06/01/2014

O poder da água com limão



Há cerca de 2 meses que cumpro, diariamente, uma rotina matinal ayurvédica (Ayurveda é a medicina tradicional indiana). Dinacharya é o nome que se dá a esta rotina e a minha consiste, por enquanto, em 3 rituais (a ayurveda sugere mais, mas uma coisa de cada vez...): o oil pulling (bochechar a boca durante 15-20 minutos com óleo de coco), o jala neti (limpeza das fossas nasais com água salgada) e beber um copo de água morna com sumo de limão mal acordo.

Os primeiros dias custaram, porque, para mim, a água com o limão sabe horrivelmente mal, mas agora já me habituei. Mas afinal, quais são as vantagens desta prática?


1 || Fortalece o sistema imunitário
Os limões estão carregados de vitamina C, que é essencial no combate às constipações e gripes. São também ricos em potássio, que estimula o sistema nervoso e controla a pressão arterial. Os limões têm ainda propriedades anti-inflamatórias, anti-virais, anti-fúngicas, anti-bacterianas e aumentam a absorção de ferro pelo organismo.

2 || Equilibra o pH
Apesar de ácido, devido ao seu conteúdo em ácidos cítrico e ascórbico, o limão é um alimento alcalino, pois, dentro do corpo, promove um aumento do pH - e um corpo alcalino é um corpo saudável. Estados de doença estão associados a acidez do corpo e o limão, consumido regularmente, elimina esta acidez.

3 || Ajuda a digestão
O limão ajuda o corpo a expelir compostos tóxicos e estimula os movimentos intestinais.

4 || Aclara a pele
Os compostos anti-oxidantes do limão ajudam a prevenir rugas e vermelhidão, e como auxilia na expulsão de toxinas, a pele torna-se mais limpa. (o sumo de limão também pode ser usado para aclarar a roupa e limpar a casa!)

5 || Auxilia a perda de peso
O limão ajuda a controlar o apetite por ter um alto conteúdo em fibra; além disso, pessoas com dietas mais alcalinas conseguem perder peso mais facilmente.

6 || Dá energia e melhora o humor
Os limões dão-nos mais energia devido à sua constituição química (por ter mais aniões) e auxiliam estados de ansiedade e depressão. O próprio aroma do limão tem propriedades energizantes e ajuda a limpar a mente.

7 || É diurético
O limão aumenta a taxa de produção de urina e, assim, aumenta a velocidade a que compostos tóxicos são eliminados do corpo. O ácido cítrico estimula também a acção do fígado, ajudando na desintoxicação do organismo.

8 || Hidrata
A água morna e o sumo de limão hidratam o corpo e evitam os efeitos da desidratação, suportando assim o sistema imunitário.

9 || Dá bom hálito
Além de dar um bom hálito, o limão combate dores de dentes e gengivites. Não se deve, no entanto, escovar os dentes logo depois de beber o sumo de limão...

10 || Cura
O ácido ascórbico (vitamina C) trata feridas, remove o ácido úrico das articulações, que é o que causa dores e inflamação, combate constipações, e é essencial para a saúde dos ossos, articulações, cartilagem e, resumindo, de todo o corpo!

Então, como fazer este ritual matinal?

> sumo de meio limão (a outra metade guardo no frigorífico para o dia seguinte)
> meio copo de água morna

Misturo a água e o sumo e bebo... aos golinhos, senão dá-me vómitos... Mas posso dizer-vos que desde que iniciei este ritual, ainda não me constipei - e eu sou pessoa de andar sempre constipada no inverno... Por isso, deve estar a fazer efeito!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}


46 comentários:

  1. Ando a ganhar coragem para este ritual ja à algum tempo. No entanto devo advertir para o reaproveitamento do limão, isso é que nao me parece mto certo porque o limão quando apanha O2 oxida e torna-se toxico. Mas nao sou mestre na area, acredito que haja info na web.
    será que acrescentando acucar ou mel cortará o efeito? !? Ficaria uma espécie de hot lemon juice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o limão não deve apanhar ar, por isso deve ficar guardado numa caixa. Até há umas próprias para isso, em formato de limão... Em relação ao açúcar, não sei, mas o açúcar branco é das piores coisas que há...

      Eliminar
    2. Das piores coisas que há? É? :( E outra coisa: posso preparar a água no dia anterior? Ou será que azeda?

      BeijinhO
      B.

      Eliminar
    3. Sim, o açúcar branco faz mal! A água e o limão devem ser preparados na hora, porque depois o limão, exposto ao ar, oxida.

      Eliminar
    4. Para mim, até foi bastante fácil e já faço isto há quase 4 meses. A àgua morna pareçe que torna o limão menos ácido. Já não consigo passar sem esta rotina. É tudo uma questão de hábito. Até café sem açucar já bebo, quem diria!

