08/06/2015

10 dicas para uma prática de yoga consistente



Manter uma prática de yoga consistente é, provavelmente, um dos maiores desafios do yogi. Num retiro ou num curso, essa consistência é-nos "imposta"; não temos que pensar se vamos ou não vamos sair da cama às 5 da manhã para praticar. Saímos, aparecemos no tapete e praticamos. A motivação até pode não ser muita, mas a energia das outras pessoas contagia-nos. Praticar nestas condições é muito mais fácil que praticar em casa. 

Em casa, estamos sozinhos. Custa levantar de manhã cedo quando todos ainda dormem, ou ir para o tapete ao fim da tarde quando os outros relaxam. No entanto, uma prática de yoga em casa é das experiências mais compensadoras e frutíferas que podemos ter. Uma prática de yoga regular beneficia todos os aspetos da nossa vida. Mas como conseguir essa regularidade? Como fazer para aparecer no tapete todos os dias?

Devo dizer esta sempre foi uma das minhas lutas, desde que comecei a praticar yoga há uns anos atrás. E tenho melhorado imenso! As minhas práticas em casa são cada vez mais consistentes e satisfatórias. Se também lutas por estabelecer uma prática de yoga em casa, aqui ficam algumas dicas:


1 || Consistência é mais importante que duração

É muito melhor praticar 15 minutos todos os dias do que 2 horas ao fim de semana. Isto vale para o yoga, para a meditação e para qualquer prática, física ou não. Por isso, abandona a ideia que uma boa prática de yoga tem que durar pelo menos 1 hora. Não tem. Uma boa prática de yoga é aquela em que estás presente, focada na respiração, virada para dentro.


2 || Cria um espaço sagrado para a tua prática

Se tiveres possibilidade, arranja um espaço fixo para o tapete, para os acessórios, livros, velas, e outros materiais que te inspirem. Constrói um espaço sagrado para a tua prática em casa. Não tem que ser uma divisão inteira; basta um cantinho onde caiba o tapete e, se possível, um pequeno altar com incenso, velas, e objetos de que gostes. Uma das grandes desculpas que as pessoas arranjam para não praticar yoga em casa é a falta de espaço. Isso não é desculpa! Vê aqui o que quero dizer...


3 || E deixa o espaço sempre limpo e preparado no dia anterior

Se o teu espaço de yoga não estiver limpo e arrumado - tapete ainda suado, blocos espalhados, manta largada no chão - o mais provável é não praticares. Depois de cada prática, limpa o que necessitar de limpeza e arruma o espaço. Se o teu espaço sagrado estiver sempre pronto, é muito mais fácil ires para o tapete. Se praticas de manhã e o espaço está frio a essa hora, podes aquecer o espaço antes de iniciar a prática. No inverno, deixo um aquecedor com o temporizador para ligar meia hora antes da prática e assim aquecer a sala. Yoga de manhã com o corpo rígido já custa... e numa sala fria é impensável...


4 || Pratica sempre à mesma hora

Consistência é a chave de tudo. Se te levantares sempre à mesmo hora e praticares sempre à mesma hora, o corpo habitua-se e deixa de custar tanto. Isto é sobretudo verdade para quem pratica de manhã, com o corpo frio e rígido. Custa no início mas com consistência cada vez custará menos. 


5 || Não comas muito à noite

Sobretudo se praticas de manhã cedo. Os níveis de energia são muito menores depois de uma refeição pesada à noite e isso claro que afecta a prática.


6 || Elimina as distrações externas

A vantagem de praticar yoga de manhã cedo é que a essa hora não costuma haver muitas distrações. Não há telefones a tocar, nem televisão acesa, nem crianças a gritar. Resiste à tentação de ir ao facebook ou ao email logo quando acordas. Sai da cama, trata da higiene, e vai para o tapete. 


7 || Mais vale uma prática curta e intensa

Que uma longa e superficial. Se os teus níveis de energia são baixos e só te apetece deitar no tapete em Savasana, faz um esforço. Faz algumas saudações ao sol, algumas posturas - de certeza que não te vais arrepender. Quando a anergia se for, foi-se, mas consegues sempre fazer alguma coisa.


8 || Faz práticas variadas

Mesmo quem pratica ashtanga (que segue sequências definidas) não precisa praticar a mesma coisa todos os dias. Umas práticas podem ser mais focadas nos backbends, outras em posturas de equilíbrio. Se adicionarmos variedade à nossa prática, a probabilidade de nos aborrecermos é menor.


9 || Aprende com um professor

Mesmo quem tem uma prática pessoal bem estabelecida, beneficia em ter aulas com um professor. Eu não tenho aulas regulares, mas de vez em quando faço uma aula aqui e outra ali, e vou a workshops e coisas do género. É sempre bom para nos inspirarmos e ficarmos ainda mais motivados para praticar.


10 || Não te martirizes com a inconsistência

Se falhares um dia, dois dias, um mês inteiro - não te preocupes! Volta ao tapete sempre que possas. Com a prática, a inconsistência vai sendo cada vez menor, pois aqueles minutos no tapete tornam-se um dos momentos mais agradáveis do dia!



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.


Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Obrigada!!

3 comentários:

  1. Vou tentar seguir estes conselhos... sozinha custa, não tenho motivação.. mas vou tentar. Preciso tentar! Adoro o blog!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida muito interessante! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...