15/01/2014

O problema das resoluções de Ano Novo

UPDATE IMPORTANTE

Como pelos vistos há leitores que não lêem bem o que escrevo e depois ficam a pensar que eu fumo e mandam comentários indignadíssimos, cito aqui o que escrevi abaixo:

"Por exemplo, a minha resolução é deixar de fumar - mas como é que vou fazer isso? (isto é só um exemplo, eu nunca fumei na vida!)"

Portanto, eu não fumo, foi só um exemplo que dei porque é uma resolução de Ano Novo que muita gente faz... 


Se és como a maioria das pessoas, provavelmente estabeleceste uma série de resoluções para o Ano Novo - coisas que queres fazer ou que queres mudar na tua vida... Se és como a maioria das pessoas, já verificaste, 15 dias depois de entrarmos no novo ano, que não consegues cumprir as resoluções que fizeste. Provavelmente começaste cheio de força durante os primeiros 2 ou 3 dias do ano, e depois esqueceste-te completamente delas ou não te esqueceste mas não consegues simplesmente cumpri-las...

Isto é normal e é o que acontece com a maioria das pessoas. Mas porque é que as resoluções de Ano Novo nunca funcionam? 

Porque, invariavelmente, queremos fazer demasiado. Planeamos mudanças drásticas na nossa vida e várias ao mesmo tempo - mas, dito simplesmente, não é assim que as coisas funcionam. Não é assim que o nosso cérebro funciona.

E além de querermos fazer muito, as resoluções que estabelecemos costumam ser demasiado abstratas, demasiado vagas e subjetivas, como comer melhor, fazer mais exercício físico, deixar de fumar... 

Em primeiro lugar, não é assim que o cérebro funciona. O córtex pré-frontal (a região atrás da testa) é a zona responsável pela força de vontade, além de outras coisas como a concentração e a resolução de problemas abstractos. Para lidar com as resoluções de Ano Novo, o cérebro precisa de muita força de vontade - ora, não se nasce com mais ou menos força de vontade. A força de vontade é uma coisa que é treinada. O córtex pré-frontal não consegue lidar com as resoluções de Ano Novo porque, geralmente, são demasiadas resoluções! É preciso muita força de vontade e o nosso cérebro não está preparado para lidar com essa sobrecarga! 

É como começar a fazer musculação e querer fazer logo 100 kg de supino! Ou nunca ter praticado yoga ou ginástica na vida e querer fazer a postura invertida sobre a cabeça logo no primeiro dia - não dá, o corpo não está preparado para isso. Mas com treino, chega-se lá!

Com as resoluções passa-se o mesmo. Temos que treinar a nossa força de vontade, aos poucos - com uma só resolução de cada vez.

Aliás, nem são resoluções propriamente ditas que devemos estabelecer - são objectivos que, na prática, se traduzem na formação de novos hábitos. As resoluções são demasiado abstractas.

Por exemplo, a minha resolução é deixar de fumar - mas como é que vou fazer isso? (isto é só um exemplo, eu nunca fumei na vida!)

Tenho que estabelecer um objectivo específico. Além de específico, convém ser mensurável, realista, relevante e temporizável - os objectivos SMART. Então, o meu objectivo é deixar de fumar até ao final de Março deste ano. Mas o que é que vou fazer exactamente para tal? Por onde começo?

Tenho que mudar hábitos. Substituir um mau hábito, como fumar mal acordo, por um bom hábito, como beber um copo de água morna com sumo de limão, é uma boa maneira de fazê-lo!


Então, como cumprir as resoluções de Ano Novo? 

1 || Não faças resoluções de Ano Novo!
Em vez das resoluções, faz uma lista de bons hábitos que queres adquirir e maus hábitos que queres deixar.

2 || Foca-te num só hábito de cada vez
Dizem que demora 21 dias até um novo comportamento se tornar um hábito. Acho que depende dos hábitos - uns demoram mais tempo, outros menos. Por exemplo, os meus hábitos de fazer o oil pulling, a água com limão e beber um smoothie (na verdade, 3 copos de smoothie) ao pequeno-almoço foram adquiridos em menos de 1 semana (mas não ao mesmo tempo), porque são hábitos deliciosos, simples e fáceis. Já o hábito de acordar cedo... demora muito mais...

