12/02/2014

O poder do silêncio

Hoje, um post em forma de sketchnote. Eu gosto de tirar apontamentos dos livros à medida que os leio e tento introduzir o mais importante numa página A4. Aqui ficam as minhas notas de um pequeno ebook da Angela Artemis e Steve Aitchison, The Power of Silence, ou o poder do silêncio (clica na imagem para abrir uma maior). Espero que entendas a minha caligrafia! (eu própria às vezes não a percebo...)





>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Bom dia Rita,
    É muito agradável encontrar alguém que valoriza o silêncio. Eu sou uma pessoa do silêncio. Preciso muito dele para me poder escutar e estruturar. O nosso filho mais velho já demonstra a mesma necessidade. Quando regressa da escola (un inferno de ruído!), precisa urgentemente de passar alguns minutos no quintal a usufruir do contacto com a Natureza. Penso que é o seu modo de se reencontrar. E enquanto Família fugimos o mais possível do ruído, porque sabemos que ficamos muito rabugentos e impossíveis de aturar. As pessoas são todas diferentes e possivelmente nem todas precisam tanto do silêncio como nós, mas também me parece que na azáfama dos dias muitas nem conseguem parar e perceber o quanto necessitam dele. Os calmantes teriam menos saída se se recorresse mais ao silêncio...

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade. Sou católica e em Dezembro participei, pela primeira vez, num retiro espiritual em que o primeiro dia foi passado em silêncio. De início a ideia chocou-me um pouco e pensei que não fosse conseguir, mas depressa me deixei envolver pelo silêncio e pela meditação. O conforto que senti nesse dia foi tão grande, que aquelas horas passaram quase sem eu dar por isso. A minha alma ficou completamente retemperada, por isso a partir daí os exercícios de meditação fazem parte da minha rotina. É sem dúvida uma prática que recomendo a todos, seja qual for a religião que professem.
    Um beijinho
    Soraya

    ResponderEliminar
  3. Eu costumo sublinhar ou marcar com notas.
    Ideia gira!

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  4. Como tenho uma serie de dificuldades em estar em silencio, participei num retiro espiritual perto de Dharmashala, India, onde Dalai Lama se encontra exilado. Era num templo budista chamado de Tushita e durante 10 dias estávamos 80 pessoas oriundas de diferentes locais do mundo, em silencio, a meditar e a aprender o dharma (ensinamento budista) através de um monge. Foi sem duvida das experiencias mais marcantes da minha vida e quem me dera o fazer todos os anos. Já ouviste falar no Vipassana? Também gostava de experimentar.

    ResponderEliminar
  5. Adivinhou! Eu estava vendo outro dia uma foto dessas anotações que você fez sobre o poder do silêncio, me desdobrando para ler tudo, mas a foto estava cortada. Aí, eu abro o blog hoje e... Tcham!!! Eis as anotações!
    (Se continuar assim, ler seu blog não vai ser mais um hábito, vai ser vício!!! :-)

    Sobre a sua letra, tudo certo. Nenhum hieroglifo. Só mesmo algumas diferenças do português de Portugal para o do Brasil, mas coisinha de nada.
    Sobre o método do post em forma de mapa mental, inovador. Gostei, pode repetir, se quiser.
    Sobre o tema, na mosca! Adorei.

    Esse mês estou me disciplinando a meditar todos os dias. Tenho a meta de cultivar 12 hábitos (um para cada mês do ano. Inspirado no "Sea Changes" do Leo do Zen Habits, mas adaptado aos hábitos que me interessam cultivar) e estou toda orgulhosa de minhas evoluções. Claro que não está infalível, mas isso também é um desafio: não se frustrar com as falhas e continuar assim mesmo. E vamos que vamos!!!
    Beijos brasileiros!
    Cintia

    ResponderEliminar
  6. Tenho tanto que aprender sobre isto!
    Obrigada Rita!!!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom!!

    Eu também costumo resumir o que leio num caderninho!!

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...