10/10/2011

GTD não é só ter uma agenda gira

Ao que parece, os meus posts sobre GTD iniciaram uma espécie de pequena revolução na blogosfera portuguesa. Todos os dias recebo e-mails a pedir o envio das folhas da agenda semanal que alterei a partir dos modelos do Vertex42, já várias pessoas adaptaram a agenda à sua realidade, e algumas outras já fazem agendas por encomenda.
Este entusiasmo é, por um lado, óptimo! Fico feliz e motivada por ter instigado nalgumas pessoas o desejo de se organizarem melhor. Mas, por outro lado, todo este entusiasmo preocupa-me. Porque seguir o método Getting Things Done não é só ter uma agenda bonita e cheia de separadores. A agenda é uma pequena parte do GTD. E pelo que vejo e leio, a maior parte das novas entusiastas só está preocupada com a agenda e não com o método GTD propriamente dito.
Por isso, fiz um apanhado do método para que possam saber mais sobre ele. A informação original pode ser encontrada nos seguintes sites: David Allen Company, zen habits e wikipedia.

O que é o GTD?
O GTD, ou Getting Things Done, é um método de gestão do trabalho e da vida criado por David Allen e apresentado no livro Getting Things Done.
O GTD é um método para gerir compromissos, informação e comunicação que permite um maior desempenho e inovação. O GTD alivia a sensação de opressão, incutindo clareza, foco e confiança.

Em que consiste o GTD?
O GTD engloba vários passos para se atingir um estado produtivo e relaxado:
~ capturar tudo aquilo que merece a nossa atenção
~ definir acções e passos para as concretizar
~ organizar a informação de forma simples, em categorias apropriadas
~ fazer escolhas acertadas acerca do que fazer em determinado momento

Como começar a usar o GTD?
~ processar todos os papéis na secretária e nas caixas de entrada, e esvaziá-las
~ processar todos os e-mails e esvaziar as caixas de entrada
~ criar um sistema simples de arquivamento
~ criar listas de acções de acordo com o contexto, e também listas de projectos, listas de "algum dia/talvez" e listas de "à espera"
~ usar um calendário ou tickler file para relembrar compromissos ou tarefas futuras
~ fazer uma revisão semanal para o sistema não ir por água abaixo

Para terem ideia do que se aprende num curso de GTD, aqui ficam com o programa de uma formação dada pelo Nuno Donato, um dos principais divulgadores do método GTD em Portugal (via):

  • Apresentação e introdução ao método GTD
  • As cinco fases do fluxo de trabalho
  • Recolher
         - O fluxo GTD
         - Varrer a mente
  • Processar
          - Acções e Não-Acções
          - Definindo projectos
          - Decisões: o que deve ser feito agora?
  • Organizar
          - Sistemas de organização pessoal
          - Expandindo o sistema
  • Rever
          - Factores críticos para o sucesso
  • Fazer
          - Eliminar a procrastinação
          - Critérios para tomar decisões - visão, objectivos, responsabilidades
  • Horizontes de Foco - uma perspectiva ampla da nossa vida e trabalho

Viram que a agenda nem é um tópico do curso?
Eu só quero deixar bem claro que o GTD não tem a ver com a agenda, mas sim com a forma como gerimos e organizamos o trabalho e a vida. A agenda é apenas uma ferramenta usada por alguns seguidores do GTD. Há quem use software específico, e há quem use cartões soltos. 

E se querem mesmo saber, eu mudei do GTD para o ZTD. Uma das falhas do GTD é não se focar nos objectivos e nas prioridades, e isso andava a incomodar-me. Mas mais sobre isso num post futuro...

9 comentários:

  1. Apesar de muito novata nisso, concordo contigo.
    Conheci o GTD atraves do teu blog, e apliquei-o logo na agenda. Depois disso tenho lido bastante, não fiz nenhum workshop é certo e com muita pena minha, mas tenho pesquisado em várias fonte e posso dizer que mudei a minha forma de estar e de pensar. Sei que ainda tenho muito para aprender mas estou cá para isso :) continuo a ler, continuo a pesquisar. Curioso ou não, o GTD levou-me a um outro caminho. Muito mais arrumada, muito mais organizada mas tambem com um novo fascinio pelo minimalismo.
    Interessante o teu post ;)

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, a agenda ajuda bastante, mas no meu caso nem ando sempre com ela. Prefiro um pequeno bloco onde anoto diariamente o que quero, a agenda está em casa em local acessível e reúno nela muita informação, em vez de andar espalhada em folhinhas e papelinhos perdidos... E faço a revisão semanal sempre. Com a tua ajuda estou finalmente a conseguir organizar-me. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Eu fui uma das que divulguei o teu post e que atem tentado aplicar o método. Tenho lido bastante sobre o assunto e sobre este método e outros. Esta descoberta tem ajudado a que a minha vida e principalmente a minha cabeça, ande mais leve, mais simples... mas há ainda muito a fazer.
    Beijinhos e obrigada:)

    ResponderEliminar
  4. É mesmo Rita...
    A agenda sozinha não faz milagres...
    Mas pode ser um bom início!
    :-)
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Penso que o GTD é uma otima metodologia para nos organizarmos. Tentei enviar email a pedir folhas de agenda semanal, mas vem sempre devolvido... Andreia

    ResponderEliminar
  6. Olá, no ano passado comecei a organizar melhor a minha vida, mas tinha uma agenda e uma capa com as responsabilidades bancárias, com o menu quinzenal e etc..., mas estava sempre com a agenda com a capa e com um caderno, e isso atrapalhava um pouco, depois que vi o teu post sobre o GTD foi juntar tudo e usar só uma pasta e simplificar a minha vida, é disso que estou a precisar. Obrigada por teres enviado as folhas, já estou a tratar da minha nova agenda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Como eu gosto deste blog! Que muito me tem ajudado a simplificar a minha vida e travar os meus ataques de ansiedade. Tem sido um bom começo , mas gostaria de dar um passo em frente e construir a minha agenda e talvez um blog.
    Será que poderia enviar as folhas de organização da agenda!
    Agradeço desde já

    O meu email: joanamdr@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. que pena não conseguir consultar a implementação da agenda, pois removeste o blog. Gostava se possivel que me enviasses também os teus modelos de agenda, para ver se dou um rumo à minha vida. Ajudas-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, os posts sobre a implementação da agenda estão neste blog, aqui:
      http://busywomanstripycat.blogspot.com/search?q=gtd
      bj

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...