07/02/2014

Gerir o tempo com o spiraldex

Quando, há uns tempos atrás, descobri o Bullet Journal, descobri também o spiraldex - uma ferramenta visual para gestão do tempo. Adorei o conceito e como sou uma pessoa muito visual, achei que um sistema desses resultaria melhor para mim do que uma lista. 

Inspirada pelo spiraldex, desenhei estes círculos tipo relógio para gerir o meu tempo:


O de cima é da meia-noite ao meio-dia e o de baixo do meio-dia à meia-noite. Cada cor representa um tipo de actividade diferente. Este sistema é giro e fiz um para cada dia da semana, visto que as actividades da tarde são sempre diferentes.


No entanto, percebi que isto dá algum trabalho a fazer e não posso fazer uma coisa destas todos os dias... Decidi então experimentar o spiraldex.

O spiraldex é um sistema desenvolvido pelo Kent from Oz, também visualmente muito apelativo. O problema é que não é fácil desenhar o spiraldex, que é baseado na espiral de Fibonacci, mas imprimi vários e colo-os nas páginas da agenda. Como o spiraldex é pequenino, é fácil e rápido de preencher e posso fazer um para cada dia.

Estou contente com o spiraldex! Estes sistemas mais visuais resultam muito melhor para mim do que listas, tabelas ou outros sistemas visualmente menos apelativos.




Aqui fica o documento em formato word com 12 spiraldexs que podes imprimir e recortar pela linha oval para colares na agenda. Para perceberes melhor como funciona o spiraldex, este video do seu criador é bastante útil.


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

9 comentários:

  1. Obrigada Rita pela partilha...eu também sou uma pessoa muito visual. Vou experimentar o spiraldex para a gestão do meu tempo, porque ando com alguns problemas relativamente a este.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada adorei! Acho que tb vai funcionar comigo :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Não conhecia o Spiraldex, mas parece-me uma ótima solução para ajudar a visualizar o plano. Eu uso o Bullet Journal - ou, pelo menos, uma adaptação deste - juntamente com outras listas, num caderno e digitais. Mas sentia falta de uma representação visual e fui criando uma espécie de grelha em que distinguia as tarefas com cores. Enfim, demasiado trabalhoso para durar. Obrigada por mais esta ótima sugestão.

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante! Estive a tentar fazer o meu, para já de uma forma bastante rudimentar, basicamente cheguei à conclusão que preciso acordar mais cedo, passo 10 horas na cama, que desperdício de tempo!!!!

    ResponderEliminar
  5. Rita,
    muito legal essa ferramenta! Adorei! Já tinha visto na postagem "Essa semana eu fiz", achei superinteressante, uma maneira de ver como estamos usando o tempo e agora a spiralex! Awesome!

    Obrigada por mais esse compartilhamento!

    ResponderEliminar
  6. Sugestão gira mas não sei se funcionaria comigo (principalmente porque tenho uma profissão que me leva muuuitas horas).

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  7. obrigada Rita! este post veio mesmo no momento certo! :)

    ResponderEliminar
  8. Rita, olá!
    Estou tentando muito entender esse spiraldex, porém nada entendo de inglês, de forma que o vídeo ficou incompreensível para mim. Li a página original do criador com ajuda do google translate... rsrs
    Então vamos diretamente à dúvida cruel (juro que tô com vergonha de perguntar... rs):
    Por que não tem seis horas? É a representação da madrugada e sub entende-se que as pessoas estão dormindo? rs
    Agradeço a paciência e tantos compartilhamentos aqui, aproveito para agradecer-lhe,
    Abimara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Abimara, é isso! É quando as pessoas estão a dormir (a maior parte, pelo menos)!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...