03/11/2011

Outubro é mês da poupança - balanço final ~ No spend month - final

No início de Outubro, inspirada pela Rachel, decidi aderir ao desafio do No Spend Month. O conceito é gastar apenas um pequeno montante pré-definido de dinheiro durante um mês. O objectivo é tornarmo-nos mais disciplinados em relação ao dinheiro que gastamos e, no processo, pouparmos algum dinheiro.
Os montantes variam como é óbvio de acordo com a realidade de cada pessoa. Os valores que estabeleci para mim foram:

~ 300 euros de supermercado
~ 20 euros de gasolina
~ 50 euros de mesada para mim

Bem, resultados... só cumpri o da gasolina, e só porque ainda tinha alguma no depósito do mês anterior...

Gastei:

~ cerca de 350 em supermercado
~ 20 em gasolina
~ cerca de 70 comigo

Apercebi-me que a maior fatia dos gastos de supermercado vai para os animais, produtos de higiene e beleza e... papa cerelac... Agora já sei onde tenho que poupar. Nos animais nem pensar, mas tenho usado cada vez mais produtos de beleza e limpeza da casa naturais, que são mais ecológicos e baratos. Quanto à papa cerelac, é o pequeno-almoço dos miúdos, mas já é altura de eles começarem a comer coisas de gente grande (que eles já são grandes também...).
Mas eu devo ser maluca, pois este mês estabeleci 250 euros para compras de supermercado. O corte foi nos produtos de beleza e limpeza, que faço em casa (partilharei mais receitas em breve). Vou voltar a fazer pão na máquina e comprar menos papa cerelac. E não vou mais comprar daquelas sopas e saladas em saco, já cortadas e lavadas. Vamos lá ver como isto corre. Por enquanto bem, pois já fiz as compras da primeira semana de Novembro e gastei apenas 47 euros.

Em relação à minha mesada, almocei umas quantas vezes aqui na universidade, e foi isso que me fez gastar um pouco mais que o previsto. A solução é fazer sempre jantar a mais para trazer no dia seguinte. Se não sobrar nada, fazer alguma coisa de propósito para trazer. Sempre sai mais barato e mais saudável...

E vocês, que tal correu? Contem-me tudo, que pelos vistos preciso de mais inspiração!...

Mais posts deste desafio:



I love Rachel Meeks' blog Small Notebook and her No Spend Month challenge. The concept is to spend only a small and pre-established amount of money during one month. The goal is to become more disciplined about the money we spend and save some money in the process. I love the idea! So I decided to give it a try in October!

My amounts (according to each person's reality):

~ spend max 300 euros (ca. 400 USD) on groceries (we're a family of 4)
~ spend only 50 euros (ca. 67 USD) on my personal stuff
~ spend only 20 euros (ca. 27 USD) on gas (I'll have to walk a lot this month...)

Now that the month is over... well... I did spend only 20 euros on gas, but I spent more in the other categories:

~ ca. 350 euros on groceries
20 euros on gas
~ ca. 70 euros for my personal stuff

I realised that pets' stuff and homecleaning and beauty products are a huge part of this total... and Cerelac for my kids' breakfast. Now I know were I should save. Not on my pets, of course! But now I've been using more natural and homemade cleaning and beauty products. As for Cerelac, it's about time for my kids to start eating like grown ups...
But I've probably gone nuts, because I established only 250 euros for groceries in November. I'll keep making and using home cleaning and beauty products. I'll make bread at home and buy less Cerelca. And I'm not going to buy more precut and bagged vegetables... Let's see how it goes... For now is going fine; I spent only 47 euros on the first week of November.

As for my allowance, I spent more than the budget because I had lunch a few times here at the university. I have to cook more at dinner to bring the leftovers to work. Cheaper and healthier!

