19/07/2013

A vida simples de pessoas reais - Patrícia

Há 2 anos que sigo The Busy Woman and the Stripy Cat; sou bolseira de investigação e num Natal com o orçamento mais curto do que o costume decidi procurar soluções na internet e acabei por descobrir este fantástico blog e o minimalismo. Eu tinha 28 anos e o que se chama de retorno de Saturno ajudou-me a tornar a minha vida mais simples e bonita através de várias catástrofes. A minha vida mudou radicalmente, foi o pior e o melhor período da minha vida, acabei a tese, mudei de trabalho e separei-me. Quando comecei a ler este blog pensava que não seria capaz de destralhar como devia, era um impedimento quase físico de me libertar de marcas do passado de coisas que podem vir a ser úteis…Mas todos estes choques emocionais levaram a libertar-me de tudo o que era excesso, levaram-me a compreender a magia do minimalismo. Mas o mais mágico é que assim que começamos o processo ele quase que se desenrola sozinho. Eu senti que assim como limpava e clarificava o meu espaço, as minhas coisas, a minha roupa assim limpava e clarificava o meu interior.
A vida de trabalhadora estudante começou a levar o meu organismo ao limite e precisei de ir ao médico, tinha 20 kg a mais, estava workaholic e com os exames médicos todos em alerta vermelho. Comecei a fazer danças orientais sob aconselhamento médico, o que mudou a minha vida porque não só perdi os 20 kg em 1 ano e meio como, me sinto mais segura de mim, em forma, com maior equilíbrio mental e emocional. Comecei a vestir cores (eu vestia-me totalmente de preto desde os 11 anos), já não trabalho 12 horas por dia e comecei a escrever um blog o, Dia a Dia Low Cost

Infelizmente não consegui mostrar o feedback fotográfico do destralhamento no blog porque foi um processo demasiado íntimo e visceral. Mas hoje em dia estou numa casa nova, mais bonita e clean, onde tenho o essencial, tenho mais luz e mais cor na minha casa, na minha roupa, na minha vida. Tenho uma vida mais saudável, ecológica, social e essencialmente mais feliz e é assim que cheguei aos 30 anos no sábado passado. A minha checklist na agenda GTD ficou com algumas tarefas por completar, mas são desafios que estou a debater-me neste momento, sair da zona de conforto é difícil, mas é assim que se muda a vida para melhor, foi uma lição terrível mas valiosa! Hoje em dia sou uma pessoa muito diferente e mais feliz. Quero agradecer à Rita Domingues e ao The Busy Woman and the Stripy Cat porque me ajudaram neste processo tão difícil mas compensador e desejo toda a sorte do mundo no blog e na vida!

Patrícia, Dia a Dia Low Cost

7 comentários:

  1. Uau, que bom! Parabéns! Uma história inspiradora!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Rita! Li o seu artigo sobre detergente para a roupa caseiro que usa bórax e carbonato de sódio. Hoube depois uma discussão em que algumas pessoas defendiam que a potassa era o carbonato de sódio, mas a Rita manteve-se irredutível e não acreditou que pudesse ser. Eu dedico-me a fotografia e uso a dita potassa como alkali nos banhos de revelação. Por incrível que possa lhe parecer e a mim também me pareceu, é da tradição chamar potassa ao carbonato de sódio. Eu compro numa drogaria e custa-me 1,5 euros o quilo e é da Solvay e não diz potassa, só diz carbonato de sódio. Mas para os empregados aquilo é que é a tradicional potassa e nem ligam ao nome escrito. Se você pedir carbonato de sódio eles dizem que não têm. Há também um produto para piscinas conhecido como elevador de pH e que é Carbonato de sódio mas mais caro.
    Eu não consigo é encontrar uma fonte de bórax e tenho usado o perborato de sódio que se vende nas drogarias como branqueador de roupa, já que se pode considerar borato com água oxigenada. Onde poderei arranjar o borato de sódio ou metaborato de sódio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu encontrei o borax na farmacia em pacotes de 30 gramas , so me falta o carbonato , na drogaria so tinham o branqueador.

      Eliminar
    2. Ja encontrei numa drogaria em Lagos carbonato de soda

      Eliminar
  3. Que bela história/exemplo!! Parabéns Patrícia!!
    Estou iniciando minha jornada no minimalismo e me apaixonando cada dia mais. Obrigada Rita!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada ás leitoras e á Rita, foi uma bela prenda de anos. Espero por mais histórias maravilhosas como as que tenho lido nesta fantástica rubrica!

    ResponderEliminar
  5. Tomei conhecimento deste blog através do artigo que veio na P3 no dia 25 de Julho... Quero TANTO organizar-me e simplificar a minha vida! Mas quanto mais quero, mais fico bloqueada! O meu problema é começar! Por onde é que começo? Tenho demasiada roupa que nem uso, demasiada loiça, papelada de 1900 e troca o passo... Por onde começar? Às vezes sinto-me "overwhelmed" com tanta coisa que preciso de fazer! E o pior é que perco tempo e dinheiro por ter as coisas desorganizadas! Alguma dica para começar? Estou a adorar ler o blog! Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...