16/05/2012

Planear a leitura

Contei os meus e-books, incluindo versões pdf e kindle. Tenho mais de 120. 
Muitos deles comprei, outros foram grátis.
Muitos deles já li, outros não tenciono ler, outros quero voltar a ler.
Isto tudo para dizer que, tal como muitas outras coisas na vida, se não planear a leitura dos ebooks, não os leio.

Num desses ebooks, o "101 ways to simplify your life" da Laura Aridgides, a autora define dois tipos de leitura: a leitura por prazer e a leitura para desenvolvimento pessoal. A Laura sugere que devemos ler por prazer à noite e ler para o desenvolvimento pessoal de manhã. Trinta minutos de manhã e trinta à noite são suficientes para conseguirmos ler vários livros por mês. Achei fantástica esta ideia de ler diferentes tipos de literatura de manhã e à noite, e para mim faz todo o sentido, pois quando leio livros de desenvolvimento pessoal (que no meu caso são sobretudo sobre minimalismo, simplificação, organização, gestão do tempo, etc.) gosto de tirar apontamentos, o que não dá jeito nenhum quando leio à noite na cama. À noite prefiro ler policiais, hardboiled e ficção noir

O meu maior problema com os ebooks é que quero lê-los todos ao mesmo tempo... e depois acabo por ler bocadinhos de cada um, mas nunca o livro completo. Ora, como isto tem que mudar, vou seguir o conselho da Laura e começar a ler um pouco todas as manhãs, no ebook reader e não no computador, para não me distrair com a internet, e com o bloco ao lado para tirar apontamentos!

Para ser mais fácil seleccionar os livros para ler, organizei-os em pastas por assuntos:


Também normalizei os nomes dos ficheiros para ficarem todos no mesmo estilo:


E agora vou comprometer-me a ler pelo menos dois ebooks por semana! Quanto aos apontamentos que tiro, o que costumo fazer (e também faço isto com coisas de trabalho) é digitalizar os apontamentos para pdf e assim fico com as informações importantes no computador e o papel pode ir fora! 
Tudo em nome do minimalismo... e do ambiente!

4 comentários:

  1. Adorei a ideia! Também tenho imensos e-books para ler, mas se não planear não leio nada!
    Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  2. eu gosto muito de ler e gosto muito de livros! depois de começar a visitar o teu blog e de começar a destralhar, comecei também a ler sobre minimalismo, produtividade e organização. é uma leitura viciante!as minhas leituras destes temas são essencialmente em ebooks!
    o meu problema é que tenho que os ler no portátil (não tenho ebook reader), o que nem sempre é muito fácil. cá em casa não utilizamos tv nem computador no quarto, por isso todas as leituras feitas na cama são somente dos livros.
    assim, para ler os ebooks (como tenho que usar o portátil), lei-os durante o dia (também tiro apontamentos, mas ainda não os digitalizo!).
    quase sem querer, já faço um planeamento destas minhas leituras, ainda que seja pela obrigatoriedade de usar o computador e de, por isso mesmo, não as fazer na cama!
    agora tenho que me disciplinar quanto ao tempo passado a ler... nem sempre 30 minutos são o suficiente!

    Rita, posso propor que partilhes ou divulgues alguns ebooks (dos gratuitos, claro) relacionados com os temas que por aqui se falam no blog? nem sempre sei se valerá a pena ler alguns dos que encontro e assim, com alguma orientação tua, era mais fácil... é uma proposta!

    beijinhos da costa alentejana,
    Xana

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita

    eu também queria pedir-te o mesmo que a Alexandra podias disponibilizar os que são Free?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Rita, atrevo-me a partilhar uma sugestão para quem, como eu, não tem ebook reader: a não ser que se faça questão de ter as notas em papel, tirar notas logo para um ficheiro no computador é bastante prático. Afinal, o computador já está ligado para ler: uma qualquer aplicação par bloquear a internet durante 30 minutos ou uma hora evita distracções, e não só é menos trabalhoso do que tirar notas para papel e digitalizar posteriormente, como é também uma alternativa mais ecológica do que usar papel para jogar fora (mesmo que seja jogar fora para a reciclagem).
    Para além disso, os ficheiros são mais ‘leves’ do que os de uma digitalização, ocupando menos espaço no disco do computador.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...