15 comentários:

  1. Foi quase!
    Meus parabéns, este mês você consegue!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita,
    Eu também, inspirada por ti, controlei as contas de outubro. No supermercado gastei aproximadamente 400 euros. Serviu sobretudo para perceber onde gastamos a mais e como podemos poupar. Em Novembro espero ficar abaixo dos 300 ou muito próximo... O pão fazemos em casa, iogurtes (que consumimos muitos) passámos a fazer e também estou de olho nos detergentes feitos em casa (os da loja são mesmo caros!), bebidas, além de água, só ao fim de semana, os cereais por aqui é Nestum :) mas também gostam do marca branca, parece-me é mais doce (preciso averiguar...). As refeições fora são cada vez menos frequentes e os gastos pessoais muito mais ponderados. Vamos ver como corre este mês :)

    ResponderEliminar
  3. Pois é, os animais "levam" muito dinheiro!
    As crianças, pronto...é aquela base, gostamos de dar todos os miminhos e pode-se sempre ir alternando com produtos de marca branca (mas não é o caso da Cerelac, que a isso nada se compara, até eu gosto!)
    Vegetais em saco, é sim uma coisa a poupar, porque esse produtos embalados vão passar para 23%!
    Produtos de beleza, pouco ou nada gasto, pois não pinto unhas, nem cabelo, nem me maquilho!
    Beijinhos e boas poupanças!

    ResponderEliminar
  4. Eu gasto muito dinheiro é nos lanchinhos da escola da miúda, todos os dias leva 2 lanches. Mas também ando a ver como poupar mais ( só se deixar de comer ). Beijinho e boa quinta feira.

    ResponderEliminar
  5. Fabiana Freire03/11/11, 20:14

    Eu também costumo fazer de vez em quando um mês de poupança, mas a lógica não é tanto não gastar nessas despesas mais obrigatórias, mas em tudo o resto. Basicamente, nesses meses, só há uma regra cá em casa: "Não comprar nada que possa ser comprado no mês seguinte." E garanto que poupamos muito. Deixa de haver compras por impulso, compra de produtos que não fazem parte da lista de compras, despesas com roupa, ou produtos de beleza, ou utilidades para a casa, tudo... e aquilo que verificamos é que na maioria dos casos o que podia ficar para o mês seguinte já não é necessário. Nunca tinha comentando, mas quero que saiba que a sigo bem de perto e que dou testemunho da sua cruzada a amigos, no trabalho e em família. Gosto muito de a ler!

    ResponderEliminar
  6. Eu almoço em casa (para já tenho essa sorte) e tento ter tempo para tomar o café por cá e assim poupar esses 60 cêntimos. Para o lanche costumo levar fruta.
    Ao pequeno almoço recorro a cevada ou chocolate no leite, mais uma torradita, e assim poupo imenso. Isto porque se comprar cereais, gasto-os num instante, enquanto a cevada custa o mesmo que um pacote de cereais e dá para imensas vezes.
    Nessas áreas poupo, mas o meu problema têm sido os gastos imprevistos. Todos os meses (com raras excepções) tenho despesas imprevistas, na ordem dos 100 euros. Portanto passo o tempo a poupar pois já sei que a despesa extra tarda mas aparece :(

    ResponderEliminar
  7. Rita, vou dar algumas sugestões baseadas no que tenho feito cá por casa:

    - em vez de comprar saladas já prontas a consumir, prefiro comprar alface (é a verdura que mais uso nas saladas), colocar as folhas numa bacia com água abundante, juntar umas gotas de vinagre para desinfectar e deixar de molho. Depois, é só lavar novamente, tirar o talo mais duro (que vai para a panela da sopa ou é congelado para quando a fizer), e colocar tudo numa caixa plástica. Da minha experiência, notei que se colocar um guardanapo de pano embebido em água e bem torcido no fundo da caixa e outro por cima das folhas de alface, esta conserva-se melhor e por mais tempo.

    - Em vez de comprar mistura para sopa em saco, compro uma quantidade generosa de legumes da minha preferência (nabo, couve-flor, alho-francês, cenoura, etc), lavo-os muito bem, corto em pedaços e congelo em sacos próprios, com a quantidade que preciso para cada sopa. Na altura de fazer a sopa, tiro água quente para uma panela, junto um saco de legumes congelados, junto batata (é a única coisa que não me atrevo a congelar!),tempero com sal e rego com um fio de azeite. Quando estiver pronto, reduzo a puré e se me apetecer junto uma verdura (espinafres, repolho, etc). Estas verduras também podem ser compradas em grandes quantidades, lavadas e arranjadas e, posteriormente, congeladas (há quem goste de as escaldar em água fervente primeiro).

