03/12/2012

As minhas 168 horas

Depois de ter passado uma semana inteira a apontar o que faço, chegou a hora de olhar para os registos e fazer contas. Comecei de facto a fazer as contas, agrupando as actividades, para fazer uns gráficos todos giros para vos mostrar, mas faltavam-me algures umas quantas horas, e em vez de voltar a somar tudo novamente, decidi fazer um balanço mais qualitativo da minha semana.

Dividi as várias actividades pelas seguintes categorias:

- dormir
- relaxar
- tempo de qualidade com os miúdos
- ler (coisas não relacionadas com trabalho)
- ver televisão
- trabalho
- blogging/coaching
- computador
- rotinas diárias (inclui muita coisa... tratar da casa, tratar de mim, comer, etc.)

Contas feitas, verifiquei que dormi, em média, 7 horas por dia; uns dias mais, outros dias menos, mas senti-me sempre bem.

Como eu já desconfiava, vejo muito pouca televisão. Em 7 dias, vi um filme, dois episódios do Happy Endings e um do Grey's Anatomy (foram cerca de 3 horas, ou seja, uma média de 25 minutos por dia). Muitas vezes estou no sofá da sala e o J. está a ver televisão, mas eu estou ao computador ou a ler, por isso não ligo.

Apercebi-me que até passo bastante tempo de qualidade com os miúdos - uma média de 1h40 por dia em que estou totalmente focada neles. É bom! (pensei que fosse menos tempo) Claro que passo muito mais tempo com eles - não estou aqui a contar com todos os outros momentos em que estamos juntos, como nas idas e vindas da escola, às refeições, no sofá ao serão, quando estou a tratar da casa e eles ajudam... eles também passam muito tempo um com o outro a brincar (é uma das vantagens de terem menos de 1 ano de diferença de idade!).

Li, em média, 45 minutos por dia. Durante esta semana, li um livro inteiro (A Story of Debt) e é esse o meu objectivo: ler 1 livro por semana. Neste departamento estamos bem!

Relaxei 1 hora e meia por dia, em média, claro! Parece-me bem.

Passei, em média, 1 hora e meia por dia a tratar do blog ou do coaching. O tempo ao computador a navegar pela internet ou a pesquisar coisas não relacionadas com trabalho ou com o blog foi, em média, 45 minutos por dia. Estou contente, pois pensei que passasse mais tempo em deambulações pela internet....

Não estou é contente com o tempo que passei a fazer exercício físico: uma hora e meia, que corresponderam a 3 treinos com a Jillian Michaels. No fim de semana andei de bicicleta, mas não contei como exercício físico, pois não me cansei assim tanto quanto isso...

Também não estou contente com o tempo que passei a trabalhar - pouco mais de 5 horas por dia (sem contar com o fim de semana). Eu não me oriento pelo tempo de trabalho, mas sim por tarefas para cumprir num dado dia ou semana, mas desde que comecei a sair mais cedo da universidade para ir buscar os miúdos à escola, que sei que tenho que trabalhar em casa de manhã. A ideia era levantar-me às 5 e trabalhar até às 7, mas só o faço quando tenho coisas urgentes para acabar. Espero que a minha nova wake-up light me ajude nesta tarefa hercúlea de acordar de madrugada para trabalhar... Seja como for, o meu trabalho é muito irregular, em termos de horas de trabalho. Quando tenho saídas ou experiências, posso trabalhar 10 horas ou mais por dia (hoje, por exemplo, estou a prever um dia de trabalho de cerca de 10 horas - levantei-me às 5h e só devo parar lá para as 18h)... mas em alturas em que estou mais cansada ou desmotivada, o trabalho não rende tanto... E em alturas como esta semana, em que não tenho trabalho prático para fazer e estou a escrever artigos, não consigo estar 7 ou 8 horas a puxar pela cabeça! De qualquer modo, o que escrevo em 8 horas de trabalho não é muito mais do que o que escrevo em 3 ou 4 horas de trabalho focado de manhã...

Por fim, passei muito tempo nas rotinas... tratar da casa, tratar de mim, comer, andar de um lado para o outro... Quase 4 horas por dia nisto. Há coisas que têm mesmo que ser feitas, mas sei que posso passar menos tempo a tratar da casa (às vezes aspiro a casa em dias seguidos, sem necessidade...).

Resumindo:

- estou contente com o tempo que passo a ler, a relaxar e com os miúdos

- tenho que passar mais tempo a trabalhar (implica acordar mais cedo...) e a fazer exercício físico

- tenho que passar menos tempo a tratar da casa

Daqui a uns tempos volto a fazer este exercício para ver se as coisas melhoraram!

E vocês, como aproveitaram as vossos 168 horas?

10 comentários:

  1. Oi Rita, bom resumo da semana, eu tentei mas fiquei pelo 3º dia, ainda não encontrei a melhor maneira de organizar e anotar o tempo, não pode ser ao minuto mas também não pode ser quando me apetece, ainda não encontrei o meio termo, a tua divisão das tarefas pode ser uma ajuda a ver se me organizo. Vou começar hoje novamente a ver se acerto.

    ResponderEliminar
  2. Rita creio que as rotinas diárias nos desgastam quase tanto (para não dizer tanto mesmo) quanto o trabalho profissional. Por isso considerando que fazes uma média de 5 horas de trabalho e mais umas 4 de rotinas eu sinto que é extraordinário! Além disso, por questões óbvias, nem citas o stress que causam as burocracias, o transito e afins, o que na época em que vivemos está cada vez mais tenso e sabemos que não tem como fugir...

