08/11/2015

O reencontro

Depois do último post, fiz uma introspeção séria e percebi porque é que me sinto assim, perdida, desorganizada... Porque nestas alturas de maior stress, de maior trabalho, a primeira coisa que deixamos de fazer é exatamente a mais importante, aquela que devia ser sempre uma prioridade - tratar de nós próprios.

Nestes últimos dias ou semanas pratiquei pouco yoga (dei aulas, fiz uma aula, mas a prática pessoal em casa foi muito reduzida), quase que não meditei, não bebi a água morna com limão de manhã... não fiz uma série de outros rituais que são essenciais para o meu bem-estar e isso refletiu-se em tudo o resto.

Há outra coisa que eu bem sei que me faz sentir assim - é quando tenho a casa desarrumada. Casa desarrumada, mente desorganizada. Não gosto. Na sexta feira à tarde, depois de ter escrito aquele desabafo, fiquei em casa e pus ordem em tudo. Lavei roupa, estendi roupa, arrumei roupa, lavei louça, organizei papéis... Dá-me logo outro ânimo ter as coisas como deve ser!

A questão é: como manter esses níveis de organização e arrumação no dia a dia? A resposta toda a gente sabe: fazer um pouco todos os dias. Qualquer um de nós tem pelo menos 15 minutos por dia para arrumar e limpar a casa! Mas, claro, esquecemo-nos disso e só nos lembramos à hora de ir dormir... A solução? Um lembrete no telemóvel. É o que vou fazer daqui para a frente. Toca às 21h45 todos os dias para me lembrar de dar um jeito à casa antes de ir dormir.

Relativamente ao yoga e à meditação, não tenho desculpa. Eu tenho de facto acordado sempre cedo, mas como tenho andado com frequências, acordo com a ideia de praticar, mas depois começo a sentir-me culpada e ponho-me a estudar... Não pode ser! Há tempo para tudo, e se fizer a minha prática, ainda estudo e trabalho melhor. Se quero mesmo estudar de manhã... acordo mais cedo para ter tempo para tudo, mas substituir a prática do yoga pelo estudo da psicologia... isso não pode ser!!

Esta semana vou, portanto, focar-me nestas duas alterações:

> acordar e praticar yoga; o estudo é depois do jantar, não às 6 da manhã!

> dar uma geral à casa todos os dias, durante 15 minutos, às 21h45

Vejamos como corre. Além disto, já tenho a semana toda planeada. Tenho duas aulas de yoga para dar, já preparadas, uma aula de yoga para fazer e mais uma aula de piloxing knockout (enquanto tenho um dos miúdos no judo; é uma boa forma de aproveitar o tempo). Tenho os compromissos na agenda, as tarefas mais importantes para a semana, sei as refeições que vou fazer e os snacks que tenho que levar para o trabalho. Está tudo pronto para mais uma fantástica semana!!


11 comentários:

  1. Domingo e mesmo isso, aquele dia que fazemos menos para ganhar energias para a semana que aí vem. No final do dia gosto de pegar na agenda a planear com detalhes para ir riscando durante a semana.

    Espero que está semana seja super produtiva, depois conta nos se o teu novo plano resultou.

    ResponderEliminar
  2. Boa semana! Sinto o mesmo quando tenho a casa desordenada. Nem me reconheço de tão irritada que fico...

    ResponderEliminar
  3. Parece egoísta mas não é. Devemos cuidar sempre de nós em 1.o lugar. Isso eu já sei há muito tempo, mas quando as solicitações são muitas é difícil fazê-lo. Porque nos deixamos sempre para trás? É uma luta. Será feitio ou educação? Vamos lá cuidar de nós e do nosso bem estar, para depois responder às exigências da vida. :-)

    ResponderEliminar
  4. oi Rita!

    Levou muito tempo para você conseguir praticar sozinha yoga em casA? Ainda me sinto bem dependente das instruções e correções nas aulas...

    ResponderEliminar
  5. Li o livro Sabedoria e Liderança do Robin Sharma à pouco tempo e ele diz que para sermos líderes da nossa própria vida consiste também na renovação pessoal e isso faz-nos melhorar em tudo o resto, o que nos dá uma visão de que este investir em nós serve para isso mesmo, termos melhor desempenho em tudo o resto :)
    Tirar o tempo que precisamos para tal leva-nos a ter outra maneira de estar por isso, força! =)

    ResponderEliminar
  6. força, que tenhas uma óptima semana!

    ResponderEliminar
  7. Há semanas que me sinto da mesma forma. Especialmente quando minha casa fica desarrumada. Nossa, odeio casa bagunçada, fico muito muito muito estressada mesmo. Eu olho para os lados e não sei por onde começar, fico irritada e ligo o computador para assistir série e comer biscoito, o que piora as coisas. Aí eu engordo, me sinto um lixo e quando eu vejo que não dá mais para viver assim, eu me recomponho, me organizo e fico feliz novamente. Vida organizada é vida feliz!

    ResponderEliminar
  8. Acho que este espírito anda a afetar muita gente. Falo com mais colegas que se sentem exacerbadas de trabalho, cansadas e desmotivas, eu incluída. A mim a casa desarrumada é meio caminho andado para mente poluída e perdida, tento sempre começar por aí.
    Regras é o que se precisa :)

    ResponderEliminar
  9. Estou me sentindo assim também,perdida. Tenho estado muito cheia de afazeres por causa do trabalho e dos preparativos do casamento e nem sinto mais que sou eu mesma. Tomara que consiga me achar, assim como você.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita,

    Aqui quem fala é Isabele e falo diretamente do Brasil. Rita, seus textos me inspiram muito e me ajudam um bocado. Principalmente os textos sobre vida minimalista. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...