3 || Divide esse hábito em pequenos passos
Por exemplo, se queres acordar cedo, não ponhas o despertador para tocar 2 horas mais cedo que o horário normal - começa por pôr 15 minutos mais cedo durante uma semana, e vai aumentando o tempo de forma gradual. Se queres deixar de beber café, não o faças de um dia para o outro - vai reduzindo o número de bicas diárias. Algumas pessoas funcionam melhor se mergulharem de cabeça num novo hábito do que fazendo mudanças graduais - experimenta para veres o que resulta melhor contigo.

4 || Torna público!
Diz à tua família e amigos que estás a tentar começar a fazer isto ou deixar de fazer aquilo. Pede-lhes apoio. Arranja um parceiro que queira implementar ou deixar o mesmo hábito que tu e piquem o ponto um com outro (como no grupo Bom Dia Manhãs).

5 || Não leves as coisas demasiado a sério
A vida é para ser vivida, agora, neste momento. Não te stresses demasiado se falhares um ou outro dia. se o comboio descarrilar, apanha outro comboio e continua a tua viagem - a felicidade é o caminho, não o destino.


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}

26 comentários:

  1. Bom dia Rita. Primeiro quero dar-te os parabéns pelo teu blog. Apesar de nunca ter comentado, tenho sido assídua há já algum tempo, partilhando contigo o gosto pela meditação e organização. Queria apenas dar o meu testemunho sobre as minhas resoluções de ano novo, ou melhor, objectivos importantes que quero antingir durante o ano 2014. Tenho três resoluções de que não quero abdicar: correr pelo menos uma vez por semana, deixar de comer doces (sou viciada em chocolate) durante a semana, e meditar todos os dias (faz tão bem). Tenho três envelopes (um para férias de Verão, outro para uma viagem ao estrangeiro e outro para algumas escapadelas de fim de semana). Se cumprir os objectivos, todas as semanas coloco €10 em cada um dos envelopes (cada objectivo está relaconado com um dos envelopes). Resumindo, vou ficando mais saudável há medida que vou poupando para coisas que me dão prazer. Por enquanto, está a dar resultado. :) Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Perfeito Rita! Como sempre.
    Ontem lendo seu blog, vi o quanto você conseguiu em organização, gerenciamento de tempo, mudança de vida.
    Paramos e ficamos querendo fazer igual, mas esquecemos de quanto tempo isso demorou. Acho que conheço seu blog há uns 3 anos então pelo menos este tempo eu sei que levou. Comprova mais uma vez sua teoria. Um hábito por vez.

    Existem um pensamento que fala algo parecido: "não podemos jogar um mau hábito pela janela, temos que descê-lo degrau por degrau".

    Feliz 2014

    Gratidão _/\_

    ResponderEliminar
  3. Tu despachas a empregada, que consideravas tua amiga, para poupares o dinheiro, e FUMAS? Tu despachas a empregada e levantas-te às 6h da manhã ao domingo para passar a ferro, e FUMAS? Venho eu aqui aprender dicas para uma vida mais saudável, e depois vai-se a ver e FUMAS? Falas em aproveitar o tempo, pomodoro e tal, e nem tocas no assunto das pausas para o tabaco? Que desilusão. ADEUS!
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia, desilusão é eu ver que os meus leitores não lêem o que eu escrevo... Eu escrevi "Por exemplo, a minha resolução é deixar de fumar - mas como é que vou fazer isso? (isto é só um exemplo, eu nunca fumei na vida!)". Foi um exemplo que dei e referi isso no texto. Eu não fumo e nunca fumei, se bem que não tenho que me justificar... enfim, tenho pena...

      Eliminar
    2. Aff, santa paciência, Rita...

      Eliminar
    3. Hahah Rita, como dizemos no Brasil: liga não.... :-) tem gente q não sabe ler, e se vc fumasse, problema de quem??!

      Eliminar
    4. Ai Rita, gabo-te a paciência... Vem uma pessoa partilhar uma ideia com o intuito de ajudar os outros e ainda recebe comentários de quem não sabe ler, mas sabe criticar!!!
      Continua o teu fantástico trabalho. Para mim, és uma inspiração diária!! Bem hajas...

      Eliminar
    5. Mas e se vc fumasse? E se vc quisesse parar e resolvesse compartilhar com os leitores? Isso te faria menos digna? Que pessoa boba...

