legumes frescos da nossa horta. Além disso, comemos carne uma vez por semana (no máximo duas vezes e sempre carne magra), ovos uma a duas vezes (parte deles das nossas galinhas), quatro a cinco refeições de peixe (peixe, moluscos, marisco, etc.).

    Antes de descobrirmos o conceito de "flexitarianismo", costumávamos pensar que eramos semi-vegetarianos :-D . Tentamos manter-nos flexíveis e estar bastante atentos e sensíveis às questões de saúde, ambientais e éticas, mas tentamos também preservar a nossa saúde mental, evitando sobrecarregar-nos com metas demasiado complicadas de atingir.

    Deixo-lhe aqui os links de alguns blogs maravilhosos onde busco muitas vezes inspiração para as nossas receitas vegetarianas:

    http://blog.veganana.com.br/
    http://thelovefood.blogspot.pt/
    http://universoalimentos.blogspot.pt/
    http://universoalimenotosamigos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. ( a parte de cozinhar 2 menus é um pesadelo)!! Por isso opto sempre por refeições muito variadas, e os meus rapazes já estão habituados e comem de tudo. Às vezes faço menus sem carne e peixe... Mas acho que o ideia é diversificar. Muitos vegetais (variados), muitas saladas (muitas das vezes acrescento fruta - é óptimo: manga, banana, maça, abacate, nozes) outras com cuscus. Peixe (a ideia de fazer em papelotes - papel de aluminio é uma boa ideia, e se juntarmos legumes, tanto melhor. Ovos (fritattas, omoletes), arroz com legumes salteados no wok, a cataplana tb é uma excelente forma de cozinhar bem os alimentos (podes fazer de carne, peixe, marisco...), muitas sopas. Consumimos carnes brancas (mas sei da necessidade de os rapazes comerem as carnes vermelhas e às vezes faço bifes, ou uma lasanha bem saborosa - tudo home made)... e aproveita bem esse peixinho bom do "nosso" algarve ;) bons menus Rita!

    ResponderEliminar
  37. Ola Rita
    Adoro seu blog, e você me ajuda bastante a reduzir as tralhas.
    Quanto a alimentação ,vivia com abdomem inchado e fiz exames através do vegatest e descobri várias
    intolerâncias alimentares ,inclusive a banana que comia diariamente .
    O problema é que as intolerâncias alimentares são invisíveis ,não se manifestam imediatamente como a alergia.
    Leia o livro - O leite que ameaça as mulheres do pesquisador Raphael Nogier -onde mostra uma série de problemas como enxaqueca ,depressão ,câncer de mama ,
    olheiras ,urticaria etc.
    no YOU TUBE você poderá ver os vídeos do cardiologista Lair Ribeiro também nutrólogo que nos ajuda muito.
    e para terminar fui a um simpósio sobre gluten e vi tanta coisa ,,,como euforia, depressão ,problemas da tireoide ,inchaço , e a grande nutricionista Gisela Savioli ,(foi a nutricionista de um dos papas na visita ao Brasil.) deu esta aula no simpósio e falou de melhoria de autismo com retirada do gluten,
    Ela tem um livro de titulo -Tudo posso mas nem tudo me convém...
    O problema é que nossa alimentação tem excesso de gluten,,diariamente ,é difícil até vc se alimentar quando saímos de casa,
    Aqui no Brasil nunca escutei sobre a farinha de espelta , De onde ela vem?
    Tomo também diariamente suco verde porque nascemos alcalinos e ficamos ácidos , A alimentação nossa aumentou 400 % na comida industrializada , Temos que comer feijão verde, mel ,maça ,arroz integral, para alcalinizar o sangue etc
    Abs Célia Regina -Brasil -Ceara -Fortaleza

    ResponderEliminar
  38. Olá Rita, talvez queira investigar um pouco a alimentação Paleo. É só uma sugestão. ;)
    Um destes dias envio-lhe um e-mail... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel! Há cerca de 1 ano investiguei o paleo e não é para mim... Prefiro não ter rótulos, ser isto ou aquilo, mas sim ser mais consciente em relação ao que como e ao que é melhor para mim...

      Eliminar
  39. olá

    Deverias ter tentado receitas vaegetarianas indianas penso que sao mais saborosas .
    fica dica
    Mafaldinha

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...