      Eliminar
  2. Nadia, acho que depende da sua constituição (Pita, Vata ou Kapha). O mel, se não me engano, aumenta Pita... então se você for Pita, pode agravar, e depende do clima também, se estiver no verão sulamericano não aconselharia, no inverno europeu, talvez... (mas eu sou só uma leiga rs). Açúcar branco não é recomendado nunca, o mascavo não lembro o que aumenta...

    Rita, eu sou apaixonada pela Ayurveda, é uma medicina maravilhosa! Quanto mais leio mais me admiro.
    Comecei a usar algumas coisas antes mesmo de conhecer a Ayurveda, por um período cortei todo cosmético que não pudesse ser comido... porque a pele é a maior boca do corpo e absorve tudo.
    O Oil Pulling eu pratico de vez em quando, tenho que estabelecer uma rotina. Passei um mês fazendo diariamente e achei maravilhoso! Sempre que sinto que a higiene bucal precisa de uma turbinada, uso novamente. Faço com óleo de coco.
    Além de parecer que a boca está limpa como nunca, também alivia a respiração, e logo após, eu tenho muito tosse, porque solta todo o muco.

    A questão da rotina é uma das coisas que mais me agrada, percebi o quanto preciso mesmo dela. Sou vata-pitta, então sem rotina saio de órbita, fico perdida, a deriva...todos os doshas se beneficiam da rotina, mas esse é o efeito em mim, acredito que pelo meu.

    ResponderEliminar
  3. Podes explicar melhor como funciona isso do óleo de coco? E mesmo 15-20 minutos? É que isso é uma imensidão de tempo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo faço um post sobre isso..

      Eliminar
    2. Vinha questionar o mesmo, acerca da duração do bochechar... Assim sendo, aguardo pelo post ☺

      Eliminar
  4. Rita, Rita... as coisas que eu aprendo com o teu blog! A água com limão já conhecia porque a minha sogra tem esse ritual há muito tempo. Agora o que me deixou curiosa foi o oil pulling e já andei a investigar. Vais fazer algum post sobre isso? Já viste alguns resultados? Onde se compra o óleo de coco? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No supermercado (no Jumbo há, nos outros não sei), mas é melhor ser biológico. Também há na Terra Pura.

      Eliminar
    2. Celeiro Dieta, custa ca, 7 € o frasco pequeno e 12 € - o maior. É biológico, e de pressão fria

      Eliminar
  5. Olá Rita,
    A água deve ser morna mesmo? Vc sabe pq?
    Obrigada pelas dicas sempre valiosas.
    Isabele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não sei nem nunca vi nenhuma referencia a isso...

      Eliminar
    2. pelo que sei, a agua morna promove digestão, a agua fria para-a. Acho que os yogis nunca bebem agua fria

      Eliminar
  6. Tenho o hábito de beber um copo grande de chá verde ou água em jejum. Tenho de experimentar adicionar o limão!

    ResponderEliminar
  7. olaré da costa alentejana!
    Rita, já há muitos anos que a minha mãe faz esse ritual matinal da agua morna com limão... está rendida!! eu, durante a gravidez fiz sempre, pois não queria adoecer e tomar qq medicação! a verdade é que entretanto deixei de fazer e este ano já me constipei!
    obrigada por referires todas estas qualidades... era o que precisava para voltar a adquirir um hábito tão bom!
    beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Vou começar a fazer! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  9. Interessante!!! Lembro-me que a minha mãe (83 anos) fazia isso assim que se levantava e jurava que era óptimo para a pele (que sempre teve linda) e para a digestão.
    Eu desde que começei a ler mais sobre alimentação macrobiótica e percebi a importância de um corpo alcalino que adoptei este hábito. Adoro!!! Agora faço também durante o dia. É mais um tipo de chá! Atenção que a água não pode estar a ferver se não arruina as propriedades do limão. Gostava de saber mais sobre o jala neti e potenciais efeitos de prevenção de alergias. Vou investigar e aguardo um post.
    Beijinhos e um Sereno 2014.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita! Onde posso comprar o oleo de coco para fazer a prática de oil pulling? E o que pudemos usar para o jala neti?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No supermercado, mas aconselho um biológico. Vou preparar um post sobre o oil pulling e o jala neti.

      Eliminar
  11. Olá Rita, fazes 1º o oil pulling ou a agua com limão? :) Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O oil pulling primeiro. Depois explico noutro post.

