20/03/2012

Trabalhar em casa ~ dicas para aproveitar bem o tempo

Como sabem (ou não), eu trabalho em investigação científica, que é coisa que não se faz com horários. Não tenho horário de entrada nem de saída e giro o meu tempo consoante os projetos em que estou envolvida e as solicitações do momento. Quer isto dizer que se tiver trabalho de computador para fazer, como tratar dados ou escrever artigos, posso muito bem ficar em casa a fazê-lo. 

No entanto, não costumo trabalhar em casa porque tenho mais dificuldades em concentrar-me e ponho-me a fazer outras coisas (tratar da casa, navegar na internet, tocar piano, olhar pela janela...). Mas eu sabia que se tivesse força de vontade suficiente, o trabalho em casa renderia muito mais que na universidade, porque aqui não tenho ninguém a bater-me à porta nem tenho o telefone sempre a tocar nem tenho problemas no laboratório para resolver... Conseguir trabalhar bem em casa era um sonho antigo meu e finalmente descobri a maneira de o fazer! Então aqui vai:

1. Planear na véspera o trabalho que tenho para fazer no dia seguinte. Quando não planeio o trabalho, esteja em casa ou na Universidade, ando perdida e não sei para que lado me virar. Chegar à universidade de manhã e não saber bem o que vou fazer nesse dia (ou planear na altura), para mim não dá... Consoante os projectos que tenho em mãos, as prioridades e o que fiz no dia anterior, planeio as ações para o dia seguinte (faço listas, mesmo). Quer isto dizer que se vou ficar em casa a trabalhar, isso tem que ser definido na véspera (não pode ser uma decisão do momento - ah hoje apetece-me ficar em casa...não!).

2. Definir pormenorizadamente o trabalho que tenho para fazer. Ou seja, não posso ficar em casa para "escrever um artigo". Escrever um artigo científico é um grande projeto; tenho que dividi-lo em pequenas ações, como fazer um gráfico, escrever study site, pesquisar não sei o quê, ler o artigo tal, e por aí fora. 

3. Estabelecer tempos para completar cada ação. Descobri que quanto mais pequenas as ações, maior a probabilidade de completá-las e não me dispersar. Planeio ações que consigo completar em 30 minutos ou 1 hora, no máximo. Faço uma lista numa folha de rascunho (como sabem, já não uso agenda, nem caderno, nem nada disso), com as ações bem definidas e o tempo que tenho para completá-las. Quando acabo cada ação, faço um visto - e são estes vistos que mais me motivam para continuar no bom caminho. A sério, é incrível o impacto psicológico de riscar tarefas da lista!

A minha lista de ações

4. Fazer pausas frequentes. Geralmente, faço uma pequena pausa depois de completar cada ação. Pode ser verificar o email ou o reader, ir à casa de banho, petiscar qualquer coisa, olhar pela janela (da minha secretária vejo o mar e isso relaxa-me), arrumar qualquer coisa em casa, ou simplesmente esticar as pernas. As pausas são curtas, não mais de 5 minutos.

5. Definir hora de almoço. É importante fazer uma pausa maior, comer como deve ser e relaxar um pouco. Na universidade cheguei a almoçar no gabinete, em frente ao computador (??!!), para não perder tempo... Não é nada salutar, como devem imaginar... Tento tirar 1 hora para o almoço quando estou na universidade. Às vezes almoço em 20 minutos, mas depois vou ao multibanco ou à papelaria ou à biblioteca, com calma, e só depois volto ao trabalho. Outras vezes, sobretudo se for um dia de trabalho de laboratório, vou para o computador ler blogs e coisas assim... Em casa é mais fácil parar 1 hora para almoçar e relaxar, pois acabo por fazê-lo em frente à televisão, a ver algum episódio gravado do How I met your mother ou do Mayday, desastres aéreos.

O lanche

6. Usar roupa confortável. Lê-se muito por aí que uma pessoa que trabalhe em casa não deve fazê-lo de pijama., mas sim vestir-se como se fosse sair. Eu estou no meio termo - uso roupa de andar por casa. Geralmente, da cintura para cima tenho a roupa da rua, mas da cintura para baixo não (não consigo andar de calças de ganga em casa) - é chinelos e calças de aeróbica velhas. E cabelo preso, sempre.

