24/01/2014

Um smoothie para o pequeno-almoço


Beber um smoothie ao pequeno-almoço já faz parte da minha rotina diária. Há tempos comecei a interessar-me pelo crudivorismo, ou seja, pela comida crua - li, pesquisei, experimentei e adorei. Comecei por fazer pequenas mudanças e o pequeno-almoço foi a primeira. Em vez de comer torradas ou bolachas ou cereais ou sandes ou bolos (o meu pequeno-almoço costumava ser sumo de laranja com linhaça e umas fatias de queijo)... agora como fruta, muita fruta - na forma de smoothie, que é rápido de fazer e de beber!

Mas afinal o que é um smoothie?

Um smoothie não é um sumo. No sumo separa-se o sumo da polpa e no smoothie não. O smoothie tem o sumo, a fibra, todos os nutrientes, como vitaminas e minerais, da fruta (os dos vegetais), numa forma líquida, fácil de consumir. Os sumos também são deliciosos, mas os smoothies têm nutrientes em maior concentração, pois todas as partes da fruta são aproveitadas.

O smoothie que costumo fazer de manhã é mais ou menos este:

> sumo de 2-3 laranjas
> 1 banana
> 1 pêra 
> 1 maçã
> 4 morangos ou 1 manga ou uvas ou frutos silvestres congelados (depende da fruta que tiver em casa)
> também adiciono linhaça moída

Dá cerca de meio litro de smoothie. Como a fruta é pobre em calorias e o pequeno-almoço deve ser uma refeição grande, beber só um copo não me chega - mas com meio litro fico saciada! No início controlava as calorias dos smoothies no FitDay e estes smoothies andam à volta das 400-500 kcal, o que dá uma excelente refeição. 

Um dos meus filhos também começou a beber smoothies ao pequeno-almoço e adora! Quero começar a acrescentar algumas verduras aos smoothies, como espinafres ou alface, mas para já estes smoothies de fruta satisfazem-me e deixam-me com muito mais energia que pequenos-almoços à base de gluten. O gluten é, aliás, uma coisa que ando a tentar eliminar da nossa alimentação, não por sermos intolerantes, que não somos, mas porque sinto-me com menos energia quando como alimentos com gluten e porque o consumo de gluten está associado ao deficit de atenção.



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}

20 comentários:

  1. Olá Rita,

    Este tipo de pequeno almoço também me começa a atrair. Ando com imensa vontade de experimentar os "breakfast-cups" da Joana do Felt By Heart ( http://instagram.com/feltbyheart# ; http://facebook.com/feltbyheart ). Tem algumas propostas muito atraentes. Não sei se já conheces, mas parece-me que vai muito de encontro às tuas preocupações atuais.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita!
    Eu tirei o leite no pequeno almoço, ou café da manhã aqui no Brasil. Acabei tirando o café preto (mania brasileira) Tomo um copo de suco verde e minha disposição é outra.
    A couve é uma ótima verdura para acrescentar ao suco. Eu bato um maço no liquidificador com um pouco de água e levo ao frigorifico (freezer) em formas de gelo. Uso dois cubos por copo de 200ml. Uma excelente fonte de cálcio e ferro.
    Também gosto de colocar mamão, agua de coco gengibre e limão. Mistura boa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rita,
    Eu também bebo todos os dias ao pequeno almoço um "batido",mas previligio os legumes e vegetais que são mais saudáveis que a fruta e não têm o açucar (frutose) que esta tem e que é muito prejudicial à saude, pela subida do nivel de acuçar no sangue que ela provoca. Eu faço sempre o meu com um legume "folhoso" - espinafres, nabiças, alface etc de depois acrescento beterraba, aipo, cenoura, tomate... o que tiver no frigorifico e adiciono uma fruta geralmente limão-que também tem muitas boas propriedades. Não será tão doce como as pessoas desejam, mas é uma bebida optima e supersaudavel para começar o dia.
    Lucinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinda,
      eu também estava com medo que a fruta aumentasse muito os níveis de açúcar no sangue, mas andei a investigar e há muitas evidências em contrário, que dizem que a frutose não afecta os níveis de açúcar. Aqui está uma experiencia de uma pessoa que experimentou uma dieta raw à base de fruta durante 1 mês e mediu diariamente os níveis de açúcar no sangue (http://www.stevepavlina.com/blog/2008/02/raw-food-diet/) - ele diz que estiveram sempre estáveis.

      Eliminar
    2. Em sumos/sucos isso poderia até acontecer, porque ai não se tem a fibra, né?

      Eliminar
  4. Fiz logo um para o pequeno-almoço de hoje! Não bebi só isso, estou a acabar a 1/2 chávena de café com leite e comi um bocadinho de pão de mistura mas é um bom ponto de partida. O glutén também me deixa completamente sem energia. Quando faço uma dieta pobre em trigo noto logo uma diferença enorme... tem um bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo fazer ao fim de semana mas coloco verduras como aipo, espinafre, beterraba, salsa ou coentros, mas mais na linha do desintoxicar por isso faço com chá verde, ananás, kiwi, frutos vermelhos. Não se nota o sabor das verduras e acrescenta mais valias nutricionais. Se colocares uma ou duas folhas de espinafres não se vai notar no sabor.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Ultimamente, o meu pequeno-almoço costuma ser uma mistura de iogurte e flocos (aveia e cevada) com sementes de chia e canela, que preparo de véspera e de manhã me sabe muito bem :)
    Mas também já houve uma altura em que bebia um smoothie logo pela manhã e, se no início tinha receio de não ficar saciada, a verdade é que ficava mais satisfeita do que quando comia só leite com cereais.
    Pelo que tenho lido nos últimos posts, tens andado a controlar o consumo de gluten. Já há algum tempo que sigo um blog de uma espanhola que mora na Bélgica e sofre de doença celíaca e partilha receitas sem glutem (são essencialmente doces, mas têm um aspecto muito saboroso e não parecem complicadas). Além das receitas, gosto também das fotos e da história à volta de cada receita. Aqui fica o link, pode ser que tenha interesse: http://martafuertesboto.blogspot.pt/
    bjs,
    marina

