25/02/2013

Como começar a meditar

A meditação é uma das melhores descobertas que fiz nos últimos tempos. Desde que comecei a meditar sinto-me mais feliz, mais calma, mais concentrada e presente no momento. A meditação tem inúmeros benefícios, a nível físico, mental e espiritual. E os efeitos da meditação são estudados cientificamente, pois promovem mesmo alterações fisiológicas e neurológicas!

Ao contrário do que muitas vezes se ouve, a meditação não é pensar sobre determinado assunto. Meditar é prestar atenção a uma coisa -  a uma só coisa. Isto é dificílimo de fazer. Experimenta fechar os olhos e focar-te apenas na respiração durante alguns minutos, sem que venham outros pensamentos à cabeça. É praticamente impossível fazer isso durante mais que uns poucos segundos. A meditação ajuda a desenvolver esta capacidade de focar a nossa atenção numa coisa só, e esta capacidade traz benefícios fantásticos para nosso dia a dia.

Mas como começar a meditar? Meditar não é assim tão difícil quanto isso... Aqui ficam alguns pontos a considerar:

1. Idealmente, a meditação deve ser feita numa altura do dia em que não haja distracções. Para mim, é praticamente impossível meditar em casa à tarde ou à noite, quando os miúdos estão em casa, os telefones tocam, a televisão está ligada... Por isso, e já que me levanto cedo, medito de manhã, quando toda a casa ainda dorme. Assim, ninguém me incomoda e posso meditar o tempo que quiser sem distracções.

2. Eu simplesmente sento-me no sofá da sala, de pernas cruzadas. Acho mais confortável do que sentar-me no chão sem apoio nas costas.

3. Comecei a meditar com uma meditação guiada, mas agora é fácil fazê-lo sozinha. Fecho os olhos e foco-me na respiração. Digo para mim mesma "cima" quando inspiro (o movimento do peito e zona abdominal, que se enche de ar) e "baixo" quando expiro.

4. Os pensamentos vêm à cabeça, é inevitável... Mas em vez de te agarrares a eles, deixa-os ir. Observa os pensamentos, sem os julgares ou classificares, e deixa-os ir embora. Não fiques a pensar em determinada coisa que veio à cabeça, como o que fazer para o jantar... Deixa os pensamentos ir embora. Quando te aperceberes que já não estás focada na respiração e estás antes a pensar em qualquer coisa, volta à respiração e o pensamento passa.

5. Eu comecei por meditar 10 minutos. Não é o tempo de meditação que conta, mas a qualidade. Não adianta passares uma hora a tentar meditar com um turbilhão de pensamentos na cabeça. Mais vale 10 bons minutos. Ou 5 minutos para começar. O importante é meditar um pouco todos os dias, de forma consistente, e em menos de nada verás resultados.

6. Há muitos tipos de meditação. O Tai Chi e o yoga são formas de meditação. Pode também usar-se um mantra que está sempre a ser repetido (por exemplo, "om"). E também meditamos quando fazemos tarefas do dia a dia, como lavar a louça ou estender a roupa, em consciência plena, ou seja, focados no que estamos a fazer, sem pensar em mais nada. Isto é viver no momento presente, sem pensar no passado ou no futuro. 

7. Eu juntei o yoga à meditação. Faço o yoga, que começa com um bocadinho de meditação para me centrar e voltar ao momento presente, seguem-se as asanas (as posturas do yoga), savasana (a última pose, para relaxamento) e por fim, sento-me a meditar.

8. Agora mais do que nunca é importantíssimo para mim levantar-me cedo. De qualquer modo, o yoga deve ser feito de estômago vazio, e se deixo o yoga e a meditação para a tarde, o mais certo é não acontecer... 

9. Quando comecei a fazer estas coisas, comecei a enjoar a carne. E quando fiz o nível 1 de Reiki, deixei mesmo de comer carne (e peixe e outros animais mortos). Já sei que é um efeito secundário normal da iniciação do Reiki; não acontece a toda a gente, mas a mim aconteceu. Agora sou vegetariana - mas sem fundamentalismos! Quando me apetecer comer carne, como (mas não te apetecido...)! Mas isto tudo para dizer que desde que deixei comer carne tenho muito mais energia! 

10. Queres começar a meditar? Amanhã acorda um pouco mais cedo, senta-te confortavelmente, marca 10 minutos no telemóvel, fecha os olhos e foca-te na respiração. Observa a tua respiração. Não te agarres aos pensamentos que vêm à cabeça e volta à respiração sempre que te distraíres. É normal os pensamentos surgirem, por isso não te incomodes com eles. Volta à respiração sempre que acontecer. Vais ver que os 10 minutos passam em menos de nada e quando abrires os olhos vais sentir-te outra!


