22/03/2012

Acordar cedo (e usar o kaizen)

UPDATE TECIDOS: A Sara foi a primeira a demonstrar o seu interesse pelos tecidos. Obrigada a todas pelo interesse!


Todas as quintas-feiras falo um pouco de cada um dos projectos do e-book da Tsh Oxenreider, One Bite at a Time, e de como os implemento na minha vida. 
Hoje é o projecto n.º 47 - Acordar cedo e usar o kaizen (como eu adoro este tópico do levantar cedo!).

Como sabem, eu gosto de me levantar cedo. Agora tenho acordado às 6h. Nem sempre consigo, mas mesmo quando me deixo dormir, nunca me levanto depois das 7. Mesmo ao fim de semana é muito raro dormir até mais tarde.

Levantar cedo, entenda-se, levantar-me 1 ou 2 horas antes das outras pessoas que vivem cá em casa, tem uma grande vantagem - ganho tempo para mim. Ganho tempo para fazer as minhas coisas, seja escrever, ler, ir ao ginásio, sem ser interrompida pelos miúdos que querem alguma coisa, pelo barulho da televisão ou pelas actividades normais do dia-a-dia. De manhã não tenho tarefas da casa para fazer (não me vou pôr a fazer barulho às 6 da manhã!), não tenho trabalhos de casa para verificar, não tenho ninguém com quem falar. É tempo só para mim. E só por isto, vale a pena o sacrifício de levantar ainda de noite.

É fácil? Claro que não! A tendência natural é ficar na cama mais um bocadinho e voltar a adormecer... É preciso ter muita força de vontade para saltar da cama mais cedo, mas com o tempo vai ficando mais fácil. Depois, torna-se um hábito. O organismo habitua-se e acabamos por acordar àquela hora mesmo sem o despertador (ainda não estou bem nessa fase...).

Neste post referi alguns aspectos que considero importantes para conseguir levantar-me cedo (vejam o post para mais detalhes). São eles:

~ dormir num local agradável e convidativo, sem tralha

~ ir para a cama apenas quando estou cansada, e não a uma hora pré-definida

~ ter boas razões para sair da cama de manhã (senão, para quê o sacrifício?)

~ saltar logo da cama mal o despertador toca (mais 5 minutos de ronha e adormeço outra vez...)

~ mal acordo, começar a trabalhar logo naquilo que gosto (nem pensar ligar a tv!)

~ fazer exercício físico com frequência (está provado que quem faz exercício, além de ser mais saudável de modo geral, dorme muito melhor)

~ apanhar Sol (para regular as hormonas que controlam o sono)

E finalmente uma coisa um pouco estranha para um adulto, que comecei a fazer e resulta mesmo: dormir uma pequeníssima sesta depois do almoço!
Não é bem dormir, que eu não chego a adormecer, mas é deitar, fechar os olhos e descansar o corpo e a cabeça. Estas micro-sestas, para fazerem efeito, devem ser muito curtas. Eu descanso durante meia hora. A sério que isto resulta mesmo! Consigo descansar nessa meia hora e volto a ficar cheia de energia para o resto do dia.

Em relação ao kaizen, o kaizen é uma teoria que diz que devemos fazer pequenas mudanças de forma constante, ou seja, dar pequenos passos de cada vez. Cada dia, ponha o despertador 5 minutos mais cedo, até chegar à hora desejada. Assim, o corpo vai-se habituando aos poucos a acordar um bocadinho mais cedo todos os dias e vai custar-lhe muito menos!

10 comentários:

  1. Bom dia,

    realmente isso funciona eu adoro acordar cedo para ter o silencio da casa só para mim.Contudo nesta altura o meu filhote pequeno mal eu me levanto levanta-se logo mas enquanto isso acontecer tenho um momento mae/filho de mimo que por vezes não consigo ter com tanta coisa para fazer. E sim quase não preciso de despertador!

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a precisar mesmo disso, de me levantar mais cedo! Sempre fui como tu - funcionei sempre de manhã. MAS.... desde o verão, que me troquei toda... Lol! Só eu!
    Explica lá melhor essa coisa de colocar o despertador sempre 5 mnts mais cedo... Queres ver que daqui a um mês estou a acordar meia hora mais cedo, é assim???
    Nice post, as usual!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Rita,
    Quando às sestas, também acredito no seu "poder". Infelizmente, não posso aplicar durante o dia mas, no regresso para casa, acabo por dormir cerca de 15 minutos no barco e confirmo, é super revitalizante. parece que fico logo com mais energia.

    Beijinhos,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!
    Eu não consigo acordar tão cedo como a Rita, mas já consigo acordar às 9h sem alarme. Jé é uma diferença para quem não tinha horários e acordava entre o meio dia e as duas da tarde. Aos poucos chego lá. Mas tenho feito de outra maneira, eu mudo o alarme para meia hora mais cedo quando começo a acordar um pouco antes do alarme. Demora mais tempo, mas habituo-me melhor, porque vou conseguindo descansar conforme preciso.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Rita!

