28/12/2012

Um 2012 simples - balanço

Há 1 ano, falei aqui sobre os meus problemas com as resoluções de Ano Novo - e com os objectivos em geral. O viver sem objectivos não é um conceito fácil de entender, mas muitos posts do Leo Babauta e dos The Minimalists ajudaram-me a perceber as vantagens de matar a to do list. Mais recentemente, o livro Goal-Free Living veio esclarecer o conceito, cimentar o que já sabia e ajudou-me também a organizar e compreender os meus sentimentos em relação a viver sem objectivos.

Há 1 ano, já me sentia imensamente atraída por este conceito. Mesmo assim, há 1 ano ainda fiz resoluções de Ano Novo, mesmo admitindo que as resoluções que faço geralmente não são cumpridas, o que é, obviamente, desmotivante.

Mas como mesmo assim as fiz, faz todo o sentido fazer um balanço de fim de ano.

Então foram estas as minhas resoluções para 2012:

1. Físico
~ alcançar a melhor forma física de sempre
~ melhorar o meu ténis


Estava tudo bem encaminhado, até que parti o pé em Julho... a jogar ténis. Depois de muito pensar, deixei o ginásio, jogo ténis quando me apetece, faço os videos da Jillian Michaels em casa e quero voltar para a natação para aprender a nadar mariposa, o único estilo que nunca aprendi...

2. Alimentação
~ comer mais fruta, legumes e sementes
~ fazer refeições super saudáveis para a família


Sim, parece-me que a nossa alimentação é mais saudável. Como muito mais peixe do que comia, mas sementes nem por isso...

3. Relações
~ mais tempo de qualidade com a família
~ criar/estabelecer tradições familiares


Sim! As coisas melhoraram bastante! Muito tempo com a família, actividades ao ar livre, jogos, escapadinhas de fim de semana! E a televisão apagada ou sem som em muitos serões.

4. Intelecto
~ ler 2 livros por mês
~ fazer puzzles


Eu leio bastante, sobretudo não-ficção. Em certas alturas li muito mais que 2 livros por mês - mas quero ler mais ficção. Puzzles? Fiz um, quando tinha o pé engessado, de 1000 peças - serve?

5. Hábitos
levantar-me cedo sempre
~ seguir as rotinas da manhã, da tarde e da noite
~ 1 dia por semana sem ligar o computador


O levantar cedo (leia-se entre as 5 e as 6 da manhã) tem sido cada vez mais fácil, com o apoio dos membros do grupo do facebook Bom Dia Manhãs e com a wake-up light, que simula o nascer do sol e acorda-me com passarinhos a cantar. 
As rotinas já estão tão enraizadas que faço-as sem pensar - e contribuem imenso para não andar sempre em correrias.
Um dia por semana sem ligar o computador... sou absolutamente incapaz de tal coisa...

6. Finanças
~ poupar 40-50% do que ganho
~ viver de forma mais frugal e verde

Poupamos bastante, mas acho que não chega a 40%, depende do mês. Na verdade, vi as nossas poupanças crescerem imenso durante este ano, e orgulho-me bastante da minha mão de ferro a gerir o dinheiro. Há uns anos, só sabia gastá-lo...

7. Trabalho
~ escrever/publicar 6 artigos
~ fazer todo o trabalho de laboratório e não procrastinar

Escrevi 4 artigos; 1 está publicado, os outros estão em vias de. Não está mal. E sim, penso que trabalhei bem no laboratório, mas fico sempre com a sensação que poderia fazer muito mais...


Para 2013, não há resoluções. Nem objectivos a médio ou longo prazo.
Vou focar-me naquilo que gosto e no que é importante para mim - nas coisas que adicionam valor à minha vida. 

Se quiseres ler mais sobre o viver sem objectivos, aconselho o livro do Stephen Shapiro, Goal-Free Living (comprei a versão kindle) e os seguintes posts:






9 comentários:

  1. Olá! Passo-te o selinho de uma campanha, espreita aqui:

    http://omeublogchama-separadise.blogspot.pt/2012/12/campanha.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro os teus posts Rita! são super inspiradores! :) Até para o ano! :)

    ResponderEliminar
  3. Desde sempre que luto com os meus objectivos alcançados... obrigada pelas dicas, vou ler com atenção, acho que me vão ajudar!

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post e não poderia ter vindo numa melhor altura, pois também eu estou a tentar viver goal-free :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita,
    Adoro ler o blog, é sempre um estímulo...já consegui muitas coisas em termos de diminuir a tralha e controlar os anseios e impulaoa consumistas mas fazendo o balanço de 2012 vi que o grande vilão do meu orçamento é os gastos do dia a dia e com comida mesmo, vi seu comentário que vc diz gerir o $$ com mão de ferro e gostaria muito de saber como é a sua rotina nesse aspecto, passo tudo para o papel e planejo bem os gastos mas sempre fica uma coisa no papel e na prática outra...
    obrigada e feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  6. Oi Rita,
    Aprendi muito com você neste ano de leitura diária de seus escritos, sempre inspirador para uma vida mais leve, tranquila, de ser mais do que ter...
    Concordo que chega a um ponto da vida do que mais que estabelecer metas é preciso sentir que a vida precisa ser vivida, todos os dias.
    Abraços e tenha um excelente 2013.
    Marco...

    ResponderEliminar
  7. Viva Rita, acho que conseguiste gerir bem os teus objectivos de 2013, não te parece que é necessário haver sempre nem que seja em traços muito gerais objectivos a cumprir.Não há a tendência de com tanto goal free, se cair no caos e insegurança, quando se procura precisamente o contrário. Ando a ver se consigo como tu começar a levantar-me cedo, mas é dificil porque sou um animal da noite e é nessas horas que me expresso melhor. De resto, como sempre, adoro o teu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Os objectivos a que me refiro (eu, o Leo Babauta e os outros que refiro) são objectivos SMART (específicos, mensuráveis, realistas, relevantes e com deadlines). Objectivos em traços gerais não são objectivos - serão áreas de foco, orientações... Escrevi um post mais pormenorizado sobre isto que será publicado em breve.

      Eliminar
  8. Olá Rita,
    lembro-me que cheguei aqui através das costuras e nunca mais deixei de cá voltar. Tem sido muito interessante ver o percurso que tem feito e que, consequentemente, tem partilhado com quem está deste lado. Obrigada por toda a partilha e por nos ter feito pensar, conhecer, focar, amadurecer...
    Obrigada e muitos momentos felizes para 2013.
    Ana Martins

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...