08/01/2014

O poder do oil pulling



Hoje vou escrever sobre um outro ritual que faço todas as manhãs, que faz parte da minha prática de Dinacharya - um conjunto de rituais diários que, de acordo com a medicina ayurvédica, conduzem a vida saudável.

Antes de beber o sumo de limão com água morna, faço o oil pulling. Não sei como se traduz para português - puxando com óleo? Fica oil pulling!

O que é o oil pulling?

O oil pulling é uma antiga técnica ayurvédica, a medicina tradicional indiana, que consiste em colocar um pouco de óleo na boca e trabalhá-lo em torno dos dentes e das gengivas; o óleo vai "puxando" as bactérias e detritos que se acumulam na cavidade oral, contribuindo assim para a limpeza da boca. O oil pulling foi introduzido no Ocidente há cerca de 20 anos por um médico, Dr. F. Karach, e tem sido alvo de estudos científicos que comprovam a sua eficácia.

Quais os benefícios do oil pulling?

Está demonstrado que o oil pulling reduz a placa bacteriana e a gengivite, eliminando bactérias da boca. O oil pulling feito com óleo de coco é muito eficaz na eliminação de Streptococcus. Esta técnica combate também o mau hálito, torna os dentes mais brancos e as gengivas mais saudáveis.
Diz-se que o oil pulling pode também auxiliar outras doenças não directamente relacionadas com a boca e diminuir os seus sintomas, como enxaquecas, alergias, sinusite, bronquite e insónia. O oil pulling pode também ser eficaz no tratamento de patologias cardíacas e problemas digestivos, assim como no tratamento de desequilíbrios hormonais. Por fim, o oil pulling pode melhorar a visão e diminuir os sintomas de ressaca após o consumo de álcool.

Como fazer o oil pulling?

> a técnica consiste em colocar um colher de sobremesa de óleo na boca e bochechar durante 15-20 minutos, não engolindo o óleo (muito importante!!)

> vários óleos podem ser usados, como o de coco, de girassol, de sésamo, azeite, etc. desde que seja prensado a frio e não refinado e, de preferência, biológico; vários estudos indicam que o melhor óleo (o único que consegue parar o crescimento de Streptococcus) é o óleo de coco

> a técnica realiza-se em jejum, ao acordar, antes de beber água ou comer seja o que for

> após 15-20 minutos de bochechos (não gargarejar e não engolir!), cospe-se o óleo, bochecha-se a boca com água (pode ser água salgada, que ajuda a expulsar as toxinas e bactérias) e lavam-se os dentes normalmente

> estar 15 ou 20 minutos com o óleo na boca não é fácil; eu comecei por fazer só alguns minutos e depois fui aumentando o tempo

> como não gosto nada de coco, achava o sabor do óleo horrível e até me dava vómitos quando punha o óleo na boca, mas depois o óleo acaba por se misturar com a saliva e já não se sente tanto o sabor...


Assim, a minha Dinacharya começa com o oil pulling e depois bebo a água morna com limão. Falarei do jala neti num próximo post!



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}

30 comentários:

  1. E onde se compra esse óleo de coco? No Celeiro talvez? Estou surpresa por fazerem essa prática 15 a 20 minutos!

    ResponderEliminar
  2. Nossa, muito interessante! Já tinha ouvido falar nesse nome, mas nunca imaginaria do que se trata!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Também gostaria de saber onde se compra o óleo de coco?

    Beijinhos, renata santos

    ResponderEliminar
  4. já fiz 2 dias seguidos. comecei antes mesmo de publicares este post, pesquisando em outras fontes, logico que aguardava seu post ansiosa. :-) Tenho um problema de perda ossea severa nos dentes além de gengivite. O problema é bem visivel em um dente da frente, coincidencia ou nao esse local ficou bem vermelho e inchado depois do oil pulling, como se oleo tivesse agido bastante ali... Vamos ver como segue!

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Obrigada pela partilha! Gosto imenso do teu blog porque trazes sempre novos conceitos que podemos incorporar para melhorar a nossa vida! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Querida e onde comprar o oleo?...E é so ficar com o óleo na boca sem bochechar ou engolir??

    obrigada

    ResponderEliminar
  7. Bem, desconhecia por completo. Mas para fazer isso temos de ter as vias respiratórias nasais bem desobstruídas, senão é complicado.

    ResponderEliminar
  8. Escrevi sobre isso no ano passado e acho que pode contribuir para o post: http://doquecarregonobolso.blogspot.com.br/2013/04/oil-pulling-massagem-bucal-com-oleo.html

    Uba, na verdade, depois que eu faço, tenho a impressão que limpa as vias respiratórias, mas nunca tentei fazer com o nariz totalmente entupido. Mas tenho excesso de muco e ajuda muito! Faz soltar mesmo.

