06/10/2011

Acabar com o papel - ou como usar lençóis velhos para fazer lenços de assoar

Eu, tendo rinite alérgica, tenho que que ter sempre um pacote de lenços por perto. Em casa, tudo serve para me assoar - lenços de papel, papel higiénico, papel de cozinha... O gasto de papel é, portanto, muito.
Até que decidi recorrer a lençóis velhos e macios para fazer lenços de pano.
É o projecto mais fácil de sempre! Basta ter um lençol velho e uma tesoura zig zag, e com a tesoura cortam-se quadrados do lençol (a tesoura zig zag evita que o tecido desfie). E já está! Lenços de pano para assoar o nariz (ou para limpeza, ou para o que se quiser...)!


7 comentários:

  1. Na casa da minha avó, lençóis velhos eram usados para fazer fronhas e coisas assim!
    Os panos de limpeza era feitos a partir de camisetas interiores e de ceroulas velhas e eram do melhor, porque não deixavam fios...

    ResponderEliminar
  2. Eu compreendo-a nunca usei guardanapos de papel porque acho um desperdício, além de não gostar, tenho uns de pano (do tempo da avó) mas que servem na perfeição para o trabalho.
    Comecei a considerar a mesma ideia para os lenços de papel, também rinite-alergica, a preocupação de os lenços faltarem e do gasto que tinha com eles fez-me voltar ao bau da mãe e procurar os meus lenços do tempo de criança.
    Além do que tenho sempre que lavar roupa por isso lenços e guardanapos vão para a máquina como o resto da roupa, é mais prático.
    Assim poupo dinheiro (parece que não mas são uns tostões) e as quantidade de árvores que poupo, deixa-me mais feliz.
    O resto da roupa os lençóis transforma-se em fronhas, panos de limpeza, os panos de cozinha para mão em panos de limpeza, as t-shirts também em panos de cozinha, enfim podemos aproveitar e poupar muito, se quisermos.

    ResponderEliminar
  3. eu ando ressabiada com a quantidade de guardanapos que gastamos cá em casa. somos só 2, e os guardanapos vão-se num piscar de olhos, e dá me dores na alma!

    por outro lado, o j não é muito dado a guardanapos de pano, não sei bem o que fazer :S

    onde consigo comprar a tesoura zigzag? é mesmo verdade que o tecido n desfia, mesmo sem bainha? (em costura ainda sou uma naba)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tesoura pode ser comprada numa retrosaria qualquer!!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olá Paula Romão! Eu comprei a tesoura pela internet, numa loja portuguesa (já não me lembro qual, mas com uma pesquisa no google dá para encontrar de certeza). O tecido desfia, claro, mas não tão depressa como se fosse cortado a direito. Os primeiros lenços que fiz com a tesoura zig zag foi há cerca de 1 ano e ainda estão bons (e são muito usados)!
    Mas é bem verdade que tudo se aproveita!

    ResponderEliminar
  5. obrigada! vou investigar ;)

    ResponderEliminar
  6. Se não tem a tesoura apropriada passe simplesmente un zig zag com a maquina de cozer ou um ponto de casa à mão caso não tenha maquina !

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...