12/12/2012

Simplificar os compromissos

O início do caminho no minimalismo é fácil: eliminar a tralha, minimizar as posses, reduzir as coisas físicas à nossa volta. Depois o caminho torna-se mais sinuoso. Simplificar e diminuir a tralha mental, os sugadores de tempo e os compromissos é mais complicado. No entanto, é essa simplificação que traz um dos maiores benefícios do minimalismo: mais tempo.

Cortar nos compromissos, nas actividades em que nos envolvemos, nas responsabilidades, familiares, profissionais, sociais, que temos, não é fácil. O Leo Babauta dedicou-lhe um capítulo no seu livro The Power of Less e basicamente o que ele sugere é, em primeiro lugar, fazer um inventário escrito de todos os nossos compromissos, incluindo trabalho, família, actividades das crianças (que acabam por ser nossos compromissos também), hobbies, online, etc. 
Em segundo lugar, o Leo sugere olhar para esta lista, que é enorme para a maioria das pessoas, e questionarmo-nos acerca da importância de cada uma destas actividades. 
Depois, é fazer uma lista mais pequena com os 4 ou 5 compromissos mais importantes, aqueles pelos quais somos de facto apaixonados. E é a esses que nos devemos dedicar. Tudo o resto deve ser eliminado ou reduzido significativamente.

Não é fácil fazer listas destas, como é óbvio. Adoro a pequena lista de coisas importantes do Leo: passar tempo com a família, escrever, correr e ler. Há tempos fiz este exercício e consegui dizer não a muitas coisas. Mas quais são as coisas realmente importantes para mim? O que é que me apaixona tanto que merece estar nesta pequena lista? É isto:

Passar tempo de qualidade com a família
Fazer ciência
Escrever
Fazer desporto
Ler

A primeira é óbvia e não precisa de muitas explicações. 
Fazer ciência é o meu trabalho; mas fazer ciência é uma coisa um pouco vaga, que implica muitas outras coisas: investigar, escrever, orientar, gerir. 
Escrever: tanto escrita científica como o blog e outras prosas. Escrever ocupa grande parte dos meus dias. 
Fazer desporto é fundamental para o meu bem-estar. No entanto, já não me comprometo com aulas disto ou daquilo. Não ando a treinar para as olimpíadas; treino ao meu ritmo, de modo a sentir-me saudável e em forma. E finalmente admiti a mim própria que não gosto de correr, por isso não vale a pena insistir.
Por fim, ler. Leio ciência, leio ficção, leio não-ficção. Não imagino a minha vida sem livros (mas prefiro-os em formato digital, claro!).

Óbvio que gosto de muitas outras coisas, como tocar piano ou costurar, mas não são actividades prioritárias. Outras coisas que eu fazia ou queria fazer foram simplesmente eliminadas: sair à noite (nunca tive muita paciência), convidar pessoas cá para casa (tenho que admitir que eu gosto é de estar sossegada e ter muita gente à minha volta não é das minhas coisas preferidas, sobretudo se for cá em casa), política (já lhe disse adeus há algum tempo), ler blogs de gente que só sabe queixar-se ou de gente que apregoa uma coisa e depois faz outra (unfollow logo), perder tempo em reuniões (ainda tenho algumas que não dá mesmo para eliminar), comprar coisas que não preciso (passei de shopaholic para shopallergic), e muitas outras coisas...

Outros compromissos não consigo eliminar, especificamente aqueles que envolvem os meus filhos. Em 7 dias da semana, eles têm actividades em 5. Está bem que eles são 2 e não têm necessariamente as mesmas actividades, e os pais também são 2 e dividimos esta responsabilidade de os transportar às actividades, mas  às vezes sinto que é demais, para nós e para eles. No entanto, assumi o sacrifício, que revelou-se não ser um sacrifício mas sim um grande prazer, de sair do trabalho às 15h30 para ir buscar os miúdos à escola em 3 dias da semana, em vez de deixá-los lá até às 17h30 em AECs que não interessam nada (só andam no inglês e apoio ao estudo; eliminei a actividade física, que já fazem bastante fora da escola, a música, que posso eu ensinar-lhes, e a expressão plástica). 
Assim, evitei as correrias. Vou buscá-los, lancham calmamente, fazem os trabalhos, eu consigo trabalhar mais um pouco em tarefas que exigem menos concentração, ainda consigo tratar da casa, e quando chega a hora das actividades, já estão os TPCs feitos, o meu trabalho despachado e a casa em condições. Muito menos stress! E sim, eu sei que a maior parte das pessoas não tem possibilidade de sair do trabalho mais cedo para ir buscar os miúdos à escola - eu faço-o porque não pico o ponto, mas acordo às 5 ou às 6h da manhã para compensar...

Resumindo, vou focar-me mais nestas cinco actividades que me apaixonam e tentar reduzir, simplificar ou eliminar o resto. Eliminar as ervas daninhas, como a Dora muito bem o pôs.

5 comentários:

  1. Excelente post :) Encontrei o seu blog por acaso, ou não... Estou a dar os primeiros passos na busca do essencial pois é isso que quero para mim e sei que vou conseguir. O seu testemunho é uma verdadeira inspiração, dá mais confiança e uma "pica" valente, sei que tenho imenso trabalho a fazer mas já me sinto de mangas arregaçadas :) Obrigada vou continuar a "visitá-la" :)

    ResponderEliminar
  2. Filhos com actividades deve ser uma valente trabalheira para gerir!

    ResponderEliminar
  3. Sim e para quê tantos compromissos, acabamos por não desfrutar nenhum em pleno.
    Este ano que vai iniciar para mim vai levar uma volta de 180º e uma delas passa por só fazer aquilo que realmente é importante para mim e nada mais muito menos fazer o que acham que é importante para mim (se é que me fiz entender) ao inicio vai ser dificil acabar com certos "vicios" mas aos poucos e com a ajuda de blogs como o teu vou conseguir acabar o ano muito mais descansada e com a mente aberta para as coisas importantes da vida. (sem duvida que o clube das manhas está a ajudar muito!!!!)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A minha filha entrou este ano para o infantário e tenho a sorte de poder dispensar o apoio à família ao almoço e ao fim do dia. Ela só passa 5 horas na escola. Muita gente fica espantada pelo facto de eu não a ter em mais actividade nenhuma, em particular o ballet, que ela adora. Bem, para já optámos por simplificar e como a educadora é excelente não achamos necessário cansar toda a família por actividades dispensáveis.

    ResponderEliminar
  5. Ola Rita tenho acompanhado seu blog com frequencia, notei que voce citou esse livro do Leo Babauta "Power of Less", voce saberia me dizer se existe uma versao em portugues e se eu consigo ele em PDF para poder ler em meu computador. obrigado desde já. (krustyadrenalina@gmail.com)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...