Adorava saber como correm as vossas experiências com a meditação! Qualquer dúvida, deixa um comentário!

26 comentários:

  1. Olá,
    Adorei ler este poste. Eu também faço meditação, ainda não comecei a fazer yoga, porque o tempo é muito escasso... Mas entretanto começo (estou um bocadinho ansiosa para fazer esta prática).
    Em relação à meditação, eu uso outras formas de me concentrar, faço-o com outro mantra. Se quiser que partilhe, faço-o com todo o gosto.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Também pratico meditação. A que mais utilizo é esta: http://www.meditationontwinhearts.org/about.htm
    Medito diariamente, sózinha. Aos sábados de manhã junto-me a um grupo de amigas (o número é sempre variável; depende das agendas de cada uma) para meditarmos juntas.
    É um exercício que requer paciência e persistência mas, que vale a pena pelos benefícios imediatos e longo prazo.
    No próximo fim de semana vai acontecer o Festival Zen - http://festivalzen.com/. Uma boa oportunidade para aprender e partilhar experiências.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Puxa, Rita, estava aguardando por este post!
    Simplesmente excelente! Muito obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar
  4. Rita,
    Eu faço yoga e meditação há cerca de 1 ano. Demorei a conseguir meditar assim como a entender-me a mim mesma.
    Mas agora, quando não medito, sinto falta dessa forma de parar o cérebro e durmo bem pior. Estou todo a dia a forcar-me em tanta coisa que parar faz-me falta ao final do dia.
    Geralmente depois do trabalho e antes do jantar faço uma aula de yoga que me tem ajudado a tantos níveis que até tenho dificuldade em enumerá-los.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita!
    Também aguardava por este post!
    Meditar e fazer ioga são algo que pretendo implementar em definitivo em minha vida!
    Uma curiosidade: Você pratica uma sequência de asanas específica ou os faz de forma aleatória? Segue algum guia para a prática?
    Abraços e tenha uma ótima segunda-feira!

    Elaine Faustino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho seguido aulas online. Não gosto de fazer sempre a mesma coisa...

      Eliminar
  6. Realemente quando eu meditava tinha mais tranquilidade e serenidade para resolver as coisas, quero voltar a meditar, vou começar amanhã mesmo, excelente post. Parabéns

    ResponderEliminar
  7. É disto que estou a precisar! Este é, sem dúvida, o meu post favorito. Obrigada mais uma vez!
    Beijos,
    Margarida

    ResponderEliminar
  8. Olá, também vou praticando meditação e quando o faço com regularidade noto melhorias significativas nos níveis de stress, na energia diária e na ausência da minha "amiga" insónia.
    Mas Rita, foi fantástico entar tão bem na meditação, Parabéns! A maioria demora a conseguir. O retrato da Julia Robertes no filme "comer,orar e amar" traduz a realidade para a maioria das pessoas. Também é verdade que a Rita através do caminho do minimalismo fez parte do trabalho de casa.
    Força! Continue.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li o livro (o filme não vi) e lembro-me bem dessa parte em que ela já estava desesperada por não conseguir meditar!...

      Eliminar
  9. Rita, esquecia-me do motivo do comentário, experimente um zafu para se sentar a meditar! Paula

    ResponderEliminar
  10. Estou tentada a experimentar!! ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita, mais uma vez parabéns pelo post.
    Eu faço yoga á dois anos e claro fazemos sempre um pouco de meditação, mas meditar diariamente é sem duvida um encontro com nosso ser interior.
    Bjs. Gabriela.


    ResponderEliminar
  12. Volto dentro de dias, vou tentar. :)

    ResponderEliminar
  13. Querida Rita, este assunto de meditação me interessa muitíssimo - há muitos anos estou tentando meditar, mas sempre alguma coisa me atrapalha ...talvez eu tenha tido uma idéia complicada da meditação - por este motivo, é bom "ouvir" de você e também de outras leitoras as experiências de cada um. Isto sempre ajuda e inspira. Bjs, Valquíria.

    ResponderEliminar
  14. Rita! Obrigada por compartilhar! Estava ansiosa para este post, porque realmente não sei como começar e onde buscar informações sobre meditação...vou tentar o que indicou! Abçs Daniela / São Paulo - Brasil.