      Eliminar
  12. Olá Rita. Acompanho o seu blog há algum tempo, mas e a primeira vez que escrevo, obrigado pela dica! Vou experimentar, porque agora pareço uma florzinha de estufa e medicação química é o meu último recurso. Tenho seguido a dica da minha mãe aquando dos primeiros sintomas de gripe fazer chá de casca de cebola com mel ...funciona! Mas, tenho uma dúvida... bebida a água com limão, passado quanto tempo é que toma o pequeno-almoço? Eu sou daquelas pessoas que não saio de casa sem beber leite :)
    Bjs e Bom Ano

    ResponderEliminar
  13. Paulina Reys06/01/14, 20:26

    Olá Rita. Já tomo esta preparação há mais de um ano com a única diferença que acrescento uma colher de café de mel e uma pitadinha de gengibre em pó num copo de 300ml. Esta sugestão foi apresentada no programa do Dr, Oz pelo sr. Deepak Chopra num dia em que o tema era remédios naturais. Tenho-me sentido muito bem. Uso o sumo de limão concentrado à venda em qualquer supermercado e que conservo no frigorífico,

    ResponderEliminar
  14. Querida Rita, acompanho seu blog há um tempo, mas essa é a primeira vez que escrevo...adoro todas as dicas e posts e há uns dias retomei o hábito da água morna com limão. Realmente me faz muito bem e eu tomo com um canudo, pra não dar aquela sensação de acidez nos dentes. Beijos e bom ano pra você! :)

    ResponderEliminar
  15. Adoro suco de limão (com água, gelo e açúcar...), mas vou experimentar desse jeito. Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  16. Olá Rita
    Muito obrigada pelo post!
    Eu costumo ter este ritual de manhã, mas não aqueço a água, bebo-a à temperatura ambiente com o sumo de limão (para mim é mais prático e não sinto diferenças no corpo entre o uso da água norma e à temperatura ambiente).
    Quando comecei este ritual, à muitos anos, usava lima em vez de limão, pelo sabor ser mais suave, quando já estava habituada, substitui pelo limão. Também no inicio, bebia esta bebida por uma palha (li algures que afectava o esmalte dos dentes e por ser mais fácil de beber) mas depois de algum tempo de prática nada aconteceu aos meus dentes e passei a adorar o sabor. Acho que o facto de usar limões biológicos também ajuda!
    Continuação de boas práticas e deste excelente trabalho de partilha
    Abraço
    Olga

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita,

    Eu tenho uma questão:
    Aquelas garrafas de sumo de Limão fazem o mesmo efeito que o Limão?
    Não é refrigerante de Limão. é garrafas de sumo de Limão que estão nas zona dos vinagres?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Essas garrafinhas devem estar cheias de conservantes e coisas do género. Quanto mais natural e menos processado, melhor!

      Eliminar
  18. Eu não costumo beber mas até gosto bastante.
    Acho que vou começar :)

    ResponderEliminar
  19. Fiz isso durante um mês e depois parei. Depois de ler este post sinto me com coragem de recomeçar. Amanhã é dia.

    ResponderEliminar
  20. Rita, sinto uma boa energia que vem das suas postagens. Como se fosse um abraço de alguém bem especial a quem gostamos muito.
    Tenho um limoeiro no quintal e vou começar amanhã.
    Beijos e obrigada,
    Karina

    ResponderEliminar
  21. Olá. Uma pergunta que não sei se me pode responder: quem tem tendência a infecções urinárias é aconselhável beber a água com limão? Obrigada Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, de facto não sou médica e portanto não vou dar conselhos para patologias específicas... No entanto, nas minhas pesquisas não li nada que indicasse que a água com limão potencia as infecções urinárias...

      Eliminar
  22. Olá Rita
    Quais são as tuas referências bibliográficas para esta informação toda acerca dos benefícios de sumo de limão (e do oil pulling)? Obrigada, Andrea.

    ResponderEliminar
  23. Olá Andrea
    Então, tens medo que seja tudo inventado por mim???
    Além da imensa informação de diversas fontes que se encontra na net, também consulto literatura científica, por exemplo: http://scholar.google.pt/scholar?hl=pt-PT&q=%22oil+pulling%22&btnG=&lr=

    ResponderEliminar
  24. Obrigada - queria saber as fontes até porque imagino que sejam várias, como livros, por ex. O teu exemplo da literatura ciêntifica para o oil pulling é óptimo para saber que há este tipo de estudos nesse tipo de literatura, do qual eu não tinha ideia, confesso.
    Não entendo a tua pergunta. Eu não tenho medo que inventes. E não vejo onde é que a minha pergunta tivesse dado o mínimo de intenção nesse sentido.
    Mais uma vez obrigada pela resposta.
    Andrea

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita... Parabéns pelo blog...
    Tenho feito meditação ao acordar, ou melhor, tenho tentado :-P. Devo beber a água com limão antes ou depois?
    Obrigada,
    Susana

    ResponderEliminar
  26. Rita, e para quem tem gastrite? Pode tomar a água com limão? Tem médico alopático que diz q faz mal...

    ResponderEliminar
  27. Olá Rita! Tentei beber a água com limão mas fiquei com azia durante uma semana. Acho que não resulta comigo:(

    ResponderEliminar
  28. Olá!
    Parabéns pelo blog, é mesmo muito bom.
    Eu fiz essa técnica da água com limão por umas semanas, mas comecei a ter imensas dores de estômago pois podes ser um pouco agressivo. Sugiro que a quantidade de limão seja reduzida para quem tem o estômago sensível.
    Gostaria saber se me pode ajudar pois não consigo encontrar muita informação sobre Vata-Pitta (que é o que eu sou)...
    Obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...