13/10/2014

Como ser bom aluno



Como agora voltei à escola e sou trabalhadora-estudante, e não quero usar algumas das (más) estratégias que usava quando tirei a minha primeira licenciatura (como faltar às aulas, fazer trabalhos em cima das datas e entrega e estudar de véspera para as frequências...), decidi aprender a ser boa aluna. 

O Cal Newport, autor de um dos meus blogs favoritos, Study Hacks, tem vários livros que abordam este tema do ser bom aluno. Comprei o How to become a straight-A student. Li-o de uma ponta à outra, adorei e verifiquei que algumas das estratégias que ele refere são as que eu usava nas alturas em que decidia ser mais dedicada aos estudos e conseguia tirar excelentes notas (atenção, eu não era assim tão má... acabei a licenciatura com média de 16, o que é muito bom).

As estratégias que ele apresenta no livro não são propriamente dele. São testemunhos de muitos excelentes alunos de boas universidades americanas que ele entrevistou. São, portanto, métodos práticos e testados por pessoas reais.

Assim, se és estudante, aconselho-te mesmo a leitura deste livro (eu li em inglês e não conheço traduções para português). Aqui ficam os principais pontos.


Gere o teu tempo em 5 minutos por dia

> usa um calendário mensal e uma folha para cada dia
> ao longo do dia, aponta na folha todas as coisas que surgem para fazer em datas futuras, assim como datas de entrega de trabalhos ou de avaliações
> na manhã seguinte, transfere estes novos items para o calendário
> planeia o dia em função das aulas e dos deadlines que tens
> decide o que queres fazer em cada dia e aponta na lista para esse dia
> bloqueia tempo para fazer esses trabalhos ou actividades (este é o método que tenho usado e que mostrei aqui)

Não procrastines!

> mantém um diário de progresso e aponta todos os dias o que querias fazer e se o conseguiste ou não (o meu caderno diário também tem esta função)
> alimenta-te bem - come coisas que te dêem energia (fruta e coisas assim, não bebidas energéticas e outras coisas cheias de açúcar que provocam picos de açúcar no sangue... e mais fome)
> divide grandes projectos em tarefas mais pequenas
> mais vale fazer um pouco todos os dias do que passar um fim de semana inteiro a estudar ou a fazer trabalhos

Quando, onde e durante quanto tempo estudar

> tenta trabalhar o máximo de manhã e à tarde, aproveitando os intervalos entre aulas e outras obrigações
> estuda em locais isolados para evitar distracções
> faz pausas de hora a hora (ou usa a técnica do Pomodoro)

Tira bons apontamentos

> vai sempre às aulas e tenta tirar bons apontamentos
> para cursos não técnicos, captura as grandes ideias, tirando apontamentos no formato questão-evidência-conclusão
> para cursos técnicos, aponta o máximo de problemas e soluções
(o que eu tenho feito é levar o portátil para as aulas e tiro apontamentos directamente nos pdfs fornecidos pelos professores; assim não gasto papel nem tinteiros e os apontamentos ficam mais legíveis)

Controla os trabalhos

> trabalha um pouco todos os dias em cada trabalho que tens para fazer; não faças as coisas à última da hora
> não leias todas as fontes sugeridas pelos professores (eu, como professora ocasional, apoio - sugiro sempre leituras, mas é suficiente os alunos irem às aulas e tirarem apontamentos daquilo que digo)
> lê apenas as fontes mais importantes (os professores costumam dizer quais são)
> tira notas das leituras no formato questão-evidência-conclusão
> trabalha em grupo para resolver problemas e escreve sempre as respostas

Usa bem os teus recursos

> sabe exactamente o que é que vai sair nos testes
> agrupa os teus apontamentos consoante o tema
> constrói folhas de problemas para cursos técnicos

Conquista o material

> usa o método das perguntas e respostas para estudar, pois é a melhor maneira de estudar (eu fazia isto às vezes e era quando tinha melhores resultados; fazia exames para mim própria e escrevia as respostas - assim, ficava muito claro que partes da matéria já sabia e que partes tinha que estudar melhor)
> quando há matéria que tem que ser decorada, usa vários dias para o fazer - não tentes decorar tudo num dia
> tira todas as dúvidas que tens antes das avaliações; não tenhas medo de usar as horas de atendimento dos professores

Conquista o exame

> primeiro, lê todo o exame
> decide quanto tempo tens para cada pergunta, deixando 10-15 minutos livres
> responde primeiro às questões mais fáceis
> numa pergunta de desenvolvimento, faz primeiro um pequeno esboço da resposta
> depois de acabares o exame, usa o tempo que resta para rever tudo


O livro tem ainda uma secção inteira dedicada à realização de trabalhos escritos, mas como este é um assunto mais delicado e no qual eu tenho muito experiência, fica para outro post.

