07/05/2014

Livros (e aulas) de Yoga || As minhas recomendações

Muitos leitores já me perguntaram que livros eu recomendo para quem quer iniciar-se na prática do yoga e o que não faltam por aí são livros sobre o assunto... Eu tenho muitos livros, demasiados até, mas ficam aqui algumas sugestões. Não esquecer que, em termos da minha prática física de yoga, eu pratico ashtanga vinyasa yoga, que é um estilo com características muito próprias...

Para começar, há que entender o que é o yoga. Yoga não é só as posturas físicas... isso é uma pequena parte. Se queres aprender mais sobre o que é o Yoga e os seus vários aspectos, recomendo estes três livros (eu tenho em inglês e não sei se existem traduções):

Yoga Mala, Sri K. Pattabhi Jois
Jois é o guru do ashtanga vinyasa yoga e neste seu livro ele aborda com uma linguagem muito simples e compreensível o caminho do yoga, os yamas e niyamas, e, claro, explica toda a primeira série do ashtanga yoga.



Four Chapters on Freedom, Swami Satyananda Saraswati
Este livro é um comentário aos Yoga Sutras de Patanjali. Os Yoga Sutras são, digamos, a bíblia do Yoga, um dos textos mais importantes e mais simples sobre a filosofia e a prática do yoga. Neste livro, Swami Satyananda explica cada sutra de forma muito clara (porque os Yoga Sutras são difíceis de compreender para o comum ocidental...).



Beyond Power Yoga, Beryl Bender Birch
Birch estudou ashtanga yoga na Índia com Sri K. Pattabhi Jois e divulgou a prática de ashtanga no ocidente com o nome de power yoga. Neste livro, Birch aborda as oito partes do Ashtanga ou Raja Yoga de forma simples e com muitos episódios da sua vida pessoal. É um livro mais leve que os outros dois que referi e é uma boa introdução aos vários aspectos do yoga, mas, infelizmente, não conheço traduções em português...



Em relação a aulas de yoga, o que não falta por aí são estilos, escolas e professores com todo o tipo de formação... Já referi aqui o que conheço de aulas de yoga em Faro e continuo a receber emails a perguntar onde se pode praticar yoga noutras localidades de Portugal. Como digo sempre, não conheço mesmo muito mais, porque vivo em Faro, mas para quem quiser iniciar-se na prática de ashtanga, aqui ficam dois dos melhores locais em Portugal para o fazer (que eu conheço e, claro, recomendo!):

> em Lisboa, na Casa Vinyasa, com a Isa Guitana
> em Vila Nova de Milfontes, na Herdade do Freixial, com o Tarik Van Prehn e Lea Perfetti (foi aqui que fiz o retiro que referi)


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

4 comentários:

  1. Há muitos anos fiz Yoga muito boa no Corporeus em Montenegro. Agora não sei como está.

    Em casa faço as rotinas da Sadie Nardini, retiradas do YouTube. :)

    ResponderEliminar
  2. Aiii e esse post sobre o retiro que não chega. Estou em pulgas Rita! :)
    Uma sugestão: Já que recebes tantos emails a perguntar a mesma coisa porque é que não deixas uma imagem com o link para este post no side bar? Assim era só clicar, não precisavas de receber os mesmos emails over and over again.

    ResponderEliminar
  3. É uma pena que a maioria dos centros de yoga não se preocupem a passar mais a filosofia do yoga nas aulas para além do ensino das posturas.

    ResponderEliminar
  4. Appreciate this post. Will try it out.

    my website - world of tanks damage panel

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...