    ResponderEliminar
  15. Oi Rita, Eu descobri a Meditação quando fazia aula de ioga há muitos anos atrás, e justamente se iniciava focando na respiração, acho que é a melhor maneira de se concentrar e evitar pensamentos intrusos e na aula a professora nos induzia citando cada parte do nosso corpo iniciando pelos pés e você vai focando cada parte até a mente se sentir leve, não é tão fácil como parece, os outros pensamentos teimam em aparecer, contudo é muito interessante tentarmos controlar os pensamentos. Eu preciso recomeçar a por isso em prática. Quanto a comer carne,eu depois que fui morar um tempo na zona rural, tomei tanto amor as vaquinhas que hoje evito comer carne vermelha, em casa nem pensar, se vir sangue, então, DeusmeLivre!! E como você substitui a proteína animal já que eliminou todos os bichos mortos,hahaha? Ontém até fui a um médico e pretendia fazer a mesma pergunta a ele, mas era um Idiota, que até me fugiu a pergunta. Esses médicos na sua maioria, não sabem trabalhar com preservação e prevenção, eu estou bem e quero continuar assim, mas eles só querem saber de lamúrias e doenças, AFF!!! Maricá/RJ/Brasil-Wilma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vários tipos de feijões são boas fontes de proteína, assim como os frutos secos (nozes, castanhas, etc.). Eu continuo a comer queijo e ovos.

      Eliminar
  16. Tambem evito comer qualquer tipo de carne, mas como queijo, ovos, leite. Aqui em casa não há carne nunca, as refeições são sempre à base de legumes, verduras, grãos, e sempre algum tipo de queijo.
    Mas se vamos jantar na casa de alguém, ou num restaurante, então como o que for servido. Se tiver peixe dou preferencia, mas como tambem carne vermelha, se essa for a unica opção na mesa. Não desgosto, apenas acho que meu organismo estará melhor com refeições a base de vegetais...
    Minha filha procede da mesma forma, o que facilita as coisas. Já o marido, esse é um carnívoro inveterado! Mas almoça fora todos os dias, e à noite se contenta com "essas coisas meio sem graça", como ele diz...rsrs

    ResponderEliminar
  17. Já tive muitas experiências falhadas de tentativas de meditação, tendo tido mesmo algumas aulas para aprender...

    Agora comecei a tentar praticar minfulness... vamos lá ver se é desta que me consigo habituar!

    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  18. Ola! Eu uso a meditação guiada do Dr Brian Weiss, comprei o CD :) Sim, como tudo requer pratica para que a mente fique vazia, calma, serena. Por vezes uso-a nas insónias: coloco o ipod debaixo da almofada e acabo por adormecer ;) http://www.youtube.com/user/DrBrianWeiss

    ResponderEliminar
  19. Rita, I love your post (or the Google Translate version of it :) )
    I too started to meditate early in the morning, and wake up half an hour earlier, it helps me to really do it, and I feel better during the day

    ResponderEliminar
  20. Obrigada pela partilha do conhecimento. A meditação também me traz muita paz!! Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  21. Ola Rita! Primeiro quero felicitá-la pelo blog e agradecer a sua generosidade e partilha. É um dos 4 blogs que visito e acompanho diariamente!:)
    Interesso-me muito pelo tema da meditação, acho que faz todo o sentido e é muito benéfico em vários aspectos, mas a verdade é que acho extremamente difícil!!! já tentei seguir o seu conselho e começar por me concentrar só numa coisa mas os meus pensamentos viajam a uma velocidade alucinante!! e quando imagino tentar meditar apenas os 5 minutos que sugere para "iniciantes", penso logo que jamais serei capaz! nem um minuto consigo, quanto mais cinco ou dez...
    uma das coisas que me intriga é "ver o pensamento chegar, observá-lo e deixá-lo ir"... isto quer dizer que depois de ele chegar devemos afastá-lo?tentar esquecê-lo? pô-lo "para trás das costas"?... não consigo... quanto mais tento esquecê-lo mais penso que o tenho de esquecer e mais penso nele!...:(
    experimentei yoga 2 vezes, mas acho que por causa do professor, não gostei muito... contudo pratico "body balance" num ginásio (que mistura yoga, tai chi e pilates) e ADORO! acho muito completo e noto óptimos resultados!no fim dessa aula temos a fase de relaxamento que julgo que se identifica um pouco com uma forma de "meditação" similar ao que se faz no yoga.
    ás vezes, quando estou a tentar aprender a meditar e a tentar "libertar" mais a mente, também me acontece surgirem pensamentos completamente disparatados! e penso "ora bolas, supostamente a ideia é não pensar em nada e ainda por cima surgem-me pensamentos destes?!?!"... :P
    bjs! NF

    ResponderEliminar
  22. http://hotmart.net.br/show.html?a=L232438F click aqui e aprenda os seis passos para meditação.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...