07/09/2013

O que é o Bhagavad Gita


Bhagavad Gita é um dos textos fundamentais não só do Yoga, mas de toda a cultura indiana - é o guia espiritual da tradição Hindu. É um texto geralmente estudado nos cursos de yoga e a sua influência no mundo ocidental é imensa, sendo um clássico incontornável da filosofia e espiritualidade mundiais. A obra continua tão actual hoje em dia como há mais de 2 mil anos atrás, quando foi escrita.

B. Gita é na verdade um poema que faz parte de uma obra enorme, o Mahabharata, que encerra em si a essência da Índia. O Bhagavad Gita foca-se no Dharma, que pode ser entendido como o destino de cada um, a essência de uma pessoa, ou a maneira como devemos agir, tendo em consideração quem somos. 

A história do Gita centra-se no Príncipe Arjuna e no seu desespero por ter que combater contra a sua própria família. Arjuna pede auxílo ao seu cocheiro, que é na verdade Krishna, e este guia Arjuna pelas suas inquietações, fazendo-o perceber o seu Dharma.

O guerreiro Arjuna representa a mente consciente de cada um de nós, aquela que nos faz escolher e tomar decisões sobre o modo como vamos viver a nossa vida. Os familiares de Arjuna contra os quais ele se prepara para combater representam os nossos impulsos gananciosos e egoístas. Krishna é a centelha divina que temos dentro de nós, o nosso Eu Superior, que está sempre disponível para nos guiar pelo vida, se procurarmos a sua ajuda.

A história do Bhagavad Gita centra-se na mensagem de Krishna para Arjuna, ou seja, a mensagem do nosso Eu Superior para a nossa mente consciente, que pode ser dividida em três partes.

Primeiro, em todas as nossas acções devemos fazer aquilo que está certo, e não aquilo que nos dá mais jeito, é mais confortável ou conveniente, o que se traduz no Karma Yoga, o yoga da acção.

Em segundo lugar, se agirmos de forma correcta e convictos de que tudo acontece devido a um plano divino, os frutos das nossas acções serão sempre positivos. Este é o caminho para o Bhakti Yoga, o yoga da devoção.

Por fim, só saberemos o que devemos fazer, qual a acção correcta a tomar, se primeiro nos conhecermos realmente, se soubermos verdadeiramente quem somos. Arjuna percebe no fim que ele é, de facto, o seu Eu Superior, o que lhe dá o conhecimento de que precisa para escolher entre as várias alternativas; este é o caminho do Jnana Yoga, o yoga do conhecimento.

O Bhagavad Gita é a celebração da paz e harmonia interiores no meio das confusões da vida, assegurando-nos que temos dentro de nós todas as respostas para as questões, confusões e angústias que vão surgindo ao longo da vida. Para tal, devemos apenas estar atentos a esse poder interno para saber quem somos e como devemos agir.

2 comentários:

  1. :)
    Gostei muito deste post! Muito bem escrito.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Rita querida,
    Aproveito esse post sobre a Gita para agradecer pelo seu blog e por seu desprendimento. Você não somente ousa ser diferente, mas também é corajosa o bastante para compartilhar suas "diferenças", come what may! É certo que tenho algumas ideias discordantes, mas que graça teria ...?? Da edição brasileira que tenho (ia para o lixo e eu pedi na hora H), te mando um trecho que sempre choro ao ler: "Aquilo que pelo corpo se espalha, dando-lhe vida, é de natureza eterna. Ninguém pode destruir a nossa alma imperecível". Muito obrigada. Valéria.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...