Espero que estas ideias ajudem! A mim, têm ajudado. 

Planeio os dias e bloqueio tempo para as tarefas, vou às aulas e tiro bons apontamentos, e em casa, ao serão, trabalho sempre um bocadinho (1 ou 2 pomodoros no máximo). Durante o fim de semana trabalho um pouco mais, vejo muito pouca televisão e procrastino menos - porque, realmente, não posso procrastinar! Sei bem que o mais difícil é começar seja o que for (estudar, fazer um trabalho, escrever um trabalho), e divido estes grandes projectos em pequenas tarefas - e bloqueio tempo para as fazer, no meu caderno. 

Concluindo, agora que ando muito mais ocupada, sinto-me mais produtiva. Sim, trabalho mais horas, ao serão e durante o fim de semana, mas não me sinto mais cansada e tenho à mesma tempo para outras coisas que também são importante para mim, como o tempo em família e a prática espiritual. Acho que aqui vale a velha máxima quem corre por gosto não cansa...

Bons estudos!


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Olá Rita :) Também sou trabalhadora estudante e estes conselhos ajudam sempre! Obrigada pela partilha. Bons estudos e bom trabalho. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rita. Boas ideias agora que também ando a estudar novamente.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post. Neste ano comecei minha segunda graduação e estou assim também bem ocupada, mas muito feliz. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,
    Eu tirei este ano um Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, a trabalhar em full-time e foi um desafio e tanto! Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa (vá, cansa um bocadinho mas tudo se consegue!)
    Uma das coisas que mais me ajudou ao longo do ano de estudo foi, sem dúvida, aproveitar as aulas ao máximo. Apesar do cansaço que às vezes um dia de trabalho me provocava, tentava estar com atenção e tirar o máximo de apontamentos que conseguia. Outra das coisas que me ajudava era rever a matéria pouco tempo depois de ser dada - facilitava imenso a assimilação da mesma.
    O facto de estarmos sempre a fazer trabalhos (individuais e de grupo) era também óptimo para não se perder o fio à meada... encontrávamo-nos 1/2 vezes por semana, e ao fds sempre que preciso. Consolidávamos matéria, trocávamos opiniões... era bastante enriquecedor.
    Sei bem a coragem e preserverança que são necessárias para estudar anos depois da licenciatura e a trabalhar, por isso para ti muita força e coragem!
    Beijinhos de Lisboa

    ResponderEliminar
  5. Muito bom post! Também tirei uma segunda licenciatura. Enquanto que a primeira foi um bocado "tem de ser" (é um bocado a continuação dos estudos do secundário), a segunda foi mesmo porque eu quis. Confesso que me empenhei muito mais na segunda.
    Quero salientar duas coisas que eu acho essenciais. Uma são os atendimentos do prof. Infelizmente descobri isso muito tarde. Que bom é ir tirar uma dúvida ao prof e ele dizer-me só a mim: "Isso não é importante, não perca tempo a estudar isso". Outra coisa é estudar com alguém. Durante 9 anos andei na mesma turma que a minha irmã. E depois no secundário tínhamos disciplinas comuns como filosofia ou psicologia. O facto de termos de explicar a alguém a matéria ajuda a percebermos nós próprios se estamos a perceber ou não.

    ResponderEliminar
  6. Também tenho uma segunda universidade e acho que estudar vicia hehehe. Você utiliza o método Cornell? Escrevi sobre isto aqui: http://helealvarenga.blogspot.com.br/2014/10/metodo-cornell-de-anotacao-durante-aula.html. um beijo , amoooo seu blog e me identifico super.

    ResponderEliminar
  7. E esses templates da foto? São vários quadrados?

    ResponderEliminar
  8. Oi Rita, você tem algum dica de como se organizar como professora? Lembro de ter lido que você também dava aulas na universidade. Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...