    ResponderEliminar
  7. Olá
    dicas necessárias da rawfamily quantos aos smoothies (os green), nomeadamente a potência do liquidificador ou robot, o tipo de ingredientes "adequado" e outros nem tanto, intervalo de espera com outras refeições, etc, etc. Tb tem uma aplicação e receitas:)

    Have a green day:)

    Elsa
    http://greensmoothiesblog.com/guidelines-green-smoothies/

    http://greensmoothiesblog.com/green-smoothie-questions/

    ResponderEliminar
  8. Sou adepta de beber sumos em jejum. Opto pelos verde com couve e espinafre ( dou bastantes dicas no meu blog :). Bebo pela manha logo apos a minha agua morna com limao. Fico com muito mais energia:)

    ResponderEliminar
  9. Com sementes de chia também fica um espetáculo.

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Também adoro smoothies, mas costumo colocar 60% vegetais (espinafres, brócolos, couve, pepino, courgete) e 40% fruta. Pode parecer estranho colocar os vegetais, mas na verdade fica ótimo! Gosto de colocar sabores como gengibre e salsa e adicionar ainda sementes, como chia ou linhaça. As opções são infinitas!
    Ao pequeno-almoço, esta opção parece-me demasiado rica em carbohidratos monossacarídeos, o que leva a uma libertação de insulina, com os riscos daí inerentes, nomeadamente uma baixa glicémica mais rápida e consequente fome... A introdução de verdes com mais fibra atrasa a absorção dos açucares, além de diminuir o teor glicérico do sumo.
    Ainda assim, uma opção bem mais interessante do ponto de vista nutricional, parecem-me ser os cereais sem gluten e com excelente perfil proteico, como a aveia e a quinoa. Adoro umas boas papas de aveia com frutos vermelhos, sementes e nozes! Tem carbohidratos complexos, proteínas boas, gordura boa e vitaminas! Para enganar os miúdos basta acrescentar um pouco de banana ou côco ralado!

    ResponderEliminar
  11. Também me rendi aos smoothies! São tão mas tão bons que não há como viver sem eles :)

    ResponderEliminar
  12. Também me rendi aos smoothies! São tão mas tão bons que não há como viver sem eles :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Só uma dúvida, como não consomes hidratos depois não ficas com fome mais cedo?
    Obrigada *

    ResponderEliminar
  14. Viva!
    Também gosto muito de batidos e no Verão são muitas vezes o meu pequeno-almoço! E faço-os também em "grande" quantidade porque gosto de beber um belo copázio ou dois! ;) Mas no Inverno apetecem-me refeições mais quentes e opto mais facilmente pelos cereais, em que geralmente misturo flocos de trigo integral, canela, sementes de chia, amendoa torrada (ou flocos de coco) e bagas goji.

    Beijos de boa semana e obrigada pela partilha!
    Sofia

    ResponderEliminar
  15. Seria parecido com vitamina de frutas,colocamos todas juntas e batemos com leite. Esse smoothie tambem deve ser muito gostoso.Gosto de tomar suco de verduras com suco de maca.Nao sei porque mas o suco de maca,e uma das frutas que esconde o sabor amargo das verduras.

    ResponderEliminar
  16. Oh Rita, é que nem a propósito! Também me interessei recentemente pelo crudivorismo! Ainda não experimentei, mas não vejo a hora de o fazer! Para já estou apenas a consumir mais frutas e legumes, reduzir drasticamente a quantidade de carne e peixe (andava a consumir de mais!) e a tentar fazer um dia em exclusivo de alimentação crua por semana.
    Podia partilhar a sua caminhada neste tema? Tenho sempre dúvidas entre o que é equilibrado e o que pode vir a ser subnutrição... Se tiver dicas sobre ingredientes a evitar, intervalos de refeições, quantidades ingeridas por dia, etc... :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita,
    Eu já há ano e meio que iniciei a transição para o crudivorismo, ainda não como 100% cru, mas as diferenças são enormes, aconselho toda a gente a experimentar pelo menos um ou dois dias e a comprovar por si mesmo.
    http://www.vidaemestadocru.com/ https://www.facebook.com/zdvitaliza?fref=ts foi aqui que encontrei a inspiração e motivação necessárias.
    sofia

    ResponderEliminar
  18. Olá Rita,
    Eu já há um ano e meio que estou em transição para o crudivorismo, ainda não como 100% cru, mas hei-de lá chegar. Aconselho vivamente que cada um experimente e sinta as diferenças. A minha fonte de inspiração e motivação está aqui http://www.vidaemestadocru.com/ e https://www.facebook.com/zdvitaliza?fref=ts
    sofia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...