7. Estabelecer um horário de entrada e de saída. Embora esteja em casa, se é para trabalhar, é mesmo para trabalhar! Quer isto dizer que defino a hora a que vou "entrar ao serviço" e a hora em que acabo o trabalho. Por exemplo, como costumo ir levar os miúdos à escola um pouco antes das 9, nos dias em que fico em casa deixo as tarefas domésticas que faço sempre de manhã (lavar louça, fazer camas, dar um jeito à casa) para depois de ir levar os miúdos - faço-as até às 9h30 e depois enfio-me no escritório. Se não ficou tudo feito, paciência. Às 9h30 é hora de começar a trabalhar!

8. Planear pequenas ações não relacionadas com o trabalho para descansar a cabeça. O que faço é, por exemplo, no meio da escrita de um artigo, estabeleço 30 minutos para trabalhar no blog (para escrever um post ou parte dele). São 30 minutos em que descanso a cabeça, pois escrever um artigo científico dá muito, mas mesmo muito trabalho. Eu costumava escrever todos os posts para a semana ao fim de semana, mas agora tenho experimentado este método quando fico em casa e resulta. Não é por meia hora ou uma hora de pausa do trabalho que o vou prejudicar e assim alivio a escrita ao fim de semana.

9. Ser apaixonada pelo que faço. Acredito que para as coisas serem mesmo bem feitas e nos trazerem felicidade, temos que ser apaixonados pelo que fazemos. Sei que isto não é possível para a maioria das pessoas, mas eu tenho a sorte de ter seguido a minha paixão, mesmo tendo consciência de todos os problemas e falta de dinheiro para investir na investigação científica em Portugal, que dificultam muito o nosso trabalho... Mas como adoro o que faço, não me custa nada fazê-lo! A vida é tão mais fácil quando seguimos as nossas paixões!

21 comentários:

  1. Boa .....mais um post fantástico, bem escrito e muito motivador. Esta organização é fabulosa!! Obrigada

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  2. Excelente post! Muitas vezes as pessoas pensam que, por se trabalhar em casa, os horários são totalmente flexíveis mas não poderia concordar mais contigo. Mesmo a trabalhar em casa, devem estabelecer-se horários para que não cheguemos a um de dois extremos: nos tornemos escravas do trabalho ou cheguemos a um ponto em que verificamos que temos quase tudo por fazer por nos termos dispersado em demasia. Tem um bom dia! Bjs

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  3. Adoro chegar aqui cedinho e ter um post fresquinho!! rs Muito úteis suas dicas,e no meu caso vão todas para a prática já.

    Aproveito para agradecer a indicação do livro Eat your frog, ele é mesmo muito bom!

    bjs e obrigada.

    Cintia

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  4. Olá,
    Trabalhei na area da investigação cientifica, tinha a meu cargo a recolha de dados e podi-a faze-lo a partir de casa e devo dizer que para além dos pontos positivos também existe negativos. como o meu trabalho dependia da disponibilidade das pessoas muitas vezes trabalhava das 9h até às 21h (estava em part-time). Como estava em casa deixava-me absorver um pouco. Por isso, estabelecer horários é fundamental.

    Bjokas

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  5. E o melhor de tudo é trabalhar ao lado destes felinos, né? O meu Chumbinho não me deixa trabalhando sozinha nunca!

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  6. Alessandra20/03/12, 13:16

    muito obrigada por este post! estava realmente precisando disso para pensar no meu trabalho em casa [tb sou prof. e pesquisadora]. A distração corre solta alguns dias. Mas essa dica das pequenas tarefas é muito boa para realizar tudo.

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  7. Parabéns pelo post e és com toda a certeza uma sortuda! eh eh eh

    Um feliz dia para ti
    :)

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  8. E o melhor é a companhia dos bichamos! Aqui meu Chumbinho não me larga enquanto eu estiver trabalhando!

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  9. É isso, planear. Também estou a trabalhar em casa, e ainda não me consegui organizar totalmente, porque não planeio o dia. Vou experimentar fazer isso para amanhã!
    Grata pelos excelentes conselhos.