      Eliminar
    6. Este comentário é só mais um exemplo do que a maioria das pessoas faz hoje em dia. Esta leitora com certeza que leu o post na diagonal. Não absorveu o que a Rita quis dizer. É por estas e por outras que há milhentos mal entendidos.
      Poucos querem passar os dias a tentar ver o horizonte (metáfora ok? não vá o anónimo desiludido não perceber) e como não se pode pular para o fim, faz-se tudo na diagonal.
      Desculpe este comentário Rita, mas cada vez há mais pressas para tudo e pessoas azedas.
      Obrigada pela sua dedicação ao blog e às leitoras...

      Ps: será que se eu beber um copo de vinho à refeição também estou a tirar o ordenado à empregada domestica que não tenho???

      Brincadeirinha.

      Eliminar
  4. Muito bom!
    Por acaso escrevi recentemente um texto sobre estas resoluções de ano novo:
    http://mentesaemcorposaoacores.blogspot.pt/2014/01/ilusoes-de-ano-novo.html

    ResponderEliminar
  5. Muito bacana, Rita. Fiz algumas resoluções (muitas) e fico receosa de não conseguir cumprir todas. A primeira, que é começar a escrever meu artigo mesmo, já não estou conseguindo! Mas vou me organizar melhor para conseguir ter tempo para desenvolver tal atividade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo, até por isso, este ano não fiz resoluções. Tenho uma lista de coisas que quero atingir, mas já a tinha. Agora estou a centrar-me no que preciso de fazer para as atingir.
    Em relação ao deixar de fumar, no meu caso teve que ser radical. Já tinha tentado n vezes a redução, mas numa altura de stress voltava ao mesmo. Agora cortei mesmo. Mas é um dia de cada vez. Todos os dias digo para mim mesma: "hoje não vou fumar", e até agora tenho conseguido.

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia de tentar implementar um hábito gradativamente. Eu não esqueci da minha meta para esse ano, mas como é difícil colocar em prática! Acho que é como se eu estivesse tentando levantar 100 kg sem nunca ter feito musculação. O seu exemplo foi excelente. Preciso estudar mais, agora já percebi que tenho que fazer isso aos poucos.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post. Eu como tantas outras pessoas também tenho objectivos para este novo ano. sendo que quase todos se prendem a nivel de saude (melhor alimentação e perder peso) ora isto é uma coisa que anda a ser trabalhada desde Agosto!!! Porque tento mudar uma coisa de cada vez. sem preças, para que resulte e se torne um habito.

    『♥』DESABAFOS E COISAS『♥』

    P.S.: Vê o meu ultimo post ♥[Gym] O regresso♥

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, gostei muito do post assim como gosto de todo o seu blog.
    Pratiquei yoga por alguns anos e parei, depois que acompanhei seu desenvolvimento no yoga, fiquei realmente com vontade de voltar. É uma das minhas resoluções de ano novo que vou procurar colocá-la em prática lembrando de sua dicas.
    Gosto de suas colocações pois me transmite calma e bom-senso.
    Acho que para mudar algo e adquirir um novo hábito é preciso ir com calma e dar um passo por vez. Me parece que o mundo e as pessoas têm pressa, querem resultados rápidos e não é assim que funciona quando se trata de questões pessoais, de saúde, de filosofia, enfim.
    Abraços,
    Andreia

    ResponderEliminar
  10. Rita otimo post, porque sempre queremos mesmo fazer mudancas no ano novo e é bom saber por onde comecar para chegar no final do ano com alguns habitos incorporados e nao chegar la e ver que nao se fez nada do que queria. Vou dar uma opiniao sobre o comentario da pessoa que escreveu sobre cigarro. Eu fumei por muitos anos, ja parei ha 10 anos mas achei ridiculo a pessoa denegrir tudo de bom so porque se fuma. Sei que nao e o seu caso, mas se voce fumasse perderia todo o seu valor? Todos temos defeito mas temos que focar nas coisas boas certo, mesmo porque fumar ainda nao e crime. bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    Sigo o blog há já algum tempo, mais pelas ideias de organização, depois foi pelo minimalismo (devo dizer que me ajudou imenso até porque mudei para uma casa mais pequena e o teu blog ajudou-me a libertar-me de certas coisas que eu achava que eram importantes).
    Em relação à pratica de yoga não me identifico tanto mas gosto de vêr e de saber que lhe tem trazido imensa satisfação. Bem isto tudo para lhe dizer que a Rita para além de estar a levar a sua vida como quer, há por este lado muito leitor e seguidor que lhe acha o máximo e que já implementou muitas coisas que viu por aqui.
    Um abraço e bom ano
    Inês

    ResponderEliminar
  12. Adoro o blog o sigo-o com frequência. O que mais me admira é que gente mal-formada se dê ao desplante de escrever tudo o que lhe apetece sem dar a devida atenção. Enfim. Parabéns e quero que saiba que tem sido uma grande inspiração.

