25/03/2013

Meditação e yoga para crianças



Desde que comecei a meditar que queria pôr os meus filhos a fazê-lo também. As vantagens da meditação são inúmeras, tanto para os adultos como para as crianças. Acalma as crianças hiperactivas, as que têm déficit de atenção conseguem concentrar-se melhor, a auto-estima e confiança são desenvolvidas e, basicamente, tal como nos adultos, a meditação torna as crianças mais felizes.
Mas pôr as crianças a meditar não é fácil. Não posso dizer-lhes para se sentarem de olhos fechados e focarem-se na respiração.
Comecei por ver vídeos no youtube que sugeriam, por exemplo, usar um animal como foco da meditação, ou seja, a criança visualiza um animal e repete, para si, o seu nome. Depois descobri o livro "Meditação para crianças" da Isabel Leal (comprei na wook), que traz um cd com meditações guiadas e ainda outras sugestões de meditações para os miúdos. Agora ponho os meus filhos a meditar com o cd. Os resultados são positivos. Um mais calmo, o outro mais concentrado. Meditam antes de ir dormir e às vezes antes de fazer os trabalhos de casa. Quero começar a fazer de manhã antes de irem para a escola. As meditações são curtas, mas até a mim me fazem bem (quando eles meditam com o cd, eu medito com eles).

Queria também iniciá-los no yoga. Em Faro não abundam aulas de yoga para crianças (nem para adultos), mas lá encontrei um sítio com uma aula com horário compatível. Eles foram experimentar. Um dos miúdos, o mais energético, veio de lá parecia outro... super calmo... Adorou a aula e quer começar a ir todas as semanas. O outro miúdo, o mais calmo, achou o yoga uma seca... Vá-se lá perceber isto... 


E tu, os teus filhos fazem yoga e meditação?

9 comentários:

  1. ola

    o G tem 4anos e iniciou-se recentemente na arte da respiração antes de dormir: basicamente foca-se em respirar, em descontrair o copro e em "imaginar" coisas q gosta de fazer. a coisa dura menos de 10mis e há dias q qnd acabamos esta a dormir!

    Livros: "o meu pai é um biscoito" n sei se é p a idade dos teus filhos, mas é mto giro!

    ResponderEliminar
  2. Não fazemos nem uma coisa nem outra, mas asseguramo-nos que os miúdos têm bastante tempo livre para fazerem o que lhes apetece e não passam o dia a correr de actividade em actividade. A mais velha só tem aulas de manhã e tem as tardes todas livres, a mais nova está em regime de ensino doméstico. As tardes (depois dos TPCs da mais velha, tempo que a mais nova aproveita para ler ou fazer algum trabalho escrito) são geralmente passadas na rua, a brincar com os cães, a construir cabanas com ramos, paus e pedras... Se está mau tempo, em casa brincam com os hamsters, constroem com legos, fazem desenhos ou jogam no computador. Só têm parte de uma tarde ocupada por semana, com música, às vezes aproveita-se a saída para passar na biblioteca ou ver uma exposição no centro cultural que fica mesmo ao lado. Acho que não obrigar os miúdos a correr de um lado para o outro todo o dia e dar-lhes bastante tempo livre para se organizarem como querem faz um pouco as vezes da meditação. São as duas bastante calmas, embora também tenham as suas horas em que andam a correr e a gritar e desde pequenas que várias pessoas comentam que elas tem um ar muito "sereno" - OK, normalmente estas pessoas não as vêem nas horas da correria e gritaria, mas mesmo assim, julgo que o comentário reflecte a realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns AnaGF, essa é para mim a melhor forma de crescer. Era assim no meu tempo...primeiro os tpcs e de seguida a brincadeira na rua com outras crianças, com a natureza e em casa, os legos, os animais domésticos, no meu tempo também as bonecas,brincar às casinhas... fui TÂO FELIZ!!!!

      Eliminar
  3. Olá Rita, que idade têm seus meninos? E que idade seria ideal para começar meditação e yoga?
    Sempre leio seu blog, adoro, mas nunca me manifesto...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. que excelente! eu propria queria comecar a fazer yoga, tens algum livro que te tivesse guiado ao inicio?
    concordo com o yoga para miudos, obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Rita! Estou adorando as novas temáticas do blog, tanto a "verde" quanto essas de yoga/meditação. Você indica algum site ou algum vídeo de meditação guiada no YouTube?
    Eu vi que você indicou um (muito giro!) aí acima, mas você conhece outros com conteúdo gratuito?
    Obrigada.
    PS: Sou brasileira. Geralmente diria "muito legal", mas simpatizo muito com o jeito de vocês falarem, então escrevi "giro". Rs.

    ResponderEliminar
  6. Rita, eu ainda não me iniciei no yoga por motivos que agora não interessam mas a educadora da minha filha é praticante. Por isso, posso dizer que a minha filha de quase 4 anos pratica algum yoga com a educadora (isto numa escola pública). Todos os dias depois de almoço fazem algum relaxamento e ocasionalmente praticam yoga. Notei uma grande diferença nela e sei que se ela estiver muito agitada na hora de dormir posso pedir-lhe para relaxar como faz com a educadora e vai resultando.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todas,
    Para mais informações sobre meditação para crianças em Faro sugiro que visitem o blog: meditacaoparacriancasfaro.blogspot.com
    A meditação para os pequenos está finalmente a expandir-se por toda a cidade, seja em escolas ou a nível particular.
    Os resultados são surpreendentes e se realmente estão interessadas em apostar em crianças emocionalmente saudáveis então recomendo vivamente.
    Educadora Susana Guerreiro

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...