18/02/2013

O vício do Yoga

O yoga é viciante. Mesmo. É tipo uma droga. Quanto mais faço, mais quero fazer. Só tenho pena de não ter descoberto o yoga há mais tempo, mas as coisas acontecem quando têm que acontecer.

Duas vezes por semana tenho aulas de yoga tibetano e meditação. Em casa tenho feito yoga (sobretudo Anusara) e meditação, praticamente todos os dias, seguindo videos online.

Descobri o Ekhart Yoga, que subscrevi, mas há muito outros sites, como o Yoga Glo, Yoga VibesMy Yoga Online ou o Yoga Today, que por muito menos de uma mensalidade de ginásio oferecem centenas de aulas de yoga de todos os estilos e para todos os níveis.

Comecei a sentir diferenças na minha disposição há uns meses, quando comecei a meditar diariamente. Agora, com o yoga, esses efeitos ainda se acentuaram mais. Estou muito mais calma e ainda este fim de semana isso foi óbvio. Consegui estar a tarde toda num torneio de judo onde um dos meus filhos participou, num pavilhão cheio de gente, com gritaria e miúdos a correr de um lado para o outro, e eu sempre calma e relaxada. Não me stressei com o barulho nem com a multidão; não fiquei impaciente para que o torneio acabasse para ir embora. Estive ali, presente, no momento, sempre calma e com um sorriso nos lábios. Consegui acabar de ler um livro, vi os combates, e nem me deu fome. Aliás, esta é outra coisa que tenho notado nas últimas semanas, desde que deixei de comer carne e peixe - tenho menos fome. O que é óptimo, porque eu gostava de estar sempre a comer...

Enfim... Não há dúvida que estas práticas orientais milenares trazem muitos mais benefícios para a nossa saúde que os anti-depressivos que muitos médicos insistem em receitar (não a mim! Mas o número de pessoas que os tomam diariamente é assustador). E este estilo de vida minimalista e verde, recheado de yoga, meditação e reiki, é com toda a certeza para ficar!

16 comentários:

  1. Excelente Rita! Boa boa;)
    Também quero fazer esse caminho (acho que faz mais sentido), e o reiki, é mesmo um projecto para concretizar, qdo terminar a tese do mestrado. Continua e inspira-nos. bjss

    ResponderEliminar
  2. Adoro yoga, agora não pratico há algum tempo. O reiki sim, tenho praticado bastante e vou fazer o nível 3 daqui por 15 dias.

    ResponderEliminar
  3. Rita, bem-vinda ao excelente e maravilhoso mundo do yoga.
    Pratica diariamente há 1 ano e digo muitas vezes que me mudou a vida, me tornou uma pessoa melhor e foi o yoga que me "salvou". Olho para trás e vejo que era uma pessoa bem diferente.
    E aconteceu-me o memso quanto à carne e ao peixe. Neste momento já vão 12kg a menos e está para continuar.

    ResponderEliminar
  4. Rita, como você faz sua meditação? há um tempo ou procedimento definido?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. sim sem duvida! tenho de experimentar, especialmente no transito dava jeito ter aulas de yoga e meditacao em pratica :)

    ResponderEliminar
  6. Rita, agradeço a partilha das tuas experiências neste campo, acabo de ler o post e tudo isto me interessa muito - embora eu seja uma pessoa muito inconstante - mas o teu exemplo é muito bom!!! Agradeço de coração.
    Anita

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, venho sempre aqui, gostaria que me orientasse sobre a meditação, quais seus conselhos para uma meditação bem feita...bjsss
    Fernanda

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita, já leio o teu blog há mais de 1 ano mas fico sempre nas bancadas, nunca tendo comentado antes.
    Mas hoje fiquei surpreendida com este post e em particular com a referência ao Anusara, pois é uma 'escola' do yoga ainda não muito explorada em Portugal.

    Aproveito para dizer que a Barbra Noh, professora certificada de Anusara, vem a Lisboa em Maio para um workshop de fim-de-semana e, caso seja do teu interesse (ou de quem mais quiser saber sobre e/ou praticar), deixo aqui o link do evento: https://www.facebook.com/events/391461847556951/

    Pessoalmente, não tenho uma prática tão constante como gostaria (por preguiça e pouco mais!) mas quando consigo mantê-la, noto logo diferença não só na minha maneira de estar como na maneira de ser... ;) em 2013 pretendo ser mais regular e iniciar o hábito de meditação que, para uma personalidade nervosa, parece-me que poderá trazer benefícios.

    A ti, continuação de boas práticas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      por acaso andei a pesquisar e encontrei esse workshop que, se tiver cá (não sei se não vou à bélgica nessa altura), quero ir!
      Eu explorei os vários tipos de yoga e o Anusara foi o que me disse mais! Mas ainda sou uma principiante muito no início...

      Eliminar
  9. Oi Rita, acompanho seu blog há um tempo, apesar de nunca ter comentado. Mas este post me inspirou a escrever-lhe, pois também tenho uma grande paixão pelo Yoga e por toda a sua filosofia.

    O Reiki e as práticas de yoga realmente transformaram a minha vida.

    Um ótimo dia a ti!

    Namaste _/\_

    ResponderEliminar
  10. Oi Rita, é só para dizer que tive precisamente a mesma sensação com o yoga, pena não ter começado mais cedo!! :) simplesmente adoro.. eu pratico yoga clássico, tenho aulas (sem ser online) e eu só descrevo como incríveis os benefícios.. :P sou mais uma para as estatísticas em como o yoga mudou a minha vida.. e ainda bem.. :)

    Sonia L.

    ResponderEliminar
  11. Ando há já muito tempo para experimentar. E este post deu aquele empurrãozinho que faltava. ;)
    www.laetitiasweeneyrose.wordpress.com

    ResponderEliminar
  12. fiz yoga durante algum tempo e deixei, por falta de tempo. mas fiquei entusiasmada com a ideia de seguir um programa online. vou experimentar. obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita adorei quando disse: "Aliás, esta é outra coisa que tenho notado nas últimas semanas, desde que deixei de comer carne e peixe - tenho menos fome. O que é óptimo, porque eu gostava de estar sempre a comer..." revejo-me em tudo o que disse neste bocadinho. ao ler pensei, esta sou eu. :-) já voltei ao yoga. pratico em casa com um dvd (dica sua), quero deixar de comer carne e peixe, também. Enfim rita, destralhei a casa e agora quero destralhar o corpo. Aceito umas dicas suas, ou acha que é abuso? que tal um post sobre o assunto?
    beijinho grande
    ana

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita! Quando comecei a praticar Yoga também senti esse bichinho. A prática é muito estimulante e pode ajudar em diversas áreas da nossa vida. Pessoalmente, teve um grande impacto na minha vida ao nível do controlo da ansiedade. Já não pratico há algum tempo mas também ando cheia de vontade de voltar!

    Sou capaz de experimentar o site que recomenda, enquanto penso se volto ou não ao ginásio onde praticava. Obrigada pela partilha, bjs!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...