26/10/2014

Post-its para organizar a vida

Ultimamente não me tem apetecido escrever. Aliás, quando penso que devia escrever alguma coisa para o blog, fico ansiosa. Ainda não percebi se é o famoso writer's block ou se é porque ando com demasiadas outras coisas na cabeça. É o trabalho, são as aulas de psicologia, são os demasiados livros que quero ler, são as actividades dos miúdos, é a casa para tratar, é a minha prática de yoga, e muitas outras coisas... 

Não é a primeira vez que me sinto assim, e nestas alturas fico diferente. Mais extrovertida, menos intuitiva, mais desorganizada. Fico o oposto do meu eu. E não gosto. O yoga, o mindfulness, este tipo de práticas ajudam-me, claro, mas aproveito sempre para repensar a minha vida. Avaliar o que faço, as minhas ocupações, as minhas responsabilidades. Basicamente, preciso de identificar o que é essencial e prioritário para mim, e eliminar o resto - é isto o minimalismo.

Então, primeiro listo as coisas que são de facto importantes para mim:

> a vida familiar
> o meu trabalho
> a nova licenciatura
> escrever no blog
> a minha prática espiritual
> tempo para ler e para pequenos outros projectos 

Acontece às vezes esquecer-me até dos projectos que tenho em mãos. Leio tantos livros ao mesmo tempo que me esqueço de quais estou a ler; quero fazer tantos projectos em casa que quando vou de facto iniciar algum, não me lembro de nenhum; tiro imensas receitas saudáveis da net, mas quando vou cozinhar não me apetece experimentar nenhuma delas.

É nestas alturas que tenho mesmo que fazer um brain dump - passar para o papel tudo o que tenho na cabeça. Tudo, mesmo. E depois decidir o que é importante e o que não interessa tanto. E priorizar uns e eliminar outros.

Como já referi, prefiro ferramentas digitais para capturar e para planear mais a médio e longo prazo, e papel para organizar e planear a curto prazo. Uso o Workflowy e o Google Calendar para o primeiro, e um caderno de linhas A5 para o segundo. Ultimamente comecei também a sentir necessidade de visualizar em simultâneo todos os projectos em que estou envolvida, em todas as áreas da minha vida. Percebi que tinha que usar uma ferramenta em papel e não digital para isto. E percebi que adoro post-its e queria incluí-los nesta visualização.

Assim, esta necessidade deu nisto:



É uma folha de papel de embrulho preto do Ikea (nem sequer é aquele papel que imita quadro de giz, mas também dá para escrever a giz e apagar) dividida em duas partes: do lado direito os dias da semana e do lado esquerdo as principais áreas da minha vida.

Assim, nos dias da semana colo os post-its das coisas mesmo importantes para cada dia, tipo deadlines ou frequências. Simples.

Nas áreas da minha vida coloco os post-its dos projectos que estão em execução - e limites para o número de projectos.

Por exemplo, o quadrado Reading serve para os livros que estou a ler - e o limite é 2 em simultâneo.

No quadrado Blog/Write/Do coloco coisas minhas: o post que estou a escrever no momento (um só de cada vez), um projecto de escrita mais longa (também um só de cada vez) e alguma outra coisa de desenvolvimento pessoal (também só um de cada vez), que neste momento é um curso online de mindfulness que estou a fazer.

No quadrado Home & Family são projectos para a casa e com os miúdos; neste momento estamos a fazer um rosa dos ventos para a escola.

No meu trabalho, Work, também só tenho um projecto de escrita (um artigo de cada vez) e um projecto no laboratório.

A única coisa que não controlo são os trabalhos e frequências do curso de Psicologia; neste quadrado, Psico, coloco post-its correspondentes a cada trabalho em andamento e a cada frequência para a qual tenho que estudar.

Para mim, o importante é ter um só projecto para cada área (tirando, como referi, para o curso, que não controlo). Assim, não me sinto sobrecarregada. E não me esqueço do que ando a fazer. Por exemplo, compro um novo livro e quero logo começar a lê-lo (é por isso que acabo por ler demasiados livros em simultâneo), mas assim lembro-me que estou a ler outros dois que têm prioridade. Assim, sinto-me menos assoberbada.

As coisas que quero fazer de seguida estão no quadrado Next: estas são mesmo as mais imediatas, não são projectos a médio nem longo prazo. Isso está no Workflowy, não aqui.

Assim, com um olhar rápido para o quadro consigo visualizar o que tenho em mãos no momento. Ajuda-me a ter paz e faz com que não me sinta demasiado ocupada. Resumidamente, ajuda-me a perceber que consigo ter tempo para tudo, desde que não queira fazer tudo ao mesmo tempo...



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Querida já pensou em usar o Personal Kanban junto ao ZTD?

    Pq usar um quadro, com post-its é justamente o que vc faz no PK...

    ResponderEliminar
  2. Por vezes também me sinto assim Rita e a sensação é exatamente como descreves. Neste momento, acho que não tenho sido tão organizada como gostaria, por isso, este post veio mesmo a calhar para estes dias!

    A.
    Blog: A Beautiful Little Fool

    ResponderEliminar
  3. Este é o post que eu precisava de ler hoje...
    Abraço do Porto
    São

    ResponderEliminar
  4. Identifiquei-me imenso ao ler o teu post e muitas vezes quero fazer mil coisas, mas depois chego ao fim do dia sem fazer metade. Tens sido uma enorme inspiração e embora prefira organizar-me em modo papel, tens dado dicas preciosas!

    ResponderEliminar
  5. Sem querer pedir que faça faça propagandas, mas qual é o curso online que está fazendo? Se puder responder fico feliz. :)

    ResponderEliminar
  6. Uma versão electrónica deste tipo de quadros é o Trello (https://trello.com), muito simples e prático de usar.

    ResponderEliminar
  7. Muito boa sugestão!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante! Gostaria de saber: ainda usas o Hyperdex?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...