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  10. Eu sou por fases! Tenho fases que é em casa, tenho fases que é na bibioteca... Quando uma não está a resultar, viro para a outra... E acho que está na hora de voltar a sair de casa ;) Nice post, as usual!

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  11. Olá, desafiamos-te a escrever uma história para fazer parte do nosso livro. Estamos mesmo mesmo a começar, faz parte deste projecto ♥

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  12. Olá Rita.
    Acabei de descobri o teu blog e deixa-me que te diga, cativou a minha atenção. Gosto das coisas simples da vida mas daquelas que nos marcam e apaixonam e por isso este cantinho chamou-me a atenção pela sua filosofia. :) Já estou a seguir*

    A isto chama-se ser organizada. Mas sendo investigadora e trabalhando em casa, é mesmo necessária alguma disciplina ou corremos o risco de não cumprir nada! Tal como num emprego fora de casa, requer os seus horários e todas as fases são importantes. Trabalhar, mas também fazer pausas! ;)
    Gostei mesmo! Excelentes dicas para uma melhor organização.


    Se quiseres, passa também pelo meu cantinho. É um bebé ainda mas vai crescendo polvilhado de muito amor e sopros de carinho de quem por lá passa. Gostava muito de receber a tua visita por lá. Se gostares, podes tornar-te seguidora também! ;)

    Beijinho grande*
    http://paletadefantasias.blogspot.com/

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  13. Olá Rita, como investigadora em ciências sociais, passo imenso tempo em casa já que não preciso de equipamentos ou laboratórios. Além disso, a faculdade faz-me falta de vez em quando mas todos os dias desconcentra-me, prefiro ficar num espaço mais sossegado. Como podes imaginar debato-me diariamente com estas questões e é tão bom encontrar um post que parece escrito para mim.
    Fazes um excelente trabalho, obrigada.
    Clara

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  14. Olá Rita!

    A Carol* aí em cima falou-me do teu blog e não resisti; tive que vir cá ver. Gostei imenso daquilo que li e vi aqui e consigo identificar-me com o teu estilo de organização, pois revejo-me nessa necessidade.
    As dicas que dás neste post são excelentes e dar-me-ão certamente muito jeito no futuro. Até gostava de ser jornalista freelancer (ao mesmo tempo que desempenho o meu trabalho habitual) e estes conselhos seriam precisos na hora h de organizar o meu trabalho em casa. 5* este blog, vou seguir com muito gosto. Ficaria muito contente também se pudesses passar pelo meu. :)

    Um beijinho*

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  15. Rita, muito obrigada pelos conselhos. Já estou a melhorar, mas vou ter em atenção estas dicas. ( PS: sou a menina que há uns tempos mandou email a pedir orientações nesta área)

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  16. Ó, gatinho mais lindo e nas suas sete quintas! :-)

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  17. Adorei teu blogue! Por coincidência a minha última postagem é exatamente sobre trabalhar em casa: http://sitiodacris.blogspot.com.br/2012/04/trabalhar-em-casa-ou-distancia.html
    Parabéns, vou continuar lendo...

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  18. Olá, Rita!
    Descobri o teu blog à pouco tempo e estou a adorar! Identifico-me tanto! Também sou investigadora e mãe e mulher e tantas coisas coisas e adoro ler/aprender sobre gestão de tempo e minimalismo! Também não gosto de trabalhar em casa...
    Muitos parabéns e força!

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  19. Bom dia Rita! Adorei este post! Também trabalho em casa e, para esclarecer algumas dúvidas e ajudar quem precise de aconselhamento nesta área, decidi criar um blog que aborde este assunto. Convido-a a visitá-lo!
    http://www.trabajarenhogar.blogspot.pt/
    Escrevo sobre o que entendo ser a disciplina necessária, e fundamental, para o sucesso da actividade profissional. E vejo que o seu post enquadra-se perfeitamente em tudo o que eu já escrevi! Lá está, sabemos o que é trabalhar em casa!
    Gostei do seu blog!
    Beijinho

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  20. Great Post !! Voce anotou e listou realmente todas as necessidades Busy woman (Rita)
    Voce não tem preguila de secrever - Isso é muito bom.

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Obrigada pelo comentário!

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