    ResponderEliminar
  13. Faca uma limonada com estes limoea que recebestes como comentario, escreva algo mais sobre habitos nocivos e as dificuldades em abandona_ los.
    Clara

    ResponderEliminar
  14. Rita, qualquer pessoa entende o que escreves. Até uma criança que lesse o texto entenderia. Esse comentário foi típico de quem sabe que te podia deixar enervada e mandou o barro à parede. Um blog assim como o teu deve ter uma legião de invejosos à espreita para te tirar do sério :) Mas as acções ficam para quem as pratica! Não dar importância ao que não tem importância é a grande lição que tiro daqui! Parabéns pelo blog e pelos temas, pela correcção de português (é raro ver um blog sem erros), pela rectidão, pela dedicação e acima de tudo pela partilha que tão bem tem feito a quem cá vem "beber informação".

    ResponderEliminar
  15. Oi, Rita, tudo bem?

    Esse ano fiz resoluções de ano novo, mas segui alguns passos que aprendi aqui.

    Por exemplo, quero acordar mais cedo. Então comecei a levantar meia hora antes, na primeira semana, parecia um zumbi no trabalho, mas na segunda já foi bem mais fácil, e espero chegar no meu horário-objetivo até o carnaval. Outra coisa é quero que comecemos a comer melhor, então decidi cozinhar em casa e não comprar mais guloseimas. Sobremesa é fruta ou gelatina, estamos fazendo chá para beber antes/depois das refeições e muita verdura. Compramos dois vasinho e colocamos na janela, porque moramos em apartamento sem sacada. Fizemos uma pequena horta de temperos. Temos hortelã, manjericão, tomilho, orégano e lavanda, por enquanto. Ainda não conseguimos diminuir a quantidade de carne, minha filha e marido não conseguem ficar sem. Espero com isso botar em prática o objetivo 3 q é economizar dinheiro. Ainda falta começar um exercício físico, porém esse objetivo só vou implementar depois que começar a acordar mais cedo.

    Também fiz o Oosouji e susuharai, grande limpeza material e espiritual para acolher o Ano Novo dos japoneses, meu marido é descendente. E combinamos que pra cada coisa que entrar, uma sai. Principalmente em relação a brinquedos da minha filha. Roupas e sapatos só compramos quando precisamos mesmo.

    Espero no final do ano pode dizer de peito cheio que adotei um estilo de vida mais saudável em 2014! E vc ajudou, não só a implementar essas metas, a plantar essa sementinha em mim! Obrigada por dedicar seu tempo ao blog!!

    ResponderEliminar
  16. Apesar de equivocado e moralista, o comentário da Claudia tem algo de engraçado: é muito visual, quase se consegue vê-la de dedo em riste, ar estupefacto, faces vermelhas e no fim virar as costas zangada!

    E por falar em «cruzinha», se quiseres fazer um ketchup completamente raw para os filhotes e marido, espreita aqui (com outras rawceitas interessantes)
    http://nouveauraw.com/raw-recipies/condiments/raw-nomato-ketchup/
    MR

    ResponderEliminar
  17. Estou a adorar a ideia de ter feito uma lista de resoluções e ter posto no blog http://shantifreebird.blogspot.pt/2014/01/goals-list-2014.html
    Todas as semanas olho para a lista e vejo como estou-me a sair. Não estou centrada apenas nisso, tenho a mente e o coração aberto para outras experiencias, aprendizagens fora da lista , mas assim tenho uma linha para seguir e não me desviar do que realmente gostaria de fazer este ano.
    Todos os 3 meses vou deixar um post sobre o que já atingi, o que está quase e o que falta. Assim, foco-me naquilo que importa e ao mesmo tempo estou a fazer uma autoavaliação.
    Para uma pessoa com vários interesses, sugiro vivamente uma lista de resoluções.

    ResponderEliminar
  18. Se não te importas vou partilhar o ponto 5. Era mesmo desta inspiração que eu estava a precisar para por as ideias no sítio. Obrigada :))

    ResponderEliminar
  19. :)
    Engraçado como algumas pessoas assimilam informação

    ResponderEliminar
  20. "A felicidade é o caminho, não o destino" grande lema para ajudar com as resoluções este ano. Obrigado pelo post!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...