02/10/2011

Update: Outubro é o mês da poupança

Meninas, obrigada pelos comentários! Fico feliz por ver mais gente entusiasmada em poupar dinheiro!
Por isso, aqui ficam alguns esclarecimentos...
Os valores máximos a gastar fui eu que estabeleci (os valores da Rachel Meeks eram outros), sendo obviamente adaptados à minha realidade. Vejamos:

~ 300 euros no supermercado - em Setembro gastei pouco mais que 300€, por isso sei que é um objectivo atingível; mas a ideia é conseguir gastar menos depois em Novembro, e ainda menos em Dezembro. Penso que é preferível ir diminuindo o valor aos poucos, para nos adaptarmos melhor. Ficarei muito feliz se conseguir gastar apenas 200€ em supermercado. Menos que isso para a nossa família penso que não é realista, e exigiria uma grande ginástica a procurar os produtos mais baratos, os descontos, as promoções, e eu, sinceramente, prefiro ocupar o meu tempo com outras coisas. 200 euros por mês para uma família de 4 pessoas é muito, muito bom. Para terem uma ideia, a Rachel Meeks, uma norte-americana com uma família de três, estabeleceu 250 dólares, que não chega a 200 euros, para compras de supermercado, roupa, combustível, produtos para a casa e entretenimento. Mas acredito em small steps. Nada de muito radical. Mudanças pequenas para nos irmos adaptando aos poucos.

~ 20 euros em gasolina. Da minha casa à escola dos miúdos são 5 minutos a pé. Até à universidade são 25 minutos. O que quer dizer que posso muito bem ir a pé todos os dias. Portanto, o carro será apenas se precisar de ir a algum sítio mais longe.

~ 50 euros para mim. Pequenos-almoços e almoços fora (geralmente tomo o pequeno-almoço em casa e levo almoço, mas nem sempre). Um chocolatinho de vez em quando. Uma roupinha (quero comprar um casaquinho de malha cinzento escuro na Zara). Coisinhas destas... Não estou a incluir uma ida ao cabeleireiro que já estava programada, mas coisas deste tipo também deviam sair da mesada... mas enfim...

Claro que cada pessoa adapta estes valores à sua realidade!
Ontem já se foram 115 euros em supermercado, mas fiz muitas compras já para o mês todo. Vamos ver como isto corre. No próximo fim-de-semana faço um update com o dinheiro que gastei! Boa sorte para quem participar (depois partilhem os gastos, ok?)!

E só para acabar, eu sempre aprendi que é feio falar de dinheiro. Mas haverá lá melhor maneira de aprendermos a geri-lo e a termos consciência do que realmente gastamos, bem ou mal gasto, do que a partilhando os nossos sucessos e falhanços neste rede de amigos virtuais? A blogosfera é para mim uma enorme fonte de inspiração e aprendizagem, e já mudei tanto, mas tanto a minha vida graças aos blogs, que se puder ajudar ou inspirar alguém com as minhas experiências, então vale a pena falar destas coisas aqui!

10 comentários:

  1. parece uma optima medida. Eu também tento fazer isso mas às vezes é difícil cumprir!

    ResponderEliminar
  2. ola rita...,nos cá em casa somos 7,4 adultos e 3 crianças em crescimento uma delas usa fraldas ainda,e feitas bem as contas devemos andar a volta dos 350/400 euros... isto com tudo fraldas,detergentes e outras coisas,tenho horta e muita coisa vem de lá... bem queria poupar mais,mas não consigo...

    ResponderEliminar
  3. Adorei o que disseste sobre ser «feio» falar de dinheiro. É feio ostentar, mas não vejo mal nenhum, antes pelo contrário, em tentarmos aprender a melhorar alguns comportamentos. E se não falarmos uns com os outros, nunca haveremos de saber como os outros fazem! O dinheiro faz parte da vida, e se calhar este não falar todo é responsável, ao menos em parte, por haver tanta gente com problemas em gerir o que tem. Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Preciso muito dessas dicas!
    obrigada
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Acho óptima esta tendência geral de poupança, aproveitamento dos recursos, evitar desperdícios. Eu tenho uma mãe que desde sempre nos ensinou a poupar, poupar dinheiro, poupar o ambiente, poupar água, luz... de tal maneira que para nós não é poupar é "assim que se faz". Felizmente que eu me lembre nunca passámos dificuldades e sempre comemos as melhores coisas, os melhores peixes e por aí fora, mas sei, e apercebo-me ao ler os testemunhos de muita gente, que não gastávamos dinheiro à maluca em assinaturas de 20 revistas,ou 50 pares de sapatos ou coisas que tais. Claro que cada um faz como quer e o que quer com o seu dinheiro, mas poupar, reduzir, reciclar e reutilizar fazem bem a todos, vivos e não vivos. Apercebo-me que o comentário ficou um bocado místico mas é mesmo assim: bom para nós, para a carteira, para a Natureza, para o futuro, para o Mundo. Adoro o teu blog, continua! :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas pelos comentários! Gosto muito de escrever este blog, mas ler o vosso feedback é o que me dá mais força para atingir os meus objectivos. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Hello, obrigada por este update lol!
    vou tentar ir dando feedback no meu blog, mm q não todas as semanas.
    e tb gostei do "é feio falar de dinheiro", mas por mt q seja um assunto difícil, especialmente qd falamos em valores reais, pelo menos é bom aproveitar o mundo virtual para tentarmos ser o mais claros possíveis pr ajudar e aprendermos uns com os outros. e como a "Eu" disse, não falar pode ser em parte responsável pela má gestão geral q existe a nível de contas..

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita,
    Com tanto inentivo que encontro aqui, voltei a controlar o orçamento que temos disponível. Em Setembro foi só gastar! Deu para ver bem que podemos controlar mais os gastos, poupando em inutilidades. Outubro vai ser mais controlado. Continuemos a incentivar-nos uns aos outros!

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,
    Ontem resolvi agarrar no carro e ir de propósito a Ayamonte fazer compras para a casa, já que não tinha nada nem no frigorífico nem na despensa.
    Depois quando cheguei, por curiosidade resolvi "perder" tempo no continente on-line a comprar mais ou menos os mesmos produtos que tinha comprado em Espanha. O resultado final foi que poupei cerca de 25%!!!
    Já na gasolina, apesar de mais barata, o saldo só começa a ser positivo a partir dos 55L (a diferença de preço iguala de combustível gasto, mas demoramos muito mais tempo), por isso só compensa a deslocação de Faro se o depósito do carro for realmente grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo, tu lês o meu blog??
    Eu só meto gasolina em Espanha quando vou ao Ikea de Sevilha... Compras de supermercado nunca fiz lá... até amanhã! bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...