    A propósito do seu novo hábito de fazer uma sesta, falemos um pouco do muito famoso "passar pelas brasas" que até aos finais dos anos setenta do século passado manteve afastados da nossa sociedade o famoso "stress" e a muito actual frase " não faço porque não tenho tempo".
    Ao contrário de que muitos possam pensar, uma pequena sesta, no máximo até 15 minutos, não é de modo algum um acto estranho para um adulto.As pessoas simplesmente deixaram de fazê-lo.
    Duas ou três paragens diárias,no mínimo uma, sempre que o corpo e a mente o necessitem (não para irmos fumar um cigarro, não para irmos tomar um chá ou um cafezinho, não para irmos navegar na net, não para darmos dois dedos de conversa, não para descontrair, não para meditar) em que nos encostamos (na cadeira, na secretária, na sanita, na cama, no sofá, à sombra de uma árvore ou de uma retroescavadora)têm um efeito extraordinariamente positivo na nossa vida. Os meus avôs diziam "vou ali passar pelas brasas"; eu digo "vou fechar os olhos". O importante é que nessas pequenas fracções de tempo consigamos dormitar pacificamente.
    Resumindo, a sesta para adultos não tem nada de estranho nem de novo e espero que com o seu comentário de hoje leve muitas pessoas a retomarem esse hábito.

    Um bom dia para todos.

    Rosália

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!
    Ao contrário da Rita, eu sempre funcionei melhor de noite.
    Porém, desde que nasceu o meu segundo filhote, chego ao final do dia completamente de rastos e só me apetece dormir.
    Daí que, há um ano que adoptei o costume de me levantar mais cedo... mas, no meu caso... para fazer as tarefas domésticas (lavar loiça, arrumar a cozinha, lavar roupa, estender, dobrar, arrumar) que não consigo fazer à noite. Mt raramente, sobra-me tempo para mim: fazer umas leituras ou escrever no blog.
    Ando sempre desesperada com o tempo!
    Chego a casa por volta das 20h e o tempo que medeia a ida para a cama e a chegada, só dá mesmo para fazer o jantar, dar banho aos miúdos e verificar/ajudar nos TPC da mais velha. Depois, é rotinas de dormir. E o meu dia acabou!
    Como é que consegue deixar tudo arrumado, à noite??
    Abraço!
    (E obrigado pelos conselhos que vou tentando adoptar e adaptar para uma vida menos stressada!)
    Sónia Baptista

    ResponderEliminar
  7. ola..hoje desde que conheci o Blog..ainda não parei de ler e ver ...ja me adicionei no FB, ja me fiz fã..enfim e agora descarguei o livro..que li por alto..e cheguei á conclusão que estava a ser uma "má aluna" assim venho apenas agradecer tudo o que partilha..e acabar de lavar a loiça..que depois de comer..só pensava em voltar para o PC..mas tenho tempo não?? o blog esta aqui...ja tenho o livro descargado..e esta noite depois dos meninos deitados a disfrutar da leitura(depois de umas beijocas ao mais que tudo..muito importante..a colocar em agenda tb...ihihihi)

    ResponderEliminar
  8. olá Rita! mais um fabuloso post... obrigada pela generosa partilha! a mim é-me muito difícil acordar cedo, mas tento! já tinha começado a aplicar a técnica do despertador 5 minutos mais cedo cada dia depois de ter lido num outro post teu!... pouco a pouco lá vou conseguindo! quanto aos 15 minutos de soneca, é giro falares nisso! quando dou aulas logo a seguir ao almoço faço isso com os meus alunos: portadas fechadas, cabeças em cima da mesa e todos dormitam mais ou menos 15 minutos... e é excelente! os meus colegas acham estranho (e inicialmente os míudos também!), mas a verdade é que os restante 75minutos de aula são altamente proveitosos... só prova que a teoria está correcta! mais uma vez obrigada pela partilha e beijinhos da costa alentejana, Xana.

    ResponderEliminar
  9. Rita, estou parecida com você. Aqui me levanto às 6h e se demoro - como hoje, só levantei às 6:30 - a pequena chega atrasada à escola. E a soneca.... ah, a soneca! Eu a descobri quando a pequena cresceu um pouquinho e passou do berço à cama. Toda tarde deito com ela para que adormeça e acabo cochilando uns 20 minutos. Acordo outra e vou bem até o fim do dia. Gostoso demais!

    Agora estou no projeto levantar às 5h, pq quero ler o "Eat your frog" e durante o dia não me sobra tempo. Vamos ver se consigo.

    Bjs e obrigada pelo post.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...