    Parabéns ainda pelo tempo de qualidade que dispensas com os filhotes. Sou professora (e sem me querer repetir sobre os tempos que correm...) isso é algo que está a tornar-se "esquecido" para alguns pais e consequentemente reflexo nas novas gerações...

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Adorei acompanha-la nesses dias, ver o balanço melhor ainda... eu não consegui anotar tudo... essas mudanças é tudo muito novo para mim ainda e no fundo confesso, fiquei com medo de ver o resultado, tenho me esforçado muito em cumprir as rotinas, chegar a horas na escola das miúdas e no trabalho... e tenho conseguido... E acho que tenho feito grandes progressos, hoje comecei a fazer exercício físico, consegui levantar-me as 6hrs, não liguei a televisão um só dia durante a semana e vi aproximadamente 20 minutos no fim de semana que foi bonecos com minhas filhas, e o que mais gosto nisso tudo é consegui organizar-me para buscar as miúdas mais cedo a escola e passamos muito tempo juntas a fazer muitas coisas que sempre queria e dizia a mim mesmo nunca vou ter tempo para isso. Tudo é questão de organização! Sei que sou repetitiva, mas não canso de agradecer as tuas ricas ideias divulgadas cá no Blog... tu nem imaginas o quanto tem ajudado-me. Um grande beijinho. Geovana

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita!

    Fiz um link no meu blog para o teu post sobre o famoso detergente para roupa. Já fiz e adorei os resultados...Obrigada pela partilha!

    http://asnotasdapipinha.blogspot.pt/2012/12/detergente-ecologico.html

    Beijinhos,

    Pipinha

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Esta ideia de contabilizar a forma como gastamos as 168 horas é muito boa, embora dê algum trabalho estar constantemente a registar tudo. Ainda assim, consegui manter o registo durante uma semana e antes de começar, adicionei uma coluna na folha excell onde coloquei aquilo que considerava ser o tempo ideal que gostaria de gastar por semana em diferentes coisas. Isto ajudou-me a comparar a realidade com o objectivo e a ver o que precisa de ser alterado.
    Em resumo, concluí que:
    passei mais tempo a dormir do que gostaria embora isto não me tenha surpreendido, pois já tinha reparado que ultimamente ando particularmente cansada e a dormir mais do que o normal (uma média de 8.2 horas, quando o bjectivo eram 7...)
    passei muito mais tempo a cozinhar/arrumar/fazer compras e andar de um lado para o outro do que queria
    o tempo de lazer está quase como o objectivo (em média passei meia hora por dia a ler coisas não relacionadas com o trabalho, outra meia hora a passear no campo/jardim/horta, menos de 15 min na internet e 10 min. a ver televisão).
    Por outro lado, dediquei menos tempo ao trabalho do que o que queria (cerca de 4 horas por dia, quando o objectivo seriam 5.5), menos tempo ao exercício físico e menos tempo à família, embora reconheça que o objectivo inicial era bastante ambicioso: 6,5 horas diárias (a realidade foram perto de 5).
    Em conclusão, preciso de dormir menos, passar menos tempo em tarefas domésticas e compras/deslocações e mais tempo a trabalhar, a fazer exercício e com a família. já agora, também gostava de desencantar mais uns minutitos diários para ler, por isso talvez tenha que alterar os objectivos.
    E vou, sem dúvida, voltar a fazer o registo daqui a algum tempo, para ver se consegui. Obrigada pela ideia!

    ResponderEliminar
  6. Oi Rita! Também consegui fazer os registros na semana passada e percebi que gasto muito tempo (mais do que gostaria) com burocracias e rotinas, e menos tempo do que gostaria/deveria fazendo coisas importantes (exercício físico) ou até mesmo coisas que gosto (leitura de livros, porque de blogs acho que já está demais).
    Achei bem interessante essa proposta de anotar as 168 horas. Agora é hora de implementar mudanças!

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita! Adorei o seu blog. Resolvi comentar porque achei muito interessante a forma como você escreve, fazendo com que os leitores se sintam contagiados com suas metas minimalistas. Saiba seus textos me deram o impulso necessário para iniciar as atividades que vinha procrastinando há tempos... Obrigada por partilhar suas experiências! Um abraço,

    ResponderEliminar
  8. Acordar mais cedo ainda Rita?? Olha que as horas de sono também são muito importantes para produzirmos durante o dia! :)

    ResponderEliminar
  9. Sugiro este otimo ensaio: http://opinionator.blogs.nytimes.com/2012/06/30/the-busy-trap/

    Se vc consegue fazer o que realmente precisa fazer nas 5 horas de trabalho, nao faz mal. Eu nao dormiria menos para trabalhar mais se nao eh coisa de sobrevivencia.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por este desafio, pois inspirou-me a fazer o mesmo. Apenas fiz na semana seguinte e terminei ontem. Fiquei contente com muitas coisas mas ainda há algumas que tenho que mudar. Apesar de limpar a casa durante a semana, ao fds ainda gasto muito tempo com as rotinas domésticas, sobretudo a tratar das roupas (acho que se deve sobretudo ao bi-horário e também acho que lavo muita roupa desnecessariamente, roupa que não está suja até…). Quero acordar sempre mais cedo durante a semana (e nisso conto com a ajuda do grupo das manhãs) e quero ainda tratar mais de mim e passar mais tempo com a cara-metade, pois no meio de tantas rotinas muitas vezes esquecemo-nos do mais importante: nós próprios e aqueles de quem mais gostamos (não contando que ao tratar das rotinas domésticas também estamos obviamente a tratar dos nossos…). Ah e outra coisa muito importante: tentar fazer tudo com calma, pois sinto sempre que ando a correr!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...