    Acho importante frisar que é um método que precisa ser feito com consciência no processo e com calma. Tem de movimentar o óleo na boca com suavidade e sentir ele limpando mesmo... tudo que é feito com consciência faz mais efeito. ;]... E o óleo fica bem sujo depois desse processo, tem de ser jogado fora pelo e não entrar em contato com a pele...

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, gostei bastante do post, mas fiquei com uma dúvida em relação ao melhor óleo a usar. Fui pesquisar e fiquei com a ideia, não sei se certa ou errada, que o melhor óleo é o de sésamo, depois o de girassol e depois o de coco. Gostava de saber a tua opinião sobre que tipo de óleo usar para problemas nas gengivas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu li é que o óleo de coco é o único eficaz no combate ao Streptococcus. mas também é uma questão de gosto, pois os óleos não são muito agradáveis ao paladar...

      Eliminar
  10. Interessantíssimo. Desconhecia por completo. Hei de tentar. Beijinho

    ResponderEliminar
  11. A água com limão há muito que faço. Agora gostava de experimentar o óleo, mas não sei onde se pode comprar, agradecia que me desse essa informação. Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Fiz hoje pela primeira vez com azeite que era o que tinha em casa. Devo procurar o óleo de coco na secção dos alimentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na zona dos produtos de dieta, sem gluten e coisas do género...

      Eliminar
  13. Isso é para ser um substituto à escovação ou é algo a mais a ser feito?
    Se for para substituir, sabe se há algum estudo que compara sua eficiência em relação à escovação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O oil pulling não substitui o escovar dos dentes. Tal como está escrito no texto, deve-se escovar sempre os dentes após o oil pulling.

      Eliminar
    2. Ah, tá! São essas sutis diferenças do português europeu para o brasileiro.
      É que a expressão "lavam-se os dentes" não é tão óbvia do lado de cá do Atlântico.

      Eliminar
  14. Muito interessante! Ultimamente meu interesse pela Ayurveda tem aumentado, vou pesquisar mais sobre essa técnica e começar a aplicá-la em meu dia-a-dia.

    Abraços!
    Camile

    Vida Minimalista

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita, quero tirar uma dúvida, a sequência do ritual é:
    - oil-pulling de 15 a 20m,
    - bochecho com água salgada,
    - escovar os dentes e
    - tomar a água morna com limão?

    Após quanto tempo eu posso tomar o meu café da manhã?
    Tem algum alimento que eu devo evitar após esse ritual?
    Obrigada e um grande abraço, Letícia.

    ResponderEliminar
  16. Eu compro o oleo no Martim Moniz, dada a temperatura em portugal,nesta altura está coalhado. Uso em varias coisas mas ainda nao usei para este efeito. Vou tentar.

    ResponderEliminar
  17. Mais uma novidade magnifica. Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Olá Rita.
    Por causa deste teu post decidi experimentar.
    Tenho alguns problemas de tártaro que apenas conseguia ver resolvidos com a limpeza feita no dentista.
    Passado pouco tempo via a placa a começar a formar-se na zona interior dos dentes do maxilar inferior.
    Quando comecei a fazer o oil pulling (à cerca de um mês atrás) a dita placa já lá se encontrava formada. Comecei a fazer o oil pulling de manhã depois de lavar os dentes e à noite continuei a lava-los e limpa-los com o fio dental.
    Ontem, ao passar o fio, a placa saiu.

    Visto que tenho este problema há alguns anos e que a única alteração aos meus hábitos foi o oil pulling, julgo que se deva a isso! :)

    ResponderEliminar
  19. Rita, «oil pulling» traduz-se por «bochechar com óleo». ;)))
    Também o faço quase todas as manhãs. Uns quinze dias depois de ter começado a bochechar com óleo de coco (extravirgem, claro, e de cujo sabor gosto muito), os meus dentes estavam mais brancos.
    Convém não deitar no lavatório, pois pode levar ao entupimento dos canos.

    ResponderEliminar
  20. tem bastante gente usando essa tecnica mesmo...sempre quis saber se realmente funciona....
    qicorte.blogspot.com
    www.ineditus.com.br

    ResponderEliminar
  21. Estou farta de procurar por esta informação, e não encontro em lado nenhum. Então, faz-se o oil pulling e depois lava-se os dentes. E depois então é permitido tomar o pequeno-almoço. Não se lava os dentes a seguir ao pequeno-almoço então? Obrigada desde já.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também lavo os dentes a seguir ao pequeno-almoço... mas mudei para uma escova macia em vez de uma média.

      Eliminar
  22. Olá Rita,
    Gostaria de saber onde comprar o óleo de coco?
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Olá Rita,

    Gostei muito desta informação.
    Copiei para o meu blog. Acho que a fonte está perfeitamente identificada e não tira qualquer mérito aquilo que por ti foi escrito.

    De qualquer forma podes consultar aqui:

    http://isamylifemyrules.blogspot.pt/2015/02/oil-pulling.html

    Se não estiveres de acordo é só dizeres e será apagado.

    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...