    - Falou-se aqui dos cereais de pequeno-almoço. Deixei de os comprar e optei por flocos de aveia. É barato e as papas de aveia dão um nutritivo pequeno-almoço ou lanche, além de serem fáceis de preparar.

    - Para os lanches, uma boa opção passa por fazer bolos em casa que possamos colocar na lancheira dos míudos ou levar para o trabalho. Deixo algumas sugestões lá do meu estaminé:
    http://terapiadostachos.blogspot.com/search/label/bolos
    http://terapiadostachos.blogspot.com/search/label/queques
    Outra boa ideia é levar chá, cevada ou outra bebida que se goste num termos e, além de se poupar dinheiro, evita-se beber o mau café das máquinas de venda automática (já para nem falar do crime ambiental que são os copos de plástico).

    Desculpa o tamanho do comentário... Espero, no entanto, ter sido útil a alguém. Bjs!

    ResponderEliminar
  8. O mês de Outubro correu bem, poupei bastante. Tenho feito iogurtes em casa, só tenho comprado alguns líquidos para o miúdo levar para a escola. Tenho feito mais bolinhos e bolachas, também para ele levar.
    Em refeições também poupamos bastante, como trabalho por turnos, os meninos comem em casa da sogra quando eu não estou.;)
    Quando estou em casa tenho feito comidinhas mais económicas e este mês fui gastando o que tinha no congelador.;)
    Ando a tentar cortar no que posso e a viver uma vida mais simples, graças a ti!

    ResponderEliminar
  9. Quanto aos animais, tenho uma gata, muito fidalga e elegante, até a comer é fina e poupada, come pouquinho. No Natal passado fui a Espanha, a comida para os animais é mais barata lá. Comprei duas grandes sacas de Friskies e ela, poupadinha, ainda não comeu tudo. Não, não passa fome! Não lhe tiro a comida, ela é que tem a mania das dietas. Acho que ela não come, debica.

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia do "mês da poupança", acho que estou a tentar implementar o "ano da poupaça", com tantos cortes vai ter que ser, se n quiser cortar na poupança...

    ResponderEliminar
  11. Que iniciativa fantástica. Infelizmente, tenho consciência de que ando a gastar DEMASIADO em futilidades. Sempre tive uma mesada pequena e quando comecei a receber (e por estágio, recebo razoável), gasto demasiado.

    Ora bem, dou 250 euros à mummy, para a ajudar. :)
    Gasto cerca de 100 euros por mês em voyages ao Porto, para estar com o namorado. Ele vem cá, eu vou lá, uma mão lava a outra e a gasolina reparte-se.

    Cerca de 200 ou 250 têm sido gastos comigo, só em roupa e parvoíces. Se, nos primeiros meses, poupava metade do salário, agora não me sobra nada. Uma estupidez.

    ResponderEliminar
  12. rita, por aqui uma das medidas que tomámos (inspirados em ti) foi de reduzir na conta do supermercado. normalmente gastamos 200 e picos e este mês estipulamos reduzir para 150 eur!embora nao tenhamos animais, temos um bébé de fraldas e uma criança que não pode comer produtos lacteos...), mas estou confiante de que vamos conseguir!
    continua pq és uma inspiraçao, bjnhs!
    ps - já puseste as velas na sala? ;)

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelas dicas! Também tenho que alterar alguns hábitos para poupar mais...

    tostão, tenho as velas, sim! estas: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/26496710/

    ResponderEliminar
  14. Ritam eu já tinha feito o meu balanço no dia 20, porque como recebemos nesse dia é a partir daí que contamos o nosso mês financeiramente falando. Tal como tu, a perte do supermercado correu menos bem, mas vou continuar!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  15. Ai Rita quem me dera conseguir poupar em algumas ocisas. Supermercado nunca gasto menos de 300/400 euros. Gasolina sempre mais de 250 euros, colégio 450 euros . Almoço eu e o meu marido todos os dias fora porque não temos outra solução... and so on Enfim tenho de me reorganizar mesmo!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...